Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Inflação

2011-04-21 20:35:35
É impossível valorizar a profissão de professor a tal ponto que os melhores alunos escolham ser professores de ESCOLA PÚBLICA, a não ser que voltemos ao tempo dos militares:P

Não é impossível não. Basta aumentar o salário dos professores e essa carreira volta a ser atraente para os mais preparados jovens da classe média. A propósito, não entendi o que os militares têm a ver com isso. Para aumentar o salário dos professores não precisa de um milico no poder... :p

Se o cara quer ganhar dinheiro sendo professor, ele vai dar aula em faculdade ou escola particular de classe média-alta, sempre será assim.

Sempre será assim? Não. Atualmente é assim, só isso.

A propósito, dois artigos na Folha Online de segunda passada:

Um momento precípuo na profissão de professores

Em países onde a educação vai bem a carreira de professor é valorizada
2011-04-21 21:20:17
Eu só não largo a engenharia para ser professor por causa do salário.
2011-04-21 22:29:38
Não fui eu que falei isso =P
2011-04-21 22:41:35
Uma coisa não te tira da outra.

Estou terminando o mestrado em Eng. Eletrica, e começando o doutorado também em eng. eletrica, para, possivelmente, virar professor no futuro =)
2011-04-21 22:43:13
Aí depende. Se o cara é professor doutor de colégio federal, tem o salário equivalente ao professor doutor de universidade federal - um salário bem compatível com sua formação e carga horária, diga-se de passagem.

Eu ainda diria que para professores doutores, a federal paga mais que a particular, pelo menos aqui no ES, e das escolas que eu conheço.
As particulares aqui, preferem os mestres, mantendo apenas poucos doutores, justamente pelo seu salário elevado.
2011-04-21 23:13:27
Eu ainda diria que para professores doutores, a federal paga mais que a particular, pelo menos aqui no ES, e das escolas que eu conheço.

Pra você ver como nem sempre escola pública é sinônimo de educação ruim.

Garanto que aí no ES as escolas federais estão sempre entre as melhores. Isso porque os melhores professores buscam os melhores salários e vão lecionar nas federais.

Quer resolver o problema da falta de qualidade da educação brasileira a médio e longo prazo?

Aumenta o salário dos professores. Simples assim.
2011-04-21 23:25:30
Eu quero melhorar a educação a curto prazo. Vcs pensam a médio e longo prazo. Não temos tempo para isso. Ficaremos para trás se comparados a outras potências emergentes...
2011-04-21 23:28:40
Vc esquece que vivemos em um país continental, aumentar salários de todos os milhares de professores das escolas públicas teriam reflexos na economia e teria o efeito cascata. Se professor começar a ganhar 4k, PM vai ter que ganhar 4,5k, trabalhador das industrias automotivas, 5-6k e por ai vai.... juiz 40k :P
2011-04-21 23:34:32
Não tente rotular minha visão entre liberal ou intervencionista. Eu recebi influências das mais variadas, de PSTU a DEM :P

Eu construo minha própria teoria, msm que seja furada :P
2011-04-21 23:37:00
Eu quero melhorar a educação a curto prazo.

Soluções mágicas que funcionam imediatamente non eczistem.

Não temos tempo para isso. Ficaremos para trás se comparados a outras potências emergentes...

Já estamos para trás comparados a praticamente todos os países. Estamos sessenta anos atrasados em relação aos países emergentes.

Em 1950, a qualidade da educação no Japão e na Coréia era pior do que a brasileira. O que eles fizeram?

Investiram nos professores. Eles ganham altos salários desde então. Isso significa que há muita gente que gostaria de ser professor; então, dá para fazer uma seleção realmente rigorosa com os candidatos.

Se não começarmos agora a valorizar o magistério, só aumentaremos a distância entre nós e os outros.
2011-04-21 23:46:38
Eu quero valorizar os bons professores, os atuais têm que ser demitidos.
2011-04-22 00:22:46
ajfa, socialista utopico!
2011-04-22 00:50:35
Só pra reiterar o argumento que disserta sobre salário do professor x qualidade do ensino, minha faculdade, a UNICAMP, é, ao lado da USP, a mais conhecida, mais bem vista internacionalmente e tida como melhor universidade do Brasil. Lá, um professor doutor ganha R$ 160,00 por hora de trabalho.
2011-04-22 02:17:13
Vc esquece que vivemos em um país continental, aumentar salários de todos os milhares de professores das escolas públicas teriam reflexos na economia

Não dá pra fazer omelete sem quebrar os ovos.

É muito provável, contudo, que o governo federal gaste muito mais dando dinheiro vivo para os pobres (bolsa-família) do que gastaria complementando os salários dos professores da rede estadual e municipal (porque a federal já está bem, obrigado).

e teria o efeito cascata

Você deve estar falando do "gatilho salarial". Aumenta o salário mínimo, aumentam os produtos por ele influenciados, como tudo que é produzido pelas indústrias, que pagam salário indexado ao mínimo.

Mas não vejo como o aumento do salário de uma classe específica que não tem nenhuma influência macroeconômica poderia levar a um "efeito cascata".

Por exemplo, no governo Lula várias categorias de servidores (Polícia Federal, servidores das universidades e escolas federais, funcionários do Ibama, entre vários outros) tiveram aumentos que não raro chegaram a 60%, 80%, ou mais de 100%. Não houve esse "efeito cascata", nem poderia haver, foram aumentos setoriais.

Se professor começar a ganhar 4k, PM vai ter que ganhar 4,5k, trabalhador das industrias automotivas, 5-6k e por ai vai.... juiz 40k :P

Isso você está tirando da sua cabeça. Não existe isso. O aumento de uma categoria (que inclusive ganha pouco) não influi no salário das outras categorias que nada tem a ver com ela.

Talvez você esteja confundindo isso com as categorias que recebem o teto salarial do setor público: aumenta-se o teto, aumenta-se o limite dos salários. Mas isso não tem nada a ver com os professores, que não recebem nem receberão o teto.
2011-04-22 02:27:09
Eu quero valorizar os bons professores, os atuais têm que ser demitidos.

Vou assumir que você só quer demitir os maus professores, ok?

Ninguém é contra isso (exceto as associações de classe, que sempre são corporativistas).

Eu também quero valorizar somente os bons políticos, os maus políticos (porque há os bons atualmente) têm que ser todos demitidos.

Eu também quero valorizar somente os bons juízes, os maus juízes (porque há os bons atualmente) têm que ser todos demitidos.

Eu também quero valorizar somente os bons policiais, os maus policiais (porque há os bons atualmente) têm que ser todos demitidos.

Você percebe que está querendo tudo que todos querem.

Mas não vivemos no mundo da fantasia. Isso de fechar os olhos, querer muito alguma coisa justa, e quando abrir os olhos essa coisa justa acontecer non ecziste.

Em outras palavras:

Para você, se for para melhorar consistentemente a longo prazo, não adianta. Tem que resolver o problema, a partir de uma solução mágica que surgiu na sua cabeça, aqui e agora. Se isso é impossível, então o melhor é não fazer nada; se a solução que eu imagino que seja a perfeita não pode ser realizada imediatamente, não quero a solução para o futuro: eu fico de mal e não quero mais nada.

;)
2011-04-22 02:30:55
Além de melhorar os salários dos professores, deveriam investir mais nos alunos. Em Cingapura, por exemplo, os alunos que se destacam mais são retirados das salas de aula comuns pra serem melhor desenvolvidos. O que acontece no Brasil é que poucos alunos atrapalham o desempenho de muitos também.

Outra coisa que poderia ser feita é a manutenção dos alunos universitários que tem que se mudar pra estudar, nem que pra receber essa ajuda financeira o aluno tivesse que trabalhar 20-30h semanais. O governo banca a vida de gente que vive sem fazer nada (ok, a maioria que recebe ajuda tenta arranjar emprego e não consegue, mas existe uma boa parte que é acomodada), e quem realmente se esforça pra conseguir algo não consegue.