Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Separatismo

2011-10-19 22:18:27
Por que é que essa minoria gaúcha teria essa necessidade?
Ao meu ver, estes mesmos se acham superiores, até mesmo na questão étnica. Superficialmente, um movimento como este seria um grande desafio político/econômico e não há como saber se seria viável economicamente. Ainda bem que a maioria dos gaúchos não aderiu a esse movimento etnocentrico, mesmo apesar das grandes diferenças culturais e sociais entre as regiões Brasileiras ainda sentem orgulho de serem Brasileiros.
2011-10-19 22:32:15
95 posts depois... kkk
2011-10-19 22:32:47
Sério, cara, acho q falo em nome de todos quando digo q espero que você continue dando aulas e não enverede pela área de pesquisas, como remédios, dispositivos de segurança, etc...

Você cisma com essas paradas de desvio padrão quando não têm absolutamente nada a ver com a história. Você leu a matéria? Viu alguma conclusão sendo tirada exclusivamente em cima das melhores e piores escolas? Mesmo o que eu citei ali, não é uma conclusão, é um indício... Se você tem 100 escolas e o RS tem somente DUAS delas, é un indício q a educação daí não é a melhor do Brasil facilmente, como falaram antes, concorda? Em nenhum momento é feita uma conclusão em cima desses dados, até pq se trabalha ali com números absolutos, não proporcionais.
2011-10-19 22:45:33
não velho, não to falando das pesquisas estou falando de players como vc que está tirando conclusão até comparando a posição, o que estou falando é que essa estatistica não contribui em nada com o assunto debatido, e é o pessoal do fórum que ta tirando conclusão em cima disso, não falei em nenhum momento sobre os caras das pesquisa.
2011-10-19 22:49:03
complementando, tu perguntando se eu li a reportagem tu ta dialogando comigo pelo menos leu o meu post?
frase final do meu post.

é exatamente esses dados que a pesquisa trouxe, e a galera ta fazendo tese em cima de dados "descartaveis"...

ou seja o pessoal do fórum.

ps: como eu disse é difícil falar com os cabeças duras sobre matemática, e sobre minha capacidade proficional, meus alunos do ensino médio sabem fazer demonstrações isso que dou aula em rede pública.
(edited)
2011-10-19 23:01:58
Tu é professor de matemática né? Se sim, explica muita coisa... :\
2011-10-19 23:12:49
sim meu português é péssimo sim na vida real é infinitamente melhor que na internet, é que não dou a minima pra internet já falei por aí, não faço questão que acreditem mas é isso, estou aqui a lazer, e não me preocupo como sai as palavras, não sou da geniosinho de corretor de testo como a maioria aqui, que trocam palavras como "mula" por "muda", e não sabem a diferença entre mais e mas, como já vi pedirem macetes no fórum :S...
2011-10-19 23:13:56
Message deleted

2011-10-20 00:06:20
Eu também sou formado em Matemática, só que acho que ela tem pouquíssima influência nesta discussão !
Não é preciso achar nenhum espaço normal, variânçia, desvio-padrão, média, moda ou amplitude inter-quartil !

Acho que isso é mais um tema da história, sociologia, política, economia, ou seja, ciências humanas e muito pouco de ciências exatas.

Agora, tão preocupado com os caminhos e os números da educação no Brasil, você como um professor deveria SIM estar preocupado com teu Português.
Você faz é um educador e tem responsabilidade em passar bons conhecimentos, seja na internet, na sala de aula, no boteco ou na revolução.

É preferível confundir "mas" com "mais" a escrever "proficional" ou "testo".
2011-10-20 00:34:14
Isto é ideia de gente racista e intolerante que se acham melhores do que os outros e tbm tem um pouco de religião no meio disto ai.
Eu acho este assunto muito infantil, para pessoas alienadas por uma minoria louca que gosta de achar que é melhor do que os outros e fica lendo certos blog por ai.
É bom essas pessoas fazer um mapeamento do seu dna para saber se é puro de raça ou não.
2011-10-20 00:53:12
Bom, vou emitir minha opinião então:

Eu acho que não só o Sul, quanto grande parte dos Estados (ou das regiões, não sendo tão radical) funcionaria melhor de forma independente. Por que isso? Porque os interesses são muito distintos, há muita concentração de poder e falta de foco, na minha opinião. Acredito, sim, que possamos andar juntos em um forte bloco econômico, mas em uma unidade nacional, pelo que vejo, não funciona da maneira correta (é só ver a situação atual).

Cada região tem seus interesses, seus costumes, suas expressões que tornam a língua quase um dialeto próprio? Sim, tudo bem, mas isso isoladamente não seria um motivo para um rompimento brusco assim, apesar de contribuir de certa forma para um certo sentimento de regionalismo. Essa diferença de interesses e até visão política, acho que até com uma boa amostragem estatística, é vista nas eleições a nível nacional, onde em certa ocasião uma região conseguiu eleger quase sozinha um presidente pela alta aprovação. Independente de refletir ou não minha visão política, deu pra ver como a maioria de cada lugar pensa. Então que cada um tenha o governante na linha que mais deseja.

Para competir com outros continentes, sou a favor de uma unidade supranacional, como a União Europeia, mas que cada Estado ou Região forme sua nação própria. Não tem nada a ver com sensação de uma região ser melhor que a outra, ou xenofobia, mesmo porque aqui onde trabalho o que menos tem é catarinenses, e me dou bem com todo mundo. É uma visão pessoal de funcionalidade para uma nação. Brasília é muito distante da maioria dos pontos do Brasil, é difícil governar de lá e garantir que haja uma distribuição justa dos recursos da União.

Claro, existe uma utopia de mundo sem fronteiras, mas na prática pelo menos com a índole egoísta do ser humano, isso não funciona. Então pra me adaptar a isso prefiro subdividir mais e criar nações um pouco mais homogêneas.
2011-10-20 01:01:37
Para competir com outros continentes, sou a favor de uma unidade supranacional, como a União Europeia, mas que cada Estado ou Região forme sua nação própria.


simplificando, isso nunca daria certo, principalmente pq muitas regiões, o povo querendo ou não, e podem até me chamar de preconceituoso, como é o caso do nordeste ou norte, dificilmente sobreviveriam sem ter um SP junto com eles.

e não te julgando ou coisa do tipo, mas falar em separatismo vivendo num estado bacana tipo RS ou SC é facil.
2011-10-20 01:11:02
Pois é, eu sei que é complicado, entendo teu ponto de vista e teus termos. Por isso o contexto do bloco econômico. Aí depende da boa vontade do país. A Eslováquia quando entrou na União Europeia era um país bem mais pobre. Agora é um dos mais prósperos economicamente, isso que nem saída pro mar tem. A política e os rígidos critérios para entrar na União Europeia forçam uma evolução do país, se quiser realmente prosperar. Vemos agora a Croácia, que veio de inúmeras guerras na Iugoslávia, uma nação que evoluiu muito economicamente, e será a próxima a entrar no bloco. A Sérvia segue o mesmo caminho. Outros, como a Turquia e a Bósnia, não evoluíram tanto, têm leis mais rígidas, então ou se adequam ou continuam mais na pobreza.

Claro, nem todos os casos são tão bem sucedidos, como se pode ver a Grécia, mas também é uma exceção. Até te entendo e temo que os políticos que são sempre eleitos lá estraguem tudo, e só pensem neles mesmos, deixando a região um lixo em prol do seu próprio enriquecimento, mas não custa nada acreditar.

Ah, agora vai uma crítica também ao teu pensamento: Não pense que todo o país quebraria sem São Paulo. Pode ser o centro econômico do país, mas temos outros centros fortes em todas as regiões que as sustentariam tranquilamente. Criticam tanto o bairrismo do Rio Grande do Sul, mas vi muitas respostas de paulistas com um tom alto de soberba.
2011-10-20 01:36:19
Eu tbm acho que varias regiões se sustentam sem São Paulo.Mais isto é dar um passo para tráz.
O sul ficou 10 anos indenpendente 1835 a 1845 e voltou atráz.

O Brasil deve ser, a esta altura, a maior nação multiétnica do mundo. E isso jamais foi motivo de embaraço para o desenvolvimento cultural ou econômico. Tanto que São Paulo, palco da mais intensa mistura, é o Estado mais desenvolvido da nação.
2011-10-20 01:40:26
dizer q o brasil depende muito mais de SP do q SP depende do brasil, ou q o brasil quebraria se SP não tivesse o potencial economico q tem não é soberba, até pq, o PIB de SP representa praticamente 50% do PIB brasileiro.

so pra deixar claro, não quero q SP se separe do resto do país, mas negar sua importancia não da.
(edited)
2011-10-20 01:48:44
Gostei da sua ideia, seria muito bom para todos! Como na UE, os estados poderiam se ajudar em caso de crise e também acho que aumentaria o desenvolvimento. Pelo a governo federal poderia dar mais liberdade para os estados e também não haver presidente nacional e sim seria um presidente representando cada estado ou região. E talvez o valor de arrecadamento que são federais poderiam ser apenas uns 10% da arrecadação total de cada esta no máximo, que seria por exemplo para impedir a quebra de uma região e assim não afetar as outras.