Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Campeonato Brasileiro de 1987 (Copa União)

2009-12-01 12:29:51
garrincha to All
Bom, estou abrindo esse tópico porque de vez em quando um assunto em qualquer outro tópico descamba pra esse assunto, não importando o assunto inicial.
Exemplos:
- Sport foi rebaixado... blablabla... segunda divisão... blablabla... módulo amarelo... Campeonato Brasileiro de 1987!
- São Paulo disputando o título... blablabla... hexacampeonato... blablabla... Flamengo penta ou não... blablabla... Campeonato Brasileiro de 1987!
- Copa do Mundo... blablabla... Brasil penta... blablabla... Flamengo... blablabla... Campeonato Brasileiro de 1987!
- Udinese jogou com o Milan... blablabla... Udinese, time que Zico jogou... blablabla... Flamengo... blablabla... Campeonato Brasileiro de 1987!
- Jogos Mortais... blablabla... Filmes de terror... blablabla... Freddy... blablabla... Camiseta parecida com a do Flamengo... blablabla... Campeonato Brasileiro de 1987!
- Novela das 8... blablabla... rede globo... blablabla... Campeonato Brasileiro de 1987!

Assim, sempre quando se foge do assunto principal para começar a discutir se o Flamengo é penta, hexa, tri, se o Sport ganhou a primeira ou segunda divisão, redirecionem a discussão pra cá!
2009-12-01 12:32:42
A Justiça Comum já decidiu, não há mais discussão. O Sport é campeão brasileiro de 1987 de fato e de direito, com processo transitado em julgado.
2009-12-01 12:37:00
E, antes de mais nada, vou dizer que esse é um dos piores assuntos pra se discutir, já que as opiniões, em sua grande maioria, são completamente influenciadas pelo clube que a pessoa torce, principalmente os mais novos que não estavam lá na época para entender o contexto.

São os torcedores do Flamengo querendo validar o título que ganharam contra os torcedores rivais querendo invalidar o título do rubro-negro. Entra também os torcedores do Sport que defendem seu título para poderem ter a chance de comemorar um campeonato nacional.

Fosse campeão um time com menos rejeição a nível nacional, como Atlético-MG, Inter, Coritiba, etc, talvez seria mais fácil para o título ser validado popularmente.
2009-12-01 13:04:33
Cuidado... O presidente do Sport tá processando quem falar que o Fla é hexa!
2009-12-01 13:06:14
mas o fla é penta! :)
2009-12-01 13:09:49
Essa é uma dúvida. Ele diz q vai processar quem falar que o Fla pode ser hexa, mas não tem nada contra quem fale que é penta. Vá entender... :/
2009-12-01 13:12:01
Aliás, alguém sabe onde arrumar o email do pvc? Procurei agroa no site da ESPN, mas não achei. Ontem no Linha de Passe ele disse q durante um "Bate Bola" ele deu o email pra que qq pessoa que ainda insistisse nesse assunto, ele mandaria todas as informações do campeonato da época, pq essa discussão hoje só existe porque muitos dos que discutem nem eram nascidos ou acompanhavam futebol na época.

Dessa forma, quando houver alguma discussão como essa, eu nem preciso mais abrir a boca, só colo os links dele. :) Vou ver depois se caço no google.
2009-12-01 13:27:24
Tem que colocar o regulamento aqui, ai ngm discute.
2009-12-01 13:29:25
Deferida pelo Exmo. Sr. Juiz Federal da 6ª Vara do Estado de São Paulo (esta ação não foi ajuizada pelo SPORT), suspendeu a eficácia das aludidas normas. Por isso, coube à CBF aprovar o Regulamento do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional de 1987, acatado pelos clubes participantes, na ocasião das respectivas inscrições. Esse Regulamento determinou, no seu Art. 2°, que 32 clubes participariam da Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, divididos em duas chaves, chamadas Módulo Verde e Módulo Amarelo. Além disso, estabeleceu, no parágrafo 2° do Art.6º, que o Campeão e o Vice de cada Módulo disputariam, em quadrangular, os títulos de Campeão e Vice-campeão Brasileiro de 1987, e a Classificação para a Taça Libertadores da América, no ano seguinte.

Classificados, pelo Módulo Amarelo, Sport e Guarani e, pelo Módulo Verde, Flamengo e Internacional, a CBF determinou data e horário das partidas previstas no Regulamento. Flamengo e Internacional, porém, negaram-se a ir a campo. SPORT e GUARANI disputaram, então, o final do campeonato, em duas partidas, que consagraram o SPORT Campeão Brasileiro e o GUARANI Vice-campeão de 1987.

(edited)
2009-12-01 13:31:20
Copa União

Em 1987, a CBF decidiu diminuir o número de clubes participantes de 80, como foi em 1986, para 28. Com isso, o Botafogo e Coritiba cairiam para a segunda divisão. Os dois clubes entraram na Justiça contra o campeonato, e o Clube dos 13, organização que reúne os 13 mais importantes clubes do Brasil, resolveu organizar o campeonato. Seus 13 membros, mais o Coritiba, o Goiás e o Santa Cruz participam do chamado "Módulo Verde". Os outros clubes, incluindo o Guarani, vice do ano anterior e o América/RJ, terceiro colocado, participam do chamado "Módulo Amarelo", organizado pela CBF. Esta determinou que o campeonato seria decidido num quadrangular entre os campeões e vices do Módulo Verde e do Módulo Amarelo, proposta inicalmente rejeitada pelo Clube dos Treze mas posteriormente assinada sob ameaça de intervenção da FIFA. O Flamengo foi o vencedor do Módulo Verde. Já o Sport Club do Recife venceu o Módulo Amarelo e o quadrangular final da CBF (que só teve a participação de Sport e Guarani) e foi declarado pela CBF o Campeão Brasileiro de 1987. Sport e Guarani (oficialmente o campeão e vice do Brasileiro de 87), foram os representantes do país na Taça Libertadores de 1988.
2009-12-01 13:34:21
Em 1987, a CBF, em crise financeira, anunciou que não realizaria o Campeonato Brasileiro daquele ano. Com isso, os treze principais clubes do futebol brasileiro na época (Vasco da Gama, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Santos, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio e Bahia) decidiram fundar uma associação denominada Clube dos 13. Reunidos na nova associação, apesar das ameaças de desfiliação por parte da CBF, com o respaldo da FIFA, agregaram um novo elemento ao mundo do futebol brasileiro, ou pelo menos inédito: o projeto de marketing. Patrocinados pela Coca-Cola, Varig e Rede Globo de Televisão, organizaram a Copa União, que representaria o Campeonato Brasileiro daquele ano.

A criação da Copa União surgiu após uma conciliação entre a CBF e o Clube dos 13, já que uma desobediência à entidade poderia provocar reações da FIFA. Depois de já ter iniciado a Copa União, a CBF resolveu organizar um outro módulo do Campeonado Brasileiro e alterar o regulamento da Copa União que já estava em vigor. O novo campeonato foi dividido em quatro Módulos, sendo o Módulo Verde - composto pelos 13 integrantes do Clube dos 13, que já estavam em disputa na Copa União, além de Goiás, Santa Cruz e Coritiba, deixando de fora o Guarani, vice-campeão do ano anterior e o América-RJ, 4º colocado - considerado como primeira divisão juntamente com o Módulo Amarelo. A CBF organizou ainda outros dois módulos: azul e branco, que classificavam 12 equipes para a segunda divisão de 1988.

Como forma de conciliar os interesses do Clube dos 13 com os da CBF a CBF colocou no regulamento do campeonato, que os campeões e vice dos módulos verde e amarelo se enfrentassem em um quadrangular final, de onde sairiam os representantes brasileiros na Taça Libertadores da América. Porém, os representantes do Clube dos 13 jamais concordaram em modificar o regulamento.

De acordo com a nova proposta de regulamento a CBF definia que o campeão e vice do Módulo Verde deveriam enfrentar em um quadrangular decisivo o campeão e vice do Módulo Amarelo que por fim decidiria o campeão do torneio daquele ano. No entanto, os finalistas do Módulo Amarelo Sport e Guarani após uma prorrogação empataram nos pênaltis em 11 x 11 e dividiram o título em um acordo.

Em dezembro de 1987, após a confirmação dos quatro times finalistas em cada módulo (Flamengo, Internacional, Sport e Guarani), a CBF anunciou a tabela deste quadrangular, que seria disputado em turno e returno. Alegando que o regulamento foi alterado à revelia do Clube dos 13, Flamengo e Internacional se recusaram a disputar com o apoio do então presidente do Clube dos 13, Carlos Miguel Aidar (que presidia o São Paulo Futebol Clube na época). Com isso Sport e Guarani disputaram o quadrangular, vencendo os jogos contra Flamengo e Internacional por WO.

A CBF acabou declarando o Sport como Campeão Brasileiro de 1987, enquanto o Clube dos 13 fez o mesmo com o Flamengo.

A CBF proclamou Sport e Guarani, respectivamente campeão e vice daquele ano[1], como representantes do Brasil na Taça Libertadores da América. Tendo o caso sido levado à justiça comum, esta, em processo cuja decisão já se tornou definitiva (sem possibilidade de recurso), deu ganho de causa ao Sport Club do Recife[2] [3].

É possivel, ainda, encontrar no site da FIFA[4] em espaço destinado ao Flamengo a confirmação de que o mesmo possui 4 títulos brasileiros, além de deter a Copa União (Módulo verde) do ano de 1987, confirmando assim os decretos da CBF.

Em janeiro de 1988, quando o resultado do campeonato ainda estava em litígio, o Jornal do Commercio de Recife publicou uma grande reportagem, amplamente favorável aos interesses do Sport, sugerindo inclusive que o Internacional e o Flamengo deveriam ser rebaixados para a série B, o que nunca aconteceu porque não tinha qualquer base legal e sequer foi cogitado pela CBF ou por qualquer outro órgão de imprensa.

No ano seguinte, a CBF se retoma a responsabilidade de organizar o Campeonato Brasileiro com os principais clubes do país novamente o chamando de Copa União, mantendo assim, o mesmo nome da competição que foi realizada pelo Clube dos 13.
2009-12-01 13:36:24
A criação da Copa União surgiu após uma conciliação entre a CBF e o Clube dos 13, já que uma desobediência à entidade poderia provocar reações da FIFA. Depois de já ter iniciado a Copa União, a CBF resolveu organizar um outro módulo do Campeonado Brasileiro e alterar o regulamento da Copa União que já estava em vigor.

A questão é: A CBF tinha esse poder de alterar o regulamento? se tinha o campeão é o Sport, se não tinha o campeão é o Fla.
2009-12-01 13:48:30
2009-12-01 13:49:29
Pq os narradores da globo falaram que o fla seria Hexa? :D
2009-12-01 13:50:29
Framenguistas não sabem contar: 4 vai para 5 e não 6. :p
2009-12-01 13:51:29
porque a globo tem que defender o interesse da maioria dos telespectadores :)