Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Religião

2010-10-06 20:08:45
O que é "interpretar certo" ou "interpretar errado"?
É não entender corretamento o que tá escrito, ué.
2010-10-06 20:10:16
Sei onde é.

:D

Qualquer dia vou lá. Quais os dias? Estou trabalhando pela noite, só tenho o domingo e o sábado livre...
2010-10-06 20:13:18
se consideramos (e eu considero) que Deus é um homem espiritual, como tal certamente Ele tem sua opinião acerca das coisas. Ele se agrada que busquemos nEle a fonte de todo conhecimento, mas pela Palavra em Atos, Deus não considera os tempos da ignorância:

Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; (Atos 17:30)

ou seja, ao meu ver, se você peca sem saber que é pecado, até que você adquira tal conhecimento, por esse pecado você não será considerado culpado. mas ao tomar conhecimento, por uma revelação bíblica ou de alguma outra forma, que o que você está fazendo é errado (inclusive a hermenêutica bíblica que você elaborou "na sua cabeça"), você deve imediatamente abandonar tal prática e confessar que o que estavas fazendo era errado (arrependimento).

assim, se você tem sua interpretação acerca de um determinado fato e essa opinião desagrada a Deus, pelo que está escrito na Bíblia, até que você tenha o conhecimento da vontade de Deus, você não será culpado por tal atitude.

agora isso remete a uma boa outra questão:
premissa: toda ação pecaminosa produz frutos de pecado associados a ela (lei da semeadura e colheita).
a questão é: se você comete um pecado sem saber que é pecado, você sofre ou não as consequencias (negativas), em vida (a questão de culpabilidade já está fora de questão), desse pecado?
(edited)
2010-10-06 20:14:44
sábado (19h) e domingo (18h). reunimos nas casas em reuniões familiares também... inclusive há uma aqui na minha casa (sábados 16h30). se quiser vir, me fala que te arranjo carona :-)
2010-10-06 20:15:55
É tão fácil interpretar de modos diferentes que existem várias ramificações dentro da própria igreja. Os católicos por terem muito mais organização, conseguiram se manter mais unido, as custas de escomungaçoes, incineração em praça pública, etc.
Os protestantes protestam até entre sí, e a cada dia surge uma nova seita em nome de deus.

Tudo é parabolas, e cada um entende e segue pelo caminho q acha correto...e tudo é tão fácil de crer, afinal quem poderá provar que não existe inferno ou céu, quem veio de lá pra dizer que sim ou que não? É tudo questão de fé...baseado em teoria.
2010-10-06 20:16:38
O que é "interpretar certo" ou "interpretar errado"?
É não entender corretamento o que tá escrito, ué.


Ataíde, a Bíblia não é prova de escola. É um livro muito intrincado, ou melhor: um conjunto intrincado de vários livros.

Você pode interpretar uma frase dita em um contexto erradamente. Mas interpretar um conjunto de livros erradamente... só se sua interpretação for inconsistente.

Contudo, como esse conjunto de livros não fala sobre um único tema, nem tem uma posição única sobre os temas a respeito dos quais fala, é perfeitamente possível ter várias interpretações consistentes com esses livros.

Respondido?
2010-10-06 20:27:16
É tão fácil interpretar de modos diferentes que existem várias ramificações dentro da própria igreja.
Na verdade, não é tão fácil interpretar não. É difícil. E por isso mesmo há várias correntes interpretativas na Igreja e nas igrejas.

Os católicos por terem muito mais organização, conseguiram se manter mais unido [i](UNIDOS), as custas (À CUSTA) de escomungaçoes[/i] (EXCOMUNHÕES)[/i], incineração em praça pública, etc.[/i]
Em primeiro lugar, se manter unido não tem nada a ver com concordância ou discordância de interpretação. Os católicos são unidos mas discordam em várias coisas, assim como os luteranos, assim como os anglicanos, etc.
Em segundo lugar, os católicos tiveram, um dia, a tradição interpretativa mais conhecida simplesmente porque era a mais antiga. Mas hoje em dia nem 1% dos católicos é capaz de interpretar as Escrituras de acordo com a tradição.
Em terceiro lugar, você está certo quando fala da Inquisição. O Tribunal do Santo Ofício perseguiu (e em cerca de 400 anos de funcionamento levou cerca de 2.000 pessoas à morte, mais ou menos equivalente à violência no Brasil em 20 dias) quem considerava que, de uma posição de destaque na hierarquia, ensinava doutrinas contrárias à tradição.

Os protestantes protestam até entre sí, e a cada dia surge uma nova seita em nome de deus.
Não os protestantes, mas os pentecostais. Nem todos os protestantes são pentecostais, não confunda as coisas. Se você quiser eu te explico a diferença.

Tudo é parabolas
Não, nem tudo são parábolas. Elas são mais comuns nos Evangelhos. No resto da Bíblia é difícil encontrá-las.

e cada um entende e segue pelo caminho q acha correto...e tudo é tão fácil de crer, afinal quem poderá provar que não existe inferno ou céu, quem veio de lá pra dizer que sim ou que não? É tudo questão de fé...baseado em teoria.
Na verdade, é tudo tão difícil de crer. O impressionante não é a quantidade de ateus, o impressionante é a quantidade de fiéis.
2010-10-06 20:41:02
Tá..vc me corrigiu nos erros de português, mostrou que eu sou burro, e enrolou enroulou com palavras difíceis e não desmentiu nada do que eu disse.
A religião de vcs é tão confusa, não se entendem nem entre sí e querem enfiar goela abaixo ensinamentos que nem vcs mesmo sabem interpretar.

Até um idiota como eu sabe que religião é nada mais do que uma coisa criada pelos líderes, pra manter seus governados na linha através do medo.
Se você fizer isso você vai pro inferno, se você fizer aquilo terá a recompensa depois da vida....( depois da vida? que papo mais doido). Você já viu alguém voltar do cemitério pra te dizer sobre vida após a morte?
Ah..ta na bíblia..escrita por quem? Por homens. É só um livro, uma mitologia criada, muitas vezes confundida com outras mitologias ainda mais antigas do que a mitologia cristã..só coincidência? Acho que não.


2010-10-06 21:00:43
vc num é burro lokinho :**
2010-10-06 21:00:49
e não desmentiu nada do que eu disse.
Errado, se você leu direito viu que desmenti quase tudo que você disse.

A religião de vcs é tão confusa,
Acho que a confusão está em outro lugar: na cabeça de quem não consegue alcançar a mínima compreensão de algo que não é simples, mas complexo (e não confuso). Complexidade não é o mesmo que confusão.

querem enfiar goela abaixo ensinamentos
Alguém já te prendeu por não ser cristão? Alguém já te ameaçou de morte por isso? Então cristão nenhum jamais quis enfiar nada na sua goela...

ensinamentos que nem vcs mesmo sabem interpretar.
Discordar da interpretação significa o contrário: significa que se sabe interpretar. Agora, querer uma única interpretação não é sinal de ter encontrado a verdade: é sinal de que não se entendeu nada, e que se quer alguém dizendo o que se deve acreditar. Não é o caso dos cristãos conscientes.

Até um idiota como eu
Isto é você quem diz.

religião é nada mais do que uma coisa criada pelos líderes, pra manter seus governados na linha através do medo.
Você não sabia que na maior parte da história do cristianismo, a Igreja esteve em confronto com a nobreza ou com os Estados? Aliás, é esta uma das principais causas da Reforma: o desejo de príncipes e reis alemães/holandeses/ingleses romperem a influência indesejada de Roma em seus Estados.

Se você fizer isso você vai pro inferno, se você fizer aquilo terá a recompensa depois da vida....( depois da vida? que papo mais doido). Você já viu alguém voltar do cemitério pra te dizer sobre vida após a morte?
Você já morreu pra saber? Nem eu. Na verdade, o cerne do cristianismo não é o conjunto de ensinamentos sobre o que tem depois da vida: é o que tem agora. Poucas coisas você lê na Bíblia sobre o que haveria após a morte. A questão é o aqui e o agora. O cristianismo é uma religião dos vivos para os vivos.

Ah..ta na bíblia..escrita por quem? Por homens.[i]
Sim, a Bíblia foi escrita por homens. Você queria que fosse Deus a escrevê-la diretamente? Em que o fato de ela ser escrita por homens para os homens diminui sua importância?

[i]É só um livro

Não é "só um livro". É um livro extremamente importante na história da cultura humana. A partir dele se criaram todos os valores ocidentais. Se você nunca estudar a Bíblia, nunca vai conseguir entender de onde vem tudo o que você pensa e crê.

uma mitologia criada
Religião não é a mesma coisa que mitologia. Se quiser, eu te explico.

muitas vezes confundida com outras mitologias ainda mais antigas do que a mitologia cristã..só coincidência? Acho que não.
Obviamente, as fontes do cristianismo são mais antigas que o próprio cristianismo. Ele nasceu do judaísmo, e mesmo a Torá (que é praticamente o Antigo Testamento cristão) tem origens bem mais antigas que o judaísmo; há vários mitos sumérios, por exemplo, nas narrativas de Genesis. Mas qual o problema disso? Só um tapado acharia que a Bíblia teria que ter sido entregue por Deus diretamente, sem uma história de sua criação, do nada, sem influências. A Bíblia é importante por si, não por ser "limpa" de influências ou por ter vindo "do nada"!

O que você queria não é uma religião: é mitologia, é pensamento mágico. Por a religião não ser mitologia, por a religião não ser mágica, você faz beicinho e não quer religião.
2010-10-06 21:10:14
Pra mim continua sendo mitologia. Faz tanto sentido quanto a história do senhor dos aneis.
Eu creio nas coisas que vejo. O resto depende da fé, e a fé cria os mitos.
2010-10-06 21:19:31
Religião é crença, mas envolve razão e discussão. Religião não tenta explicar os fenômenos do mundo, mas tenta apresentar critérios para a ação do homem no mundo. Religião é um fenômeno humano de fundo moral.

Mitologia é crença, mas crença acrítica. Não faz sentido discutir, de dentro da mitologia, a verdade a respeito dela mesma. Mitologia tenta simplesmente explicar os fenômenos do mundo. Mitologia não tenta apresentar critérios para a ação do homem no mundo. Mitologia não é um fenômeno moral, mas simplesmente explicativo da natureza.

Eu creio nas coisas que vejo
Bom pra você. Só que você vai perder um monte de coisas: não vai crer nos átomos, nos campos de energia que estuda (ou estudou) na escola, no potencial elétrico, na existência do tempo (sim, porque você não vê o tempo quando olha para o relógio; você vê o relógio), no amor, no subconsciente, na História, no Big Bang... vixe, você deve viver uma vida bem triste, viver condenado ao aqui e agora dos sentidos... deve ver as coisas mais ou menos do jeito que Malu vê.

(Malu é minha cachorra, uma basset-houd).
2010-10-06 21:41:43
Respondido?

O Rac entendeu melhor a minha pergunta. Eu quero saber se a pessoa vai pagar ou não o pecado que ela não sabia que estava cometendo.
2010-10-06 21:52:13
Vamos lá.

Todo mundo sabe basicamente o que é certo e errado.

Ninguém faz uma dessas coisas achando certo:
- matar um inocente
- roubar
- xingar o pai ou a mãe
- mentir
- se embriagar ou se empanturrar de comida até não aguentar
- comer a mulher de alguém
- ficar que nem tarado só pensando e/ou fazendo sexo (individual, a dois ou a mais de dois)
- jurar por Deus a sério

etc.

Todo ser humano já tem, de fábrica, certas regrinhas. Quem diz isso é tanto a religião, quanto a filosofia, quanto a antropologia (Levi-Strauss e cia).

Então, não dá pra fazer essas coisas e dizer que não sabia que era errado. Você simplesmente sabe quando é errado. E se acha normal xingar os pais, dar porrada ou matar inocentes, mentir, roubar etc., é porque já perdeu os parâmetros de humanidade e já não é mais uma pessoa decente. Não do ponto de vista da religião, mas do ponto de vista da própria natureza humana.
2010-10-06 21:53:20
Obrigado pela resposta. Interessante saber.

E concordo com você no ponto em que somente os livros de história não dão nem uma base para quem quizer entender esse período negro da história. Mas também completo dizendo que variando as fontes primárias variar-se-a a noção de verdade. Como a maior fonte de informações, ou a fonte que prevaleceu politicamente foi a fonte catálica, a tendencia de quem procurar informações diretamente desse período é achar informações que validem a idéia católica, não necessariamente sendo verdade.

Abraço!
2010-10-06 21:54:15
E não venha com o papo de que "é cultural".

Antes de falar isso, vá ler os estudos de antropologia sobre o tema.

Há certas constantes morais em TODAS as culturas. São basicamente essas que eu listei (e que são mais ou menos os mandamentos do Decálogo).

O que eu estou dizendo é do ponto de vista da religião, mas também é do ponto de vista da ciência.