Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Futebol 2012

2012-05-07 22:27:48
Me fez lembrar o caso Dagoberto agora, que foi aliciado pelo SP e o CAP só aceitava vender o jogador para algum clube estrangeiro.

Resumindo, o clube sempre foi correto com o jogador e ganhou tudo dele na justiça e o Dagoberto ficou quase 2 anos meio que encostado no CAP, até o contrato dele acabar e ele poder assinar com o SP.
2012-05-07 22:28:04
isso falei com o chester outro dia, so existem jogadores como o oscar, pq existem clubes como o inter.

se os times brasileiro fossem eticos, a tal palavra q todos gostam de falar por qualquer motivo, nunca um time profissional iria dar abrigo a um jogador q saiu do seu clube formador como o oscar fez com o SP.
2012-05-07 22:29:08
mas se existe um recurso, quer dizer q o processo não foi arquivado, portanto ele não estava livre.
2012-05-07 22:29:26
ai q ta, ele não estava livre, ele entrou na justiça, alguem irresponsavel deu ganho de causa pra ele, q prontamente assinou contrato com o inter, tendo um contrato em vigor com o SP.


tipo, um juiz federal irresponsável. não foi qualquer pessoa.

ai q ta, isso so esta acontecendo, pq o negocio não esta claro, se fosse simples como vc ta falando, q o oscar realmente estivesse livre quando assinou com o inter, não teriamos tantos recursos e tantos entendimentos diferentes para a msm situação, ou seja, se existe outras visões de pessoas ligadas a isso, é pq não é tão simples como vc ta falando.

simples não é mesmo! tudo o que envolve a sociedade e as relações humanas é complexo. mas o trâmite e o confronto de opiniões tem que existir. não se pode dar a voz da razão para uma única instância - isso sim seria perigoso.
(edited)
2012-05-07 22:29:49
É bem por ai mesmo General.
2012-05-07 22:30:07
O Oscar cancelou o contrato com o SPFC, o Inter não contratando outro time iria lá e faria isso, o Inter só se meteu na história bem depois desse problema começar, não houve um "incentivo" ou algo do tipo pra que ele entrasse na justiça. Quando o contrato com o Inter foi assinado, ele não tinha nenhum contrato válido, então o Inter não fez nada de demais.
2012-05-07 22:31:31
mas é oq falei, não importa o time, no caso foi o inter, poderia ser outro como vc falou, mas no momento q todos falam de etica no futebol, quando se precisa demonstrar isso, ninguem demonstra.
2012-05-07 22:32:31
mas se existe um recurso, quer dizer q o processo não foi arquivado, portanto ele não estava livre.

errado. houve um julgamento e uma decisão. enquanto o recurso corre, ele está livre. o problema é a mora no trâmite do recurso - poderia ter durado, digamos, 5 anos, o que seria muito tempo para qualquer trabalhador, principalmente jogadores de futebol, cuja profissão é curta.

com o contrato invalidado, o spfc não tinha obrigação de pagar o salário dele, por exemplo (não sei se pagou enquanto o contrato estava invalidado). é direito dele trabalhar.
2012-05-07 22:32:48
Concordo com o general quando ele diz que não deveriamos ter tantos recursos. Um recurso novo só poderia ser aberto se uma situação ou fato completamente novo que mudasse toda a abordagem da causa fosse apresentado. Do jeito que é parece um debate acadêmico sem fim, onde os dois estão certos e ora um, ora outro está errado.
2012-05-07 22:33:19
Todo mundo sabia que o Oscar estava em litígio com o São Paulo. A diferença foi que o Internacional não perdeu a chance de ir lá e negociar com o atleta, repito, com o atleta.

E nem estou julgando se o que o Inter fez foi certo ou não, já que o Colorado pode ter agido assim em represália, pelo SP ter se metido em alguns negócios do Inter, mas creio que nada justifica.

Posso estar sendo ignorante, ou muito radical ou o que quiserem falar, mas jogador que assina e depois começa com coisas para mudar de Clube e receber mais pra mim não serve, jogador além de ter futebol tem que ter caráter, pois ele serve de modelo para muitas crianças.
(edited)
2012-05-07 22:34:50
discordo.

o tramite é: instância inferior, tribunal de justiça, superior tribunal de justiça (ou do trabalho, no caso) e, se for o caso, stf. são quatro "instâncias" no pior caso. na minha opinião, se se quer ter uma decisão verdadeiramente idônea, não é tanta coisa assim.
2012-05-07 22:38:09
Posso estar sendo ignorante, ou muito radical ou o que quiserem falar, mas jogador que assina e depois começa com coisas para mudar de Clube e receber mais pra mim não serve, jogador além de ter futebol tem que ter caráter, pois ele serve de modelo para muitas crianças.

isso é sua opinião moral, pessoal. eu respeito ela e concordo com ela. mas o direito não pode se pautar exclusivamente por isso, por se tratar de um conceito subjetivo. o contrato social precisa deixar claro o que é permitido e o que não é, e é para ele que precisamos olhar nesse caso...
2012-05-07 22:56:15
isso falei com o chester outro dia, so existem jogadores como o oscar, pq existem clubes como o inter.

Eu concordo, mas tb acho que só existem casos como o do Oscar por causa do próprio SP. O SP é a vítima agora, mas quantas vezes já aliciou jogador sob contrato da mesma forma, forçando uma rescisão dele com o clube e assinando dias depois?
2012-05-07 23:01:12
isso ae. como vc falou em outro topico, infelizmente aqui é um querendo passar por cima do outro. se nao fosse assim, a convivencia entre os clubes seria muito mais facil...
2012-05-07 23:23:13
2012-05-08 00:13:13
mas se existe um recurso, quer dizer q o processo não foi arquivado, portanto ele não estava livre.

Os recursos na Justiça do Trabalho não possuem, em regra, efeito suspensivo. Mesmo que tenha sido interposto um recurso, caso você não consiga imprimir efeito suspensivo a ele para obstar os efeitos da decisão, a parte pode perfeitamente executar a sentença.

Como o São Paulo não conseguiu por meio de cautelar suspender os efeitos da sentença lá em primeira instância, isto lá em 2009 ou 2010, o Oscar estava livre para atuar por qualquer clube.

No entanto, com a reforma da decisão, o Tribunal Regional do Trabalho declarou que o São Paulo estava "certo" e deu ganho de causa ao clube. Novamente, o recurso, agora interposto pelo Oscar, não foi recebido com efeito suspensivo.

Como a cautelar dele não foi admitida pelo TST, em vez dele ajuizar uma nova cautelar no TRT, ele impetrou habeas corpus com o fundamento de que violação dos princípios da liberdade e da dignidade da pessoa humana, argumentos até bem fundamentados para o caso dele. Conseguiu a sua liminar em habeas corpus, embora não tenha sido julgado o mérito, segundo o ministro relator, ele poderia jogar por qualquer clube.
(edited)