Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Religião

2010-07-21 17:02:04
Rac, olha me desculpe alguma coisa, mais eu acho que não é bobagem o que escrevi depois da primeira linha, pois pode ter certeza que é a verdade!!!
Pois Deus é o caminho a verdade e a vida!!!! cara, o fim está proximo e logo vai se ouvir a verdade.
2010-07-21 17:11:55
general, eu acho que o rac2 quer tentar passar uma coisa para que você entenda, e nada mais é do que a Bíblia é absolutamente clara ao dizer que devemos adorar somente a Deus. As únicas ocorrências na Bíblia de alguém, além de Deus, recebendo adoração, são em relação a falsos deuses, que são Satanás e seus demônios. Todos os seguidores do Senhor Deus rejeitam adoração a eles dirigida. Pedro e os apóstolos se recusaram a ser adorados (Atos 10:25-26; 14:13-14). Os santos anjos se recusaram a ser adorados (Apocalipse 19:10; 22-9). A resposta é sempre a mesma: “Adora a Deus!”

Os católicos romanos tentam “fazer vista grossa” a estes claros princípios escriturais dizendo que não “adoram” Maria ou santos, mas que, ao invés, somente “veneram” Maria e os santos. Usar uma palavra diferente não muda a essência do que está sendo feito. Uma definição de “venerar” é “olhar com respeito e reverência”. Em nenhum lugar da Bíblia a nós é dito para que reverenciemos qualquer um que não seja Deus, e apenas Deus. Não há nada de errado em respeitar estes cristãos cheios de fé que nos antecederam (veja Hebreus capítulo 11). Não há nada de errado em honrar Maria como a mãe terrena de Jesus. A Bíblia descreve Maria como “agraciada” do Senhor (Lucas 1:28). Ao mesmo tempo, não há qualquer instrução na Bíblia para que reverenciemos aqueles que já foram para o Céu. Devemos sim seguir o exemplo que deram, mas não adorá-los, reverenciá-los ou venerá-los, não isso!

Quando forçados a admitir o que eles fazem, ou seja, adorar Maria, os católicos dizem que eles adoram a Deus através dela, louvando a maravilhosa criação que Deus fez. Maria, em suas mentes, é a mais bela e maravilhosa criação de Deus, e louvando-a, eles estão louvando seu Criador. Para os católicos, isto é o mesmo que elogiar um artista por meio do elogio a sua escultura ou pintura. O problema com isto é que Deus explicitamente ordena contra a adoração a Ele através das coisas criadas. Não devemos nos curvar e adorar qualquer semelhança do que há em cima nos céus nem embaixo na terra (Êxodo 20:4-5). Romanos 1:25 não poderia ser mais claro: “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.” Sim, Deus criou coisas maravilhosas e surpreendentes. Sim, Maria era mulher piedosa, que é digna de nosso respeito. Não, absolutamente não devemos adorar a Deus de forma “indireta” ao louvarmos outras coisas (ou pessoas) que Ele criou. Fazê-lo é óbvia idolatria.

A maioria dos católicos “venera” Maria e os santos orando a eles. Como demonstra o artigo seguinte, a oração a qualquer um que não seja apenas Deus é antibíblico - orar a santos e Maria. Se Maria e/ou os santos recebem orações, ou petições, isto é prática não-bíblica. A oração é um ato de adoração. Quando oramos a Deus, estamos admitindo que precisamos de Sua ajuda. Direcionar nossas orações a qualquer um que não seja Deus é roubar de Deus a glória que é somente Sua.

Outra forma que os católicos têm de “venerar” Maria e os santos é criando estátuas e imagens deles. Muitos católicos usam imagens de Maria e/ou dos santos como “amuletos de boa sorte”. Qualquer leitura superficial da Bíblia irá revelar que esta prática é evidente idolatria (Êxodo 20:4-6; I Coríntios 12:12; I João 5:21). Rezar passando os dedos nas contas do rosário é idolatria. Acender velas perante uma estátua ou retrato de santos é idolatria. Enterrar uma estátua de José na esperança de vender sua casa (e outras incontáveis práticas católicas) é idolatria.

A terminologia não é a questão. Se a prática é descrita como “adoração” ou “veneração”, ou qualquer outro termo, o problema é o mesmo. A qualquer momento que creditarmos algo que pertence a Deus a qualquer outro alguém, isto é idolatria. A Bíblia, em nenhum lugar, nos instrui para que reverenciemos, oremos, confiemos ou “idolatremos” qualquer um que não seja Deus. Devemos adorar somente a Deus. Glória, louvor e honra pertencem somente a Deus. Somente Deus é digno de “...receber glória, e honra, e poder...” (Apocalipse 4:11). Somente Deus é digno de receber nossa adoração, exaltação e louvor (Neemias 9:6; Apocalipse 15:4).
2010-07-21 17:25:52
ai que tá. adorar pra mim é algo muito sério. para mim se devem existir motivos para adorar alguém, e não motivos para não adorar. se discorda, me adore, porque não há nada escrito na biblia que refute a adoração a minha pessoa, além do dito que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" e que "só Tu (jesus) é santo".

assim, se você vir meu post na página anterior, resposta ao gido, vai encontrar argumentos para não adorá-la. entretanto, vou usar o texto abaixo para refutar um dos motivos apresentados pelo romanismo para justificar essa adoração, a sua virgindade:

mateus 1:25, que diz que josé não a conheceu (ou seja, não manteve relações sexuais com ela Gn 4.25, e ela permaneceu virgem) até que concebeu Jesus. a palavra no grego que simboliza "até" é 'heos' ou sua variação 'hou'.

outro fator que corrobora com a interpretação acima é o fato de Lucas ter usado a expressão grega pro totokos, que significa “primeiro dentre outros”, em relação ao nascimento de Cristo: “e teve a seu filho pro totokos...” (Lc 2.7). se Lucas quisesse dizer que Jesus foi o único filho de maria, teria usado, de modo inequívoco, a expressão mono genes (unigênito, em português) que significa “[filho] único gerado”, como acontece em João 3.16. se ele tivesse usado a expressão pro genes (primogênito), caberia ainda a interpretação que ele foi o primeiro mas poderia também ser o único. usando a expressão pro totokos, isso não faz sentido.

uma leitura superficial do novo testamento, em especial dos evangelhos, mostrará, sem sombra de dúvida, que Jesus Cristo teve irmãos e irmãs (Mt 12.46,47, 13.55-56; Mc 6.3). e ainda nos dão os nomes dos irmãos: Tiago, José, Simão e Judas.

não conseguindo desmentir o consenso cristalino das Escrituras, os mestres romanistas acabam forjando sofismas cada vez mais mascarados de piedade que, aos poucos, vão alcançando a mente e o coração dos adeptos. a tentativa de esquivar-se dos argumentos protestantes, os líderes católicos desenterram, das ruínas medievais, teses falaciosas floreadas com terminologias teológicas modernas para causar impressão... em mateus 12.47, na bíblia católica, versão dos “monges maredsous”, o tradutor teceu o seguinte comentário sobre os “irmãos” de Jesus no rodapé da página: “irmãos: na língua hebraica esta palavra pode significar também ‘parentes próximos’ ou ‘primos’, como neste caso. exemplo: Abraão, tio de Lot, chama-o com a designação de irmão (Gn 11.27; 13.8)”.

outro estudioso católico afirma: “assim sendo, é possível que por detrás dos ‘irmãos’ e ‘irmãs’ de Jesus estejam seus ‘primos’ ou ‘parentes’.

refutação bíblica: não existe um só caso nos originais gregos da bíblia, e principalmente no Novo Testamento, em que a palavra grega adelphós (irmão) é traduzida por primo ou parente. das 343 vezes em que o N.T usa o termo adelphós, ele apresenta dois sentidos para a palavra “irmão”: a de irmão legítimo (carnal) e o metafórico.

e há ainda o aspecto histórico da mariologia:
• Em 400 d.C, Maria foi proclamada “Mãe de Deus”; (por quem? igreja romana, recém "criada", que substitiu aspectos pagãos por novas 'figuras' cristãs)
• Em 1854, a “Imaculada Conceição de Maria” torna-se dogma; (a igreja de atos já estava desaparecida há um bom tempo né?)
• Em 1950, a “Assunção de Maria” vira artigo de fé.

nada foi realizado durante o período em que maria esteve viva. tratam-se apenas "reconhecimentos" post-mortem.
2010-07-21 17:26:08
oq vc faz é quere q os outros pensem igual a vc.

dizer q A maioria dos católicos “venera” Maria e os santos orando a eles., maioria quem? pois fanatismo existe dos dois lados e qualquer q seja o lado do fanatico é prejudicial do msm jeito.

o grande problema q alguns evangelicos pregam e q acaba causando confusão em discussões sobre religião é esse fanatismo e esse egocentrismo de acharem q são os unicos donos da verdade, por isso q sempre acaba dando confusão.

acho q precisa ter um pouco mais de respeito ao tratar de outra religião q não for a sua, pois so assim da pra debater sem causar confusão.
2010-07-21 17:31:42
o único dono da verdade é Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida. quando o dia chegar, vai ter muitos do que hoje se dizem evangélicos indo para o inferno e muitos que hoje se dizem católicos indo pro céu.

quem vive a plenitude do cristianismo quer mais é ser humilde e servir aos outros. te garanto isso.
2010-07-21 17:33:03
não conseguindo desmentir o consenso cristalino das Escrituras, os mestres romanistas acabam forjando sofismas cada vez mais mascarados de piedade que, aos poucos, vão alcançando a mente e o coração dos adeptos. a tentativa de esquivar-se dos argumentos protestantes, os líderes católicos desenterram, das ruínas medievais, teses falaciosas floreadas com terminologias teológicas modernas para causar impressão...


essas msm "teses falaciosas" são levantadas por pastores evangelicos na pregação da palavra e no aumento de membros de suas igrejas, ja q cada religião tem seus dogmas, portanto nenhuma é mais verdadeira q outra, são apenas formas diferentes de se chegar ao msm lugar, ou seja, DEUS.

e foi igual falei anteriormente, o fanatismo é prejudicial aos dois lados, quem venera maria e quem a abomina ou a diminui de importancia na historia, são os mais prejudicados.

pq não tem como falar de deus sem falar de jesus e sem falar de sua mãe maria.
2010-07-21 17:35:08
é disso q to falando, não é pq alguem é evangelico q vai pro céu ou q alguem q é catolico vai pro inferno.

o tal julgamento final, sera feito por toda sua vida e não pelos poucos momentos q alguem diz crer em deus, sera julgada sua vida como um todo e não somente depois q uma pessoa se converte.
(edited)
2010-07-21 17:35:30
pq não tem como falar de deus sem falar de jesus e sem falar de sua mãe maria.

claro que tem. Jesus é a Palavra, que estava na criação, e Ele vem antes de todas as coisas. Colossenses 1:17 - "E ele (Jesus) é antes de todas as coisas, e todas as coisas nEle subsistem."

ao nascer, Jesus apenas se fez carne. Ele já existia antes :-)
(edited)
2010-07-21 17:37:37
mas ele veio atraves de alguem e esse alguem não pode ser tratado como simples instrumento.

pq se fosse pra tratar maria como nd, não seria mais "inteligente" ele ter surgido do "nada"?
2010-07-21 17:39:20
o tal julgamento final, sera feito por toda sua vida e não pelos poucos momentos q alguem diz crer em deus, sera julgada sua vida como um todo e não somente depois q uma pessoa se converte.

não é isso o que a bíblia diz. a bíblia diz que o arrependimento faz Deus esquecer dos pecados (mq 7:18,19), e que a salvação vem pelo ato de confessar Jesus com a boca e crer no coração (Rm 10:9).

assim, aquele ladrão que aceitou Jesus na cruz, está salvo, embora possa ter feito ruindades sua vida toda.

mas acho que não precisamos entrar neste mérito.
2010-07-21 17:40:45
Cara, quem somos nós para discutir os propositos de Deus? ele é o criador, ele é que faz as coisas do jeito dele, nada acontece sem a sua vontade, se Deus assim o planejou é por que algo ele quer fazer, quem somos nós para discutir os planos de Deus?
2010-07-21 17:42:19
mas ele veio atraves de alguem e esse alguem não pode ser tratado como simples instrumento.
Jesus não 'veio' através de maria. Ele era Deus, co-existia com o Pai e, assim como o Pai, Ele já existia antes da criação de todas as coisas, antes mesmo de maria existir. Ele se fez 'carne' através dela.

pq se fosse pra tratar maria como nd, não seria mais "inteligente" ele ter surgido do "nada"?
ninguem está propondo tratar maria como nada. ela é um personagem histórico importante e fundamental para o cristianismo. o que sou contra é adorá-la, pois esta recomendação não se encontra na bíblia.
2010-07-21 17:43:36
não é isso o que a bíblia diz. a bíblia diz que o arrependimento faz Deus esquecer dos pecados (mq 7:18,19), e que a salvação vem pelo ato de confessar Jesus com a boca e crer no coração (Rm 10:9).

assim, aquele ladrão que aceitou Jesus na cruz, está salvo, embora possa ter feito ruindades sua vida toda.



eu vejo isso mais com um simbolismo q pode ser interpretado como sendo uma demonstração de q a melhor maneira de "viver" é se convertendo e não vivendo em "desgraças" constantes, do propriamente dita a figura do ladrão colocado ao seu lado.
2010-07-21 17:46:18
o que sou contra é adorá-la, pois esta recomendação não se encontra na bíblia.


mas essa adoração é feita pelos catolicos mais fervorosos, assim como existe os evangelicos q acreditam q tudo q não seja de acordo com a biblia são "coisas do mundo".
2010-07-21 17:48:15
Ele era Deus, co-existia com o Pai e, assim como o Pai, Ele já existia antes da criação de todas as coisas, antes mesmo de maria existir.


esse lance de criação é outro ponto tb bastante discutivel, ja q a biblia não faz referencias aos dinossauros, faz?
2010-07-21 17:50:00
chegamos neste ponto de inflexão: cada um faz o que bem entende - isto se chama livre arbítrio. compartilho com você e com todos aqui o que orienta a minha vida: a bíblia. é de lá que tento buscar as diretrizes para viver, e, pelo menos até hoje, nunca encontrei algo de que necessitasse que não tenha encontrado orientação lá.

não tomo como referencial de vida o pastor, nem o padre, nem a igreja nem os católicos mais fervorosos, nem os evangélicos que acreditam que tudo o que não seja de acordo com a bíblia são "coisas do mundo". meu referencial é o Verbo, e é de acordo com esse referencial que tentei responder as questões do Gido :-)