Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: »Curiosidades

2012-07-24 15:46:58
Sobre os seus exemplos:

- a respeito das cabeçadas, eu acho que até mesmo as não tão próximas do gol poderiam sofrer um ajuste, sei lá, uma a cada 50 entra, qualquer coisa assim, porque atualmente parece que é uma a cada 500, praticamente não existe gol de cabeça que não seja dentro da pequena área, quando na vida real não é assim. Claro, cabeçadas fora da grande área realmente precisam ser raras as vezes que resultarão em gol, mas cabeçadas na linha do penalti, por exemplo, deveriam ter chance maior de ser gol. E acho que dentro da pequena área a chance deveria ser ainda maior.
- Eles aumentaram no último reajuste as chances de gol no cara-a-cara com o goleiro, por isso que temos visto algumas zebras em copas, tendo em vista que times de série D as vezes se defendem o jogo todo, e no único lance de ataque que conseguem, o att excelente em fina sai na cara do gol e faz um gol num goleiro super lendário.
- Se reajustassem um pouco as cabeçadas, acho que o ala voltaria a ter alguma eficiência. Todavia, como parece que a intenção do greg era abolir as táticas de 5, 6 e as vezes 7 zagueiros, acho que ele deu essa radicalizada por isso (não que eu concorde, só estou fazendo essa constatação).
2012-07-24 15:49:25
ufa, po bruno, quase achei q vc achava q tatica atualmente estava mais importante q antes. ;p

o negocio q mais define o sokker hj em dia é isso msm, ou é 8 ou é 80, antigamente tinhamos alas e cabeçadas muito eficientes, atualmente temos alas e cabeçadas praticamente imprestaveis, precisaria achar um meio termo nisso, até pq, os confrontos cara a cara, conforme o leonardo M. lembrou anteriormente, tb continuam muito complicados.
2012-07-24 15:55:53
- Eles aumentaram no último reajuste as chances de gol no cara-a-cara com o goleiro, por isso que temos visto algumas zebras em copas, tendo em vista que times de série D as vezes se defendem o jogo todo, e no único lance de ataque que conseguem, o att excelente em fina sai na cara do gol e faz um gol num goleiro super lendário.

então o reajuste foi em cima disso, pegaram valores de fina baixo contra goleiro "fodas" e aumentaram as chances de gols cara a cara, pq para os atacantes com fina alta contra goleiros fracos ou goleiros fodas, parece q continua igual. ;p

- Se reajustassem um pouco as cabeçadas, acho que o ala voltaria a ter alguma eficiência. Todavia, como parece que a intenção do greg era abolir as táticas de 5, 6 e as vezes 7 zagueiros, acho que ele deu essa radicalizada por isso (não que eu concorde, só estou fazendo essa constatação).

mas se for ver oq o povo continua fazendo de tatica com essa nova engine, não mudou muita coisa, pq ao inves de 5, 6 ou 7 zagas, agora temos 4 ou 5 zagas, com 2 ou 3 volantes, oq acaba dando o msm numero praticamente de defensores no time.

é raro ver times q façam taticas voltadas ao ataque, q parecia ser o objetivo inicial ao colocarem as primeiras mudanças.
2012-07-24 15:58:32
Ah, e sobre a tática, na verdade eu acho sim que não está randômica, como um monte de gente já disse, com o atual engine quem tido mais chance de um time mais fraco conseguir alguma coisa contra um mais forte.

Sem dúvida que para alguns tipos de partidas específicas, a tática ficou ainda mais importante. Um exemplo: antigamente um time de média 50 que enfrentasse um time de média 70 simplesmente não vencia, era a coisa mais rara do sokker, tipo 1 em 1000 jogos. Vc podia deixar seu time todo fechadinho, armar no contra-ataque, fazer o que vc quiser, que vc seria atropelado. E uma das razões principais disso era a questão do ala e da eficiência das cabeçadas. Vc podia colocar oito jogadores lá atrás, o adversário só precisava de um ala que fosse até a linha de fundo, cruzasse na cabeça do att (o qual só disputaria a cabeçada contra um único zagueiro) e se o att ganhasse a disputa de cabeça, o gol sairia uma vez a cada três lances. Ou seja, o mais forte sempre, em qualquer hipótese vencia. E agora, com uma tática fechadinha, o mais fraco pode vencer algumas vezes, como na vida real, ou ninguém nunca viu o São Paulo, Santos, Flamengo, Vasco, Inter, Grêmio perdendo pra times ridiculamente mais fracos no estadual? Antigamente, essa zebra que ocorre constantemente na vida real praticamente não ocorria e agora ela tem ocorrido mais.

E eu não acho que as táticas pouco importam atualmente, é só vc analisar os jogos em que um time joga com o sistema antigo de eficiência (um ala e um att isolado) e outro joga com o time mais fechado, com dois atts. A maioria dos resultados tem sido a favor da segunda tática. Realmente é bem diferente de antes, que tínhamos que nos preocupar em deixar defs próximos à linha lateral, em razão do perigo do ala adversário, etc. As preocupações agora são outras, mas, na minha opinião, não menos importantes. Se vc agora erra a linha de impedimento e posiciona errado em relação ao posicionamento do att adversário, há grande risco de vc perder por isso, pq o adversário vai sair na cara do goleiro mais vezes e agora tem mais chances de fazer gol nesses lances. Se vc escalar muitos zagueiros e deixar o meio despovoado, vc tem grande chance de ser dominado no meio campo e o adversário criar mais lances de gol, com bolas em profundidade. Enfim, o foco tática mudou bastante, mas pra mim não é nada aleatório, nessa questão da tática. O rendimento dos jogadores sim eu tenho achado mais aleatório, como os atts que o general colou fazendo gol, tem que rolar uma recalibragem nesses aspectos, com certeza.
2012-07-24 15:59:44
Pois é.
O maior erro do greg imo é que ele está usando os jogos oficiais para recalibrar o engine. Deve existir algum servidor piloto que alguns membros do staff mantém times pra realizar uns testes. Ele poderia ir calibrando o engine nesse servidor, nas partidas amistosas, no euro simulator (que foi uma tentativa fracassada de angariar novos jogadores pro sk...) e jogos de juniores.

Fazer nos jogos oficiais é mta cabacisse, além de desagradar quase todo mundo ainda tem que ficar aturando o mi mi mi dos que perdem um jogo que deveriam ganhar facilmente e fazem pior que a torcida do Botafogo. Se ele tivesse testado o engine antes e implantado sem ficar alterando toda semana esses continuariam o chororô, mas teriam bem menos pano pra manga pra fazer seus rios de lágrima.

Jogar em campo ruim e campo bom dá uma diferença muito absurda também. Não tenho nem vontade de ver o jogo quando enfrento um time bot na casa dele, de 30 passes meu time acerta 1, que é lançamento... o time não cria praticamente nada! Isso ajuda no random. O random sempre existiu no SK, mas aumentar o random para diminuir a diferença entre os times chega até a ser covardia contra aqueles usuários que treinam direito, passam horas fazendo a tática. Colocar um efeito 'torcida' quando o time joga em casa ficaria bem melhor do que isso.
(edited)
2012-07-24 16:03:12
Mas eu tb não acho que as táticas estão aleatórias. Pra mim, o foco mudou, mas as táticas continuam importantes.

Sobre os jogadores, ao menos os meus com fina alta contra goleiros fracos têm sido bastante eficientes, bastante mesmo. E contra goleiros fodas isso não é verdade, basta vc ver os jogos das seleções, vários com muitos gols no cara-a-cara com o goleiro.

E eu tb acho que a mudança de abolir zagas com muitos defensores não surtiu todo o efeito que o greg queria, já melhorou no sentido de se usar agora 4 zagas na maioria das vezes, como na vida real e isso até eu estou feliz. E na verdade, o objetivo não era forçar táticas voltadas pro ataque, era só acabar com a necessidade de usar esse número alto de defs (as vezes 6 ou 7), o objetivo é deixar mais equilibrado, por isso que ainda está sendo ajustado o engine, já que o equilíbrio ainda não foi alcançado.
2012-07-24 16:05:57
o negocio q mais define o sokker hj em dia é isso msm, ou é 8 ou é 80, antigamente tinhamos alas e cabeçadas muito eficientes, atualmente temos alas e cabeçadas praticamente imprestaveis, precisaria achar um meio termo nisso, até pq, os confrontos cara a cara, conforme o leonardo M. lembrou anteriormente, tb continuam muito complicados.

Concordo aqui general. Só que ficar fazendo essas alterações em jogos oficiais é o que mais tem me desagradado. Faz em amistosos pô! E deixa o engine antigo até ter um motor de jogo que combine com o 3D já definido pra implantar no início da próxima temporada. Ia evitar um monte de reclamações que devem estar existindo em um monte de países.

Minha birra não é nem contra o novo engine, é desse jeito que eles resolveram mexer nele.
2012-07-24 16:06:00
vcs tao desvirtuando o topico,to vendo curiosidade nenhuma no que vcs estao falando
2012-07-24 16:07:11
Isso, reclamamos isso diretamente com ele, dessas recalibradas terem sido feitas diretamente nos jogos oficiais, isso com certeza é o maior motivo de revolta da comunidade, não tenha dúvidas.

Ele sempre respondeu curto e grosso que no test server não adiantava porque ele não tinha feedback, o que em certa forma é uma falácia. E se mesmo assim ele queria um feedback num volume considerável, bastava ter usado jogos da seleção pra isso, o que já foi feito por ele antes inúmeras vezes.

Eu não tenho dúvida que ele chegará a um ponto de equilíbrio, mas o que está completamente errado, na minha opinião, é fazer todos esses ajustes com jogos oficiais. Se ainda fosse coisa simples que de um final de semana pro outro ele ajeitaria, até daria pra revelar, mas uma temporada inteira de ajustes deixa todo mundo insatisfeito mesmo.
2012-07-24 16:13:20
Até esse domingo temos certeza que os alas estão imprestáveis e praticamente devem ser abolidos das táticas. Mas aí no domingo que vem tu centraliza a tática baseada no que tu observou no novo engine e enfrenta um cara que mantém uma tática padrão por toda temporada com um ala e ainda pode acontecer desse ala ir lá e arrebentar com o jogo pq o motor do jogo está sendo 'refeito', é muita sacanagem!
2012-07-24 16:13:20
Message deleted

2012-07-24 16:15:21
Sempre fui a favor desse tal efeito torcida.
2012-07-24 16:32:18
Vc podia deixar seu time todo fechadinho, armar no contra-ataque, fazer o que vc quiser, que vc seria atropelado.

não é bem assim e vc sabe disso. ;p

o problema maior é q nem o morgo levantou, não é aumentar as chances dos times mais fracos vencerem, mas fazer isso baseado no aleatorio.

vcs gostam de comparar com o futebol real, mas se colocarmos um time muito forte contra um time fraco, pra jogar varias vezes, serão poucas as vezes q o time fraco saira vitorioso ou conseguira segurar um resultado com placar apertado, mas oq vemos no sokker hj não é isso, são cada vez mais comuns resultados com times mais fracos ganhando de times mais fortes, muitas vezes times q nunca mexeram ou fizeram 1 tatica na vida, estão ganhando.

vou dar meu exemplo, muitos podem entender como choradeira, mas são dados q tenho, no ultimo jogo da liga, enfrentei um time cujo goleiro tem salario de 20k, sendo assim, ele deve ser oq, 2x exc ou no maximo formidavel em gk, o cara simplesmente fechou o gol, nenhuma das 19 finalizações feitas resultaram em gol, no jogo anterior contra o msm gk, a msm coisa, mas felizmente, das 17 finalizações, consegui fazer 1 gol, ou seja, não é possivel q um gk de 20k de salario defenda tanto assim, principalmente nos lances cara a cara.
2012-07-24 20:16:53
- Eles aumentaram no último reajuste as chances de gol no cara-a-cara com o goleiro, por isso que temos visto algumas zebras em copas, tendo em vista que times de série D as vezes se defendem o jogo todo, e no único lance de ataque que conseguem, o att excelente em fina sai na cara do gol e faz um gol num goleiro super lendário.

então o reajuste foi em cima disso, pegaram valores de fina baixo contra goleiro "fodas" e aumentaram as chances de gols cara a cara, pq para os atacantes com fina alta contra goleiros fracos ou goleiros fodas, parece q continua igual. ;p

- Se reajustassem um pouco as cabeçadas, acho que o ala voltaria a ter alguma eficiência. Todavia, como parece que a intenção do greg era abolir as táticas de 5, 6 e as vezes 7 zagueiros, acho que ele deu essa radicalizada por isso (não que eu concorde, só estou fazendo essa constatação).

mas se for ver oq o povo continua fazendo de tatica com essa nova engine, não mudou muita coisa, pq ao inves de 5, 6 ou 7 zagas, agora temos 4 ou 5 zagas, com 2 ou 3 volantes, oq acaba dando o msm numero praticamente de defensores no time.

é raro ver times q façam taticas voltadas ao ataque, q parecia ser o objetivo inicial ao colocarem as primeiras mudanças.


Não sei qual o teu nível de conhecimento de programação, mas é quase impossível que o greg tenha calculos separados para os atts fracos contra goleiros fortes e atts fortes contra goleiros fracos. É possível fazer, mas tornaria o código muito maior que o necessário.

Provavelmente entram no mesmo cálculo e altera em todos. Acho que existe diferença somente de calculo para cabeçadas e chutes. De resto, os calculos são os mesmos, com diversas variáveis.
2012-07-24 20:21:59
Pois é.
O maior erro do greg imo é que ele está usando os jogos oficiais para recalibrar o engine. Deve existir algum servidor piloto que alguns membros do staff mantém times pra realizar uns testes. Ele poderia ir calibrando o engine nesse servidor, nas partidas amistosas, no euro simulator (que foi uma tentativa fracassada de angariar novos jogadores pro sk...) e jogos de juniores.

Fazer nos jogos oficiais é mta cabacisse, além de desagradar quase todo mundo ainda tem que ficar aturando o mi mi mi dos que perdem um jogo que deveriam ganhar facilmente e fazem pior que a torcida do Botafogo. Se ele tivesse testado o engine antes e implantado sem ficar alterando toda semana esses continuariam o chororô, mas teriam bem menos pano pra manga pra fazer seus rios de lágrima.

Jogar em campo ruim e campo bom dá uma diferença muito absurda também. Não tenho nem vontade de ver o jogo quando enfrento um time bot na casa dele, de 30 passes meu time acerta 1, que é lançamento... o time não cria praticamente nada! Isso ajuda no random. O random sempre existiu no SK, mas aumentar o random para diminuir a diferença entre os times chega até a ser covardia contra aqueles usuários que treinam direito, passam horas fazendo a tática. Colocar um efeito 'torcida' quando o time joga em casa ficaria bem melhor do que isso.
(editado)


Pos é. Nisso concordo em tudo. Inclusive com o efeito torcida que já falo faz tempo.
2012-07-24 20:25:20
Não sei qual o teu nível de conhecimento de programação


não qual teu nivel de entendimento para oq os outros escrevem, pois foi incapaz de entender uma ironia, q ficou demonstrada pelo ";p" ao final do comentario.

tu ta tão com vontade de me criticar, q não presta atenção nos comentarios q faço.