Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Religião

2010-10-06 21:54:15
E não venha com o papo de que "é cultural".

Antes de falar isso, vá ler os estudos de antropologia sobre o tema.

Há certas constantes morais em TODAS as culturas. São basicamente essas que eu listei (e que são mais ou menos os mandamentos do Decálogo).

O que eu estou dizendo é do ponto de vista da religião, mas também é do ponto de vista da ciência.
2010-10-06 21:55:30
Um dos motivos que me faz não acreditar nessas coisas é a variedade de religiões que tem pelo mundo, a mais praticada não tem nem 1/5 da população mundial, então quer dizer que no mínimo 80% da população está condenada mesmo sem ter feito nada de errado?
2010-10-06 22:03:34
Mas também completo dizendo que variando as fontes primárias variar-se-a a noção de verdade.
Correto.

Como a maior fonte de informações, ou a fonte que prevaleceu politicamente foi a fonte catálica, a tendencia de quem procurar informações diretamente desse período é achar informações que validem a idéia católica
Na verdade, há três grandes fontes da filosofia e teologia medieval: os livros dos filósofos/teólogos católicos, dos filósofos/teólogos judeus e dos filósofos/teólogos muçulmanos. Somente bebendo dessas três fontes dá para entender minimamente o que foi a Idade Média.

Agora, você pode perguntar por que as fontes primárias medievais sempre são religiosas. É simples.

Na Idade Mèdia, a educação sofreu um colapso. Com a queda do Império Romano, acabou-se a estabilidade política e, consequentemente, o processo de educação pública, o processo de alfabetização, mesmo para as classes dominantes. A população precisou sair das cidades, ir para o campo, para poder sobreviver. E ninguém tinha tempo de estudar: era preciso trabalhar nas lavouras feudais.

Onde a cultura permaneceu, onde continuou sendo necessário ter uma educação mais completa? No âmbito religioso! Foi nos monastérios, foi nos centros religiosos urbanos, foi na casa dos bispos, foi nas mesquitas, foi nas sinagogas que a cultura foi preservada. Por isso, todos os indivíduos capazes de ler e escrever na Europa a partir do século VI-VII vinham das fileiras religiosas, o que significa que eles pensavam com a cabeça religiosa.

Por isso, não foi uma imposição da Igreja, não foi produto de censura, o fato de que a imensa maioria dos livros medievais (de qualquer das três tradições religiosas que citei) tratavam de assuntos do ponto de vista religioso: foi uma consequencia natural do fato de que os próprios filósofos/teólogos/escritores tinham sua cabeça formada a partir da matriz religiosa, e achavam perfeitamente natural que assim fosse - afinal, foi no âmbito religioso que aprenderam toda a cultura que tinham, e o pensamento religioso naturalmente conformou a possibilidade de suas filosofias.
2010-10-06 22:06:49
Mas você não percebe a beleza disso?

Do fato de que há várias religiões não se pode depreender que não se deve ter fé.

Muito pelo contrário.

Do fato de que há tantas religiões, e religiões que têm mais ou menos as mesmas regras morais básicas (que são mais ou menos as regras do Decálogo), pode-se perceber que alguém que siga uma religião com fé vai agir mais ou menos do mesmo modo que outra pessoa que siga outra religião com a mesma fé.

Tire a sua própria conclusão deste fato.
2010-10-06 22:07:26
Muitos são chamados e poucos são os escolhidos pode ter algum sentido afinal. :P
2010-10-06 22:09:53
Mas você não percebe a beleza disso?

Do fato de que há várias religiões não se pode depreender que não se deve ter fé.

Muito pelo contrário.

Do fato de que há tantas religiões, e religiões que têm mais ou menos as mesmas regras morais básicas (que são mais ou menos as regras do Decálogo), pode-se perceber que alguém que siga uma religião com fé vai agir mais ou menos do mesmo modo que outra pessoa que siga outra religião com a mesma fé.

Tire a sua própria conclusão deste fato.


Não assino em baixo.
2010-10-06 22:11:49
Você sabe mesmo distorcer o que eu digo.
*Quando eu disse que os católicos se mantém unidos, eu me referí ao que eles pregam, mesmo discordando de algumas coisas, eles procuram seguir a mesma linha de pensamento para não confundir os fiéis. Ao contrários dos crentes ( protestantes, pentecostais, ou sejá lá o que for ), que a cada dia fundam uma nova seita.

*Alguém já te prendeu por não ser cristão? Alguém já te ameaçou de morte por isso? Então cristão nenhum jamais quis enfiar nada na sua goela...
Nem preciso explicar isso...

*Discordar da interpretação significa o contrário: significa que se sabe interpretar. Agora, querer uma única interpretação não é sinal de ter encontrado a verdade: é sinal de que não se entendeu nada, e que se quer alguém dizendo o que se deve acreditar. Não é o caso dos cristãos conscientes.
Então você acha que pode se interpretar de formas diferentes? Que a verdade não é uma só?
Então, pelo que você está dizendo em qualquer destas religiões pode conter a verdade...ou em nenhuma, depende da interpretação.

*Até um idiota como eu
Isto é você quem diz.

É..eu não lí os livros que você leu. Perto da sua vasta sabedoria eu me sinto um idiota. :b

*religião é nada mais do que uma coisa criada pelos líderes, pra manter seus governados na linha através do medo.
Você não sabia que na maior parte da história do cristianismo, a Igreja esteve em confronto com a nobreza ou com os Estados? Aliás, é esta uma das principais causas da Reforma: o desejo de príncipes e reis alemães/holandeses/ingleses romperem a influência indesejada de Roma em seus Estados.

A religião vem muito antes de existir Roma. Ela pode ter se tornado religião cristã depois de Cristo, mas os ensinamentos que levaram essas pessoas a crerem em Jesus Cristo vem muito antes disso, desde as pregações dos profetas do antigo testamento. Se não fossem as profecias não haveria messias.
Essa parte eu tenho certeza que você entendeu, mas distorceu o que eu disse.

*Se você fizer isso você vai pro inferno, se você fizer aquilo terá a recompensa depois da vida....( depois da vida? que papo mais doido). Você já viu alguém voltar do cemitério pra te dizer sobre vida após a morte?
Você já morreu pra saber? Nem eu. Na verdade, o cerne do cristianismo não é o conjunto de ensinamentos sobre o que tem depois da vida: é o que tem agora. Poucas coisas você lê na Bíblia sobre o que haveria após a morte. A questão é o aqui e o agora. O cristianismo é uma religião dos vivos para os vivos.

Outra distorção.
Eu concordo em vários aspectos com a filosofia de vida dos cristãos, no que se refere ao agora. Mas esses ensinamentos não são exclusividade dos cristãos. Todas as religiões pregam o amor ao próximo, o perdão, etc e tal. O que se discute é a doutrina da crença em deus, no deus dos cristãos é claro, antes que vc distorça isso também, dizendo que as outras religiões também creem em seus deuses.


Ah..ta na bíblia..escrita por quem? Por homens.[i]
Sim, a Bíblia foi escrita por homens. Você queria que fosse Deus a escrevê-la diretamente? Em que o fato de ela ser escrita por homens para os homens diminui sua importância?

A partir do momento em que não se pode provar nada do que está escrito alí.

É só um livroNão é "só um livro". É um livro extremamente importante na história da cultura humana. A partir dele se criaram todos os valores ocidentais. Se você nunca estudar a Bíblia, nunca vai conseguir entender de onde vem tudo o que você pensa e crê.
Sim , é só mais um livro.

Religião é crença, mas envolve razão e discussão. Religião não tenta explicar os fenômenos do mundo, mas tenta apresentar critérios para a ação do homem no mundo. Religião é um fenômeno humano de fundo moral.
Então aqui você concorda comigo que... (Até um idiota como eu sabe que religião é nada mais do que uma coisa criada pelos líderes, pra manter seus governados na linha através do medo. )
Eu não preciso de religião pra ter uma boa conduta.

Eu creio nas coisas que vejoBom pra você. Só que você vai perder um monte de coisas: não vai crer nos átomos, nos campos de energia que estuda (ou estudou) na escola, no potencial elétrico, na existência do tempo (sim, porque você não vê o tempo quando olha para o relógio; você vê o relógio), no amor, no subconsciente, na História, no Big Bang... vixe, você deve viver uma vida bem triste, viver condenado ao aqui e agora dos sentidos... deve ver as coisas mais ou menos do jeito que Malu vê.
Todas essas coisas eu posso ver.
Toda matéria é formada por átomos, como eu não poderia ver ele? Como não ver os campos de energia, se agora mesmo eu estou vendo ele funcionar aqui na minha frente? Como não ver o amor,ou ódio ou qualquer outro sentimento, se eles fazem parte da nossa natureza? Até a sua cadela Malu pode ver isso, faz parte da natureza dela também.

Alguma vez você já viu deus?
2010-10-06 22:17:01
Na verdade, há três grandes fontes da filosofia e teologia medieval: os livros dos filósofos/teólogos católicos, dos filósofos/teólogos judeus e dos filósofos/teólogos muçulmanos. Somente bebendo dessas três fontes dá para entender minimamente o que foi a Idade Média

Concordo plenamente. Só que infelizmente o que acontece é que qualquer um que for estudar a fundo já terá pré-conceitos sobre essa época. E aquele que for estudar sem um pré-conceito sobre essa época terá um pré-conceito contra a religião. De qualquer forma a interpretação sofrerá dano.

Onde a cultura permaneceu, onde continuou sendo necessário ter uma educação mais completa? No âmbito religioso! Foi nos monastérios, foi nos centros religiosos urbanos, foi na casa dos bispos, foi nas mesquitas, foi nas sinagogas que a cultura foi preservada. Por isso, todos os indivíduos capazes de ler e escrever na Europa a partir do século VI-VII vinham das fileiras religiosas, o que significa que eles pensavam com a cabeça religiosa.

Esse é um dos pontos que me faz não entender porque tanta gente acha que a religião quer cegar a todos sempre...

Por isso, não foi uma imposição da Igreja, não foi produto de censura, o fato de que a imensa maioria dos livros medievais (de qualquer das três tradições religiosas que citei) tratavam de assuntos do ponto de vista religioso: foi uma consequencia natural do fato de que os próprios filósofos/teólogos/escritores tinham sua cabeça formada a partir da matriz religiosa, e achavam perfeitamente natural que assim fosse - afinal, foi no âmbito religioso que aprenderam toda a cultura que tinham, e o pensamento religioso naturalmente conformou a possibilidade de suas filosofias.
De qualquer forma a maior das correntes era católica. Há também informações protestantes desde o início do terceiro século, onde os protestantes vêem que a igreja católica se distânciou das doutrinas bíblicas, embora raras, é claro. A maior fonte de literaturas protestantes só começa a ser notória depois de Lutero, é claro.
2010-10-06 22:26:50
Essas coisas que você listou são claras, digo coisas mais simples. Existe uma religião que as mulheres não podem cortar o cabelo (sempre esqueço qual é), então quer dizer que todas as outras mulheres que fazem isso estão pecando (se realmente for proibido) mesmo sem saber que é proibido?
2010-10-06 23:40:30
Ora, faça-me o favor, Ferdam! Não diga absurdos.

Falou comigo ?

Se não percebeu, parei de discutir com você a umas 10 páginas atrás.

2010-10-06 23:43:21
Alguma vez você já viu deus?

Eu já. Muitas vezes. :)
2010-10-07 00:57:55
Só acrescentando (bem sucintamente) uma informação relativa à Idade Média, fiz uma pesquisa na época da graduação: como "a" Roxxy escreveu, esse período foi um dos que mais focaram na cultura. Tanto que foi nessa época que foram criadas as Universidades. A primeira foi no Marrocos, se não me engano. A primeira europeia foi em Bologna, seguida de perto por Paris e Oxford.

Ironicamente, a Universidade de Paris foi desativada com o início da Revolução Francesa (fim da idade moderna), voltando à ativa somente 100 anos depois.
2010-10-07 04:47:03
Manda um salve do BDG!
hahahaha


Brincadeiras a parte, o chato de discutir isso é que quando não tem mais argumento vem com 'mais deus escreveu isso em de tal tal tal forma'

Como vamos discutir sua existência, se as possíveis respostas é dada por ele? Não faz sentido!
2010-10-07 04:53:17
prova por negação da contradição? premissa de pre-existencia?

quem entende minimamente de logica de predicados sabe que é possível discutir nessa situação.
2010-10-09 17:48:23
2010-10-10 05:06:24
embora eu seja a favor de uma boa discussão.

esse topico nao vai chegar a nenhum lugar,e
não nos levara a uma nivel de compreensão maior da crença ou
descrença do homem em deus.

discussões como
quem veio primeiro, Ovo ou a Galinha.
BigBang ou Um Deus criador.
mostram que ninguem chega a nenhum lugar.