Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Separatismo

2011-10-18 02:20:37
mas SC e o PR nao quer ir com vc.

;p


Você pode não querer, mas boa parte dos catarinenses e dos paranaenses gostariam sim. Acho que se vislumbrassem uma real possibilidade, iriam querer sim.
2011-10-18 02:21:05
um passo a frente do terrivel é o insatisfatório.

vocês não estão muito longe.

-)


Concordo. Mas é alguma coisa. :P
2011-10-18 02:22:58
não querem não...

os gauchos invadiram o pais, invadiram o oeste catarinense e paranaense, esse pessoal gaucho-catarinente pode ser que apoie, mas os catarinenses de origem não.
2011-10-18 02:23:57
cara, no minimo metade da força economica do Brasil vem do eixo Rio-SP

aqui nos sul, nos somos bem desenvolvidos, e bla bla bla, mas sem a força do resto do pais não passariamos de uma pais latino americano como argentina, chile etc.

nao sei que viagem é essa que os gauchos gostam tanto de falar em separatismo, nao sei da onde vem o sentimento de achar que seriam alguma coisa sozinhos.

obviamente se vc for selecionar os estados mais ricos da união e aplicar uma politica decente sem nossos amados politicos nos roubando o tempo inteiro, teriamos um pais de primeiro mundo.

mas nao seriamos ricos.

apoiamos outros estados mas esses estados tambem geram riquezas e nos ajudam a ser uma das economias mais fortes do mundo, sozinhos isso não seria possivel.


a unica coisa que falta ao nosso país é vergonha na cara, dinheiro, recursos pra construir uma naçao de primeiro mundo nós ja temos.


Não precisaríamos ser uma das maiores economias do mundo. Bastaria ser um país com boa qualidade de vida. Diversos países europeus são ótimos de se viver - boa parte está em crise agora, mas isso é outra história rsrsrs - e não são nem perto das maiores economias do mundo.
2011-10-18 02:24:12
qual é o PIB do RS ?

e dos 3 estados do sul somados ?
2011-10-18 02:25:12
Agora eu não sei dizer. Acho que esses catarinenses de origem gaucha tem muita força aí também. Dos que eu conheço, boa parte gosta bastante da idéia.
2011-10-18 02:26:55
http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Sul_do_Brasil
2011-10-18 02:29:33
sim, é o que falei, invadiram SC.

invadiram o Brasil.

aqui nessa regiao da grande florianópolis tem muito, mas é realmente muito.

minha namorada os pais são gauchos, minha vizinha é gaucha, ta f**

ja to começando a achar que tem mais gaucho que catarinense aqui.

2011-10-18 02:33:14
Mas jogar as coisas no ar sem dar explicação é justamente o fundamento básico dessa afirmação pró-separatismo.

É muito diferente você avaliar a força de um estado quando ele é suportado por outro e no caso dele atuar sozinho. A economia do Sul sempre foi muito voltada pra agropecuária, nos últimos tempos é que tb começou a atrair indústrias de maior porte, mesmo assim, em muita coisa é dependente do restante do país. A questão é que há outras áreas no país que tb se valem da agropecuária e poderiam perfeitamente substituir o Sul (obviamente, exceções feitas a produtos q se adequam aí devido ao clima), enquanto o oposto seria mais complicado.

Outra coisa importante aqui é que essa ideia de separatismo é muito mais ligada ao RS, não ao Sul como um todo. O negócio é q até pra tentar facilitar a própria ideia, os gauchos estendem a toda à região.

Repetindo, por mais idiota que eu ache uma postura dessas, se (reafirmando, SE) isso pudesse acontecer realmente aqui, acho que os únicos estados q talvez conseguissem se manter seriam Rio e SP, mais ainda se fosse em conjunto. SP por ser o centro financeiro do país e talvez o estado mais equilibrado, pq fora a capital onde fica boa parte dos principais escritórios do país, o interior tem um setor industrial muito forte. O Rio pq, apesar de tudo, ainda é a porta de entrada do país. É o estado q mais arrecada com turismo de passeio e, no último ano já igualou ou mesmo passou SP no turismo de negócios. Isso sem contar que, independente, o dinheiro do petróleo não seria nem parcialmente dividido com outros estados e a União.
2011-10-18 02:33:20
Comparando o PIB do Sul com a Argentina, nós nao ganhamos.
a renda per capita é a mesma da argentina.

formariamos mais uma argentina da vida.

talvez ateh um pouco pior.
2011-10-18 02:33:41
Esse papo de separatismo do sul do país, é história pra boi dormir.

É uma pequeníssima "minoria de orkut" que quer isso. Todos sabem que é inviável a separação do RS do resto do Brasil. Nem se tem mais movimentos separatistas, e os que existiam nunca foram fortes.

É uma piada essa história.
2011-10-18 02:36:06
vamos convencer o dms disso, vai que um dia ele vira presidente/ditador.

temos que estar garantidos.

;p
2011-10-18 02:45:00
Nisso sou obrigado a discordar, já que se estivesse um passo a frente a diferença de desenvolvimento seria, digamos, gritante.

Mas creio que necessitamos urgentemente de desenvolvimento em massa da educação. Não temos tecnologia própria, dessa forma nunca conseguiremos chegar ao status de país desenvolvido. Caso conseguissemos hoje acabar com a corrupção e começassemos a investir na educação como se deve para assim desenvolver a nossa tecnologia fortalecendo nossa industria conseguiriamos realmente chegar a ser um país desenvolvido no sentido literal da palavra em uns 20 a 30 anos.
2011-10-18 02:53:47
O SUL É MEU PAÍS!
Paraná, Santa Cataria e Rio Grande livres
(edited)
2011-10-18 02:55:47
Eu ia curtir o Sul livre. Mas nunca estudei os reais impactos, só imaginei por cima, então...

Temos uma agricultura e pecuaria forte, o setor industrial é bem desenvolvido (não como em Rio-SP, mas é), temos a maior hidroelétrica do mundo etc.
Olhando por cima, não vejo maneiras de um Sul livre quebrar a cara, sinceramente.
2011-10-18 03:01:13
Em momento algum eu disse que quebraríamos o Brasil caso isso acontecesse. Só acho que o Sul tem muito a ganhar. E com o mundo globalizado como está, nenhum país se mantem sozinho, fechando fronteiras. Há tempos que a agricultura deixou de ser nossa maior qualidade.

Também não sou influênciado pelo orkut. Comentário desnecessário. Quem vive no RS sabe que não é uma divagação apenas e nem uma utopia. É um movimento que vem crescendo linearmente, embora não com tanta velocidade, mas está ganhando muita solidez e é muito mais viável do que se prega no resto do país. Não acho coisa de outro mundo que em 10 ou 20 anos ganhe mais força e comece a se falar mais abertamente. Acho que seria perfeito com SC e PR juntos, mas não seria impossível sem. Como já foi dito aqui, o RS se espalhou para esses estados - e outros mais.

Não acho também que tudo tem que ser resulvido na faca. Não é isso que eu proponho.