Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: [Português] - Dúvidas

2013-01-14 01:16:43
Tá certo sim. Isso ai é uma pegadinha de palavras que derivam do italiano.

As palavras da língua portuguesa derivadas do italiano que tem zz são substituidos por cedilha.

piazza = praça
carozza = carroça
mozzarela = muçarela.
2013-01-14 01:43:26
Postei no face mais as respostas não me convenceram.

Tem erro na frase.
2013-01-14 01:55:53
Po, aí vc quebra o cara.

Além do "mas" teria que pedir vírgula..hehe
2013-01-14 02:08:25
Tanto na escola quanto na faculdade?!

Sério, me diz em que oportunidade tu escreveu sobre muçarela nesses lugares. hahaha
2013-01-14 02:26:42
muzzarella vem do termo bazzarella, então pra mim o certo é esse.
2013-01-14 02:34:14
Teve uma vez que caiu uma questao com isso, acho que no enem. Tinha que assinalar a alternativa correta, que era uma que falava que o Ronaldo gostava de pizza de muçarela (:P). Teve muuuuita discussao com isso, com gente achando que nenhuma tava certa e tinha que cancelar a questao...
2013-01-14 09:43:10
Sempre escrevi assim com 2 SS, e nunca me corrigiram.
2013-01-14 11:34:15
Erraram... volte lá e corrija-os. Realmente o duplo zê oriundo do italiano vira cê cedilha por regra gramatical!

A troca de mas por mais é muito comum e fácil de prevenir: basta imaginar usar porém ou menos em substituição...
2013-01-14 12:53:44
Lembro muito bem.

Fizemos uma redação na faculdade falando da itália.

E eu tenho toda certeza do mundo que falei da pizza e citei a muÇarela. E com toda certeza do mundo não foi corrigido essa palavra, pois, se tivesse sido corrigido, agora não estaria com essa duvida.

O que eu acho estranho é o seguinte.

Ja fui em varios restaurantes e pizzarias da melhor a pior e nunca vi escrito muÇarela com Ç. E nos melhores tem gerentes que creio eu ter uma faculdade, sera que eles tbm não sabem ou deixam assim ?

Ate aqui no word conserta a palavra e escreve com SS.

Isto é muito estranho.
2013-01-14 12:57:53
Ortografia muda de vez em quando. Quem sabe já foi com dois ésses? Eu não lembro de ter visto assim, nem com cê cedilha, só com dois zês mesmo!
2013-01-14 13:02:43
Metade desse fórum tem faculdade e escreve mal pra kct, ter faculdade não é sinônimo de saber escrever perfeitamente o português. Até porque se formos levar realmente ao limite, com regras de concordância, pró/meso/ênclise, até professores entram em conflito de vez em quando.

A questão do muçarela é que é uma palavra que se criou o costume de escrever de determinada forma, até que alguém veio e falou: Ei, não é assim. Depois de criado o hábito, é difícil convencer do contrário.

Pra evitar a polêmica (porque SEMPRE rola essa discussão), quando eu quero fazer um pedido, escrevo mozzarella.
2013-01-14 13:31:43
Mas a polêmica continua pois muita gente, inclusive eu, escreve muzzarela!
2013-01-14 13:34:11
Então é igual ao flamenguista chamar o vascaino de vice. Onde todas as estatísticas provam que em confrontos diretos vcs perderam mais para nos que nos perdemos para vcs e em termos de finais gerais vcs tem mais vice que nós tbm.

Ja criou o habito e agora ninguém mais tira, mesmo esse habito sendo uma mentira.

É mais ou menos isso Leogar ?
2013-01-14 13:44:11
Não é bem assim... Eu acabei de falar que a partir do momento em que eu vi que há uma gramática e ela indica que o correto é muçarela, eu nunca mais escrevi de outra forma, porque é o correto. O problema é que existem pessoas que criam o hábito e não querem deixar, mesmo sabendo que está errado. Eu dei a explicação para terceiro, não pra mim. Eu peço comida direto no Spoleto e peço pra que a secretária ou alguém daqui faça o pedido pra mim. Justamente pra não perder tempo com essa discussão, disse que escrevo em italiano, q não é errado, mas ninguém contesta.Sempre que escrevo corretamente, ficam "é assim mesmo?", "tem certeza?", "onde você viu?", Que feio..".

Não vou desvirtuar o tópico, mas seu exemplo é uma questão de estatística. Se um time tem 10 1ºs e 5 vices e o outro tem 5 1ºs e 4 vices, proporcionalmente ele é o maior vice, time fadado a perder. ;)
2013-01-14 13:50:33
O problema é que você adquire vocabulário de várias formas. Na escola, através de livros, jornais e, porque não, anúncios? Me desculpa, oponente, mas eu duvido que o Alessandro tenha aprendido a escrever mussarela na escola. Isso é a típica palavra que entra por osmose de tanto lermos em anúncios de mercado, pizzaria, etc. Todos nós passamos a vida lendo dessa forma, então obviamente, passamos adiante dessa forma.

Essa discussão surgiu há pouco tempo quando o vencedor do Soletrando, do Huck, foi ao Jô e ele pediu ao moleque que fizesse uma pra ele e o moleque falou justamente "muçarela". O Jô, ou alguém da plateia errou e surgiu a polêmica. No dia seguinte, até uma coluna do Globo comentou isso, acho que do Pasquale. E quando foram ver, era exatamente o que estava escrito nos dicionários, não era uma invenção a partir dali.

Ou seja, era uma palavra que todos escreviam errado e passaram anos sem perceber. Não precisa muito, quantos aqui não escrevem "sombrancelha", "se ele manter" (embora esse seja bem explicado)... Com certeza há outras, mas não vou lembrar agora.
2013-01-14 23:03:16
Já saiu uma matéria na Globo (Fantástico) sobre isso (não vi, vou tentar procurar aqui).

EDIT: Aqui o link da matéria.

[...]
Está no dicionário: muçarela, com “u” e “ç”. Tem um monte de palavras que a gente acha que tem que escrever de um jeito, mas é de outro.
[...]


(edited)