Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Separatismo

2011-10-18 01:45:33
garrincha to All
Hoje, no mundo, ainda existem muitas fronteiras não definidas, seja por motivos religiosos, étnicos, históricos, linguísticos, etc.

Pode-se citar o exemplo de Kosovo, que se declarou independente da Sérvia mas nem metade dos países do mundo reconhece. Resumindo a situação: A região é historicamente sérvia. Há um tempo atrás, Albaneses se assentaram no local, e hoje a maioria da população é de origem albanesa e não sérvia. Com isso, eles pleiteiam a independência, por não mais se identificar com o resto do país.

Temos outros exemplos atuais, como a Bélgica, que não separa suas duas regiões (o norte é Flanders, de língua Flamenca, uma derivação do holandês, e o sul e a Valônia, cujo idioma é mais próximo do francês) é principalmente a indefinição de Bruxelas, a capital, que fica entre as duas regiões.

Quebec, parte francesa do Canadá, tem uma identidade própria e um dos mais fortes movimentos separatistas atuais.

A ilha de Taiwan é bem reconhecido pelo mundo como independente da China, mas não totalmente. O Tibete também pleiteia sua independência dos chineses.

O Chipre do Norte (parte da Ilha do Chipre de colonização turca) declarou independência da parte sul do Chipre, de origem grega. Somente a Turquia reconhece a independência desse país.

A Palestina é outro caso à parte, que quer sua independência de Israel. Esse tem bastante história...

Na Europa ainda têm várias regiões em conflito de independência, a maioria no Cáucaso (entre Geórgia, Armênia e Azerbaijão), como Abkhazia, Nagorno-Karabakh, Ossétia do Sul e Transnistria.

A Groenlândia pode a qualquer momento se separar da Dinamarca, o que representa uma perda de mais de 90% do territória dinamarquês. Já aboliram o dinamarquês como língua oficial (agora só pode groenlandês lá), e aos poucos vai conseguindo recursos para impulsionar a economia local. As Ilhas Faroe podem ser as próximas a abandonar o reino da Dinamarca.

O Saara Ocidental é outro caso, que é parcialmente reconhecida sua separação do Marrocos.

Bom, tem vários casos pelo mundo afora, expliquei bem superficialmente alguns (se quiserem saber mais é fácil pesquisar), mas é pra entrar no assunto também que estava sendo discutido em outro tópico:

No Brasil, existe um sentimento separatista forte no Sul. Também existe certo sentimento regionalista no Sudeste e no Nordeste. Bom, a pergunta é:

Vale a pena? O que resultaria nisso? Bom, só introduzi o assunto, depois tento dar minha opinião...
2011-10-18 01:52:03
ta na hora de criar uma politica como teve aquela do Big Stick,

deveria ter uma pra Rio grande do sul para os Argentinos.

junta os 2, ali faremos um grande muro separando o Brasil deles.

eu voto!
2011-10-18 02:03:31
Eu acho esse tipo de ideia de uma puta idiotice, mas, ao mesmo tempo, acho que gostaria de ver isso acontecer só pra verem que a realidade é bem diferente do mundo da fantasia.

Seria interessante ver o RS separado, mas tratado realmente como um país independente, sem nenhuma regalia daqui. Em menos de uma década estariam pedindo ajuda ao nordeste, de quem tanto falam. :p
2011-10-18 02:04:10
Iria comentar isso agora. Seria interessante ver o RS quebrar a cara.
2011-10-18 02:05:44
Não curto os Argentinos. Estaremos bem com SC e PR.
2011-10-18 02:06:56
Talvez a divisão do Brasil nem seja tão necessária, mas sim uma mudança política, dando mais autonomia aos estados, como nos EUA.
2011-10-18 02:07:37
Não sei porque pediríamos ajuda ao nordeste. Acho que se fosse para pedir algo seria muito mais em conta na região sul-sudeste. Explica melhor tua teoria, porque simplismente jogar algo no ar sem dar nexo nenhum fica bem estranho...
2011-10-18 02:08:34
mas SC e o PR nao quer ir com vc.

;p

2011-10-18 02:09:24
Sudão que se separou em dois também é um caso recente de separatismo. Só que o deles tem a parte de Sudão do Sul, rico em minérios, e a parte do norte, pobre em minérios, mas rico em refinaria. Os dois vão acabar se juntando economicamente pelo menos, apenas com governos diferentes...

Sobre o Brasil, não tem como falar algo específico agora. Pode dar certo, pode dar errado. Qualquer movimento desse porte além de levar tempo e dinheiro, demora para que o novo Estado apresente resultados, e isso também é muito dependente de seus governantes, seu novo patamar econômico, sua nova visão política, etc
2011-10-18 02:09:36
Se o RS se mantém com menos do que produz, se manterá se ficar com tudo o que produz.

Sinceramente, não sei o que pensar disso.
2011-10-18 02:10:25
Cara, o Sul é uma região do país muito forte. Como nação, teria que dar muitos passos ainda..
2011-10-18 02:11:27
Como país, o RS pagaria outro preço pelos produtos que não pode produzir. Região fria, hmm...
2011-10-18 02:16:06
cara, no minimo metade da força economica do Brasil vem do eixo Rio-SP

aqui nos sul, nos somos bem desenvolvidos, e bla bla bla, mas sem a força do resto do pais não passariamos de uma pais latino americano como argentina, chile etc.

nao sei que viagem é essa que os gauchos gostam tanto de falar em separatismo, nao sei da onde vem o sentimento de achar que seriam alguma coisa sozinhos.

obviamente se vc for selecionar os estados mais ricos da união e aplicar uma politica decente sem nossos amados politicos nos roubando o tempo inteiro, teriamos um pais de primeiro mundo.

mas nao seriamos ricos.

apoiamos outros estados mas esses estados tambem geram riquezas e nos ajudam a ser uma das economias mais fortes do mundo, sozinhos isso não seria possivel.


a unica coisa que falta ao nosso país é vergonha na cara, dinheiro, recursos pra construir uma naçao de primeiro mundo nós ja temos.
2011-10-18 02:18:21
Nossa agropecuária é forte e em termos de indústrias e desenvolvimento, estamos bem servidos. Claro que como nação teríamos que andar muito, mas não seria um caminho tão dolorido não. Sem contar que politicamente o RS está um passo a frente do resto do Brasil.
2011-10-18 02:20:20
um passo a frente do terrivel é o insatisfatório.

vocês não estão muito longe.

-)
2011-10-18 02:20:37
mas SC e o PR nao quer ir com vc.

;p


Você pode não querer, mas boa parte dos catarinenses e dos paranaenses gostariam sim. Acho que se vislumbrassem uma real possibilidade, iriam querer sim.