Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: »Assuntos Políticos

2016-03-17 17:04:58
Não consigo conceber a Dilma tomando uma atitude que pode acarretar no fim do seu governo só para evitar que o amigo seja preso, vejo mais como medida desesperada pra salvar o governo.


serio msm? kkkkkkkkkkk
2016-03-17 17:24:51
Vejo que ele foi indicado pois é o único nome com força suficiente no PT pra tentar evitar a perda do poder, tentando usar seu nome e sua influencia pra tentar fazer o tal 'milagre e salvar todo mundo',

O governo vem cambaleando há tempos, se ele fosse realmente útil já teria se movimentado em relação a isso. O detalhe é o seguinte, não é a gravação que feita com intuito de inflamar, mas a nomeação dele como ministro. Coincidência pouca é bobagem.
2016-03-17 17:30:55
pois é, se fosse pra salvar a pele do PT e do governo, ja teriam nomeado ele algum tempo atras, quando ainda dava tempo de fazer alguma coisa!!

depois q o TITANIC bateu no iceberg, nd mais salva!!!
2016-03-17 18:23:33
Quando a Dilma nomeia o Lula não é somente para salvar o amigo e sim todo o PT, pois se o Lula for preso e condenado vai cair um atrás do outro. O fato de o PMDB ainda estar indeciso pode indicar que estão com o rabo todo sujo também.
2016-03-17 23:11:39
O PMDB está mt sujo tb, a roubaheira na Petrobras era comandada, pelo PT, PMDB e outro partido menor..

O PSDB tem mt gente suja tb, inclusive o presidente do partido, Aécio Neves...
2016-03-22 15:51:22
...E, infelizmente, não há partido limpo.
2016-03-22 16:02:30
E qual seria a solução? Já ouvi várias hipóteses, inclusive a da volta ao império, com um parlamento, como em vários países europeus. O que vc acha da ideia?
(edited)
2016-03-22 16:52:08
A questão do império é interessante. Escrevi aqui há alguns anos, quando a crise não era tão agravada. Claro, aqui soa como "algo antigo", pois foi abolido em 1889. Mas deve-se lembrar que a República (Romana) é mais antiga que o Império (Romano), por exemplo. E que alguns dos países que "mais funcionam" no mundo são monarquias (Dinamarca, Suécia, Noruega, Holanda, Bélgica, Japão, etc...)

Bom... Eliminariam-se as corrupções imensas para eleição do governo central, onde é necessário "vender a alma" para empresas e outros partidos para conseguir dinheiro, apoio político e tempo no horário eleitoral para se eleger, E, dada uma continuidade, seria alguém preparado desde pequeno para ser o maior governante de uma nação, com educação completamente voltada para isso. Não seria alguém que "caiu de pára-quedas" ali. No mundo atual, não seriam permitidas extravagâncias Napoleônicas e de outros governantes absolutistas históricos com sede de sangue e poder.

Ainda acho o Brasil um país muito grande pra ter um governo central, como já discuti bastante. Pensando friamente, esquecendo fatores emocionais relativos a "amor à pátria"... Se que cada Estado se tornasse um país seria MUITO mais funcional em termos de governabilidade. Inclusive todos os poderes já estão montados. Mas, caso queiram manter a federação, a ideia de retomar o Império seria algo funcional. Dar poderes extras ao monarca para dissolver o legislativo caso haja escândalos de corrupção seria interessante, já que a adoção desta forma de governo não eliminaria os problemas nas eleições do legislativo.

Por fim, o problema é a cultura corrupta do povo em geral mesmo, do "jeitinho"... Mas talvez um exemplo lá de cima positivo ajudasse a dar um jeito nisso, ao menos a longo prazo...
2016-03-22 18:00:19
Dia desses estávamos tentando ligar para o juiz Moro para conversar sobre o assunto mas as linhas estavam muito congestionadas e não deu...



(edited)
2016-03-22 19:08:20
Na época em que houve o último plebiscito, eu ainda estava na escola, estudava isso diretamente e simpatizei com o parlamentarismo. Hoje em dia, tenho certas restrições não com o sistema em si, mas com ele aplicado à realidade brasileira. Um dos grandes benefícios é o da diluição do poder, no entanto, ao ver a composição do nosso Congresso hoje e como tudo é feito por lá, não sei se alguém acha que estaria tão mais seguro nas mãos de um Eduardo Cunha ou Renan Calheiros, atuais presidentes e que, traçando um paralelo, representariam o tal 1º Ministro do país.

Embora a diferença da forma de governo a se adotar no parlamentarismo, monarquia ou república, seja meio simbólica, justamente esse simbolismo me faz não desejar uma monarquia de jeito nenhum. Mesmo que parlamentarista, pra mim sempre vai ser nociva a ideia de um indivíduo quase divino, superior aos demais, sem depender de nada para se manter como líder, repassando esse cargo apenas hereditariamente. É uma imagem medieval, é como trazer o sistema de castas de volta à vida, "o que importa é como você nasce".
2016-03-22 19:35:32
E sobre soluções, sejamos sinceros, nunca foram discutidas e continuam sendo ignoradas. O discurso é um só impeachment ou não impeachment, o que não muda em absolutamente nada nossa estratégia política. Hoje, um lado se contenta em manter seus ídolos no poder e o outro se contenta em tirar seus inimigos de lá.

Simularam uma reforma política que não foi a lugar nenhum, porque eles não legislam contra si e a população não pressiona. A primeira coisa que deveria se fazer era impor um teto de gastos de campanha. Campanhas aqui são multimilionárias, cada vez mais hollywoodianas, o que gera sempre essa "necessidade" de contribuições de empresas para bancar. Enquanto não houver um limite, vai haver essa troca de favores.

Outra coisa que ninguém mexe é nesse esquema de coligações e sistema de voto proporcional. É um sistema que favorece o surgimento desses partidos fantasma, que surgem para arrebanhar uma fatia do Fundo Partidário e como legenda de aluguel, para conquistar algum tempo em horário político e ser "vendido" para partidos maiores. Já o voto proporcional estimula o surgimento de Tiriricas da vida, caras populares que são convidados apenas para arrastar um monte de políticos com os votos que recebem.

Isso sem nem chegar ao assunto do quanto custa hoje um deputado, um senador para o Estado. Mas vamos esperar que eles se movimentem para reduzir as regalias que recebem...
2016-03-22 21:21:35
Você realmente ainda espera que façam isso???
2016-03-23 01:00:57
Acredito que o maior legado que possamos ter é o "exemplo" para essa geração.

E que essa geração governe futuramente com boas intenções!
2016-03-23 03:17:37
Boas intenções parece q no começo até existia, mas a ganância falou mais alto!
2016-03-23 03:36:18
E que essa (nova) geração governe futuramente com boas intenções!

Quis dizer que "estamos perdidos" pois vivemos "nessa lama" e acabou sendo a "nossa normalidade".
=>Um vale tudo para conquistar $ e poder. A lei protegendo a impunidade.

Tentei fazer uma metáfora com o povo de Israel que ficou 40 anos no deserto para que a influência da inferiorização fosse tirada da mente numa nova geração.

Se essa "nova geração" (nosso futuro: filhos e netos) entenderem que a "Lei de Gerson" não tem que ser seguida, e está errada, acredito que possamos ter um futuro melhor.
2016-03-23 03:40:09
Edit no post anterior: possamos "muda para" eles (nova geração) possam

...ter um futuro melhor.