Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: »Assuntos Políticos

2015-11-13 18:31:47
Em primeiro lugar, a maior parte de tributos (cerca de 30%) incidentes no combustível ocorre por conta do ICMS, imposto estadual cuja alíquota é modificada pelo Governador do seu Estado, e não pelo Governo Federal.

A parcela de tributos e contribuições federais incidentes no combustível é menor do que 10%.

Portanto, quanto ao preço do combustível, não adianta tentar colocar a conta apenas no Governo Federal, seu Estado tem uma parcela de culpa da mesma intensidade ou até maior.



Meu estado dá 38.5kkk ao governo e recebe 9.
Numa situação hipotética, chutando valores, se meu estado recebesse o dobro disso o ICMS poderia não precisar ser aumentado.
Logo, o combustível não subiria.

Vide link abaixo:



https://robertolbarricelli1.wordpress.com/2013/11/30/impostos-estados-pagadores-x-estados-recebedores/
(edited)
2015-11-13 18:33:41
Pelo contrário, nunca ganhei tanto como hoje. Nunca tive um poder de compra como hoje. De fato, existe uma crise econômica e política no Brasil. Além disso, ajustes fiscais são muito importantes, mas acredito que o país pode sair dessa.


Poxa, me ensina... Não consigo nem pagar minhas contas direito.

E ah, você me manda ler jornais e me manda fontes do tipo "Bill Clinton diz que"
Lula disse que a crise era uma "Marolinha". e aí?

Pelo amor de Deus né cara... hahaha
(edited)
2015-11-13 18:37:26
Cara, eu te enviei uma entrevista do Paul Krugman, Nobel de Economia em 2014. Ademais, enviei para você a sugestão de leitura de um dos economistas mais famosos do mundo, que é o Thomas Piketty. O livro "O Capital no Século XXI" é barato, menos que 50 reais, leitura fácil e mostra o cenário que o mundo de hoje está, inclusive, a crise que vive a Europa.

(edited)
2015-11-13 18:38:25
Vou ler...
2015-11-13 19:15:52
Dalton
sugiro também a leitura de (dentre muitas outras):

"Problemas estruturais do Estado Capitalista", de Claus Offe
"Estado, Governo e Sociedade", de Norberto Bobbio
"Estado. A Silenciosa Multiplicação do Poder", de João Bernardo

em relação aos caminhoneiros: eles têm todo direito a se manifestar, é óbvio. mas deveriam ter uma pauta de reivindicações.. esse lance de "queremos a derrubada do governo e não vamos negociar, nem sequer conversar" não prospera. ainda mais constrangendo outros caminhoneiros, ao obrigá-los a participar dos bloqueios.

o que o pessoal não entende é que quem manda realmente no país não quer exatamente a derrubada da Dilma. o que eles querem é obrigá-la a governar pisando em ovos até o final do mandato, de maneira a deixá-la sem qualquer possibilidade de implantar uma política própria e obrigando-a a ceder à agenda deles e à todo e qualquer fisiologismo.


ah.. em tempo: por mais que os caminhoneiros possam ser trabalhadores aguerridos, o caminhão é um dos maiores símbolos do atraso e subserviência do país.
2015-11-13 19:51:03

em relação aos caminhoneiros: eles têm todo direito a se manifestar, é óbvio. mas deveriam ter uma pauta de reivindicações..


Baixa no preço de pedágio e óleo diesel, além de implantação do "frete mínimo"


o que o pessoal não entende é que quem manda realmente no país não quer exatamente a derrubada da Dilma.

Quem manda no país são os Brasileiros, e atualmente mais de 70% da população apoia a derrubada.

o que eles querem é obrigá-la a governar pisando em ovos até o final do mandato, de maneira a deixá-la sem qualquer possibilidade de implantar uma política própria e obrigando-a a ceder à agenda deles e à todo e qualquer fisiologismo.

A Maneira de governar não é da Dilma. O PT segue uma ideologia, a Dilma só põe em prática.


ah.. em tempo: por mais que os caminhoneiros possam ser trabalhadores aguerridos, o caminhão é um dos maiores símbolos do atraso e subserviência do país.

Espero que você tenha dito isso em alusão a falta de outras alternativas de transporte, como ferrovias, etc, correto?

2015-11-13 20:11:49
"Baixa no preço de pedágio e óleo diesel, além de implantação do "frete mínimo"

não foi isso que li na entrevista de uma das lideranças, que dizia que não queria nem conversar.
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica-brasil-economia/63,65,63,14/2015/11/09/internas_polbraeco,505656/nao-queremos-negociar-queremos-saida-de-dilma-dizem-caminhoneiros-no-rs.shtml

"Quem manda no país são os Brasileiros,"
tem certeza?? acho isso de uma inocência tremenda!

"A Maneira de governar não é da Dilma. O PT segue uma ideologia, a Dilma só põe em prática."
acho que você não entendeu o que eu escrevi ou está apenas querendo discordar por discordar.
então, para facilitar, apesar de perder um pouco do significado, onde está Dilma, substitua por PT.
de qualquer maneira, seja PT, PSDB, PMDB ou PQP, seja Sarney, FHC, Lula ou Dilma.. qualquer um desses só ganha eleição para cargos majoritários se em nenhum momento oferecer reais riscos para o capital internacional e seus testas de ferro nacionais (banqueiros, empreiteiros, latifundiários, etc).
os próprios programas sociais de FHC, Lula e Dilma só existiram por serem, no final das contas, benéficos ao empresariado. sobra pouca margem de manobra para um governo implantar uma agenda própria. enfim, essa pressão toda sobre o governo atual quer, em última análise, tender essa margem ao zero.

"Espero que você tenha dito isso em alusão a falta de outras alternativas de transporte, como ferrovias, etc, correto?"
mais ou menos...
não há falta de alternativas. as alternativas existem e são muito mais adequadas. o que aconteceu foi o desmonte do setor ferroviário, o abandono das hidrovias, a falta de investimento na navegação de cabotagem e a entrega do Brasil para os lucros exorbitantes das montadoras.
isso já vem desde Washington Luis ("Governar é abrir estradas") e se aprofundou tremendamente com o JK e continuou até hoje..
o Brasil continua usando como medida de desenvolvimento o número de carros produzidos e vendidos!!!
isso não é por acaso e, obviamente, foi imposto de fora.

caminhão só deveria ser usado para pequenos percursos, em um contexto de transporte multimodal, levando as cargas dos centros de produção até portos e ferrovias, que são muito mais adequados para o transporte de grandes volumes*, principalmente os de baixo valor agregado.


*edit: grandes volumes em grandes distâncias
(edited)
2015-11-13 20:17:38
Gostei da sua resposta. quanto ao link na primeira pergunta, há sempre os fanáticos políticos, caso do meu pai, mas o tema principal foi o que eu te disse acima.
2015-11-13 20:22:42
Porém só acho que você esqueceu de citar que montadoras geram empregos e arrecadação, movimentam muita grana e quanto maior o consumo, maior o capital circulando, e quanto maior o capital circulando, mais o país cresce.
2015-11-13 20:47:05
O Bobbio é excelente, um verdadeiro clássico. Anotarei os demais para leitura.

Sim, é verdade. Os caminhoneiros não têm uma pauta específica de reivindicações. É um protesto que poderia ser realizado em algum lugar aberto, não precisa querer chamar a atenção fechando estradas, porque a obstrução de via pública é um ilícito civil em qualquer país democrático, bem como é um crime descrito no Código de Trânsito desde 1997.

A finalidade do manifesto, de acordo com alguns dos líderes, é a "derrubada" do governo. É meio utópica a intenção.

No meu ponto de vista, apenas causa grave transtorno na economia.
2015-11-13 20:55:32
No meu ponto de vista, apenas causa grave transtorno na economia.

Responda novamente minha pergunta:

Você gostaria de trabalhar de graça?
2015-11-13 23:44:57
MBehrend, agora você tocou na questão nevrálgica do capitalismo, a contradição fundamental que, de alguma maneira, terá de ser superada.

o capitalista quer aumentar seus lucros.
para tanto, busca o aumento da produtividade, sendo a mecanização uma das grandes molas propulsoras desse processo.

mas esse aumento de produtividade acaba por gerar desemprego.
onde antes eram necessárias 10 pessoas para produzir, passam a ser necessários apenas 8.. depois, apenas 5 e assim por diante.
robôs, sistemas CAD/CAE/CAM, etc nas indústrias... mecanização das lavouras, etc.
(tudo isso seria maravilhoso se diminuísse o trabalho de todos)

gerando desemprego, o que acontece? acaba diminuindo o mercado consumidor dos próprios produtos que o capitalista "produz".

e isso é um grande problema... causa crises de deflação (muito mais perigosa que a inflação), guerras e mais guerras para torrar excedentes de produção, etc.

então, o que é feito para empurrar o problema com a barriga?

1- geração de empregos, não importando a real utilidade social dos mesmos.
tem que produzir qualquer coisa (como os carros)... e, na verdade, a maior parte dos empregos gerados não são produtivos. tudo no setor de serviços ou, como conta a piada, contrata um cara para abrir o buraco de dia e outro para fechar de noite

2- ESTÍMULO AO CONSUMO!! aprofundamento da fetichização da mercadoria... fabricação de coisas cada vez menos duráveis e cada vez mais descartáveis, embalagens, etc. geração de falsas necessidades, como trocar de celular a cada mês, ter um carrão que vai a 200 por hora, etc e tal. e também a distribuição de grana para os que não têm renda ou têm baixa renda e não conseguem consumir. e aí é que o Estado entra de cabeça com, por exemplo, a maioria dos programas sociais que, obviamente (e ainda bem!) tem um papel importante no resgate da dignidade e promoção da cidadania de grande parte da população.

uma coisa interessante de notar é que até o crime é "benéfico", sob esse ponto de vista. gera um monte de emprego (diversas polícias, produção de portões e sistemas de alarmes, blindagem de carros, seguradoras, construção de presídios, etc)

ou seja, a questão não é "gerar emprego", não importa qual seja o trabalho.

tem alguns textos de um pessoal chamado Grupo Krisis (se não me engano). pelo que me lembro, li alguns textos de dois caras: Gorz e Kurz. principalmente o "Colapso da Modernização" e o "Adeus ao proletariado", além do livro do brasileiro Ricardo Antunes "Adeus ao trabalho"
apesar de não concordar, a princípio, com várias coisas, são textos bem instigantes e que acabam abordando o tema do trabalho. vale a pena a leitura e até mesmo fazer um grupo de discussão.

peço desculpas pelo tamanho do texto.. e olha que acabei cortando algumas coisas... haha

valeeeu!
2015-11-13 23:45:05
Meu amigo, caminhoneiros estão longe de trabalhar de "graça". Logicamente, eu acredito que eles deveriam ganhar até mais, mas, pelo grau de escolaridade da maioria, vou te dizer que o valor médio de renda da profissão é até bem razoável:

http://noticias.terra.com.br/brasil/estradas/pesquisa-revela-salario-medio-dos-caminhoneiros-brasileiros,70953eda7bc24e4b2f707c1fcffbd262l3g94ztn.html
(edited)
2015-11-14 00:00:01
Muito bonito isso na prática, mas vc seria capaz de dar exemplos de algum lugar onde o socialismo tenha dado certo?

O computador bonito que você usa, o plano de internet banda larga, o carro no qual vc se locomove, o tênis que vc usa, a tv de led 68 polegadas que você assiste, enfim, foi o capitalismo que te proporcionou.

Gostaria de ir pra Cuba e saber deles se eles vivem felizes... creio que não.
2015-11-14 00:01:59
2 mil a 6 mil.

vc coloca nessa balança despesas de manutenção, combustível, pedágios e outros imprevistos?
Fora a carga horária, as vezes maior do que 16h/dia p chegar a tempo no destino.
Sai tudo do bolso deles!

:)
2015-11-14 01:37:28
eu posso te responder a sua pergunta se você me disser primeiro em que país o socialismo existe ou existiu.

você que está falando de Cuba... eu nem de socialismo falei, inclusive.
e, em relação à Cuba, lá tem gente feliz, gente revoltada, gente triste, gente que cantarola quando anda nas ruas, gente que ama o país, gente que quer ir embora, etc.


outra coisa... a roda do seu carrão foi "produto" do neolítico. você queria estar ainda vivendo no neolítico?
o dinheiro de papel que você usa, o prensa que se utiliza para fazer o livro em que você estudou, os óculos, o relógio mecânico e muitas outras coisas foram-nos proporcionados pela Idade Média... você ainda vive na Idade Média????