Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Religião

2011-04-09 00:37:39
e ne
2011-07-08 14:44:39
Reativando um dos tópicos mais controversos do sokker, mas essa notícia merece.

http://sul21.com.br/jornal/2011/07/primeira-campanha-de-midia-sobre-ateismo-no-brasil-e-lancada-em-porto-alegre/

Primeira campanha ateísta do Brasil é lançada em Porto Alegre

Milton Ribeiro e Vivian Virissimo

Porto Alegre se tornou nesta terça-feira (5) a primeira capital brasileira a exibir outdoors de uma campanha de mídia sobre ateísmo. A iniciativa é da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos e já havia sido recusada no final do ano passado pelas companhias de ônibus de São Paulo, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre.

Outdoors começaram a ser instalados nesta terça-feira (5) em Porto Alegre | Ramiro Furquim/Sul21

A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) havia anunciado em 13 de dezembro do ano passado que alguns ônibus de Porto Alegre ostentariam mensagens ateias, porém, segundo Daniel Sottomaior, a Associação dos Transportadores de Passageiros de Porto Alegre (ATP) teria desistido da campanha na última hora.

“Fiquei sabendo pela imprensa que a ATP vetara a veiculação dos anúncios. Quando contatei com a Associação, ela primeiro confirmou o veto e depois passou a dizer qua nada ocorrera e que desconhecia o assunto”, afirmou Sottomaior ao Sul21.

As peças são polêmicas e falam sobre fé, moralidade e ateísmo. Uma delas exibe as fotos de Charles Chaplin, que era ateu, e Adolf Hitler, que não era ateu, com os dizeres “religião não define caráter”. Outra afirma “Somos todos ateus com os deuses dos outros”, e traz imagens de uma divindade hindu, uma divindade egípcia e de Jesus de Nazaré, com as legendas “mito hidu”, “mito egípcio” e “mito palestino”. Uma terceira diz que “A fé não dá respostas, só impede perguntas”. Os cartazes devem ser exibidos ao longo de um mês.

"A fé não dá respostas, só impede perguntas", diz um dos cartazes | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Conforme pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo, os ateus são as pessoas mais detestadas no país, merecendo repulsa, ódio ou antipatia de 42% da população. Para o presidente da entidade, Daniel Sottomaior, o propósito da campanha é aproximar o ateísmo do dia-a-dia da sociedade e assim ajudar a diminuir o preconceito que existe contra ateus.

Em junho, a entidade ganhou uma liminar que lhe concedia direito de resposta na TV Bandeirantes para responder a comentários considerados ofensivos do jornalista José Luiz Datena, no extinto programa Brasil Urgente. A liminar foi cassada mas o julgamento do mérito continua pendente. Datena e a Bandeirantes foram processados por diversos ateus no país devido a esse episódio.

Na ocasião, Datena disse que só quem não acredita em Deus é capaz de cometer crimes. Para ele, ateus são “pessoas do mal”, “bandidos”, “estupradores”, “assassinos” e atribuiu a culpa da violência e da corrupção no país aos ateus.

Entre os dias 4 e 17 de julho estarão expostos dois outdoors. Os outdoors da segunda quinzena serão outros.

Os cartazes estão nos seguintes locais de Porto Alegre.
Bairro Bela Vista – Av. Carlos Gomes, 1229
Bairro Jardim Botânico – Av. Ipiranga, 3850 próx. Rua Barão do Amazonas
Bairro Chácara das Pedras – Av. Antônio Carlos Berta, em frente ao Mc Donald’s do shopping Iguatemi
Bairro Petrópolis – Av. Protásio Alves, em frente ao Hospital Petrópolis na esquina com a Lucas de Oliveira

Matéria atualizada às 19h.
2011-07-08 15:31:58
Acho q não é a melhor forma de diminuir o preconceito... hehehe
2011-07-08 15:42:36
Tb acho, a segunda e a terceira mensagem vão é provocar mais polêmica e criar mais ainda antipatia. Mas a primeira achei uma boa mensagem, se fosse só ela talvez pudesse ajudar a diminuir o preconceito sim.

Uma delas exibe as fotos de Charles Chaplin, que era ateu, e Adolf Hitler, que não era ateu, com os dizeres “religião não define caráter”.
2011-07-08 15:43:33
Ser ateu é ferro. Não basta você não conseguir ter fé, ainda te discriminam e te jogam argumentos tolos. O que mais ouço é de que a TEORIA do Big Bang é falha porque nela fica "implícito" que não existia nada antes da grande explosão.

Mas admito que gosto de tirar uma palhinha com teístas, é tão engraçado deixá-los sem ter o que falar.
2011-07-08 15:53:56
Então qual seria?? Pelo menos estão tentando. =D

Mas o melhor que eu achei foi o outdoor: "Todos somos ateus com os deuses dos outros."

Pra mim ela traduz exatamente o que eu acho que a campanha quer mostrar, que o ateu, para um católico por exemplo, não é diferente do budista, do judeu, do islamico, mas muitas vezes sofre mais preconceito do que estes citados.
2011-07-08 15:54:06
O que você fala: "Sou ateu."

O que os outros escutam: "Sou um criminoso drogado que posso sair por aí matando todo mundo a qualquer momento."
2011-07-08 15:57:13
Lendo os comentários do blog, parece que, infelizmente, essa campanha não dará muito certo.
2011-07-08 16:15:16
Na ocasião, Datena disse que só quem não acredita em Deus é capaz de cometer crimes. Para ele, ateus são “pessoas do mal”, “bandidos”, “estupradores”, “assassinos” e atribuiu a culpa da violência e da corrupção no país aos ateus.

Acho que a campanha vale para refutar este tipo de preconceito, mas não para angariar simpatizantes.
2011-07-08 16:22:55
Exatamente, mas nos comentários tem gente falando que a campanha é ridícula e tal, que é uma ofensa às religiões (sendo que não é), que são falácias e tudo mais.
2011-07-08 20:58:11
Religião to fora!
2011-07-08 21:23:45
Pode ser assim mesmo, mas depende de como fazem a campanha. Você dizer q religião não define caráter ou todos somos ateus com os deuses dos outros, é até interessante. Qd tu cai no ponto de mesmo nessa segunda descrever como "mitos" ou que a fé serve apenas pra manipulação, tu acaba criando mais antipatia pra causa ainda.

Se a intenção é acabar com preconceito, vc tem q fazer isso explicando, não atacando.
2011-07-08 21:50:56
Qual é a melhor forma então na porrada?Apesar de uma pessoa fanatica não ter cura,tem que por a boca no trombone sim.Os religiosos gostam muito de atacar as pessoas na maioria das vezes gente do bem.
2011-07-08 22:02:54
Acho a campanha muito válida, porém realmente penso que pode (e provavelmente vai) despertar ainda mais preconceito e intolerância para com os ateus. Uma pena a sociedade em geral acreditar que ética e moral são elementos íntrinsecos aos deístas. Um mundo ético e moral não necessita necessariamente dos dogmas seja lá de qual religião for.
2011-07-08 22:04:14
Ué, em q momento eu disse q não deve haver a campanha. Eu só disse q se o intuito era realmente acabar com preconceito, atacar não é a melhor forma.

E sua postura mesmo mostra isso.
2011-07-09 00:12:56
Um mundo ético e moral não necessita necessariamente dos dogmas seja lá de qual religião for.


O maior problema da sua frase é o seguinte, um dos maiores expoentes do ateísmo foi um autor chamado Friedrich Nietzsche, que era um crítico ferrenho da moral. Tanto que o autor alemão é um dos maiores críticos das teorias de Immanuel Kant, como as formuladas em seu livro "Critica à razão pura". Talvez, por isso, a grande aversão ao ateísmo nos dias de hoje seja fruto disso.

E, realmente, a moral não é intrínseca aos deístas, mas faz parte da doutrina e dos ensinamentos religiosos. Não há no mundo uma religião séria que pregue ensinamentos amorais.