Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: [NT] [U21] Seleção Brasileira

2024-09-14 14:12:40
Lebst du in Polen oder in einem anderen europäischen Land?
2024-09-14 15:48:45
Esse 6x0 hoje foi feio hein, caraca
2024-09-14 15:51:12
Depois desse jogo vou de Diego, se no momento mais importante de consolidar seu nome para a votacao o tecnico toma uma goleada feia dessas, nao tem como acreditar no trabalho para a Copa. Como ja fui sacado 2x tendo classificado para a Copa acho q esse criterio de manter para a Copa quem classificou nao me pega muito, kkk
2024-09-14 16:18:52
Esse 6x0 hoje foi feio hein, caraca

Agora é o momento de testes! crisr foi muito corajoso em testar coisas que poderiam dar muito errado (e de fato foi o que ocorreu), tem meu total apoio pela coragem, sei que na copa não irá inventar e utilizará muito bem de seu grandioso arcabouço do conhecimento sokkeriano, que muitos invejam diga-se de passagem.
2024-09-14 16:19:11
Vou até o fim com crisr e caiogoiabeira!
2024-09-14 16:30:39
Crisr segue com a estratégia de derrubar o Brasil no ranking. Achei coerente. Não é momento para pânico. É uma aposta
2024-09-14 16:36:16
hahahaha foi bom voce explicar porque eu já estava em pânico kkkk
2024-09-14 16:38:25
mas sendo esta estratégia ele deveria ter jogado com uma seleção lá do ranking 25 a 30 não é
2024-09-14 16:52:36
Desculpe, pessoal, eu queria dar uma olhada nas duas últimas táticas. A primeira tática é a do time sub-21. A segunda tática era correr atrás do resultado, eu queria testar o jogo aberto contra um adversário tão forte. Embora o segundo tempo já estivesse empatado, a Polônia marcou gols. O final dos testes, eu sei que parece ruim. Meu objetivo é a Copa e prefiro testar algo agora.
(edited)
2024-09-14 17:05:44
Grandes equipes são formadas em torneios. Ele quer seguir os passos da Bélgica há quatro temporadas. Se me derem a chance, é claro ;)

@vingador_ht
Moro na Polônia, mas gosto de viajar pelo mundo :)
2024-09-14 17:51:40
Ich habe gefragt, weil ich ab Dezember in Hamburg wohnen werde und ich bald Polen kennenlernen möchte. Vielleicht werde ich zuerst Dänemark kennenlernen. =]
2024-09-16 14:55:19
Na Dinamarca, tenho um bom amigo na ilha de Rømø :)

Se estiver na Polônia, convido-o para ir a Cracóvia, posso mostrar-lhe os arredores :)
2024-09-16 18:13:26
Vielen Dank!
2024-09-16 19:05:07
hahaha voce era mais ativo no forum e nas discussões com o pessoal.
tanto aqui, quanto no freestyle.
eu mais acompanhava do que participava.
2024-09-16 23:06:39
crissy, crissy.... por onde começar?

Olha... quando eu vi o resultado final, eu pensei que tivéssemos tido muito azar, que tinha sido um daqueles dias que nada da certo mas tudo da certo para o adversário igual foi da vez que eu perdi nas semifinais para a Romênia... mas para a minha tristeza (ou talvez alegria por poder mostrar a sua incapacidade da melhor forma possível) aconteceu isso e fico até feliz que o realizador desta humilhação e aula tática tenha sido uma pessoa que a anos atrás foi o meu assistente quando eu fui campeão mundial no seu país, é como um presente dos deuses para mim.

Antes de eu começar... estou também rindo um pouco por dentro por lembrar anos atrás você falar o quão inútil eram pontas (wingers) e ver você usar eles nas duas táticas, parece que o tempo nos ensina um pouco também, não é mesmo? Passei por este processo em algumas coisas também.



Primeiro tempo o grande problema ao meu ver foi a profundidade das linhas, se você usa uma defesa em bloco baixo (low block), você esta chamando o adversário para o seu território, isso já cria o risco de receber mais pressão no último terço e assim ter o risco de sofrer gols, esse é um dos motivos de eu ter abandonado uma linha de 4 defensores na NT/Clubes, pois eu não quero sofrer essa pressão, eu gosto de ter mais o controle do jogo e não o oposto e por mais que eu goste de preencher o centro do campo para trabalhar com a bola eu não achei uma alternativa que faça eu me sentir mais a vontade com uma linha de 4 defensores... a ideia de um defensor avançar e fazer uma linha de 2 volantes (defensive midfielders) teria sido muito mais interessante se fosse executada quando o time estivesse atacando por exemplo... pensando na ideia de ter um jogador a mais no centro para trabalhar o jogo ou até de criar uma pressão inicial pra recuperar a bola rapidamente e evitar sofrer um contra-ataque, a ideia não é ruim mas não foi bem executada pois o pensamento dela foi absolutamente outro que é tentar criar um uma proteção no centro mais forte pois sempre teria um jogador na sobra.



Aqui é o verdadeiro problema e por isso eu não me simplifico em ver as coisas apenas pelas formações que utilizamos, é claro que certas formações vão criar problemas maiores em alguns detalhes mas é nisso que o futebol é conduzido... em sub-momentos, futebol e sokker não possuem ciências exatas... muitos me conhecem por eu tentar sempre buscar me recriar e achar soluções estratégicas e se elas funcionam ou não vai depender de muitos fatores, você utilizar 4 defensores não vai te fazer mais ofensivo do que alguém que utiliza 5 defensores, isso vai depender de como você utiliza os seus jogadores, como você usa a largura e a profundidade a seu favor, mas uma coisa nunca pode faltar e isso é você analisar o seu adversário e saber interpretar os sub-momentos que você tem que neutralizar do mesmo, em um 5-3-2 com um ponta (winger), esse winger não vai fazer milagres, é óbvio que a gente pensa nesse jogador vencendo um duelo individual contra um defensor para poder criar um caos na defesa adversária, mas esperar que de 10 jogadas, umas 9 ele vai vencer 3 defensores pelo caminho é idiotice... por isso se você utiliza um 5-3-2 com um winger, você tem que saber criar esse sub-momento e como ele pode ser criado? Utilizando um defensor lateral para atrair um jogador para criar espaço... quando eu digo sub-momento é sobre em um especifico espaço do jogo você saber criar uma superioridade numérica que futuramente vai te criar uma oportunidade no último terço do campo e aqui a Polônia fez isso muito bem e isso foi um dos motivos do segundo gol ter acontecido pois existe a superioridade numérica (3 vs 2) e a superioridade posicional, o defensor com a bola para atrair um jogador, um meio-campista dando suporte e o winger criando a profundidade e este estando livre vai criar o caos que é necessário mas este só esta livre graças ao sub-momento que não foi evitado e que mais tarde vou explicar mais sobre.



Um exemplo de um sub-momento não executado corretamente, a linha de defesa brasileira muito longe e o meia que da o suporte não esta com espaço suficiente para fazer esse passe, teria que vencer o duelo contra o defensor atraído o que já geraria ai dependendo das habilidades um duelo 50/50, o ponta (winger) criando a profundidade porém sem nenhuma opção para lançar essa bola para ele agredir a defesa polonesa, o defensor com a bola teria que acertar um lançamento para isso acontecer, o grande problema é que esses lançamentos em vez do jogador dominar essa bola, ele tende a cabecear ela, assim perdendo um bom momento.



Aqui é o motivo do segundo gol da Polônia ter acontecido, o primeiro gol foi graças a profundidade que o Brasil permitiu a Polônia, o segundo é graças a esse sub-momento dito anteriormente... os dois meio-campistas estão sem espaço, mas tem um jogador que se junta a isso com espaço que é o defensor lateral, por isso não podemos pensar nos defensores apenas como jogadores que tem que defender e sim também como criadores de jogadas pois até na vida real acontece coisas similares... é óbvio que o sokker e o futebol real tem suas diferenças pois o sokker digamos que é um jogo até mais posicional que o futebol real mas em ambos é importante a ideia dos sub-momentos e de buscar criar superioridade numérica e posicional.



Continuando sobre o segundo gol recebido, vamos ampliar isso para um 4 vs 3... se tem 3 contra 4 jogadores, isso significa que um jogador esta livre e a Polônia ficou rodando a bola entre esses 4 jogadores fazendo o Brasil de bobo até achar um jogador com condições de fazer um passe vertical em profundidade a um atacante (striker), como o defensor deste falhou em roubar a bola, o espaço foi criado e ele entrou na área sem maiores problemas para fazer o segundo gol.

E este meio-campista extra que eu adicionei ficou livre boa parte do jogo criando esse problema que eu estou citando.



Outro exemplo de sub-momento mal executado e que aconteceu muito no jogo, teve umas raras exceções mas elas eram executadas muito pelo Brasil ter sorte de sobreviver no caos que era de se livrar da pressão polonesa para algum jogador achar uma diagonal milagrosa para o nosso winger, mas em boa parte era o nosso winger (Claudionor Gol) tendo na sua frente 2 ou 3 jogadores e tendo que voltar a bola para trás ou arriscar um cruzamento para a área por precisar virar um tanque de guerra na maioria das vezes.

Outra coisa irritante é a falta de movimentação dos nossos 2 atacantes (strikers), tudo bem que o nosso winger não acha espaço e volta a bola para trás, mas não é criado nenhum tipo de sub-momento para um passe vertical de um meio-campista para um atacante por exemplo porque eles basicamente não se movem para isso acontecer, parece até que o Dorival Jr é o treinador de ambas as Seleções, tanto da nossa do Sokker como a da vida real.



Outra coisa que me irrita é poucos treinadores pensarem no balanço defensivo e até na situação de falha de um defensor, vocês realmente não pensam que aquele defensor pode perder no confronto e que você vai precisar de alguém próximo para fazer o próximo combate no adversário? ou até em deixar tamanho espaço no halfspace que é tão importante...



Ok, segundo tempo o Brasil utiliza um 5-3-2 igual o da Polônia, formações espelhadas , vamos esperar o Brasil saber usar corretamente os sub-momentos igual a Polônia fez... certo? CERTO? Ah que dor de cabeça ver isso...



Lembra o que eu disse de pensar que pode acabar um jogador errando e você tem que pensar sempre dois passos atrás? Então... CADE O BALANÇO DEFENSIVO SENDO FEITO CORRETAMENTE? Olha a porra do jogador da Polônia recendo a bola livre no halfspace porque não tem absolutamente ninguém ali.... na outra da pra por a desculpa em ser uma linha de 4 defensores, agora é 5 defensores... em teoria a linha de 5 defensores é pensando em neutralizar o winger sem deixar espaço no halfspace e eu estou vendo um espaço gigante justo no halfspace....

Eu acredito que eu nem preciso dizer que isso ocasionou o quarto gol da Polônia, certo?

Mas vou dar um elogio em apenas uma coisa... o posicionamento defensivo pensando em cobranças laterais geralmente no centro do campo é bem executada, mas só isso não faz milagres.



Quem saber dizer aqui qual é o erro e que jogador da Polônia esta com a bola criando superioridade numérica ganha um biscoito.



Continuação da mesma jogada... Óbvio que quando é criado uma tática se pensa que tem que vencer certos duelos individuais, mas os sub-momentos são criados para isso, para um jogador não precisar vencer mais de 2 duelos individuais, no caso da Polônia era só precisa vencer geralmente 1 duelo individual pois o defensor atrai um jogador, o winger em profundidade se vencer o duelo dele, tem todo um espaço para correr e agredir a defesa brasileira.



Polônia muda para um 5-2-3 que apesar de eu ter minhas opiniões que poderia ser melhor executado, mostrou outros problemas existentes na defesa brasileira como espaço demasiado no half-space mesmo nos momentos que o espaço deveria ser fechado no balanço defensivo.

Só usando esse jogo de referencia da para dizer.

- Brasil não sabe usar os sub-momentos, necessitou o jogo todo de lançamentos verticais e que os jogadores ofensivos precisassem vencer de 3 a 4 duelos individuais, que é algo que as vezes pode acontecer mas não pode ser o ponto principal de um ataque.

- O balanço defensivo é mal executado e sempre sofre com superioridade numérica mesmo quando a formação é espelhada.

Esse jogo quis mostrar que a Polônia é genial taticamente? Também não pois eu fui assistir os outros jogos da Polônia para ver qual era o padrão de estratégias.

Pois bem, quando vamos fazer um teste... temos que pensar em uma simulação natural que é de ver se o adversário possui certos padrões contra um certo estilo e vice-versa... e a Polônia basicamente usou nos últimos jogos as mesmas formações com pequenas diferenças mas o padrão não fugia muito do que aconteceu vs o Brasil.

E o pior é que adversários mais fracos como o Uruguai mostraram ideias de onde o Brasil poderia ter agredido a defesa polonesa, como o caso dos nossos atacantes (strikers) não terem agredido o espaço no halfspace ou até o México que apesar da derrota não deu fácil a vitória a Polônia é até mostrou ideias de neutralizar o mesmo sub-momento que eu mostrei em um monte de imagem utilizando uma formação espelhada.


Pressão no defensor lateral, meio-campista no centro não estando livre com um jogador próximo a ele, todos os jogadores poloneses não estando livre para um espaço ser criado forçando assim vencer um duelo individual.

Então nosso treinador não busca ver se o adversário tem padrões e assim usar isso contra eles? Exatamente... vamos pegar o jogo da Colômbia como exemplo...



Colômbia em um 4-5-1 (4-3-2-1), chamem como quiser... com os dois wingers não criando profundidade, uma equipe que joga em bloco baixo e não da suporte ao atacante (striker) que é o esperado quando você utiliza menos defensores.

A Colômbia deixava muito espaço nos lados do campo, esse 4-5-1 era focado em fechar mais o centro, então tinha que ser criado sub-momentos para saber aproveitar esse espaço e agredir o adversário, mas em vez disso, estavamos fazendo isso aqui...



Uma linha de 6 defensores? Nenhum winger agredindo o espaço vazio? E sabe o que é pior? A Colômbia mostrou padrões de que dava esse espaço, de que não usava profundidade em seus meio-campistas e o nosso treinador utilizou simplesmente isso ai... É sério que os únicos padrões que ele sabe utilizar é lançamentos longos verticais?

Ai eu vou ter que aguentar você falar: ''Ah, mas tivemos boas chances'' ... basicamente o Brasil só vai jogar bem se o adversário dar espaço para jogadas verticais apenas? E se neutralizar isso, não tem outro sub-momento criado para agredir o adversário? Vamos jogar só pensando em lançamentos verticais contra todos os nossos adversários? Se neutralizar isso é torcer para Deus, é esse o plano de jogo?



Outro quiz do que esta errado valendo uma camisa autografada do goiabinha...

Não é sobre justiça ou injustiça, simplesmente temos um treinador que não sabe ler os seus adversários...
(edited)
2024-09-17 01:46:58
Fonte:

https://lerolero.com/

Referências

1. **Lerolero, A. (2024).** *Como transformar conversa fiada em arte: um guia prático para desviar de perguntas*. Lerolero Press.

2. **Lerolero, B. (2023).** *O manual do enrolador: técnicas infalíveis para manter a conversa sem conteúdo*. Lerolero Publications.

3. **Lerolero, C. (2024).** *Conversas que não vão a lugar nenhum: um estudo sobre o talento de falar muito e dizer pouco*. Lerolero Books.

4. **Lerolero, D. (2023).** *A arte de enrolar: como fazer amigos e influenciar pessoas sem sair do lugar*. Lerolero Editions.

5. **Lerolero, E. (2024).** *O guia do mestre da enrolação: segredos para manter o diálogo leve e sem compromisso*. Lerolero Academy.