Subpage under development, new version coming soon!
Subject: Mercado da Bola
Naquele tempo acho que quase todos os jogadores da seleção brasileira atuavam no Brasil. Imagino como era o nível do nacional naquele tempo.
Alguns sairam, mas eram muito poucos. Normalmente saiam pra jogar em times sulamericanos. Acho que as transferências para a Europa começaram mesmo do meio pro final da década de 60. Mesmo assim, era muito raro.
Lembrei agora do Evaristo no Real, mas não sei a data.
Em São Paulo, o Palmeiras batia de frente com o Santos, e o Corinthians já era um 'gigante' nacional também. Só que esses dois últimos não forneceram tanto a seleção.
Sem tradição mesmo só o São Paulo Futebol Fashion.
Sem tradição mesmo só o São Paulo Futebol Fashion.
Final dos anos 50, eu acho. Ele e o Didi.
Mas acho que o Falcão que abriu o mercado pros brasileiros na Europa.
Evaristo foi pra Espanha em 57, Mazzola foi em 58 e Didi em 59. Curioso é que Evaristo era titular na seleção, perdeu a vaga pro Mazzola, que durante a Copa de 58 perdeu a vaga pra um tal de Pelé.
Q sairam, tiveram vários nesses anos, mas a massificação achoq foi mais p/ década de 80. Da seleção de 82 p/ frente, praticamente todos foram jogar fora, a diferneça é q eles brilhavam nos times, na seleção e saiam. Hoje eles saem antes mesmo de ir pra seleção, muitas vezes jogam uma temporada só pelo clube.
Sim, o Falcão consolidou o mercado europeu para os jogadores brasileiros, que até então eram vistos pelos treinadores de lá como pouco obedientes taticamente. O Taffarel consolidou o mercado europeu para os goleiros brasileiros, que até então eram visto como frangueiros pelos treinadores europeus! :)
Pensei q o Deivid fosse junior do santos, sempre pensei isso :x
Passou hoje no EE. O Inter foi jogar a Copa do Brasil contra um time de Brasília, venceu por 7x0. Mesmo assim o Fernando Carvalho (?) levou o Lúcio para os juniores do Inter. Ficou lá um tempinho e depois subiu para o time principal.
Mas conta como revelado no Inter né cara, ele jogou um jogo só pelo Guara, que foi contra o Inter, e ele tinha 18 anos apenas
Depois tem quem diga que o Fernando Carvalho não é um bom dirigente :S
Olheiro é uma coisa, dirigente é outra totalmente diferente.