Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: »Assuntos Políticos

2015-12-22 14:05:32
bruno, legal ler suas conclusões, uma opinião embasada e ponderada. é bom ler textos de quem sabe escrever e argumentar, mesmo que eu não concorde inteiramente com as opiniões expressas.

mas o "golpe" não é o impeachment... é o que estão fazendo desde o final das eleições.
um eterno terceiro turno que, inclusive, já atingiu os objetivos de pautar o governo da Dilma.

e essa é uma das diferenças em relação ao caso do Collor.
o Collor assumiu com grande apoio da imprensa, ao invés de ser bombardeado desde o início do governo.

outras diferenças:
o Collor passou por um amplo processo de investigação e o processo de impeachment só foi iniciado DEPOIS de uma longa CPI em que sobraram provas de corrupção contra ele.

e há mais uma grande diferença, se não no mérito, pelo menos na possibilidade de conclusão do processo: como o Collor foi eleito presidente sem qualquer real base popular de apoio (basicamente, foi o candidato da Globo, fabricado em um Globo Repórter - "O caçador de marajás" e alimentado diariamente pelas notícias favoráveis). já a Dilma, ainda conta com um aguerrido apoio popular. qual a importância disso? só uma... pode dar treta!

no caso do Collor, passou longe de golpe.
talvez os pedidos do PT de abertura de impeachment de Itamar e FHC se aproximem mais disso... mas foram apenas pedidos, analisados e negados pelo Congresso. como você, Bruno, escreveu: "é um processo que pode ser iniciado até por uma pessoa qualquer do povo"

então, nesse caso, golpistas de um lado e golpistas do outro. a questão passa a ser observar quem aplaude o atual processo dizendo "ah, se lá foi golpe, então agora também pode", que, por si só , é um argumento burro e tacanho, já que a pessoa admite que isso é um golpe, parte do princípio que é algo errado e conclui que, mesmo errado, é bom pois é contra "os inimigos".

enfim, vale mais uma colocação:
o impeachment do Collor não foi "do PT"!
quer ver quem mais votou a favor da abertura do processo na Câmara?
Aécio Neves
Jair Bolsonaro
José Serra
Robson Tuma
dentre outros.
2015-12-22 14:10:17
olha que interessante... a Veja já "prendeu" o Lula dezenas de vezes.. a cada denúncia de corrupção contra o PT, o acusado já vira capa e alvo de uma longa matéria "investigativa" e também já é declarado culpado.

nessa semana, o Azeredo foi condenado a 20 anos de prisão...
qual a capa da Veja?

"STAR WARS"

hahahaha

e ainda tem gente que nega a manipulação da grande imprensa.
e ainda tem gente que diz que a grande imprensa é imparcial.
e ainda tem gente que, absurdo dos absurdos, diz que a grande imprensa está ao lado do PT... mas aí, já é caso de internação por alguma psicopatologia de fuga da realidade...
2015-12-22 14:54:37
mas imagino que ninguém do sokker tem essa ligação direta com o PT, por isso que mencionei que não entendo como alguém daqui pode conceber isso.


sera mesmo?
2015-12-22 15:13:05
3 de agosto de 1992 - O ex-secretário de imprensa da presidência, Pedro Luís Rodrigues, avisa que não pretende se despedir de Collor ao deixar o governo. A executiva nacional do Partido dos Trabalhadores decide promover uma série de comícios no país pela aprovação do impeachment.


sempre achei q PT fosse abreviação de Partido dos Trabalhadores!!! mas vai ver estou errado!!!


1 de setembro de 1992 - Em meio a uma onda de manifestações por todo o país, os presidentes da Associação Brasileira de Imprensa, Barbosa Lima Sobrinho, e da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcello Laveniére, apresentam à Câmara o pedido de impeachment de Collor.


sera q PSDB é abreviação de Associação Brasileira de Imprensa ou de Ordem dos Advogados do Brasil? fiquei na duvida agora!!!


29 de setembro de 1992 - A Câmara dos Deputados vota a favor da abertura do processo de impeachment de Collor por 441 votos a favor e 33 contra.

ou sera q desses 441 votos, todos são de politicos ligados ao PSDB? outra duvida!!!


1º de outubro de 1992 - O processo de impeachment é instaurado no Senado.
2 de outubro de 1992 - Collor é afastado da Presidência até o Senado concluir o processo de impeachment. O vice-presidente Itamar Franco assume provisoriamente o governo e começa a escolher sua equipe ministerial.
29 de dezembro de 1992 - Começa o julgamento de Collor no Senado. O presidente renuncia por meio de uma carta lida pelo advogado Moura Rocha no Senado, para evitar o impeachment.
30 de dezembro de 1992 - Por 76 votos a favor e 3 contra, Fernando Collor é condenado à perda do mandato e à inelegibilidade por oito anos.



o mais curioso disso tudo:

O relatório da CPI afirmou que Collor cometeu crime de responsabilidade ao usar cheques fantasmas para o pagamento de despesas pessoais, como uma reforma na Casa da Dinda e a compra de um carro Fiat Elba. Com isso, o caminho para o impeachment estava aberto.


enquanto isso, a senhora dilma afundou a Petrobras, esta quebrando o Brasil e ainda tem gente questionando se ela fez algo ilicito ou não e pensar q o collor caiu por causa de uma reforma de casa e um fiat ELBA!!!
2015-12-22 15:15:56
Bem da hora esse fiat elba, parece uma parati :p
2015-12-22 15:40:42
ja pensou quantos fiat ELBA a dilma compraria com a grana q embolsou da Petrobras?
2015-12-22 21:32:14
momento conversa com o espelho!

haha


seguindo com o diálogo, também gostava da Elba e também da Ipanema.

meu irmão tinha uma que dava para colocar mais ar na suspensão quando ia carregar muita coisa.
mas disseram que eram "carroças" e agora todos podemos comprar belos e velozes carros descartáveis!
2015-12-22 21:37:30
o nome disso é "alienação" e "massa de manobra".

é incrível como á fácil manipular a opinião pública... com uma campanha bem feita nos meios de comunicação, é possível transformar a maioria de ferrenho defensor de algo para implacável inimigo da mesma coisa, em pouquíssimo tempo.

é a tal "sociedade do espetáculo", no conceito do Debord...
e o tempo vai passando, vamos discutindo sempre o escândalo do momento e a moda da hora e não sobra tempo para questionar o essencial, os problemas estruturais.

é possível que a ideia seja justamente essa!
2015-12-23 12:18:36
Sobre a manipulação da grande impressa
O estado de Minas noticiou a seguinte manchete outro dia: Após uma semana da tragédia, finalmente, Dilma visita Mariana.

Percebe a palavrinha enfiada ali no meio que desmoralizou a conduta da presidenta Dilma? É essa a impressa parcial que temos. Durante 12 anos o Estado de Minas não noticiou em machetes nenhuma conduta do Aécio. Que inclusive pedalou com recursos da saúde de minas gerais e o TCE arquivou o processo. O mensalão Tucano nunca foi manchete no jornal, apenas notas de "rodapé" de página.

concordo com o cataplasma. Eu me pergunto se existe liberdade de expressão em m pais que sete famílias comandam 95% dos meios de comunicação da grande impressa. Que colocam fatos principais como secundários para acobertas parceiros, e fatos secundarios como principal para acusar opositores. Criticam quando os opositores tem uma conduta correta com um assunto que foge da pauta, e vangloriam parceiros quando eles fazem uma conduta correta apesar dos escândalos e das falcatruas.

2015-12-23 22:28:34
Cara, eu nem sou contra o impeachment, já externei minha posição aqui, embora ache que tudo deve ser feito no seu tempo. Deve haver investigação, provas e aí sim, a retirada da presidente, o que não se pode é retirar um presidente por falta de popularidade ou por incompetência (parece controverso, mas é a lei, é como funciona). Dessa forma, eu nunca usaria a palavra golpe, embora seja uma maneira fácil de alguns (inclusive aqui no fórum) rotularem, para arrumarem uma forma de te criticar, quando não têm argumentos.

É simples, se todos os passos do processo forem seguidos e a Dilma cair, é constitucional, não tem discussão. O que gera uma grande controvérsia é a forma que vem se dando, com atropelos de fases, modificação de ritos já usuais e o jogo para se conseguir isso. Não vou dizer que é golpe, mas acaba descredibilizando todo o processo, porque vira um jogo de interesses. No fim, não importa o motivo, não importa o dolo, desde que a troca de favores seja realizada.
2015-12-23 22:33:01
Uma coisa que se alinha ao que você falou foi esse acontecimento, essa semana, com o Chico Buarque. Eu nem sou fã do cara, embora respeite o trabalho dele (é o mínimo), mas o cara tem direito de ter a posição que quiser. O cara está jantand com amigos, é parado, ofendido, com toda educação para, responde com calma, continua sendo xingado e a manchete dos principais veículos é: Chico Buarque bate boca no Leblon por posições políticas.

Uma simples manchete transfere todo o ônus do agressor para a vítima! E é o que se faz diversas vezes, conforme a conveniência...

A única coisa que não pode haver é a presidente soltar nota pública de repúdio ao acontecimento. Da mesma forma que critica a agressão por alinhamento político, passa a ter a obrigação de fazer o mesmo quando alguém que defenda o outro lado, como um Lobão da vida, seja ofendido na rua também.
2015-12-26 22:40:48
É, isso sim eu concordo, há jogo de interesses em todo esse processo, mas o ordenamento jurídico dá margem pra isso. O julgamento final é justamente um julgamento político, não é técnico. Na Câmara, é algo como "devemos ou não iniciar um processo pra cassar o mandato da presidente? Se sim, apontamos qual ato praticado por ela para justificar a instauração?". E no Senado é mais do tipo "tá, ele praticou vários atos ilícitos (ou não, pouco importa), mas é conveniente que ele se mantenha no cargo pra completar o mandato?". E o que se passa nos bastidores da Câmara e do Senado pra cada Deputado e Senador formar esse juízo de valor é que é o problema.

Não me furto a enxergar isso, porque sei que ocorre. Mas ainda que haja descrédito, sobretudo pela forma como agem nossos congressistas e governistas, é tudo de acordo com o ordenamento jurídico. Tudo com previsão legal. Então só não concordo em se falar que é golpe, porque é a deturpação completa dessa palavra. Golpe é praticar atos contrários à legalidade justamente para se obter um fim escuso. É algum tipo de grupo ou parcela da sociedade praticar atos contrários a todo o sistema legal e conseguir um resultado que o ordenamento jurídico não previa. Golpe seria como no nosso passado, em que um grupo primeiro impôs a suposta "vontade da nação" pra justificar sua ascensão ao poder e depois criou uma forma de fechar o Congresso e justificar com um "Considerando" meia-boca e continuar o processo de inverter toda a ordem legal vigente. Algo como:

À NAÇÃO

É indispensável fixar o conceito do movimento civil e militar que acaba de abrir ao Brasil uma nova perspectiva sobre o seu futuro. O que houve e continuará a haver neste momento, não só no espírito e no comportamento das classes armadas, como na opinião pública nacional, é uma autêntica revolução.

A revolução se distingue de outros movimentos armados pelo fato de que nela se traduz, não o interesse e a vontade de um grupo, mas o interesse e a vontade da Nação.

(...)

Fica, assim, bem claro que a revolução não procura legitimar-se através do Congresso. Este é que recebe deste Ato Institucional, resultante do exercício do Poder Constituinte, inerente a todas as revoluções, a sua legitimação.[i]

E, após o Congresso não se curvar pra uma série de autoritarismos, vir coisas como:

[i]CONSIDERANDO que esse mesmo Poder Revolucionário, exercido pelo Presidente da República, ao convocar o Congresso Nacional para discutir, votar e promulgar a nova Constituição, estabeleceu que esta, além de representar "a institucionalização dos ideais e princípios da Revolução", deveria "assegurar a continuidade da obra revolucionária" (Ato Institucional nº 4, de 7 de dezembro de 1966);


E emendando coisas golpistas como:

Art. 2º - O Presidente da República poderá decretar o recesso do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras de Vereadores, por Ato Complementar, em estado de sitio ou fora dele, só voltando os mesmos a funcionar quando convocados pelo Presidente da República.

§ 1º - Decretado o recesso parlamentar, o Poder Executivo correspondente fica autorizado a legislar em todas as matérias e exercer as atribuições previstas nas Constituições ou na Lei Orgânica dos Municípios.

(...)

Art. 10 - Fica suspensa a garantia de habeas corpus, nos casos de crimes políticos, contra a segurança nacional, a ordem econômica e social e a economia popular.

Art. 11 - Excluem-se de qualquer apreciação judicial todos os atos praticados de acordo com este Ato institucional e seus Atos Complementares, bem como os respectivos efeitos.
2015-12-26 22:43:32
Mas eu entendi o que vc e o cataplasma quiseram dizer, são contra todo esse movimento que se dá por baixa popularidade e são contra o jogo de interesses escusos que ocorre por de trás disso. E sobre isso eu tb sou contra, só não acha que esteja ocorrendo qualquer tipo de golpe, como enfatizei antes.
2016-03-03 21:34:06
É, acho que agora o nosso amigo Lula e a tia Dilma vão pro saco hein..
2016-03-03 21:44:46
hahaha, vamos aguardar os próximos dias, tomara que o Delcídio tenha feita a delação mesmo.
2016-03-04 13:52:05
O cara não negou, acho bem provável. Só espero que, sendo verdade que tenha delatado, não deixem de levar adiante no STF.