Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Religião

2010-07-21 17:50:00
chegamos neste ponto de inflexão: cada um faz o que bem entende - isto se chama livre arbítrio. compartilho com você e com todos aqui o que orienta a minha vida: a bíblia. é de lá que tento buscar as diretrizes para viver, e, pelo menos até hoje, nunca encontrei algo de que necessitasse que não tenha encontrado orientação lá.

não tomo como referencial de vida o pastor, nem o padre, nem a igreja nem os católicos mais fervorosos, nem os evangélicos que acreditam que tudo o que não seja de acordo com a bíblia são "coisas do mundo". meu referencial é o Verbo, e é de acordo com esse referencial que tentei responder as questões do Gido :-)
2010-07-21 17:56:08
não tomo como referencial de vida o pastor, nem o padre, nem a igreja nem os católicos mais fervorosos, nem os evangélicos que acreditam que tudo o que não seja de acordo com a bíblia são "coisas do mundo". meu referencial é o Verbo, e é de acordo com esse referencial que tentei responder as questões do Gido :-)


entendi oq vc falou, e algumas msg atras eu disse a msm coisa q vc falou ai quando me referi ao fanatismo como principal problema para bloquear debates saudaveis sobre o assunto.

pois ao msm tempo q existe os catolicos fervorosos q adoram maria, existe aqueles q fazem somente referencia a ela por ter sido escolhida para ser a "mãe" de jesus.

ao msm tempo q existe os evangelicos bitolados q dizem querer distancia das coisas do mundo, como tb existe aqueles iguais a vc q estão abertos ao debate como forma de convivio com quem pensa diferente de ti.

tudo q é extremista faz mal e não é somente nesse assunto.
(edited)
2010-07-21 18:00:40
tudo q é extremista faz mal e não é somente nesse assunto.

onde assino?
2010-07-21 18:08:25
;D
2010-07-21 18:53:33
Uma pergunta aos que acreditam em Deus, de qualquer religião, sempre tive curiosidade em saber.

Segundo a religião de vocês, alguém que é ateu, mas faz obras de caridade, leva uma vida regrada e tal, é um exemplo de pessoa, poderá ser salva mesmo assim ou será condenada por não crer em Deus?
2010-07-21 19:01:19
segundo a religião ,essa pessoa não vale nada vai queimar no inferno.
2010-07-21 19:37:36
Matheus, se ao menos essa pessoa crer em Deus que ele veio para salvar, curar e mostrar as boas novas e que ele é o único e verdadeiro Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, se arrepender e pedir perdão dos seus pecados, essa pessoa será salva, tu e a tua casa, pois isso é demonstrar a fé, pois nada mais é do que a certeza do que não se vê.
2010-07-21 19:50:47
Mas a pergunta é justamente essa: uma pessoa boa que não crê em Deus, pode se salva?

Aliás, complementando a pergunta do Chester: quem tem mais possibilidades de ser salvo: Alguém que tem muita fé em Deus, mas é uma pessoa corrupta e com diversas atitudes questionáveis, ou um ateu que tem uma vida regrada, faz o bem sem esperar nada em troca, etc etc?

Outra: Pra onde foram Alexandre, o grande, Júlio César, Aristóteles, ou qualquer anônimo que viveu antes de cristo mas que seguia os costumes de sua época, venerando Zeus, Júpiter, Ísis, Odin, ou até outros que não conheciam o cristianismo, venerando, por exemplo, Tupã? Estão ardendo no fogo do inferno também?
2010-07-21 19:52:45
Segundo a religião de vocês, alguém que é ateu, mas faz obras de caridade, leva uma vida regrada e tal, é um exemplo de pessoa, poderá ser salva mesmo assim ou será condenada por não crer em Deus?

Matheus, se ao menos essa pessoa crer em Deus


se a pessoa é ateu, ele não cre em deus. :P
2010-07-21 20:33:57
Quanta gente falando em nome de Deus!!!

Lendo tudo isso, acho que resolvi o problema das controvérsias religiosas.

Basta perguntar ao pastor daquela igreja (fundada há 10 ou 20 anos) e pimba. Toda a verdade está ali.

Gente, não sejamos ingênuos. Toda interpretação é humana: não existe "a interpretação correta" da Bíblia segundo Deus. Por quê? Porque a lei de Deus não precisa ser interpretada por Deus, ora! Ele simplesmente sabe a verdade e pronto!

Agora, a gente não é assim. A gente precisa interpretar a Bíblia para conhecer as coisas de Deus. Por quê? Porque a Bíblia foi escrita por pessoas (ainda que inspiradas por Deus, mas mesmo assim pessoas falíveis), com palavras humanas (de língua aramaica, hebraica e grega), em determinada época e lugar, com determinados objetivos!

Qualquer leitura da Bíblia é interpretativa. QUALQUER. Não existe leitura literal da Bíblia. Vou dar como exemplo conceitos básicos das Escrituras. Em Gn 1, por exemplo, desde as primeiras palavras: "No princípio, Deus criou o céu e a terra". Ora, o que significa "no princípio"? Princípio de quê? Porque não era princípio de Deus, já que Deus não tem princípio. Então é princípio do mundo? Mas isso não está explícito! É questão de interpretação! Depois, "Deus". Outra questão de interpretação, pois há diferentes formas de conceituar Deus. Depois, "criou". Como assim? Criou do nada, criou de Si, criou de algo que já existia fora de Si? E "céu e terra". O que significa isso? Como Deus pode ter criado o céu antes do firmamento e a terra antes da terra (compare Gn 1, 1-2 e Gn 1, 6-10)?

E isso não é só coisa do Primeiro Testamento não. Nos Evangelhos você vê questões como essas a cada linha (e não só no de João, que é o mais místico e hermético).

Então, a pergunta é: QUAL É A SUA MATRIZ INTERPRETATIVA?

Se alguém me responde que a matriz interpretativa é a própria Palavra, é a Bíblia, é o Espírito Santo, é o próprio Deus, eu vou dizer que essa pessoa pode estar com um desses três problemas:

1. Ou ela não tem a menor idéia de onde vem a interpretação dela, e simplesmente aceita a interpretação que o líder religioso (seja padre ou pastor) diz, e, portanto, é incapaz de entender de onde ela está tirando tantas "verdades";

2. Ou ela está tirando essa interpretação toda da sua própria cabeça e aí o problema é maior ainda, pois está achando que é mais capaz do que centenas de gerações de sábios e estudiosos, de várias vertentes do Cristianismo, que dedicaram a vida toda à compreensão da Bíblia (e isso provavelmente sem ter lido nem um milionésimo dos estudos desses sábios, se é que já leu algum); rejeitar o testemunho de toda a tradição, ainda mais sem conhecê-la, nada mais é do que a soberba (um dos principais pecados cometidos pelos que tentam seriamente seguir o caminho da fé);

(e não adianta falar que é uma interpretação "orientada pelo Espírito Santo": se é assim, então por que o Espírito Santo só apareceu para guiar essa pessoa, e não todas as centenas de gerações de sábios, estudiosos e místicos anteriores, que têm interpretações bem mais coerentes uns com os outros?)

3. Ou ela está achando que é o próprio Jesus, e aí precisa ser internada no hospício.

Em resumo: quem fala que está dizendo a verdade das Escrituras, sem perceber que também está simplesmente dando uma interpretação particular da Bíblia, é que está mais distante da verdade, pois não reconheceu ainda nem mesmo sua ignorância.
2010-07-21 20:39:50
alguém que é ateu, mas faz obras de caridade, leva uma vida regrada e tal, é um exemplo de pessoa, poderá ser salva mesmo assim ou será condenada por não crer em Deus?

Segundo o catolicismo, as pessoas boas podem ir para o céu, mesmo que não conheçam ou não reconheçam Cristo. Senão todas as pessoas que nunca ouviram falar do Deus judaico-cristão (seja por viverem antes do surgimento do judaísmo, seja por viverem em lugares isolados) iriam para o inferno. O céu estaria vazio e o inferno lotado até cerca de 2.000 a.C., porque o judaísmo não havia surgido ainda. E tadinhos dos índios. Iriam queimar para sempre, simplesmente porque Deus, aquele malvado, os fez nascer longe da Europa cristã...

Não faz sentido, né.
2010-07-21 20:46:24
Perfeito texto!
2010-07-21 20:50:15
Message deleted

2010-07-21 20:50:38
Os católicos romanos tentam “fazer vista grossa” a estes claros princípios escriturais dizendo que não “adoram” Maria ou santos, mas que, ao invés, somente “veneram” Maria e os santos.

Adorar não é venerar. Ponto. Adorar é adorar, venerar é venerar.

Adorar é fazer adoração, é algo que só se faz diante de um Deus ou de uma manifestação divina.

Venerar, é reverenciar a memória de alguém. É lembrar da pessoa e de tudo que ela foi ou representa.

Até pode ter a Dona Nené e a Dona Clotilde que dizem que "adoram Maria", que "com Jesus tudo, sem Maria nada", mas elas têm uma religiosidade popular. Do ponto de vista teológico, está errado.

Não se deve confundir a religiosidade popular com teologia. O povo não se preocupa com definições e fronteiras precisas entre as coisas, basta agir com piedade. Quem se preocupa com precisão é o teólogo, e este jamais diria que alguém "adora" Maria.

Um erro grave é confundir as coisas propositadamente, generalizando o erro.

E mesmo que o erro seja involuntário, continua sendo um erro, pois para se dizer algo, deve-se ter certeza. Se alguém repete uma mentira que ouviu só porque ouviu, sem estudar para verificar se é mentira ou verdade, está mentindo da mesma forma, mentindo por preguiça de estudar...

O que você está fazendo é a mesma coisa que outra pessoa faria caso dissesse que todo pastor protestante é ladrão como os da Universal. Isso simplesmente não é verdade! A imensa maioria dos pastores protestantes, mesmo das igrejas pentecostais, é de gente séria e compromissada com a fé.

Então, não use da má-fé para disseminar mentiras... porque nesse jogo só quem ganha é a mentira, que não pode fazer parte da vida de quem segue uma religião!
2010-07-21 20:50:39
Até emendando essa última resposta tua, que já respondeu tua visão em relação ao meu questionamento anterior (gostaria de saber a visão de outrem também), também se possível acrescentar essa: E os animais? Qual seu destino? Porque alguns animais já atingiram um nível considerável de racionalidade, logo (milhares de anos) terão crenças e tal. Terão eles que venerar um Deus antropomórfico?
2010-07-21 20:59:09
Segundo Tomás de Aquino (que trabalhou beeeem antes do século XVI, portanto fala do ponto de vista do cristianismo europeu, seja católico, seja protestante), os animais não têm alma porque não tem a natureza racional - ou seja, não vivem no mundo da racionalidade abstrata, somente no mundo da experiência concreta.

Essa "racionalidade" que você fala não é a mesma que as pessoas têm. Um chimpanzé que fala em língua surdo-mudo 300 palavras, um cãozinho que entende 50 comandos, são bem diferentes de um ser humano que usa a lógica para construir argumentos complexos, equações matemáticas e instrumentos tecnológicos para compreender coisas concretas e abstratas...

Portanto, por não terem alma racional, os animais não vão para o céu. Nem para o inferno, nem para nenhum outro lugar. Voltam para a natureza, e ponto.

- Ah, mas eu sonhei com o meu cachorrinho que morreu, será que não era ele, eu ia ficar tão contente...

- Ah, mas então eu sonhei que comia a Gisele Bunchen, será que o espírito dela saiu do corpo dela e veio dar para o meu espírito aqui na minha casa?

Não, craque da perna torta, os sonhos não dizem nada sobre coisas que estão fora da nossa cabeça... os sonhos são só sonhos, e ponto final.