Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Campeonato Brasileiro de 1987 (Copa União)

2009-12-05 03:17:29
Corinthians é campeão mundial sim senhor. Só deixará de ser quando houver decisão judicial dispondo o contrário.
2009-12-05 16:38:21
Até vc provar para a justiça que o interclubes é mundial, aí vc pode considerar. Não é isso que vcs falam do titulo de 87?
2009-12-05 17:08:28
ja te expliquei que isso não é verdade. trata-se de direito adquirido. mas acho que você não quer entender, então deixa quieto :)

Explique-me porque então. Sou engenheiro, não advogado. Então pesquisei sobre "direito adquirido", e não consegui associar ao caso em questão. Explique-me então por que um campeonato restrito apenas a um seleto grupo de clubes (europeus e sulamericanos), mesmo não sendo nomeado como Campeonato Mundial, dá o direito do campeão se autodeclarar como campeão mundial?
Lembrando que todos os continentes têm seu campeonato também há tempos, e provavelmente não concordariam com esse título.

Outra: Então os clubes estadunidenses têm razão ao se declararem "campeões mundiais" apenas por terem vencido a NBA? Eles realmente fazem isso, há placas nos ginásios escritas World Champion nos anos que eles venceram apenas o campeonato nacional...
2009-12-07 14:48:28
Explique-me porque então.

de novo - trata-se de uma convenção: tanto que você mesmo considera. a não ser que haja decisão judicial contrária, ninguém pode contrariar o fato e o direito.

Outra: Então os clubes estadunidenses têm razão ao se declararem "campeões mundiais" apenas por terem vencido a NBA?

razão é uma coisa. direito é outra. a discussão aqui é direito, não de quem está certo ou errado. já falei: você tem direito de achar o fla campeão de 87 mas, de acordo com a justiça brasileira, há fato legal que contradiz isso - e esse tem valor de lei.

cansei de e parei com esse tópico. não vou fechar porque estou muito envolvido nessa discussão, mas deixo a sugestão para algum mod.
2009-12-07 15:02:32
Message deleted

2009-12-07 15:16:00
Message deleted

2009-12-07 15:17:43
Cara, eu não quero postar aqui pq fui advertido e posso tomar um ban por desvirtuar o tópico. No tópico do Brasileirão 2010, daqui a uns 4 meses, eu te respondo, me lembra, por fvaor.
2009-12-07 15:21:24
o brasileirao 2009 foi re-aberto a pedidos (não esses públicos, mas pedidos com os do rodbasso e do brunoleonardo, através dos canais adequados).

e a decisão de fechar não foi minha pessoal, a staff entrou em consenso. a de reabrir, idem.

os posts anteriores foram deletados por questionarem nossas atitudes publicamente.
2009-12-07 15:25:51
Ok, Obg!
2009-12-07 21:46:35
Olhem essa reportagem do R7:


"Favoritismo do Flamengo traz à tona velha

polêmica sobre o campeão brasileiro de 1987

Time carioca conquistou a Copa União, com os principais clubes, mas
Sport ganhou o torneio organizado pela CBF e foi para a Libertadores
Do R7

A possibilidade de o Flamengo conquistar neste domingo (6) o título do Brasileirão de 2009 coloca de novo no foco a polêmica sobre quem é o campeão brasileiro de 1987. A torcida do Flamengo não quer nem saber e prepara o grito de “hexacampeão”, considerando que o time já venceu a competição em 1980, 1982, 1983, 1987 e 1992.


[URL=http://img257.imageshack.us/i/48556322.jpg/][/URL]


13.12.1987/Gazeta Press
O goleiro Zé Carlos carrega a taça, ao lado de Jorginho: time do Flamengo fez a festa no torneio entre os mais populares clubes do país e agora quer o hexa


A diretoria do Sport, no entanto, já ameaçou processar quem chamar o Flamengo de “hexa”, pois alega que, para a CBF, ele é o legítimo campeão nacional daquela temporada, indicado para jogar a Libertadores e assim chamado no site da Fifa, que não considera a conquista da equipe carioca – que se baseia no apoio popular e dos grandes clubes do país para se aclamar dono do título.

A confusão começou no meio de 1987, quando o então presidente da CBF, Otavio Pinto Guimarães, anunciou que a entidade estava sem dinheiro e não teria condições de organizar o Brasileiro daquele ano, após uma competição confusa e deficitária na temporada anterior.

Os principais clubes brasileiros, então, se reuniram e decidiram assumir a competição. Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco criaram o Clube dos 13 e convidaram mais três clubes, Goiás, Santa Cruz e Coritiba, para disputar a competição, que ganhou o nome de Copa União.

A escolha desses clubes, no entanto, se deu não por critérios técnicos, mas comerciais. O Clube dos 13 preferiu escolher clubes de outras grandes capitais e deixou de lado times como o Guarani, vice-campeão brasileiro de 1986, e o América-RJ, terceiro colocado. Tudo para agradar aos fortes patrocinadores que se juntaram para a competição, como a empresa aérea Varig e a Coca-Cola.

Polêmica e traição
A CBF, vendo que a iniciativa dos clubes estava tendo sucesso comercial, recuou e decidiu organizar um campeonato com os times que havia ficado de fora. Além disso, decidiu que haveria um cruzamento entre os melhores das duas competições para decidir quem seria o campeão brasileiro - que ganharia, junto com o vice, a indicação para a Copa Libertadores de 1988.

O Clube dos 13, no entanto, rejeitou a proposta e disse que não aceitaria a interferência da entidade. A CBF insistiu e chamou a Copa União de “Módulo Verde”, dando o nome de “Módulo Amarelo” a seu torneio. Depois, ganhou um aliado importante: Eurico Miranda, então vice-presidente do Vasco, assinou em nome do Clube dos 13 um documento em que os times se comprometiam a jogar o quadrangular final proposta pela entidade.

Os clubes bateram o pé e disseram que aquele papel não tinha valor. A Copa União teve excelente média de público, superior a 20 mil torcedores por jogo, e partidas históricas, como a vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG por 3 a 2, no segundo jogo das semifinais, no lotado Mineirão, em Belo Horizonte (MG). O Inter foi o outro finalista, ao eliminar o Cruzeiro.

As decisões
O primeiro jogo da decisão da Copa União foi em Porto Alegre (RS) e terminou empatado por 1 a 1 – Amarildo fez o gol colorado e Bebeto empatou pelo time carioca. Na segunda partida, no Maracanã, Bebeto marcou o gol da vitória do Flamengo por 1 a 0.

O Flamengo tinha um timaço. Dos 11 titulares – Zé Carlos; Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho –, os únicos que não estiveram em Copas do Mundo foram o volante Andrade (hoje o técnico da equipe) e o meia Ailton. Quatro deles seriam tetracampeões do mundo em 1994 com o Brasil: os laterais Jorginho e Leonardo, o meia Zinho e o atacante Bebeto. O zagueiro Aldair, outro campeão do mundo, atuou em boa parte da campanha e foi reserva na final.

No Módulo Amarelo, a final reuniu Sport e Guarani. O primeiro jogo foi em Campinas (SP) e deu Guarani, 2 a 0. Na segunda partida, em Recife (PE), o Sport venceu por 3 a 0 e a decisão foi para os pênaltis. Após empate por 11 a 11, numa série em que ninguém errou, os dois times decidiram interromper a disputa e dividir o título.

As duas decisões foram no dia 13 de dezembro, um domingo. O “quadrangular” começaria 40 dias depois, mas Flamengo e Inter cumpriram a promessa feita pelo Clube dos 13 e se recusaram a jogar. A CBF então organizou mais duas partidas entre Sport e Guarani: houve empate por 1 a 1 em Campinas e vitória do Sport por 1 a 0 em Recife, no dia 7 de fevereiro de 1988, gol do zagueiro Marco Antônio. O Sport foi então apontado pela CBF como o campeão brasileiro de 1987, e indicado junto com o Guarani para disputar a Libertadores – o time pernambucano caiu logo na fase de grupos, e o campineiro, na segunda etapa.

A taça
A polêmica já tinha voltado em 2007, quando o São Paulo ganhou pela quinta vez o Brasileiro, vendeu camisas com a inscrição “Penta único” e reivindicou à CBF a “taça das bolinhas”, troféu de posse definitiva que seria entregue ao time que conquistasse o Brasileiro por três vezes seguidas ou cinco alternadas.

O problema é que a CBF guardou essa taça num cofre desde 1992, quando Flamengo a pediu por conquistar o que seria seu quinto título – para a entidade, no entanto, apenas o quarto. A decisão do São Paulo despertou a ira da direção flamenguista, já que o Tricolor paulista era um dos líderes do Clube dos 13 e, em 1987, bancou a decisão de boicotar o cruzamento entre os dois torneios. O caso segue sem solução, e a taça, guardada no cofre de uma agência da Caixa Econômica Federal do Rio, segundo a entidade.

É uma discussão que promete não ter fim. Para o R7, os dois times podem se considerar campeões brasileiros de 1987 – o Sport por vencer o torneio com o aval da CBF, e o Flamengo por conquistar o título do torneios com os clubes mais populares. No domingo, os rubro-negros preparam a festa do hexa, enquanto a torcida e a direção do Sport se queixam, numa discussão que não deve ter fim nos próximos 22 anos."
2009-12-07 21:54:09
aposto que essa discussao acaba quando teixeirinha sair do poder da cbf.
2009-12-07 22:07:32
vish, então vai longe :)
2009-12-07 22:16:55
essa de ficar discutindo termos legais é furada, eu sou colorado e mesmo assim digo que o campeão foi o flamengo, qual dos módulos tinha os melhores clubes o verde ou o amarelo? Então lógicamente o campeão foi o flamengo e ponto final, essa de ficar discutindo quais dos cartolas corrupitos tem razão na sua guerrinha de vaidade é burrice.
2009-12-08 14:18:16
melhores clubes baseado em q?

burrice é questionar um negocio q ja foi julgado e quere levanta teses absurdas insinuando q a justiça brasileiro é isso ou aquilo.


2009-12-08 16:23:17
o texto é um pouco longo, mas é uma boa fonte de informação, para quem tem boa vontade:

http://www.trivela.com/Conteudo.aspx?secao=45&id=16544
2009-12-08 17:47:26

Baseado em Que???

Não sei qual é o seu time, mas provavelmente você deve torcer por um desses times: São Paulo Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Botafogo, Fluminense, Vasco, Internacional ou Grêmio.

Pois bem todos esses times participaram da Copa União. O outro módulo que o Sport disputou pode ser considerado a segunda divisão. Seria o mesmo que o FLamengo enfrentar o Vasco agora. Faz sentido?????