Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Religião

2012-11-07 20:21:38
Caraca. Bem interessante mesmo. Oo
2012-11-07 21:53:28
Vou deixar um texto aqui para vc ver como é a mediunidade kardecista.

“Pergunta : Existe alguma diferença entre a mediunidade da mesa kardecista e a mediunidade de Umbanda?

Resposta : “Sim! A mediunidade no chamado espiritismo de mesa é acentuadamente mental, as comunicações são quase telepáticas, predominantemente inspirativas, isto e’, os espíritos atuam mais sobre a mente dos médiuns, pois a atividade do espiritismo se processa mais no plano mental. Espiritismo de mesa não tem a missão de atuar no baixo astral contra os elementos de magia negra, como acontece com a Umbanda. Ele é quase exclusivamente doutrinário, mostrando aos homens o caminho a ser seguido a fim de se elevarem verticalmente a Deus. Sua doutrina fundamenta-se principalmente na reencarnação e na Lei da Causa e do Efeito. Abre a porta, mostra o caminho iluminado e aconselha o homem a percorre-lo a fim de alcançar a sua libertação dos renascimentos dolorosos em mundos de sofrimentos, como é o nosso atualmente, candidatando-se à vivência em mundos melhores. Em virtude disso, a defesa do médium kardecista reside quase exclusivamente na sua conduta moral e elevação dos sentimentos, portanto os espíritos da mesa kardecista, após cumprirem suas tarefas benfeitoras, devem atender outras obrigações inadiáveis.

É da tradição espirita kardecista que os espíritos manifestem-se pelo pensamento, cabendo aos médiuns transmitirem as idéia com o seu próprio vocabulário e não as configurações dos espíritos comunicantes.

Em face do habitual cerceamento mediúnico junto às mesas kardecistas, os espíritos tem de se limitar ao intercâmbio mais mental e menos fenomênico, isto é, mais idéias e menos personalidade. Qualquer coação ou advertência contraria no exercício da mediunidade reduz-lhe a passividade mediúnica e desperta a condição anímica. Por esta razão há muito animismo na corrente kardecista.

A faculdade mediúnica do médium ou cavalo de Umbanda é muito diferente da do médium kardecista, considerando-se que um dos principais trabalhos da Umbanda é atuar no baixo astral, submundo das energias degradantes e fonte primaria da vida.

Os médiuns de Umbanda lidam com toda a sorte de tropeços, ciladas, mistificações, magias e demandas contra espíritos sumamente poderosos e cruéis, que manipulam as forcas ocultas negativas com sabedoria. Em conseqüência o seu desenvolvimento obedece a uma técnica especifica diferente da dos médiuns kardecistas. Para se resguardar das vibrações e ataques das chamadas falanges negras, ele tem de valer-se dos elementos da natureza, como seja: banhos de ervas, perfumes, defumações, oferendas nos diversos reinos da natureza, fonte original dos Orixás ,Guias e Protetores, como meios de defesa e limpeza da aura física e psíquica, para poder estar em condições de desempenhar a sua tarefa, sem embargo da indispensável proteção dos seus Guias e Protetores espirituais, em virtude de participarem de trabalhos mediúnicos que ferem profundamente a ação dos espíritos das falanges negras, isto e’, do mal que os perseguem, sempre procurando tirar uma desforra.

Por isso a proteção dos filhos de Terreiro é constituída por verdadeiras tropas de choque comandadas pelos experimentados Orixás, conhecedores das manhas e astucias dos magos negros. Sua atuação é permanente na crosta da Terra e vigiam atentamente os médiuns contra investidas adversas, certos de que ainda é muito precária a defesa guarnecida pela evocação de pensamentos ou de conduta moral superior, ainda bastante rara entre as melhores criaturas. Os Chefes de Legião, Falanges, Sub-falanges, Grupamentos e Protetores, também assumem pesados deveres e responsabilidade de segurança e proteção de seus médiuns. É um compromisso de serviço de fidelidade mutua, porem, de maior responsabilidades dos Chefes de Terreiro.

Dai as descargas fluídicas que se processam nos Terreiros, após certos trabalhos, com a colaboração das falanges do mar e da cachoeira, defumação dos médiuns e do ambiente e dando de beber a todos água fluidificada. Espirito que encarna com o compromisso de mediunidade de Umbanda, recebe no espaço, na preparação de sua reencarnação, nos seus plexos nervosos ou chacras, um acréscimo de energia vital eletromagnética necessária para que ele possa suportar a pesada tarefa que irá desempenhar.

Na corrente kardecista, isto não é necessário, em virtude de não ter de enfrentar trabalhos de magia negra, como acontece na Umbanda, e mesmo permitir aos guias atuarem-lhe mais fortemente nas regiões dos plexos, assumindo o domínio do corpo físico e plastificando suas principais características. Enato vemos caboclos e pretos-velhos revelarem-se nos Terreiros com linguagem deturpada para melhor compreensão da massa humilde, assim como as crianças, encarnando suas maneiras infantis para melhor aceitação das mesmas. “
2012-11-07 21:54:25
Quem poderia dar algumas explicações a respeito do assunto é o oponente.

Acho que ele tem uma vivencia maior que a minha.
2012-11-07 22:04:30
Até aqui, nada a contestar. Você está descrevendo corretamente. Só acrescentaria duas coisas:

-o espiritismo (não confundir com umbandismo, candomblé e outras religiões que praticam os fenômenos paranormais tal qual o espiritismo) é muito mais filosofia e ciência do que propriamente religião. Tanto que não usa imagens, quadros, símbolos, nada do gênero. Apenas uma mesa rodeada de praticantes, com uma jarra dágua sobre a toalha branca.

-A melhor forma de se aprofundar no espiritismo, além de estudar os livros que Allan Kardek nos deixou, é ler a obra psicografada por Chico Xavier e outros médiuns que nos repassaram a sabedoria de inteligências que já deixaram o plano que habitamos.
2012-11-07 22:05:08
É da tradição espirita kardecista que os espíritos manifestem-se pelo pensamento, cabendo aos médiuns transmitirem as idéia com o seu próprio vocabulário e não as configurações dos espíritos comunicantes.

Sempre tive essa duvida, no meu caso, sou ambidestro e escrevo com a esquerda, pensava que o medium escreveria com a esquerda quando fosse me psicografar.
(edited)
2012-11-07 22:21:47
O medium vai usar a mão que ele escreve, ele usa a mente dele para entrar em contato com o "seu espirito" para passar a mensagem que vc queira transmitir para a pessoa que vc queira saber algo de vc.
2012-11-07 22:22:31
A encorporação de um espírito pelo médium se assemelha à troca de motorista em um ônibus. A mesma máquina passa a ser movimentada por outra pessoa, enquanto o motorista original fica de lado, sem participar.
Assim, o médium escreveria com a mão que o espírito encorporado houvesse usado, em vida...
2012-11-07 22:24:13
Aqui tem umas perguntas e respostas que talvez tire mais algumas duvidas suas e do silvio.
2012-11-07 22:25:36
eu tenho "medo" dessas coisas.

Quando era mais novo, via muita gente morta. Os "últimos" foram 2 parentes meu, sendo o último um dia que eu estava na casa dele no dia que ele morreu e eu nem sabia que tinha morrido =#
2012-11-07 22:25:46
Então se um medium for destro e o espirito for canhoto o medium vais escrever com a esquerda ? É isso ?
2012-11-07 22:31:08
Isso pode ser um sinal que essa pessoa pode estar querendo se comunicar com vc. Te passar alguma mensagem. Antes de eu frequentar o centro eu tbm tinha esse medo.
Aprendi que quando dormimos, nosso corpo descança, mais o espirito não. Quem tem necessidade de descançar é o corpo e não o esperito.
O espirito vaga por varios lugares, meu professor falou uma vez que perguntei a ele o que seria um sonho que tive com meu avo, lembro que sonhei com ele mais não lembrava o que.
Ele me disse que meu espirito provavelmente pode ter se encontrado com o espirito que foi do meu avo.
Achei isso interessante.
2012-11-07 22:31:12
L0k0 para D i e g o¹
Qual o legado da ciência?

Conforto, tecnologia na medicina, avanço científico, melhor entendimento do mundo em que vivemos, através de exaustivos testes para comprovar suas teses.

E o legado da religião?
Muita, mas muita morte. Indiscriminação, preconceito, atraso intelectual, etc..., pr seguirem um livro, que supostamente deus escreveu, sem nunca nem tentar perguntar um porque...ah, questionar deus é pecado né.


Se não fosse a religião, mais precisamente, o estudo da teologia/filosofia de Aristóteles, Platão, Descártes e tantos outros Pré-Socráticos, Pós-Socráticos, Renascentistas, Iluministas etc.., a ciência de hoje sequer existiria.

Aliás, os estudos de mecânica quântica e da física quântica reaproximaram ciência e religião...

A visão meramente concretista de alguns ateus é tão estúpida quanto o fanatismo de muitos religiosos.


“A ciência sem a religião é manca, a religião sem a ciência é cega”. Albert Einstein

(edited)
2012-11-07 22:32:06
Isso pode ser um sinal que essa pessoa pode estar querendo se comunicar com vc. Te passar alguma mensagem. Antes de eu frequentar o centro eu tbm tinha esse medo.
Aprendi que quando dormimos, nosso corpo descança, mais o espirito não. Quem tem necessidade de descançar é o corpo e não o esperito.
O espirito vaga por varios lugares, meu professor falou uma vez que perguntei a ele o que seria um sonho que tive com meu avo, lembro que sonhei com ele mais não lembrava o que.
Ele me disse que meu espirito provavelmente pode ter se encontrado com o espirito que foi do meu avo.
Achei isso interessante.


Mas acontece que eu estava acordado.
=)
2012-11-07 22:33:07
Leia Aqui e tire suas duvidas a respeito de sonhos.
2012-11-07 22:37:37
Aliás, o que mais me inquieta é que a maioria dos ateus gostam de provocar os religiosos. A meu ver, até mesmo o verdadeiro ateu tem que ter fé que Deus não existe, o que é uma das tarefas mais árduas para um ser humano.

Acreditar que tudo surgiu do nada, foge da própria ideia concretista e científica...
(edited)
2012-11-07 22:38:55
Leia Aqui e tire suas duvidas a respeito de sonhos.

Mais uma vez.

Não falei que estava dormindo ¬¬

Aliás, dormindo eu capoto, nem dá pra sonhar =P

ps: na verdade todo mundo sonha todos os dias, só não lembra. EU SEI =P