Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Futebol 2012

2012-01-07 12:59:34
Hoje eu vejo a molecada jogando e não é a mesma coisa, definitivamente.

Estou na casa de um primo meu de 16 anos, que gosta de bater peladas todos os dias. Vira e mexe ele volta pra casa reclamando de dor no joelho.

Porra, na minha época nós jogávamos com tampa do dedão arrancada, joelho esfolado etc.

hahaha
2012-01-07 13:01:01
meu primo que era mestre nisso, ele chama Caio, vivia esfolando o dedão e caindo... eu esfolava só de vez em quando, o fods é qdo tu arrastava a unha do dedão junto :/
2012-01-09 13:13:57
Sério, parei de acompanhar o Rica há muito tempo, acho q justamente nessa época do caso do volei. O problema é q ele quer sempre ser o do contra pra ganhar algum foco. Se todo mundo vai pra uma direção, ele vai pra outra, pra dizer q tem opinião própria.

O mais impressionante é q, pra ganhar seguidor, fica em cima do muro nas principais questões. Ele nunca destrata Fla ou Corinthians pq sabe q são as massas dominantes, em compensação, só bate no SP justamente por ser torcedor e poder se dizer isento.

Joguei bola a minha vida toda. pelada, jogo contra, esses campeonatos amistosos, sempre xinguei e sempre fui xingado dentro de campo, mas uma coisa é esse tipo de xingamento instintivo dentro de campo, como viado ou fdp. Vc nem conhece a vida do cara, a família, grita por reflexo, não é voltado diretamente para aquela pessoa. Outra coisa bem diferente é você olhar e tentar agredir o cara em relação a cor dele.

Você chama de viado o branco, preto, alto, baixo, macho ou realmente gay, você nem sabe a opção sexual do cara (deixemos o Richarlyson fora disso). A partir do momento em q você tenta agredir por cor de pele, é bem diferente.



PS.: A pior coisa q já fiz jogando bola na rua foi chutar a pedra mármore de uma portaria que avançava até a rua... pegou no meio do dedão e abriu tipo uma boca de jacaré bem na cabeça do dedo, dividiu em dois. :/
2012-01-09 13:29:31
Joguei bola a minha vida toda. pelada, jogo contra, esses campeonatos amistosos, sempre xinguei e sempre fui xingado dentro de campo, mas uma coisa é esse tipo de xingamento instintivo dentro de campo, como viado ou fdp. Vc nem conhece a vida do cara, a família, grita por reflexo, não é voltado diretamente para aquela pessoa. Outra coisa bem diferente é você olhar e tentar agredir o cara em relação a cor dele.

Na rua de casa, tinha muita onda do tipo... se vc fizer merda e for negro o cara vem com a graça "po tbm olha a cor dele", eu sofria muito por ser baixo mais continuava a jogar a minha bola, alias fui jogar em fortaleza uma vez e os caras ficavam o jogo todo gritando "marca esse indio... não deixe esse indio passar..." e nem por isso por isso me sentia ofendido, jogava ainda melhor.

Alias aqui no forum jah vi varias pessoas comentarem com essa conotação, memso que indiretamente, não ligo pq eh um direito nosso ser e continuar estupido.

Na bola nunca chamei ngm de negro, de FDP e viado sim, de negro não, mais jah vi muitos serem chamados e o jogo seguia numa boa.

2012-01-09 13:45:02
Tudo é tb devido à entoação que tu dá na hroa de falar. A pessoa é negra, não é nenhum xingamento você falar q ela é negra, mas é bem diferente você falar por exemplo, "ô, neguinho" e "seu negro". A partird o momento q você bota esse "seu" antes, com certeza você tá falando algo no sentido de agredir o cara, independente do q venha depois.

É até normal, pelo menos aqui no Rio, virar apelido Preto, Negão, Neguinho, etc... Uma coisa é você falar assim com um conhecido seu e q vc saiba q é chamado assim, outra é você falar pra alguém q nunca viu num momento de raiva.
2012-01-09 13:58:46
mas tem aquela tb, o povo acha errado chamar de negro, mas oq mais se ouve é chamarem de branquelo, alemão ou coisa do genero, ou seja, chamar de negro é ofensa, mas quando é o contrario, não interpretam do msm jeito.
2012-01-09 14:09:43
tem duas diferenças grandes aí... "Alemão", "galego", são termos usados pela própria família normalmente. O que você mais vê é mãe falar "vem cá, meu galeguinho/alemãozinho". Além do mais, eu nunca vi ninguém q queira ofender o outro falar "seu alemão" (a menos q queira se referir a nazismo, mas aí já envolve outra historia q não tem a ver com cor de pele).

Branquelo seria sim ofensivo, não vou discutir isso, mas aí entra outra coisa q é o contexto histórico. Negros foram escrravizados, discriminados e até hoje são a base da pirâmide social em qq lugar por terem sido destratados pela cor de pele. Daí surge o pensamento disseminado por vários de q negro é inferior e, ao xingarem, a intenção é essa, mostrar q ele faz parte de uma raça menor. Não precisa muito, nós tivemos já alguns problemas grandes aqui no Sokker pq brasileiros iam zoar em fóruns sulamericanos em relação a futebol e a resposta era "saiam daqui, macacos", postando fotos de negros.

Continuando... Ao xingar alguém de branquelo, a intenção da pessoa não é dizer que ela é pior por ser branca, nem teria lógica isso, já q é algo q nunca foi propagado, é pegar um traço característico da pessoa e usar pra zoar. Na minha opinião, chamar uma pessoa assim equivale a querer sacanear alguém porque tem o nariz grande, testa grande, braço torto, sei lá.
(edited)
2012-01-09 14:17:46
axo q usar esse negocio de q negros foram escravizados em pleno seculo 21, ja esta mais do q ultrapassado, ta meio batido, pq qualquer coisa, a desculpa é essa, q foram marginalizados, q foram escravizados.

oq penso sobre isso é, se não pode pra um, não pode pro outro tb, senão vira palhaçada.
2012-01-09 14:34:44
Não, cara... Dizer q isso é ultrapassado seria correto se as condições hoje fossem iguais. Se você me mostrar uma pesquisa qualquer que mostre que os negros já têm mesma escolaridade, mesma renda per capita, ocupam a mesma % de cargos de alto escalão, tenham mesmo acesso a saneamento básico, ou qq outro parâmetro que você escolha, eu te dou razão.

Agora, se seu argumento é "ahhh, escravidão foi lá antes, hoje é tudo igual" apenas por falar, fica difícil sem ter um fato concreto, né? Eu não nego que preconceito social é ainda maior que racial aqui no Brasil, mas enquanto os negros forem maioria entre os pobres, essas coisas se misturam.

Negro rico hoje, na maioria, é esportista ou artista. Me cita quantos presidentes, quantos CEO's de multinacionais são negros. Nem os EUA, com a autosuficiência deles, nega que há preconceito e disparidade entre as raças, acho impressionante que ainda haja gente no Brasil que não consiga enxergar isso.
2012-01-09 14:48:02
não é questão de enxergar ou não, so acho q usar esse tipo de argumento é desculpa, pq sempre q surge algum debate sobre o assunto, o argumento mais usado é esse, q os negros la em 1500 sofreram com a escravidão e hj é reflexo daquela epoca.

os problemas q vc citou, no brasil, atinge todas as cores de pele, não é exclusividade dos negros, é igual instituir a tal cota pra universidade somente pra negros e pardos, é um tremendo racismo isso, ja q no país existem milhões de brasileiros brancos e de outras etnias q tb são pobres, isso so gera mais racismo.
2012-01-09 15:36:07
Não é questão de enxergar ou não, so acho q usar esse tipo de argumento é desculpa, pq sempre q surge algum debate sobre o assunto, o argumento mais usado é esse, q os negros la em 1500 sofreram com a escravidão e hj é reflexo daquela epoca.

Mas eu ainda não entendi qual a sua lógica em criticar isso... Esse é o argumento mais utilizado pq é o que acontece de fato. É óbvio q se você sabe que algo ocorre por um motivo, você não tem que buscar outra explicação, aquela é a certa. Você tem um argumento diferente disso? Ok, aceito, mas diga então porque até hoje ocorre tudo isso. Eu tinha até escrito masi explicando e tal, mas acabei apagando pq a partir do momento em que leio que "escravidão é desculpa", eu não tenho mais o q discutir mesmo, é melhor cada um manter sua opinião.


os problemas q vc citou, no brasil, atinge todas as cores de pele, não é exclusividade dos negros, é igual instituir a tal cota pra universidade somente pra negros e pardos, é um tremendo racismo isso, ja q no país existem milhões de brasileiros brancos e de outras etnias q tb são pobres, isso so gera mais racismo.

E eu em nenhum momento disse q o problema é exclusividade dos negros. Pelo contrário, eu disse que preconceito social aqui no Brasil é ainda maior que o racial, o problema é que a maioria dos pobres continuam sendo os negros/pardos, reflexo da nossa história, então uma coisa leva a outra.

Eu não te conheço, nunca te vi, não sei se é branco, verde ou azul, pode inclusive ser negro, mas o teu discurso é o de alguém que não conhece a realidade dos negros hoje em dia (ainda). Eu sou moreno (o atual "pardo"), tenho metade da família negra e metade branca, meu círculo de amizades é multicor, sei de pessoas próximas e já presenciei diferença de tratamento por cor de pele.

Eu só insisto que você me diga então porque os negros estão na última colocação de todos os indicadores sociais e econômicos. Você já deixou claro que dizer que ainda é reflexo do passado de escravidão é desculpa, acho que resta então a explicação que negros são mais burros/incompetentes/preguiçosos/despreparados, seria essa a sua explicação? Se não, por favor, explique essa indicação em todos os indicadores.
2012-01-09 15:53:47
Eu não nego que preconceito social é ainda maior que racial aqui no Brasil, mas enquanto os negros forem maioria entre os pobres, essas coisas se misturam.

Agora tu matou a pau! Disse tudo em 2 linhas! É exatamente isso que rola aqui!
2012-01-09 16:02:12
Eu sou moreno (o atual "pardo")

então deixa pra la.
2012-01-09 17:49:26
Esse era o seu argumento, que pedi pra falar? :)
2012-01-09 18:36:22
não, so q não vale a pena discutir um assunto q vc tem uma opinião formada e eu tenho outra, onde nenhum dos dois vai ceder, ficaremos paginas e paginas discutindo a msm coisa, sem acrescentar nd.

so por isso.
2012-01-09 18:54:58
não, so q não vale a pena discutir um assunto q vc tem uma opinião formada e eu tenho outra, onde nenhum dos dois vai ceder, ficaremos paginas e paginas discutindo a msm coisa, sem acrescentar nd.

so por isso.



nãããããõooooooooo, quem mora em campinas se prepare para a chuva, o general não vai prolongar uma "polemica"!? ;p