Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: »Assuntos Políticos

2014-11-26 01:16:53
Por nada! :)

Veja o que o Bourne tem a lhe dizer tb, especialistas sempre nos ajudam melhor na hora de decidirmos sobre em que devemos investir.
2014-11-26 01:25:24
Vlw... Tenho conseguido juntar cerca de 1000 pratas por mês, não é muito, mas como é todo mês o bolo vai crescendo.
2014-11-26 03:32:29
Fernando, não é exatamente minha especialidade, mas como acompanho bastante posso tentar ajudar a você ou quem mais com informações gerais. Vou tentar ser sucinto mas podem perguntar se quiser mais explicações de algo específico:

Investimento depende sempre do prazo, perfil de investidor, se aceita risco, grau de conhecimento, mas vou dar uma passada geral pelo que "acho" melhor só com as informações que deu. Vou começar pelo que não investir:

1- Não invista em fundos multimercado. Ele divide uma parte em renda variável e uma parte em renda fixa. Não faça isso. Se quiser investimento em risco, invista você mesmo diretamente essa parte, tipo 20%, nos investimentos que quiser, empresas que conhecer e acompanhe.

2- Previdência só é boa para mais de 10 anos pela vantagem na tributação e mesmo assim muito cuidado nas modalidades. Valores baixos tem muitas taxas e as vezes não vale a pena, exceto prazo bem longo e bons planos de previdência.

3- Consorcio pra juntar dinheiro é ruim. Não faça a não ser que seja compulsivo em gastar e precise de algo que prenda a grana. Mas é um bom investimento para quem tem uma parte da grana. Ao invés de financiar o restante você dá de lance, pega o veículo e paga no resto muito menos que financiamento. Só tem que perguntar no seu banco o valor médio que os lances tem saído para não ter erro e poder esperar a assembléia mensal.

4- Capitalização, não faça a não ser que acredite na sua sorte.

O que eu indico:

Pelo seu caso, na rentabilidade comparada do mês passado o melhor foi LCA - Letra do Crédito do Agronegócio. Mas tem que atender os pré requisitos. Ser presonalizado ou estilo e mínimo de 30 mil. No Banco do Brasil por exemplo, que conheço bem, você tem rentabilidade diária, resgate no mesmo dia e rende 84% do CDI sem imposto de renda. Apesar do nome é renda fixa, rentabilidade pré-determinada. A destinação que é o agronegócio que você está estimulando. Valores acima de 300 mil pegam melhor taxa que esses 84%. Caixa Econômica tem para alguns clientes até 90% de CDI sem imposto de renda, linda aplicação, mas atendimento da caixa não é uma maravilha. Mês passado, com 23 dias úteis deu rentabilidade líquida de 0,8%. Poupança deu, em média 0,59 dependendo do dia de aniversário, de 0,55 a 0,65. Enquanto o dinheiro da poupança vai para crédito imobiliário, como vocês sabem.
2014-11-26 03:32:53
Matéria para ajudar http://www.infomoney.com.br/lci-lca e continuando o que indico:

Se não tem muita noção recomendo fazer com o gerente e pedir para te ensinar a acompanhar os rendimentos pela internet e ir sempre comparando e acompanhando. Novas aplicações mensais você resgata tudo e aplica no mesmo dia para atingir o mínimo de 30 mil pois não tem IOF nem imposto de renda, por isso você pode resgatar e aplicar no mesmo dia sem perdas.

Claro que tanto LCA quando CDB você tem melhores rentabilidades em bancos com menos solidez. 110% do CDI em CDB é muito possível. Mas aí vai de cada um, todos acompanharam o Banco do Silvio Santos. Eu não tenho arriscado grana de renda fixa nesses bancos, mas muitos tiveram bons rendimentos e os bancos nunca quebraram. LCA consegue-se até 97% do CDI nesses bancos. Uma melhor solução pode ser uma corretora, também tem risco da mesma quebrar mas consegue-se uma taxa melhor que os bancos. Os custos das corretoras para ter conta e manter títulos geralmente são nulos ou baixos em comparado com a maior rentabilidade. São um pouco menos práticos pois no seu banco você resgata e saca no mesmo momento. Considerem suas escolhas.

Segunda opção de seria fundos de investimento. No BB, um bom fundo com taxa de 1% ao ano só com 50 mil. Rendimento líquido de taxa de administração, mas não de imposto de renda ficou em 0,9 mês passado. Você teria que ter mais de 2 anos de aplicação para chegar próximo ao rendimento da LCA.

LCI tem rendido menos que LCA, no BB, se LCA rende 84% do CDI, a LCI, letra do crédito imobiliário, rende 80% do CDI. Também sem imposto de renda, mas com restrições menores. Se você não for público alvo LCA, valores que não se pega um bom fundo de investimento devem ser investidos em LCI, mas esse tem carência de 60 dias. Rentabilidade diária e aplicações a partir de 1.000. Recomendo também se o montante não pegue um fundo que tenha dado pelo menos uns 0,9 ou próximo disso em outubro de 2014.

Tesouro direto tem bom rendimento, mas tem o problema de liquidez para a venda sobretudo para quem não é familiarizado com as características dos títulos e a compra e venda. Pode precisar do dinheiro e ter demora no resgate. Mas podem ter rendimentos superiores até ao LCA. Só depois recomendo o CDB. Muito prático e para valores pequenos e com poucas restrições e rende mais que fundo e poupança mesmo pegando percentual do CDI menor tipo 90% do CDI. Por último a poupança (isso atualmente claro).

Ativos de Risco. Definitivamente se perder e ganhar com seu patrimônio não é seu perfil, se vai ficar se martirizando por ter perdido seu capital não invista em ativos de risco.Bom a bolsa está desde 2007 relutando em sua pontuação. Mas quem conhece como é feita sabe que é mudada a cada semestre e muitas empresas hoje valem 20% do que já valeram. Estão baixas, mas as expectativas de nossa economia não são boas. Portanto perto das próximas eleições pode ser um bom momento, pois uma mudança de governo e política econômica elevariam muito o valor das ações, muitas abaixo do valor patrimonial.

Recomendo o site da www.fundamentus.com.br. Você coloca o código da empresa, exemplo, Petro4, e tem muitos dados da empresa, como lucro por ação, valor patrimonial e etc. Entretanto, hoje não recomendo investir para quem, no mínimo não acompanha todo dia. Mercado em queda é para profissionais e quem operou vendido nos últimos 7 anos ganhou muito.

Existem fundos indexados a inflação. Podem ser uma boa opção para daqui alguns meses. Esses fundos, notadamente os que aplicam em NTN-B são pré-fixados e em cenários de queda de juros e inflação altase valorizam bastante. Ano passado, com a subida perderam bastante, esse ano com menos subidas e inflação alta já tem rendido melhor. Espero após nova equipe econômica e possível aumento de juros investir nele pois cenário de inflação alta e queda de juros ele se valoriza bem.

Já escrevi muito.
(edited)
2014-11-26 03:34:23
Amanhã faço um texto mais completo tentando responder a sua pergunta e dar uma visão mais completa da situação econômica e vou tentar não complicar demais.
2014-11-26 16:03:24
Você defende a política econômica atual pois provavelmente aumentou seu salário como empregado e acha que outra política irá favorecer o empregador. Daí defende que a política atual é boa para todos. Isto fica evidente mesmo que você não perceba. Sua posição é legítima, todos defendem seu lado.

Não. Já falei isso posts atrás. Mas grande parte da população teve um aumento sim. Eu estaria muito melhor num governo de direita, porque sempre batalhei. Mas poucos conseguem ter acesso ao que tive e não é justo. Não é o tipo de sociedade que eu idealizo.

Eu troco idéia ao menos uma vez por semana com colegas de trabalho economistas, dou aula a muitos e debato frequentemente. É muito claro quem está disposto a aprender coisas novas ou meramente defender suas ideias. Achei que mais alguém se interessaria, como não foi o caso, conclui os comentários. Estava apenas perdendo meu tempo, você não estudaria os textos que mencionei apenas defenderia sua posição.

Olha, já mudei muito de posição sobre várias coisas, mas nenhuma delas foi simplesmente dizendo, "ok, vou acreditar no que você diz pois está dizendo". Aprendo com argumentos e contra argumentos e depois diferindo. E se engana grandemente se pensa que não leio obras indicadas. Quem troca ideias comigo há mais tempo aqui já deve ter visto eu mudando de posição várias vezes e muito se deve ao fato de ter assimilado o argumento exposto e acreditar nele.

Vou ver as outras postagens e vou respondendo.
2014-11-26 16:11:54
Não desista.

Tem muita gente acompanhando o tópico, muita gente se interessou e leu, eu mesmo li tudo, é que quando tem algum debate mais direto as vezes o pessoal deixa rolar no x1.

Até cheguei algumas vezes a responder umas mensagens dos 2, mas apaguei pra deixar rolar, é difícil mesmo discutir com o david, ele não sai do lugar de jeito nenhum, apesar de falar que não é PT não importa o que você argumentar , não importa se esta falando só de economia e não de politica ou corrupção ou qualquer coisa, a unica coisa que vai importar é que o PT é legal e se você criticar alguma coisa no PT você ta errado, não ta vendo todo o contexto e o outros fariam pior.

mas em fim, eu gostaria de ver continuar a discação, mas somente a parte econômica mesmo.

Vamos a uma pergunta pra você: Juros estão altos, crescimento esta baixo, acho que a Dilma ta meio de mãos atadas sobre o que fazer, qual o melhor caminho você vê pra economia hoje ? tentar segurar a inflação ou retomar o crescimento ? tentar um meio termo sei la como ?

Tu acha que a economia brasileira com um bom ministro da fazenda, que esteja pensando no melhor pra economia sem muitos politiquimos, vai conseguir fazer o país crescer a níveis parecidos com os bons anos do Lula ainda no governo Dilma


Desculpe-me por misturar política com economia. É que erroneamente pensei que esse tópico era de política e estávamos falando de economia no cenário político, mas agora percebo que estava distorcendo o tema do tópico.

Deve ser por isso que quando levo para o lado político/social alguém retira meu assunto do contexto. Mas podem seguir falando de ações aqui. Só não me chamem para um assunto se não quiserem minha opinião. Voltei ao tópico porque fui instigado isso.

E diversas coisas feitas pelo PT eu discordo, principalmente quando vai mais a direita do que ele se propunha, como na escolha de alguns ministros que andam sendo feitas, ou alto investimento em eventos esportivos, ou fragilizar alguns órgãos públicos, etc...
2014-11-26 16:15:12
Sobre os investimentos, uma coisa que o BL falou e é importante é ter uma parte das economias em investimentos de fácil resgate e que não vá perder dinheiro resgatando. Sempre pode acontecer uma emergência na família e precisar retirar o dinheiro.

Com quem eu converso sobre investimentos faz como o BL está fazendo também. O retorno é razoável e tem uma boa estabilidade.
2014-11-26 17:02:55
Acho que uma das informações que você deu é baseada em regras antigas... LCA rendia mais do que LCI quando não tinha garantia do FGC. Desde que passou a ter as mesmas garantias, entrou no mesmo grupo de investimentos e oferece o mesmo retorno. Inclusive, atualmente te apresentam como LCI/LCA, não separados.

Talvez você quisesse falar de CRA (embora também seja agrupada com CRI), que não possuem a garantia, apresentando rentabilidade um pouco maior, assim como o risco.
2014-11-26 17:10:58
Na verdade, não existe essa % de investimento em aplicações de risco mais alto ou baixo. Isso vai muito do perfil de cada investidor. O valor que você deu é bem baixo, eu diria que só pra quem não admite risco algum mesmo. É bom lembrar que qualquer banco pode quebrar e há limites de cobertura mesmo nos investimentos mais conservadores, como poupança e CDB (250 mil, atualmente).

Antes de fazer qualquer aplicação, você é obrigado pela instituição a preencher um questionário que indica qual seu grau de exposição ao risco. Dessa forma, eles podem te indicar investimentos mais indicados a você e alertar quando estiver fora dele.
Mesmo quando você é conservador, é normal atingir um grau de uns 20% em investimentos de risco. Se for mais arrojado, no outro extremo, pode chegar até a 80% (e ter sangue muito frio :p). De uma forma geral, você pode medir isso com fatores como a sua idade (quanto mais novo começar, mais tempo pra se recuperar de uma perda), sua economia mensal (renda não interessa, se a compromete integralmente) e suas perspectivas de uso do dinheiro (quanto mais longe for o horizonte que você imagina para utilização desse dinheiro, mais exposto você pode ficar).
2014-11-26 17:15:51
Sobre os investimentos, uma coisa que o BL falou e é importante é ter uma parte das economias em investimentos de fácil resgate e que não vá perder dinheiro resgatando. Sempre pode acontecer uma emergência na família e precisar retirar o dinheiro.

Esse é o problema que ocorre com muitas pessoas. Qualquer texto que você leia, por mais básico que seja, ressalta sempre que investimento em aplicações como ações é pra ser feito com uma grana que não tem nenhuma relevância na sua vida. Não que o dinheiro não seja importante, óbvio, mas não pode, em hipótese alguma, ser um dinheiro que você possa vir a contar de uma hora pra outra.

E isso não tem só a ver com perdas. Dependendo da sua aplicação, a liquidez do papel pode não ser alta e você não conseguir negociar no momento que deseja (embora mais difícil). Outro ponto é que existem papeis bem voláteis. No instante em que você precisar de qualquer maneira desse dinheiro, o papel pode estar em baixa (e aí você perder dinheiro mesmo) ou estar engrenando uma alta, e você acabar deixando de ganhar.
2014-11-26 17:43:09
O valor que você deu é bem baixo, eu diria que só pra quem não admite risco algum mesmo.

Leogar, como falei no post anterior, esse valor seria "algo como", por isso que disse "uns 90 a 95%", porque não lembrava. Dentro do exemplo que vc disse, 80%, seria dentro dessa margem que eu imaginava. Li essa matéria tem uns 2 anos, era um gráfico que mostrava uma espécie de fórmula que provava estatisticamente que o rendimento melhor, mesmo para investidores conservadores, era de uma porcentagem de investimento de baixo risco (e eu chutei uns 90 a 95%, mas não lembro os valores, poderia ser 80% tb, por exemplo, como vc mencionou) e outra de alto risco (exemplo ações, que chutei uns 10%, mas não lembro tb, poderia ser 20%). Por esse estudo, que tinha gráfico, fórmula e o caramba, ficava "provado" que esse tipo de investimento (p.e., 80% seguro e 20% alto risco) era mais indicado do que investir 100% em investimento de baixo risco, mesmo sendo uma pessoa conservadora.

Eu, particularmente, acho que quem não estuda o mercado e tal quer, no mais das vezes, fazer investimentos mais seguros, como faço. Presumi que era esse o caso do Fernando e por isso que sugeri isso a ele. E, embora o estudo que mencionei acima indique pra investir determinada parcela em investimento de alto risco, atualmente meus investimentos tem sido todos em investimentos mais seguros e com facilidade pra resgatá-los.
2014-11-26 19:16:28
Eu entendi o que você falou e concordo. O que eu quis dizer é que esse valor 5 a 10% seria bem baixo, mesmo pra um conservador. Agora, é lógico que mesmo quando se divide em conservador/moderado/arrojado, estamos falando de pessoas que entendem o que estão fazendo. Mesmo 5% seria muito se você simplesmente joga seu dinheiro num fundo por indicação de um gerente e não sabe o que significa ou onde está investindo aquele dinheiro.

Pra ter uma ideia, eu já aplico na bolsa há alguns anos e nos dois últimos, praticamente não tive tempo de acompanhar e fiquei no zero a zero (o que significa que perdi, já que teria um lucro qualquer em outro, mesmo em poupança). Só por curiosidade, deixei uma quantia pequena em 2 fundos (small caps e infraestrutura) e o rendimento foi praticamente o mesmo. Ou seja, mesmo os meus papeis tendo ficado lá parados, renderam o mesmo que uma junta especializada que trabalha diariamente nisso. Como o Bourne disse, não é o melhor momento mesmo pra entrar na bolsa, a menos que siba bem o que está fazendo, porque você pode ganhar em ambos os lados.
2014-11-26 20:01:30
100% em baixo risco aqui.
2014-11-26 20:42:20
HAUHAUHAUHAUHAUHUAHUA!!
2014-11-26 20:54:28
Eu boiei nessas siglas todas, se eu for realmente investir depois anotou tudo e peço para o gerente do banco me explicar cada uma delas.

Alguém poderia me dizer bem simples quanto de juros posso conseguir nessas aplicações?