Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Inflação

2011-04-21 02:06:00
já tá mais difícil comprar as coisas né... é o primeiro passo
2011-04-21 04:46:03
Discordo, dá para criar círculos viciosos em qualquer relação causa e efeito, é uma construção acadêmica pouco eficaz.

Viajou. Como assim, "dá pra criar círculos viciosos em qualquer relação causa e efeito"?

Vou dar só uns exemplos.

Transei e a menina engravidou. A gente ter transado é a causa, ter engravidado é o efeito. Onde está o círculo vicioso?

O prego entrou no pneu e o pneu furou. O prego é a causa, o pneu ter furado é o efeito. Onde está o círculo vicioso?

O poste caiu e acabou a luz da rua. O poste ter caído é a causa; ter acabado a luz da rua é o efeito. Onde está o círculo vicioso?

Joãozinho beliscou Aninha e ela sentiu dor. O beliscão é a causa; a dor é o efeito. Onde está o círculo vicioso?

Diferentemente do caso da remuneração dos professores. O baixo nível de formação de muitos professores é causa E efeito da baixa remuneração.

Além disso, não imagino como uma demonstração de círculo vicioso seja "uma construção acadêmica pouco eficaz". De onde você tirou essa idéia maluca?

;)
2011-04-21 05:09:25
Acho que ele ta bebendo muita coca diet, só pode!! :P
2011-04-21 05:32:52
Touché.
2011-04-21 07:49:29


Diferentemente do caso da remuneração dos professores. O baixo nível de formação de muitos professores é causa E efeito da baixa remuneração.

A causa da baixa remuneração é política, o estado brasileiro é corrupto e não se preocupa em educar a população.

Na minha infância, os Sarneys estavam substituindo professores por televisores.

A formação do professor não é relevante para o salário de um professor de escola pública, o cara pode ser phd :P, que continuará recebendo pouco do Estado.
2011-04-21 08:01:48
Por causa de pensamento assim é que a profissão de professor é desvalorizada (do ponto de vista $$$), o que faz com que os melhores alunos não queiram ser professores, o que faz com que os professores sejam ruins, tendo como consequência a desvalorização ($$$) dos professores, ad infinitum.


É impossível valorizar a profissão de professor a tal ponto que os melhores alunos escolham ser professores de ESCOLA PÚBLICA, a não ser que voltemos ao tempo dos militares:P
Se o cara quer ganhar dinheiro sendo professor, ele vai dar aula em faculdade ou escola particular de classe média-alta, sempre será assim.

2011-04-21 15:00:41
não se trata de atrair os melhores alunos para a escola pública, se trata de atrair melhores profissionais daqueles que atualmente estão lá. vivemos numa época de extremos: profissionais muito ruins com salários muito ruins, e isso tem sido um ciclo há um bom tempo, como você mesmo disse (os bons escolhem outras formas de se empregarem, para serem melhor remunerados, afinal têm a opção de escolha, os não tão bons vão para onde 'sobra').

pois bem, como quebrar ESSE ciclo? uma proposta é aumentar os salários para atrair profissionais melhores no futuro - ou seja, ser 'injusto' agora, valorizar injustamente o profissional atual, para poder ser 'menos injusto' no futuro, quando melhores profissionais ocuparão essas posições.

isso não quer dizer que os melhores alunos escolherão ser professores de escola pública; apenas que a escola pública poderá deixar de ser a sua última opção.
(edited)
2011-04-21 15:14:40
Os salarios tem q ser equiparados a de um colegio particular.

Só por ai, haveria uma migração quase que imediata de muitos professores da rede particular p/ rede pública, pois emprego publico é emprego publico.

Daqui uns tempos, fazer concursos sérios p/ professor do Estado.

Só assim o ensino básico publico voltará a ter algum status. Obvio q falta, também, investimento em estrutura e outros segmentos de profissionais.
2011-04-21 15:17:59
mas o investimento na educação publica atualmente vai muito alem de somente aumentar salario dos professores.
2011-04-21 15:28:36
O ajfa tá louco... Falou tanto de circulo vicioso e tá criando um pra destruir a educação pública.

Segundo ele, o ensino é ruim, vai formar maus alunos e tem maus professores. Já q é assim, vamos pagar menos, pq não merecem. Como recebem menos, os investimentos vão ser progressivamente menores, os resultados progressivamente piores, os alunos cada vez mais fracos e os professores, idem.

Nem os políticos têm pensamento tão pequeno assim, com essa teoria, em 20 anos não teríamos mais escolas públicas e pobre q se dane pra estudar, vai vender bala nos sinais.


PS: Eu estudei em escola pública durante a fase final do meu ensino (7ª ao 3º ano) e, embora seja outra realidade, pq era federal, você via q os professores tinham gosto por dar aula lá (Pedro II) e isso faz toda diferença. Quase a totalidade deles tinha dois ou tr~es empregos pra complementar renda (davam aula em cursinhos e escolas particulares), mas continuavam lá por gratidão, pq a maioria tinha sido estudante de lá. Na época de vestibular, todos davam aulas extracurriculares pros q quisessem a noite e fins de semana, mesmo não recebendo um centavo pra isso.
(edited)
2011-04-21 16:06:49
pois é, vc exemplificou o ciclo a que me referi no post passado.

na verdade essa linha de pensamento do ajfa não é nova, mas ou é meio maquiavélica (no sentido de amoral, "pobre que se dane", "a vida é assim", "se você não quer passar por isso, faça o que for necessário para não passar, seja 'firme em seu propósito' de não passar por isso") ou é, contrariando a base argumentativa que o próprio ajfa usa, meio liberal (no sentido de crer que de alguma forma essa situação se ajustaria por si só). e, como bem sabemos e a historia mostra, ambas de aplicabilidade inaceitável para um estado de bem estar social (ou neoliberal na pior das hipoteses).
(edited)
2011-04-21 16:32:54
Para "Sarneys" da vida não é interessante ter pessoas com estudo, assim como acontece no Maranhão que é a pior educação do Brasil.


Será que é a pior devido a familia Sarney mandar no estado?

Será que o Ajfa tem esse pensamento de que professor deve receber mal, pela realidade encontrada no Maranhão.


Enquanto existirem "coronéis" comandando o Brasil, nada vai melhorar significativamente
(edited)
2011-04-21 16:33:06
eu acho que a questão da equiparação salarial é meio inviável porque o estado (naturalmente burocrático) não pode concorrer com a iniciativa privada ("mais facilmente'' dinâmica). o estado é o que é e suas vantagens, garantidas pelo direito (ex: estabilidade), deverão compensar um líquido menos atrativo.

o que acho que deve haver é uma política de análise de condições de emprego e de condições de vida. ver o que o cara precisa para trabalhar - melhorar a infrastrutura e as ferramentas de trabalho, profissionalizar as relações sociais - e o quanto o cara realmente precisa pra viver - para se atualizar/qualificar, para sustentar a familia, para ir e vir do local de trabalho, alimentação, adicionar um excedente razoável ai (gasolina pro fim de semana, prestacao de carro, da casa, de almoçar pelo menos uma vez na semana no shopping, de ajudar a mãe que seja aposentada etc. e ainda sobrar uma bufunfa aceitável), enfim, uma análise de riscos mesmo, e regularizar o resultado como piso salarial.

além disso, precisa de um plano de carreira que funcione e garantir que essa análise de condições de trabalho e salarial sejam contínuas... isso é gerenciamento de rh 101.
2011-04-21 16:41:31
sobre a discussão política, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

sobre o salário dos professores, acho que não, ele não falava de uma realidade político-social, na verdade foi feita uma análise do valor do trabalho do profissional de ensino... lembre que ele falou É impossível valorizar a profissão de professor a tal ponto que os melhores alunos escolham ser professores de ESCOLA PÚBLICA... Se o cara quer ganhar dinheiro sendo professor, ele vai dar aula em faculdade ou escola particular de classe média-alta, sempre será assim.

bem, vou estudar. até mais tarde pessoal.
2011-04-21 20:29:19
A causa da baixa remuneração é política, o estado brasileiro é corrupto e não se preocupa em educar a população.

A causa da baixa remuneração é, entre outros fatores, a falta de qualificação dos professores.

Por quê?

Porque se os professores fossem mais qualificados (o que não significa ter títulos acadêmicos, significa saber dar aula da matéria, significa saber lidar com o mundo, significa saber ser ouvido pelos alunos e pela sociedade), não aceitariam trabalhar por tão pouco. Fariam fatos políticos, chamariam a imprensa.

Os professores não ganham mal porque "o Estado não se preocupa em educar a população". Claro que qualquer prefeito, governador ou presidente gostaria de poder se orgulhar de ter uma educação boa.

Contudo, na política, para que as coisas aconteçam, é necessário pressão popular, pressão dos votos. Se os professores são despreparados e não sabem fazer essa pressão (que não é só feita com greve, que hoje em dia é mais um instrumento político-partidário do que outra coisa), obviamente não vão convencer os governantes (principalmente por meio dos parlamentos e da imprensa) a gastar capital político (o que significa capital do Tesouro também) com eles.

Aí, temos consequência o prefeito achar que fazer umas pracinhas de esportes dá mais votos que aumentar o salário dos professores; o governador achar que fazer o metrô dá mais votos que aumentar o salário dos professores; o presidente achar que distribuir dinheiro dá mais votos que aumentar o salário dos professores. Talvez estejam até certos, mas se os professores não pressionarem é que não vão ter salários mais altos mesmo.

Então, a causa da baixa remuneração é também o baixo nível de formação dos professores.

A formação do professor não é relevante para o salário de um professor de escola pública, o cara pode ser phd :P, que continuará recebendo pouco do Estado.

Aí depende. Se o cara é professor doutor de colégio federal, tem o salário equivalente ao professor doutor de universidade federal - um salário bem compatível com sua formação e carga horária, diga-se de passagem.

O maior problema está mesmo no nível municipal e, em maior grau, no nível estadual. (Mesmo nesses níveis, se o cara é mestre ou doutor ganha um pouco mais por isso também).
2011-04-21 20:35:35
É impossível valorizar a profissão de professor a tal ponto que os melhores alunos escolham ser professores de ESCOLA PÚBLICA, a não ser que voltemos ao tempo dos militares:P

Não é impossível não. Basta aumentar o salário dos professores e essa carreira volta a ser atraente para os mais preparados jovens da classe média. A propósito, não entendi o que os militares têm a ver com isso. Para aumentar o salário dos professores não precisa de um milico no poder... :p

Se o cara quer ganhar dinheiro sendo professor, ele vai dar aula em faculdade ou escola particular de classe média-alta, sempre será assim.

Sempre será assim? Não. Atualmente é assim, só isso.

A propósito, dois artigos na Folha Online de segunda passada:

Um momento precípuo na profissão de professores

Em países onde a educação vai bem a carreira de professor é valorizada