Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: »[Fixo] Dúvidas AQUI!

2016-10-01 10:58:37
Contando somente após a primeira subida.

você vai dividir o número de semamas após a primeira subida pelo número de subidas após a primeira subida.

Quando o júnior fica muitas semanas, eu gosto de contar mais para frente, depois 3 subidas, pois nas primeiras semanas acontecem muita oscilações.

Obs: subidas seguidas de caídas são descartadas da conta.
2016-10-01 13:21:17
Em outras palavras, é um processo super confuso que eu, por exemplo, nunca consegui entender...
2016-10-01 15:35:06
Na verdade, não é. O Fernando utiliza um método mais acurado, pra ser o mais preciso possível o cálculo do talento. Mas quem acha complicado pode fazer um cálculo mais simples:

1. anote o nível inicial que o júnior chegou (suponhamos fraco);
2. anote o nível final que o júnior chegou (suponhamos sólido);
3. subtraia a diferença de nível final pelo inicial (no exemplo, dá 4 níveis de diferença);
4. conte quantas semanas o júnior treinou no seu time até ser revelado (suponhamos 16 semanas);
5. agora divida o número de semanas (no nosso exemplo 16) pela quantidade de níveis que o jogador subiu (no nosso exemplo 4). Logo, 16/4= 4. Portanto, o talento do júnior é 4,0.

Vc pode sempre se basear no talento do jogador com esse cálculo. Antigamente, quando o nível do jogador era identificado com precisão, independentemente do seu treinador, era assim que se calculava o talento.

Hoje é a mesma coisa: o trainee entra com uma habilidade pré-definida e exata e sai com uma habilidade exata, após ter subido alguns níveis em algumas semanas (daí faz-se o cálculo mencionado acima e tem-se o talento do júnior). Só que, hoje, quando um júnior entra, embora a habilidade dele seja exata, nem sempre o técnico de juniores identifica o nível da habilidade corretamente. É como se um fraco entrasse no juniores e seu técnico falasse pra vc, dono do clube, que o júnior tem nível mediano. Aí quando o júnior disputa uma partida, o técnico vê que ele não era tudo isso (não era nível mediano) e te conta na quinta, no resultado dos treinos, que na verdade o nível dele é fraco.. por isso que o gráfico aponta uma queda (não existem quedas de níveis, o jogador somente evolui nos juniores). A queda, agora, não representa queda de nível, mas somente que seu treinador de juniores avaliou incorretamente o nível do júnior anteriormente.

Mas, enfim, só falei isso tudo pra explicar o lance de quedas e subidas seguidas. Pra calcular o talento mesmo, basta utilizar daquele cálculo que fiz acima. Como existe isso do técnico de juniores as vezes errar na avaliação inicial do jogador, nem sempre esse cálculo do talento será preciso, mas ele é um ótimo indicador. Ou seja, se nesse cálculo vc chegar ao resultado final de que o talento do júnior é 3,25, certamente o jogador é talentoso (porque mesmo que o treinador de juniores tenha errado a identificação da habilidade inicial que o júnior entrou, isso, no final de várias semanas de treinamento, não modificaria o fato do jogador ser talentoso... ao invés de ser 3,25 o correto poderia ser 3,0 ou 3,66, o que, em ambos os casos, revela que o jogador é talentoso). O que o Fernando fez só foi expor a fórmula que ele usa pra chegar o mais próximo possível do talento real que o júnior tem.
2016-10-01 15:46:59
Mas, óbvio, eu preferia o sistema anterior. Não acho o atual sistema super confuso (minha opinião, claro), só que ele ficou desnecessariamente mais complexo, ao meu ver. Antes era mais fácil e ninguém tinha dificuldade. Hoje já tem gente que tem e quem entra no jogo agora pode ter dificuldade até entender o que expliquei acima.

Sei que o greg não volta atrás das decisões dele e, hoje em diante, creio que ele está se lixando pros pedidos de melhorias feitos pela comunidade. Mas acho que essa era uma mudança que ele poderia voltar ao sistema anterior, de forma excepcional. Se fosse posto em votação, duvido que não dava pelo menos uns 90% de preferência ao sistema de juniores antigo, que sempre dava o talento preciso.
2016-10-01 15:51:37
Como era esse sistema antigo? E porque ele mudou?
2016-10-01 16:12:29
Os treinadores nunca erravam o nível, de fato, do júnior. Logo, se ele entrava Fraco, é porque de fato ele era fraco. E se ele tinha talento 4,0, o júnior sempre subia de quatro em quatro semanas. Logo, em 16 semanas, um júnior fraco de talento 4,0 sempre saía sólido.

Hoje, na verdade, é a mesma coisa (de fato). Ou seja, um júnior que entra Fraco, talento 4,0, vai sempre subir de quatro em quatro semanas e, ao final de 16 semanas, estará com nível em sólido. Só que como os técnicos nem sempre identificam corretamente o nível do júnior, fica parecendo que o júnior sobe e desce habilidades. Pra exemplificar:

Sistema antigo, jogador chegou Fraco (4) e ficará 16 semanas e tem talento 4,0:

4-4-4-5-5-5-5-6-6-6-6-7-7-7-7-8

Sistema atual, jogador chegou Fraco (4) e ficará 16 semanas e tem talento 4,0:

3-4-3-5-5-6-5-6-5-6-6-7-6-7-8-8

Ou seja, o técnico errou o nível do júnior várias vezes, mas isso não muda o talento real do jogador, nem o nível inicial que de fato ele chegou e nem o nível final. Claro, seu técnico pode dizer que chegou Ruim (3) como coloquei (embora, de fato, o júnior tenha chegado Fraco, seu técnico só errou essa avaliação) assim como pode o técnico falar que saiu Muito Bom (9), quando, de fato, saiu Sólido (8), mas não muda os valores reais da situação (assim como antigamente, o júnior entrou Fraco, treinou 16 semanas, subiu 4 níveis e saiu sólido).

Ou seja, hoje não mais é precisa a informação sobre o talento (vc sabe quem é talentoso e quem não é, mas a informação que vc tem sobre o talento não é precisa como era antes). Não tem vantagem alguma nisso. Imagino que o greg implementou isso na época pra estimular os times a inscreverem os times de juniores nas ligas de juniores (a novidade das ligas de juniores foi implementada junto com essa mudança dos juniores). Hoje, quanto maior o nível do técnico de juniores, maior a precisão da identificação da habilidade do júnior. E o júnior jogar partida de juniores tb ajuda a melhor identificar o nível correto (quando não joga, a chance do técnico identificar erroneamente a habilidade é maior). Mas já foi, o sistema de ligas de juniores já está estabelecido, não vejo sentido em continuar com esse sistema atual de identificação de habilidades e talento nos juniores, só vejo pessoas insatisfeitas, sobretudo as que conheciam o sistema anterior, mais fácil e simples de entender.
(edited)
2016-10-01 16:46:21
Entendi. Valeu.
2016-10-01 17:52:47
consegui já :)
(edited)
2016-10-01 18:58:17
Particularmente acho essa mudança dos juniores uma das maiores idiotices que já fizeram no jogo. É completamente inútil. O modo anterior era ótimo.
2016-10-01 19:00:11
Pq não colocam o tópico Barganha ou Roubado aqui no fórum Sokker BR, igual fizeram com o de avaliação?!?
2016-10-01 20:02:03
Eu fazia assim no sistema antigo e dava certo e faço agora, mas não dá. E nem sempre a diferença é tão pouca, não, principalmente quando os juniores ficam poucas semanas na categoria.
Eu não participo da liga, apenas treino e meus juniores têm altos e baixos no gráfico. Por que seria, então?
2016-10-01 20:19:44
Eu não participo da liga, apenas treino e meus juniores têm altos e baixos no gráfico. Por que seria, então?

Exatamente porque seus juniores não jogam partidas da liga. Como eu disse, duas coisas ajudam a identificar melhor a habilidade do seu júnior: nível geral alto do seu treinador e eles participarem dos jogos da liga. Se vc não participa, vc aumenta a chance desses altos e baixos no gráfico, como vc reportou que seus juniores tem.

Agora, olha o júnior que o Zaldo revelou (ele postou no tópico de juniores desta semana). Repare como está bem linear o gráfico da evolução (sem altos e baixos). Agora clique na aba "Estatísticas" do jogador e vc verá que ele jogava sempre as partidas da liga dos juniores (o que aumentou a chance do treinador dele acertar a habilidade). E imagino que o treinador de juniores dele seja no mínimo Magnífico.

Logo, ele tem as duas coisas que falei, por isso tem um gráfico mais linear do júnior dele, diferentemente de juniores que não jogam e acabam tendo mais altos e baixos, como os seus.
2016-10-01 21:00:43
Mas a não participação na Liga influi no resultado final ou em sua correta avaliação?
2016-10-01 21:54:09
No resultado final (o que de fato o jogador é) não. Jogador na liga ou não jogar não influencia na evolução dos juniores.

Na correta avaliação sim (por exemplo, seu jogador seria de fato Brilhante mas o seu treinador acusa o nível final como Incrível ou Magnífico).
2016-10-02 03:42:03
Uma outra forma tambem, é observar se realmente o junior saiu da escolinha como o treinador disse, por exemplo: o treinador disse que o junior saiu fenomenal e vc conta os pontos e ele tem 29 a 30, então na verdade ele saiu muito bom/excelente.
2016-10-02 04:29:17
Importante para o Print

Também, quanto mais jogos o seu júnior participar, mais adequadamente o treinador saberá a sua habilidade total e mostrar-lhe-a.

Junior já entra na escolinha com posição definida
A distribuição das habilidades individuais é definida para cada júnior quando ele ingressa na sua escola de juniores;

descobrindo a posição do Junior
Se você quer saber a distribuição das habilidades antes de um júnior ser promovido, terá que colocá-lo para jogar em jogos de juniores, e verificar a sua aptidão nas várias posições.