Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: »Assuntos Políticos

2014-11-23 20:34:39
Não, bruno. Falei em outro conceito e ele entendeu muito bem. Mas depois pareceu que desistiu e simplismente quis usar uma simplificação que ele mesmo fez para tentar fazer o conceito dele prevalecer.

E a critica que os economistas fazem (desconsiderando todos os outros interesses envolvidos) é sobre a não submissão da política econômica brasileira ao que o FMI determina. Fomos submissos durante décadas e estavamos estagnados. O grande crescimento veio justamente quando começamos a andar com nossas pernas.

Mas o ponto principal aqui é que o Brasil estava crescendo no que realmente tinha espaço, que era na área indústrial, mas com tecnologia estrangeira e consequêntemente enviando boa parte do lucro para fora do país. Com a valorização do salário os lucros diminuem e as empresas param de investir aqui e investem em lugares onde o lucro é maior. Ou ao menos criam pressão para que a política seja modificada aqui.

Justamente em relação a esse contexto eu disse que a valorização do salário / qualidade de vida estavam impedindo que o Brasil continuasse crescendo da mesma forma que crescia antes. Então ele usou essa declaração fora de contexto para tentar mostrar que eu estava errado e misturando termos. Ele está olhando toda a curva e eu apenas uma pequena parte dela. Como ele não quis entrar no mérito e simplesmente ignorou isso porque essa pequena parte da curva é realmente complicada de ser estudada e muito mais política do que matemática, então ele optou por tentar simplesmente desquificar o que eu disse.

Se você reler as mensagens (que são todas extensas) verá que fiz o resumo exatato do que aconteceu. Ele até mesmo tentou usar um "a ciência aponta para outro lado" porque olhando para toda a curva do crescimento econômico que ele a tendência é essa, mas não estou querendo apontar esse lado. Tudo que ele disse é óbvio e simplista demais para realmente chegarmos a algum lugar.

Não existe somente um caminho para o desenvolvimento de um país, embora o único que seja vantajoso para a maior parte da população é o da educação/ciência e tecnologia. Empresas estrangeiras nunca terão o mesmo empenho de ver um crescimento local quanto empresas brasileiras. E o setor privado nunca estará tão empenhado quanto o setor público, mesmo com todos os defeitos que tenha.

Veja que não estou negando crescimento econômico no Brasil, até porque existem diversos erros que ainda não foram corrigidos e todos eles afetam muito o desempenho econômico no Brasil. A falta de ferrovias para transporte de mercadorias e o uso de rodovias que encarece demais os produtos são um bom exemplo disso. Mas a política econômica não está tão errada não e o governo está fazendo um reajuste mais a direita do que era para acalmar os ânimos. Mas fazer exatamente o que querem é jogar totalmente contra a população.
2014-11-23 20:42:59
Achei que tinha fechado os comentários, mas vamos lá.

1 - Sim. Em alguns momentos você se refere somente ao crescimento econômico e isso deixa muito dúbio o que você realmente está se referindo. Crescimento econômico da China é maior que o americano, como eu disse inúmeras vezes no meu texto. Se vai ficar só tentando passar a impressão que está falando com uma criança de sete anos ficará cada vez mais intediante nossa conversa.

2 - Sim, falei justamente isso em meu post. Não sei se você leu, mas se ler vai perceber.

3 - Você que tem acesso e conhecimento melhor na área poderia me ajudar a ver o quão errado estou mostrando o crescimento econômico de alguns países que servem um pouco melhor de espelho do que as maiores economias, que investiram pesado em educação algumas décadas atrás. Poderíamos ver como estava a economia antes, durante e depois do processo.

Claro que cada caso tem suas peculiaridades, mas serve como um ponto de partida do que realmente queremos fazer.

4 - Idem.
2014-11-25 02:02:10
Ja posso banir ele? Diz que sim diz que sim, siiiiiimmmmmm!!!! ?
Kkkk zoa :p
Nem quando as pessoas demonstram fatos, estudos e outras coisas mais o david nao da o braço a torcer, ate com o economista ai ele diz q ta certo kkkkk
(edited)
2014-11-25 02:15:10
Banir? ¬¬

David é apaixonado pelas coisas que defende... e acredita nelas, só isso.
2014-11-25 02:20:56
Eu sei, to tirando onda com ele. Vive falando disso no whatsapp quando questionamos ele, defende tanto q xega a extrapolar o cumulo da xatice. Da mil razoes pra votar no PT mesmo com as varias denuncias feitas e tudo mais. Alfalfa é notorio de muita sabedoria, e sem duvidas se mudasse de ramo se encaixaria muito bem nesse lado, sem contar q daria um otimo politico :p
2014-11-25 12:08:54
Na verdade não sou apaixonado pelo PT. Tive várias decepções com a política depois que o PT entrou no poder e vimos que a coisa é mais complexa do que se queria acreditar. O PT se acomodou também e fez várias escolhas ruins.

Sou apaixonado por defender o povo em cima. Como diria o poeta "meu partido é um coração partido". Sou de esquerda e consequentemente tenho várias ideias iguais ao governo. Quando a corrupção claro que é inegável, mas não se pode fechar os olhos para toda o cenário atual. Não acho que o todos os petistas estejam limpos mas existe um cenário mais favorável ao combate a corrupção do que existia antes.

E com debato desde que me conheço por gente. Minha maior descoberta até hoje foi o "POR QUE...?". Com isso consigo descobrir todo o resto. Não me intimido em debater com ninguém e posso estar errado mas não aceito uma resposta simples jamais. E se discordar da resposta preciso de bons argumentos para mudar de ideia. Ensino meus filhos da mesma forma e acho que todos deveriam ser assim. Independente da ideologia.
2014-11-25 22:36:47
Você defende a política econômica atual pois provavelmente aumentou seu salário como empregado e acha que outra política irá favorecer o empregador. Daí defende que a política atual é boa para todos. Isto fica evidente mesmo que você não perceba. Sua posição é legítima, todos defendem seu lado.

Eu troco idéia ao menos uma vez por semana com colegas de trabalho economistas, dou aula a muitos e debato frequentemente. É muito claro quem está disposto a aprender coisas novas ou meramente defender suas ideias. Achei que mais alguém se interessaria, como não foi o caso, conclui os comentários. Estava apenas perdendo meu tempo, você não estudaria os textos que mencionei apenas defenderia sua posição.
2014-11-26 00:11:18
Você defende a política econômica atual pois provavelmente aumentou seu salário como empregado e acha que outra política irá favorecer o empregador. Daí defende que a política atual é boa para todos. Isto fica evidente mesmo que você não perceba. Sua posição é legítima, todos defendem seu lado.

Eu troco idéia ao menos uma vez por semana com colegas de trabalho economistas, dou aula a muitos e debato frequentemente. É muito claro quem está disposto a aprender coisas novas ou meramente defender suas ideias. Achei que mais alguém se interessaria, como não foi o caso, conclui os comentários. Estava apenas perdendo meu tempo, você não estudaria os textos que mencionei apenas defenderia sua posição.
2014-11-26 00:26:04
Não desista.

Tem muita gente acompanhando o tópico, muita gente se interessou e leu, eu mesmo li tudo, é que quando tem algum debate mais direto as vezes o pessoal deixa rolar no x1.

Até cheguei algumas vezes a responder umas mensagens dos 2, mas apaguei pra deixar rolar, é difícil mesmo discutir com o david, ele não sai do lugar de jeito nenhum, apesar de falar que não é PT não importa o que você argumentar , não importa se esta falando só de economia e não de politica ou corrupção ou qualquer coisa, a unica coisa que vai importar é que o PT é legal e se você criticar alguma coisa no PT você ta errado, não ta vendo todo o contexto e o outros fariam pior.

mas em fim, eu gostaria de ver continuar a discação, mas somente a parte econômica mesmo.

Vamos a uma pergunta pra você: Juros estão altos, crescimento esta baixo, acho que a Dilma ta meio de mãos atadas sobre o que fazer, qual o melhor caminho você vê pra economia hoje ? tentar segurar a inflação ou retomar o crescimento ? tentar um meio termo sei la como ?

Tu acha que a economia brasileira com um bom ministro da fazenda, que esteja pensando no melhor pra economia sem muitos politiquimos, vai conseguir fazer o país crescer a níveis parecidos com os bons anos do Lula ainda no governo Dilma ?
2014-11-26 00:29:40
Vou fazer uma também. Se tivesse juntando uma Graminha hoje e não entendesse muito de ações, qual acha que seria um bom investimento?
2014-11-26 01:07:57
Fernando, o bourne pode te falar melhor pela especialidade dele, mas, só pra deixar minha opinião tb, eu acho que atualmente investir nas ações, mormente pra quem não entende muito, é uma escolha muito arriscada e ruim.

Quando se fala em investimentos, de um modo geral, recomenda-se a maior parte do investimento em algo de rendimento estável e uma pequena parte em rendimento de risco. Vi uma vez um estudo que mostrava um gráfico de algo como 90 a 95% do que se quer investir pra ser direcionado em rendimento estável e 5 a 10% em rendimento de risco, como ações. Mas no atual cenário econômico eu não te recomendaria investir nada em ações, principalmente sabendo que vc não entende muito do assunto.

De todo modo, na minha opinião, essa sua pergunta sobre o que seria um bom investimento depende tb das suas pretensões. O rendimento seguro que me parece mais rentável hoje é o tesouro direto (títulos públicos), mas vc fica amarrado a um certo tempo sem poder resgatar seu investimento. Se vc quer investir e tem certeza que não precisará resgatar durante certo período (geralmente um ano), então acho que é um ótimo investimento. Se vc quer investir e acha que eventualmente precisará de resgatar suas economias antes do prazo que estabeleceu pra resgatar, então investir em CDB (certificado de depósito bancário) seria uma boa tb, mais indicado do que investir no tesouro direto. Eu, por exemplo, tenho parte das minhas economias investidas em CDB, porque, eventualmente, posso precisar resgatar meu dinheiro.
2014-11-26 01:10:36
Obg. Não entendo nada, faço esses investimentos onde?
2014-11-26 01:13:19
CDB vc pode investir em qualquer banco que tenha conta corrente. De preferência, claro, bancos de nome, como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú...
2014-11-26 01:15:10
Obrigado. Estou pensando em comprar um terreno ou ampliar minha casa, mas se ambos não derem certo vou procurar o gerente do meu banco.
2014-11-26 01:15:54
Só pra deixar claro, tem um "vc" elíptico na minha frase, ali em cima. CDB vc pode investir em qualquer banco que (vc) tenha conta corrente.
2014-11-26 01:16:53
Por nada! :)

Veja o que o Bourne tem a lhe dizer tb, especialistas sempre nos ajudam melhor na hora de decidirmos sobre em que devemos investir.