Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Separatismo

2013-10-16 14:57:47
Bem.. passei por aqui para uma mensagem final:

Cometi dois erros e os assumo.

1º - Era um tópico sobre separatismo, criado por separatistas e que quase apenas separatistas vinham comentando. Viajei de querer dar uma opinião contrária e achar que ia ser bem recebido. Após minha primeira mensagem, já fui chamado de burro... justamente por alguém que eu considerava uma das pessoas mais ponderadas do fórum. Era para ter percebido o ânimo com o qual os separatistas estavam tratando a questão. Mesmo assim, insisti em escrever. Erro crasso!

2º - Minha primeira mensagem foi bem tranquila, com humor e sem ofender ninguém. Na medida em que eu era destratado e minhas opiniões desqualificadas, fui respondendo na mesma moeda, levantando o tom de minhas mensagens. Ou seja, deixei que outras pessoas determinassem minha maneira de agir. Outro erro lamentável.
.
.
.

Posto isso, deixo uma mensagem final, com o resumo de minha opinião sobre o assunto.

Basicamente, existem dois tipos de movimentos separatistas:

- os que lutam CONTRA preconceitos, perseguições políticas e religiosas, desigualdades econômicas, etc

- os que são eles mesmos preconceituosos, racistas e elitistas.


Os movimentos separatistas existentes no Brasil são todos, invariavelmente, representantes do segundo grupo. Mas isso não quer dizer que TODOS os que apoiam esses movimentos sejam racistas, preconceituosos, etc. Tem gente iludida e de gaiato nesse navio, com certeza.

Em relação ao separatismo rio-grandense e que traz consigo algum apoio em Santa c Catarina e diminuto apoio no Paraná (Tô falando desse, pois é o que está mais em evidência. O separatismo paulista, por exemplo, é igual ou até pior), esse Estado não sofre qualquer perseguição religiosa ou política e recebe grandes investimentos da Nação. Muito menos existe um contexto histórico, com a conquista e subjugação de uma nação por outra, nem um claro contexto de grande diferenciação cultural.

Assim, se não for por preconceito ou pela busca de novos cargos políticos e benefícios econômicos elitistas, não há nada que realmente justifique o desejo separatista. Na verdade, resta apenas uma razão: UM CAPRICHO OU VAIDADE.

Deve ser por isso que o movimento é pequeninho.
Se um dia conseguirem uma ampla maioria a ponto de justificar modificações na causa pétrea da constituição e o desmembramento de parte do território nacional, não importam os motivos, vou apoiar o movimento.

Por uma simples razão: respeito ao princípio da autodeterminação dos povos.

Mesmo tendo convicção que será pior para o Brasil e muito pior para o estado separatista.

2013-10-16 15:02:27
Por fim... a quem citou Galeano, sugiro que, se já não o fez, que expanda suas leituras de livros do autor para além do livro de leitura obrigatória nas escolas.

O “Veias Abertas..” é um livro importante, mas tem muita mais coisa boa.

Não precisa nem ser os da ótima trilogia da memória do fogo, ou outros de cunho histórico/político e que, geral, celebram a diversidade e a unidade latino-americana.

Já que esse é um site de jogo de futebol, leia “FUTEBOL AO SOL E à SOMBRA”.. livro que, a exemplo do “Livro dos Abraços” e “Os Filhos dos Dias”, traz pequenas crônicas.. mas todas sobre futebol.

Futebol ao Sol e à Sombra.. o livro que inspirou o nome do meu time de várzea, que jogou pelos campos de várzea do subúrbio paulistano nos idos de 2001, 2002 e 2003.

Sugestão de leitura para todos os amantes do futebol!
2013-10-16 15:31:36
gozado como tem gente q não respeita certos moderadores, ja pediram pra não me torrar o saco, mas parece q tem gente aqui q se acha melhor q o pessoal do staff.
(edited)
2013-10-16 17:57:08
Caro cataplasma.

Eu, em todos os momentos, te tratei com respeito, em qualquer argumento. Viesse xingando sem motivos nenhum. Sequer lesse os argumentos contrários, pois não respondesse nada do que escrevi com coerência, o que achei uma profunda falta de respeito também.

Agora também vem com um texto grande, cheio de preconceitos. Demonstrou novamente que não teve o mínimo trabalho de ler o que foi apresentado e, se o fez, com certeza foi com toda a má vontade com a tua já pré-opinião concebida e engessada.

Acusasse injustamente de preconceituoso, quando o mais preconceituoso de todos foi tu, pelos argumentos.

Sem mais, pode ficar com a tua opinião, já vi que não adianta de nada discutir. Tem vários textos ao longo dessas páginas, se quiseres refletir com a mente aberta. Se for assim, um dia talvez voltemos a conversar aqui.
2013-10-16 19:25:38
Vc ta blindado?

Acho que o pessoal que está te torrando o saco deveria ser banido....
2013-10-16 19:29:27
mudaram o assunto principal do topico?

nessas horas, os moderadores somem.
2013-10-16 20:25:59
Cara, faz o simples, viu post bestas? Ignora.

Simples assim.

A gente tenta intervir o mínimo possível, até pq tem usuário que se tomar ban pode ser ban definitivo do jogo.

Mas vc prefere rebater cada post de cada usuário.

Tipo vai fazer com esse aqui meu.

Alex, leogar e etc, brinquem com quem sabe brincar e principalmente, quem da essa liberdade.

Pra evitar dor de cabeça pra vcs por bobeira.
(edited)
2013-10-16 20:39:33
o ponto principal é exatamente esse, brinquem com quem da liberdade.
2013-10-16 20:49:36
o ponto principal é exatamente esse, brinquem com quem da liberdade.

Isso... brinquem com a Princesa Isabel...

Eu sei que vc vai reclamar, mas foi mais forte que eu. Um ban é merecido!
2013-10-16 20:56:43
Eu acho que os movimentos separatistas são em sua essência movidos mais por orgulho do que por argumentos sólidos. Por exemplo, alguém já pensou na parte econômica do assunto? Por favor, não me venham com imagem de facebook dizendo quanto cada estado contribui em impostos e quanto recebe do governo federal, isso já cai por terra no momento que se considera os royaltes do Petróleo, que se encontram em território de determinado estado, mas a contabilização a partir de agora é nacional. Se aquele estado se separa, o petróleo vai junto. Quanto petróleo o Sul produz? É auto-sustentável? Vai comprar do Brasil, ou vai importar da Venezuela? As empresas com sede nos estados vão continuar com as suas operações, sabendo que para atingir o maior mercado (montadoras de São Paulo) terão que pagar impostos de importação? Não é simples.
2013-10-16 21:14:42
nem tem pq reclamar.

se todos tivessem esse tipo de inteligencia para fazer piadinhas com os outros, muitos conflitos no forum poderiam ser evitados, mas infelizmente, alguns com capacidade intelectual reduzida, so conseguem brincar fazendo piadas pessoais.
2013-10-17 22:15:10
Cara, te expliquei que foi uma brincadeira e que nem tinha nada a ver com a tua resposta. Só uma brincadeira fora de hora.

No mais, você começou a mais agredir do que argumentar. Aí não tem como levar um debate decente dessa forma.
2013-10-17 22:22:23
O último post dele foi o mais lúcido e argumentativo, embora ainda pré-conceituoso. Daria para debater em cima, mas como é o último post não vou ficar repetindo diversos posts que já fizemos...
2013-10-17 22:33:56
Nem tudo se resume a petróleo, embora seja um ponto importante no debate sim. O ponto energético é o que vem fomentando todos os grandes debates a respeito de sustentabilidade e nações do futuro. Embora essa crise tenha freado um pouco o consumo energético na europa, agora que estão saindo da crise vai voltar a ser importante.

A grande questão no debate aqui não é sobre quem vai sair ganhando economicamente. De que adianta estarmos entre as 5 maiores economias se todo o nosso imposto é mal utilizado? Esse é o ponto. A governabilidade do Brasil, com território imenso e corrupção maior ainda...

Todos falam em em preconceito, recursos, mas não tocam no assunto da governabilidade, que é o que mais defendemos...
2013-10-17 23:20:43
Já deixando bem claro que eu não estou nem de longe defendendo a corrupção, obviamente, mas acho que o problema dela é supervalorizado. O dinheiro desviado é muito grande, mas proporcionalmente creio que não chegue a 0,5% da arrecadação total. Os problemas maiores são outros, em minha opinião.
2013-10-18 02:37:54
A qual desvio você se refere? Ao desvio registrado, ao desvio real ou a consequência do desvio?

Você precisa identificar toda o processo para saber qual é o real impacto da corrupção sobre o que arrecadamos.

Digamos que você receba 5% para direcionar uma licitação. O desvio real nesse caso foi de 5%. Agora digamos que você faça isso 100 vezes e dessas 100 descubram 20% casos apenas. O desvio registrado foi de 1%, mas o real continua sendo 5%.

Agora vamos pensar que ao direcionar uma licitação você adquire um fornecedor que pode não ser o melhor, pode não dar o melhor suporte e principalmente não fazer o melhor preço. Para estimar o impacto disso é muito mais complicado.

Fora isso existe uma superproteção de algumas empresas, uma exposição de outras (o livre mercado poderia ajudar nesse ponto, mas não é a única solução, a solução é ser justo, ou protegendo de forma ampla ou deixando todos lutando com suas forças), existe uma demasiada burocracia que encarece tudo, má aplicação de recursos, excesso de recursos aplicados a administração e uma administração ineficiente, etc, etc, etc...

A governabilidade do Brasil é ruim e a corrupção é terrível, que é o que eu disse anteriormente.