Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Investimentos

2008-06-16 23:33:34
No meu caso, nesse início, a minha idéia é pegar uma grana qq e deixar lá em paéis de baixo risco, p/ ver o resultado a longo prazo mesmo.

vc mesmo respondeu...pra qm naum tem mto tempo pra comprar e vender as ações, o fundo tá aí pra isso...
2008-06-16 23:35:55
Message deleted

2008-06-16 23:36:04
Eu sempre dou um "Beijão" nela ! ;)

Ainda mais quando se trata de consultoria financeira !
2008-06-16 23:36:39
O Real tá cobrando agora 1.5% na Petrobras e Vale, com aplicação mínima de 1000 reais.

que bom que se adequaram ao mercado :)...se não fosse o leão eu mudava meu investimento pra lá.
2008-06-16 23:48:36
Lembro que me disseram uma vez: "Se você espalha suas aplicações, você vai ganhar um pouco em umas, perder um pouco em outras, e no final, elas acabam se compensando. O ideal é você aplicar em apenas um lugar e cuidar muito bem dela."

Eu tava pensando em aplicar meus trocados tb, mas nada grande. Só tô tava querendo me precaver de uma inflação mais alta... Qualquer aplicação corrige meu dinheiro pela inflação? Fazer uma poupança já resolve?
2008-06-17 03:02:11
A reclamação do gerente lá da minha conta era justamente o fato do meu dinheiro estar todo na poupança. Segundo ele, o mínimo que eu tinha que fazer era pro no cdb.
2008-06-17 03:12:37
Até hj não tive nenhum problema com eles e nem meu amigo.

Eu fiquei mto tempo em fundo de investimento justamento pela falta de tempo de acompanhar a bolsa. Agora tb não tenho mto tempo, mas como o investimento é a longo prazo e eu não tenho to com mto $$ pra investir, fico mais acompanhando mesmo pq vai que acontece alguma coisa.

A vantagem da Umuarama pra quem opera com pouco dinheiro é que a taxa de corretagem é baseada no volume total de negociações do dia, enquanto outras corretoras cobram por cada negociação que vc faz (compra ou venda). Esse foi um dos motivos que escolhi a corretora.
2008-06-17 04:58:02
Como profundo conhecedor do assunto (investimentos), mestre em economia e a humildade em pessoa, respondo algumas perguntas para ajudar:

Qualquer aplicação corrige meu dinheiro pela inflação? Fazer uma poupança já resolve?


Não a primeira pergunta e não a segunda. Poupança dá, em média, 7,5% de rentabilidade anual com correção mensal (ou seja, não rende nada se você aplicar por 20 dias). A inflação média dos últimos anos tem ficado entre 4,5% e 5%. Portanto você ganha a diferença, não é protegido por nada (nem por outro Collor).

Aplicações de longo prazo podiam chegar até 12% com essa nova taxa de juros com rentabilidade líquida entre 9% e 10% dependendo do tempo de investimento (imposto de renda segue uma grade decrescente pelo tempo de aplicação entre 22,5% (menos de 6 meses) e 15% (mais de 2 anos)) quase sempre com rentabilidade diária (com CPMF e juros mais baixos as aplicações de curto prazo podiam render menos que a poupança em alguns casos).

Lembrando que fundos são investimentos que seguem uma carteira fixa (definida pelo administrador do fundo) em sua maioria das vezes composta por letras do tesouro nacional LTN e letras financeiras do tesouro LFT ou ainda fundos com referência DI (depósito interbancário) todos com base na selic e no final com rentabilidade próximas. Ou seja são aplicações conservadoras, de baixo risco (vale sempre a pena comparar o histórico de rentabilidade no site do seu banco, eles tem que manter no mínimo uma rentabilidade dos ultimos 36 meses). Mas cada fundo tem sua regra, elas variam bastante e fica até difícil generalizar por isso tenho que ficar usando "geralmente" ou "quase sempre" porque tem sempre fundos que fogem a regra.

Dicas: Existem fundos de investimento com proteção contra inflação (ou seja ele rende por exemplo IPCA + x% ou IGP-M + x% geralmente no nome do fundo) mas que historicamente tem tido rentabilidade abaixo de fundos de longo prazo em LFT para quantias mais significativas. Ou seja, se a inflação se mantiver nos níveis atuais ou diminuir não costumam valer a pena. Não indico também no momentos investimentos com referências cambiais (muito menos dólar), dívida externa ou Off Shore.

Recomendo que se façam aplicações em fundos pós-fixados por o mercado já trabalha com taxa de juros futuros até maiores de 14%. Ou seja apliquem em renda fixa pós fixada (veja no site de investimentos do seu banco o tipo de investimento do fundo ou fale com algum gerente) e, é claro não coloquem 200 reais porque os bancos sempre oferem fundos com mais rentabilidade para quem aplica 10 mil, 20 mil, 50 mil e etc.

Quem quiser brincar com ações ou ainda opções (cachaça pura não recomendável ao pequeno investidor) que saiba bem o risco. Isso dá dinheiro e tira dinheiro também. Não é um bixo de 7 cabeças mas recomendo sempre que se invista por um tempo (depende de cada um mas digo 1 ano por exemplo) em fundos e com uma porcentagem de 20% a 30% do seu capital e ir acompanhando as oscilações do mercado, principalmente os ativos que se quer investir. As "blue chips" do Brasil são Petrobrás, Vale, Usiminas, Gerdau, CSN - Siderúrgica Nacional, Bradesco, Itau e Banco do Brasil basicamente. São os ativos com mais liquidez. Acompanhem durante um tempo as oscilações dos ativos que pretendem investir pra depois entrarem em compra direta. Eu mantenho 90% do meu capital em ações (não opero com opções) mas com a consciência dos riscos desses investimentos. E sem acompanhamento prévio é muito difícil reconhecer pontos bons de compra e pontos de venda de seus ativos.

Boa sorte e muito dinheiro a todos.
(edited)
2008-06-17 15:42:50
Bem, então pelo menos eu não devo ter feito tão errado. Como meu dinheiro sempre ficou parado no banco, só naquelas contas poupanças que são vinculadas à corrente, acabou que transferi a maior parte para um cdb pós-fixado. Esse dinheiro eu quero deixar lá e esquecer pelos próximos anos, pelo menos até começar a conhecer melhor as outras formas de investimentos e buscar algo mais rentável.

Minha idéia nesse início de aventura no mercado de ações era investir em blue chips mesmo. pelo menos até entender o mecanismo... Optando por isso, você ainda acha melhor investir em fundos mesmo ou no mercado direto? Eu queria até ver se começava logo por esses dias, aproveitando que a Vale tá numa baixa forte.
2008-06-18 08:33:08
Leo, as taxas cobradas pela minha corretora estão nesse link

Qualquer coisa te explico melhor hj mais tarde :)
2008-06-18 14:19:39
Acho que muitos já deram boas resposta que não devem ficar muito longe dessa.
Em todo caso, deixo a resposta da minha ex-esposa para análise.

Fê, desculpe pela demora no retorno.

O que você chama de valores normais ???
No caso do CDB a taxa a ser negociada estará diretamente ligada ao valor a ser aplicado logo, quanto maior o valor melhor a taxa. Sendo assim, valores inferiores a R$ 50m normalmente não conseguem taxas atraentess, o poder de barganha está no valor. Não sei se seu amigo fez aplicação em CDB com taxa pré ou pós-fixada.
No caso de fundos mais tradicionais e seguros, menos sujeitos às oscilações de mercado, minha recomendação é o fundo lastreado na rentabilidade do CDI. Nesse caso o investidor A não é diferenciado do investidor B em termos de taxa, portanto para quem possui valores medianos essa aplicação é mais recomendável. Peça que seu amigo verifique junto ao banco dele a rentabilidade líquida, já descontada a taxa de administração, dos últimos 12 meses e que faça comparação desta com a variação do CDI no mesmo período.
Com relação ao investimento de risco: Ações.- horizonte sempre de médio e longo prazo. O valor a ser investido não pode comprometer a saúde financeira do seu amigo, tem que ser um valor o qual ele não precisará dispôr por um bom tempo. No caso de pessoas jovens, recomendo no máximo 30 a 40% do total que ele possui para investimentos, o restante deverá ser aplicado em algo mais tradicional para não comprometer pois nunca sabemos se ocorrerá alguma emergência ...Caso ocorra ele poderá resgatar essa aplicação e não a de ações(que poderá por exemplo estar passando por um período de baixa da bolsa, se ele resgatar no tempo errado sairá perdendo muito mais).
Difícil dizer , sem saber o valor, se ele deve aplicacar em fundos de ações ou procurar uma corretora de valores para fazer aplicações diretamente em ações escolhidas. Normalmente existe um mínimo que varia de corretora para corretora.
Se fôr valor mediano é preferível um fundo de ações administrado pelo banco.
Existem diversos tipos de fundos de risco , alguns 100% em ações, outros mesclam percentual de ações e outros papéis ( CDB, debêntures etc), e outros concentram papéis de empresas específicas. Acredito que o Bradesco, por exemplo, possui fundo concentrado em ações Petrobrás e Vale. Lembre-se de que Vale e Petrobrás são "blue-chips" portanto estão mais sujeitas à especulação e variação tanto negativa quanto positiva.
Espero ter ajudado, Bjs, Mi
2008-06-18 14:47:28
Po, laerg... Essa tua é cara p/ kct, chega a 40 reais de corretagem e ainda cobra custódia. :s

Um amigo meu usa a Ativa, lá tá 15 de corretagem, sem custódia...
2008-06-18 14:49:46
Valeu, ferdam, perfeito! :)

Os fundos que me ofereceram no Real eram esses concentrados em ações de determinadas empresas, como Vale e Petrobrás.
2008-06-18 17:44:31
Claro que não leo.. depende do tanto de compra/venda que vc faz por dia. A minha cobra pelo volume total de compra/venda por dia. Eu conheço outras, como a Ágora, que cobra 20 reais de corretagem por cada operação de compra ou venda.

Por exemplo, se hj eu fiz 3 negociações (2 de compra e 1 de venda) num total de 3k reais. Na minha corretora eu pagaria 40 reais de corretagem e na Ágora eu pagaria 60. Além de escolher uma boa corretora, vc tem que olhar esses detalhes das taxas pra não sair pagando mais caro.

Dei uma olhada nessa Ativa e o modelo de cobrança é parecido com a Ágora, a diferença é que o valor da corretagem é de 15 reais... hehehe

Esse tipo de cobrança vale a pena qdo vc faz uma compra/venda com valor mto alto por dia. Se vc todo dia faz negócios com valor baixo é melhor a corretagem por porcentagem.
2008-06-19 04:53:03
Então, mas pro meu caso, que é o de deixar a grana lá p/ ver o q dá a longo prazo, não vale pagar custódia ou essas taxas. Faço uma operação de compra agora e sei lá qd vou mexer de novo...
2008-06-28 02:47:45
vcs têm alguma indicação de blue chip pros próximos meses? Eu já fiz meu cadastro, comecei pondo metade da grana na vale5 e metade na petr4. Tava pensando em por mais um pouco no mês que vem, mas aí fiquei em dúvida se vale a pena investir mais nessas ou diversificar um pouco a carteira. Me indicaram o Banco do brasil, mas pensei numa siderúrgica. Tô acompanhando csn, gerdau e usiminas, mas ainda nào sei interpretar muito bem os gráficos.