Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Eleições 2022

2022-11-10 14:01:36
O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), decidiu pela liberação de parte dos bens do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), retidos pela Justiça à época da Operação Lava Jato. O pedido da defesa de Lula é referente a valores depositados na Bradesco Vida e Previdência, de um plano VGBL de Marisa Letícia, esposa do petista que morreu em 2017. Lula tem direito a 20% do valor, enquanto os filhos dos dois ficam com o restante.

O pedido dos advogados de Lula seguiu a mesma ação do Supremo que suspendeu a cobrança de R$ 18 milhões em impostos feita pela Procuradoria da Fazenda do Ministério da Economia. A decisão considera que a ação teve base em "provas ... -



quem são os verdadeiros gados? faz o "L"
2022-11-10 14:07:30
ministros do quadrilheiro


casa civil - Gleisi Hoffman
agricultura - Simone Tebet
cidadania - eliziane gama
ciencia - marcio frança
cultura - daniela mercury / bela gil / Freixo
defesa - Alckmin
educação - izolda cela
fazenda - haddad
justiça - lewandowisk
saude - alexandre padilha
segurança publica - flavio dino
relações exteriores - mercadante
desenvolvimento regional - boulos
meio ambiente - marina silva
planejamento - rui costa
turismo - marta suplicy

e bolsonarista q é gado?

a quadrilha ta formada!!! querem apostar qual estatal quebra primeiro?
2022-11-10 15:27:14
Message deleted

2022-11-10 16:01:18
Message deleted

2022-11-10 21:54:00
Bom, nem consigo acompanhar mais esse tópico, tá difícil. Mas vamos lá:


Discordo em algumas partes. Tivemos sim grandes brasileiros que a seu modo deixaram um grande legado ao país. Getúlio Vargas é o maior deles, mas tmb Floriano Peixoto, JK e até mesmo na ditadura com Ernesto Geisel. De 1989 pra cá, aí sim eu concordo, das opções que tinhamos, sempre elegemos os piores


Tentando resumir bastante: O governo de Getúlio Vargas permitiu uma grande industrialização, cricou a Petrobras e a Vale do Rio Doce, mas foi extremamente repressor contra opositores. Criou a escola pública, mas o fez com o intuito de centralizar e uniformizar a educação nacional (como consequência, ficaria mais fácil controlar o que deveria ser - e não ser - passado). Floriano Peixoto foi terrível, muitas revoltas armadas, pessoal aqui de Florianópolis odeia o nome da cidade ser uma "auto-homenagem" a quem veio aqui matar todo mundo. E a educação também tornou-se mais precária do que no período do Império. Ele intervia na política de todos os estados, indicando governadores de seu interesse, e não soube lidar com os enormes problemas econômicos que foram surgindo, além de diminuir drasticamente a liberdade de imprensa. Juscelino Kubitschek promoveu o "50 anos em 5", mas o ônus de tudo isso foi a grande inflação que se arrastou por décadas, crescimento exorbitante da dívida externa, aumento da desigualdade social e da violência urbana, As ferrovias foram sucateadas, e ficamos reféns do transporte rodoviário, que até hoje causa grandes problemas nas estradas. Bom pros países que apoiaram e incentivaram isso. Além disso, construiu Brasília, mandando a capital nacional pro meio do deserto e longe de tudo, dificultando qualquer fiscalização mais próxima de imprensa, povo, etc. Já o Ernesto Geisel passou por algo similar ao Juscelino. O "milagre econômico" não deu certo, a inflação cresceu, a dívida externa e a desigualdade social também. Salários reduziram e a educação básica permaneceu esquecida.


Oportunidades não faltaram de elegermos alguém assim, com projeto de país em vez de projeto de poder. Mas o povo odeia a política, acredita que a mídia hegemônica vai lhe mostrar o bom e o mal candidato. Nem sempre o que é bom para mídia é bom para o povo. Ao contrário, a mídia distrai a atenção das massas com temas irrelevantes ou menos relevantes (identirarismos, pautas divisionistas, casos de corrupção em pequena escala, ao mesmo tempo em que omite os grandes esquemas de rapinagem do patrimonio público).
O lema é dividir para conquistar. Direita e esquerda. Cada um com seus fantasmas. Comunismo, fascismo, machismo, racismo, ismo ismo ismo ... continuem se matando, assim continuamos sendo a colônia, o grande fazendão, e nunca chegaremos ao tão sonhado Desenvolvimentismo.


Concordo
2022-11-11 18:22:14
Como eu falei anteriormente, esse tipo de corrupção praticada pelos partidos políticos, não só o PT como todos os que têm força para barganhar cargos em troca de apoio , é o menor dos nossos males. Não que não seja um mal, mas o que nos afeta mais não é a quantidade de dinheiro desviada, que é pouco comparado ao que deixamos de ganhar com as consequências deste tipo de ação.
A venda das Estatais brasileiras são feitas de forma displicente, geralmente subvalorizadas. Quem tem capital pra comprar são empresas estrangeiras, não raro Estatais estrangeiras, o que prova que ser Estatal não é o problema e sim a gestão.
Ao entrar no mercado brasileiro essas grandes multinacionais estrangulam o desenvolvimento das empresas nacionais, pois elas tem muito mais dinheiro, logistica e tecnologia, o que torna a competição desiquilibrada. Essa competitividade se torna predatória, perdendo mercado para os importados e causando prejuízos a indústria, que é obrigada a responder com cortes de custos, produção e pessoas.
Os lucros obtidos aqui vão para os países sede, para a matriz. E os paises de origem jamais transferem a tecnologia para os países onde estão as filiais.

Como sou leigo, falo por percepção, não em detalhes, de um modo geral, e até concordo com a parte teórica dessa explicação se for referente a empresas como a Petrobrás, mas dizer que um desvio que pode passar de trilhão é pouco, não, e isso deve ser só a ponta do iceberg. É claro que, se elegêssemos alguém honesto e competente, as coisas poderiam ser vistas de maneira diferente, mas nada é tão simples. Por outro lado, reeleger um governo responsável pelo mar de lama que falamos, parece inimaginável, mas aconteceu, e foi tudo politicagem, que pode corresponder simplesmente à tentativa de voltar à mamata com dinheiro público vista anteriormente.
Mesmo que tu tenha razão que a indústria nacional pode ser prejudicada em algum nível com as privatizações, só pelo aumento da eficácia nos serviços e movimentação de produtos, o aumento na arrecadação de impostos e renda da comunidade pode indicar vantagem. Qual a alternativa p/ isso? Acho que diminuir impostos p/ que as empresas possam investir sem precisar do dinheiro público, aumentando a produção, vagas de trabalho, estoques - sendo isso de um modo geral, a renda aumenta e a demanda também, ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentado, em vez de dinheiro no banco p/ financiar de tudo, como fez Lula e quer fazer de novo, fazendo uma movimentação das indústrias e comércio baseados em dívidas e juros, ou seja, sem base. na primeira crise, a casa cai e vem a quebradeira, como foi da outra vez. Ele prejudicou muitos setores da economia assim, que só agora começavam a se recuperar, e vai tudo por água abaixo, provavelmente.
Inclusive, dizer que a Lava-jato prejudicou empresas envolvidas em corrupção até o pescoço é só petistas que vejo falando - a única vez que colarinhos brancos foram pegos e presos, e querem dizer que polícia, procuradores e juízes não deviam ter processado corruptos p/ não prejudicarem empresas envolvidas. Não vamos mais prender traficantes, senão o dinheiro do tráfico não ajuda mais a comunidade, que será prejudicada, e a culpa será do governo que quer prender bandidos. Incrível alguém pensar assim.
2022-11-11 18:54:36
A Lava Jato é o maior exemplo disso. Com a promessa de acabar com os desvios de recursos, gerou muito mais perdas para as indústrias nacionais do que os valores devolvidos. Gerou quebra de empresas, desemprego e o principal, não combateu a corrupção. Prova disso é que o maior alvo político dela será nosso próximo presidente.

Bom, falei disso antes, mas reforço que não concordo, pois a corrupção claramente virou parte dos procedimentos dentro de vários níveis de governo, não só estatais, e é certo que toda cúpula tinha conhecimento, mesmo que todos políticos neguem, só alguns diretores de empresas confessaram, assim como as próprias empresas que tu diz terem sido prejudicadas. Essas grandes empresas tiveram muitas regalias nos governos Lula, não por serem "campeões nacionais", mas por pagarem propina - não há como defender isso.
Se a Lava-jato não acabou com a corrupção, a tentativa foi válida, pois deu o recado que a lei pode chegar até aos amigos do presidente e, pelo menos, por enquanto, não há sinais de que a corrupção generalizada, em todos os níveis de governo e estatais, ainda exista, como foi nos governos petistas, com Lula ao centro.
Como aconteceu na Itália, o poder político dos corruptos acabou virando o jogo, ainda estão perseguindo Moro e Deltan, mas tenho esperança que a decência ainda vença, desde que o povo pare de pensar de maneira egoísta, como "nunca ganhei tanto dinheiro quanto nos governos Lula", disse um amigo dentista, que não pensou que, p/ ele ganhar, muitas pessoas se endividaram muito, pois havia muito dinheiro público nos bancos, o que ajuda o governo mal-intencionado a controlar a maioria do povo. Se esse dinheiro, em vez de gerar dívidas, fosse investido, geraria renda própria; então, as pessoas poderiam pagar sem depender do governo, e ainda gerando impostos p/ governo. Isso me parece mais lógico e certo.
2022-11-12 22:02:48
Então, esses que eu citei, pra mim são os que tiveram destaque, principalmente na defesa da soberania do Brasil.
Sobre o Floriano, teve essa questão que vc falou ligado aos eventos da Revolução Federalista. Vcs mais ao sul podem ter divergências qnto a isso, por questões emocionais etc, mas eu vejo a coisa pelo lado racional. Havia muita instabilidade politica devido a mudança de regime e ele conseguiu manter a ordem com mãos de ferro (Marechal de Ferro), caso contrário a consequencia seria a balcanização do território. Vale lembrar que Desterro havia proclamado uma república independente, provisória. Não justifica, mas explica a violência usada.

Getúlio tmb mudou a ordem vigente e mexeu com os interesses das oligarquias agrárias. Enfrentou muita oposição pelos mesmos motivos que JK. A industrialização contrariava os interesses dos ricos coronéis do agro, dos udenistas e toda essa turma reacionária de sempre.

Sobre o JK. A mudança da capital era necessaria e pensada desde muito antes. Foi até colocada na constituição de 1889 mas nunca saiu do papel. Era preciso por várias questões como estratégia de defesa em caso de guerra, tirar o governo do meio de agitações e a necessidade de interiorização do país, iniciada com Getúlio.

Sobre o Geisel, ele iniciou a abertura política, o programa nuclear e teve os melhores resultados economicos na ditadura.

Com exceção do Floriano, os demais tiveram um projeto de desenvolvimento, com metas. Uma pena a falta de continuidade, pois quando entrava outro presidente fazia tudo completamente ao contrário. Mesmo assim o Brasil foi o país que mais cresceu no mundo entre 1930 a 1980. Saímos de uma monocultura de café e cana de açucar antes de Getúlio para um paíse razoavelmente industrializado.
(edited)
2022-11-13 02:04:58
mas dizer que um desvio que pode passar de trilhão é pouco, não, e isso deve ser só a ponta do iceberg
Tá meio exagerado isso aí, não? Segundo a PF foram 42 bilhões entre 2004 a 2016. Não é pouco, mas só esse ano foram distribuídos 5x esse valor em dividendos. Saiu do bolso de todos nós que pagamos caro em combustivel e gas. Por uma política errada de paridade de preços internacionais aliado ao desmonte de refinarias e subsidiarias. Pra esse tipo de roubo legalizado a mídia não esboçou nenhuma careta.

Por outro lado, reeleger um governo responsável pelo mar de lama que falamos, parece inimaginável, mas aconteceu, e foi tudo politicagem, que pode corresponder simplesmente à tentativa de voltar à mamata com dinheiro público vista anteriormente.
Você reparou na quantidade de partidos que o Larapio reuniu em apoio? E nas velhas raposas, antigos golpistas, que o cercam? Vai faltar cargos pra distribuir pra toda essa corja. Será que vai dar m..?
Tem que mudar o sistema politico, acabar com a reeleição e com o toma la, da cá. Qqer um que entrar nesse sistema está fadado ao fracasso, pq acaba refém do centrão.

Mesmo que tu tenha razão que a indústria nacional pode ser prejudicada em algum nível com as privatizações, só pelo aumento da eficácia nos serviços e movimentação de produtos, o aumento na arrecadação de impostos e renda da comunidade pode indicar vantagem. Qual a alternativa p/ isso? Acho que diminuir impostos p/ que as empresas possam investir sem precisar do dinheiro público, aumentando a produção, vagas de trabalho, estoques - sendo isso de um modo geral, a renda aumenta e a demanda também, ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentado, em vez de dinheiro no banco p/ financiar de tudo, como fez Lula e quer fazer de novo,

O Lula tentou um desenvolvimentismo meio capenga, sem critérios, que na real se traduziu em um Nacional Consumismo. Acabou em corrupção e todo mundo endividado.
Mas o caminho é esse. O Estado tem que ser a mola indutora do progresso. Pq a iniciativa privada sem controle, o Liberalismo, busca sempre o lucro com menor esforço. Isso gera concentração de renda e crises cíclicas, o chamado voo de galinha. Desenvolvimento sustentável é quando o Estado intervém, em estatais ou empresas privadas, com financiamento em setores em que a indústria é deficitária e dependente de importados como a industria química (90% dos insumos para produzir remédios são importados) ou os fertilizantes, como o país do agro é dependente de fertilizantes para agricultura?
Fora outras em que estamos bem atrasados, como a industria eletrônica. Dependemos de satélites estadunidenses para mapear nossos minérios. Já pensou se eles invadirem a Amazônia? O gps que controla nossos misseis são deles tmb.
Essas coisas demandam muito dinheiro e é um risco que a iniciativa privada não quer correr.
2022-11-13 22:50:25
Tá meio exagerado isso aí, não? Segundo a PF foram 42 bilhões entre 2004 a 2016. Não é pouco, mas só esse ano foram distribuídos 5x esse valor em dividendos. Saiu do bolso de todos nós que pagamos caro em combustivel e gas. Por uma política errada de paridade de preços internacionais aliado ao desmonte de refinarias e subsidiarias. Pra esse tipo de roubo legalizado a mídia não esboçou nenhuma careta.
Exagerado de acordo com relatório oficial, baseado em listas do sistema de propinas, mas era um cartel das maiores construtoras do país, e a corrupção estava espraiada além da Petrobrás, sendo que ainda havia muita informação p/ ser investigada - então, acredito que 1 trilhão seja pouco.
Quanto ao combustível caro, já era antes, mas os subsídios mascaravam, só que o dinheiro que pagava a Petrobrás vinha do mesmo lugar: nosso bolso.

Você reparou na quantidade de partidos que o Larapio reuniu em apoio? E nas velhas raposas, antigos golpistas, que o cercam? Vai faltar cargos pra distribuir pra toda essa corja. Será que vai dar m..?
Tem que mudar o sistema politico, acabar com a reeleição e com o toma la, da cá. Qqer um que entrar nesse sistema está fadado ao fracasso, pq acaba refém do centrão.


Alckmin, Janones, Tebet, Ciro e FHC são só alguns exemplos de quem se vende por poder, cargos no governo, pois todos chamavam Lula de ladrão p/ baixo e, de repente, estavam ao lado dele, e a única desculpa que usavam era "pela democracia", pois Bolsonaro falava grosso. Como mudar isso? Talvez, já que não acabam com a reeleição, não reelegendo no legislativo, p/ começar - ou, pelos menos, sem mandatos seguidos.

O Lula tentou um desenvolvimentismo meio capenga, sem critérios, que na real se traduziu em um Nacional Consumismo. Acabou em corrupção e todo mundo endividado.
Bem o que eu disse, em outras palavras.

Mas o caminho é esse. O Estado tem que ser a mola indutora do progresso. Pq a iniciativa privada sem controle, o Liberalismo, busca sempre o lucro com menor esforço. Isso gera concentração de renda e crises cíclicas, o chamado voo de galinha. Desenvolvimento sustentável é quando o Estado intervém, em estatais ou empresas privadas, com financiamento em setores em que a indústria é deficitária e dependente de importados como a industria química (90% dos insumos para produzir remédios são importados) ou os fertilizantes, como o país do agro é dependente de fertilizantes para agricultura?
Fora outras em que estamos bem atrasados, como a industria eletrônica. Dependemos de satélites estadunidenses para mapear nossos minérios. Já pensou se eles invadirem a Amazônia? O gps que controla nossos misseis são deles tmb.
Essas coisas demandam muito dinheiro e é um risco que a iniciativa privada não quer correr.


Aqui, que o caminho é esse, estatais controlando setores, se é isso que tu diz, não concordo, a não ser o básico. P/ mim, o estado pode incentivar, organizar e até financiar empresas menores, mas não controlar - estatais demais é o caminho da corrupção. O estado tem de intervir diminuindo impostos p/ que esse dinheiro seja investido pela comunidade, e não centralizado nas mãos do estado que, normalmente, o usa mal. O movimento do dinheiro pelas empresas e pessoas gera mais arrecadação, que tem de ser bem investida p/ garantir o bem comum, e não em compra de votos legalizado, como bolsas e financiamentos.
2022-11-14 00:08:59
foi o que restou... para derrotar os fascistas e fundamentalistas religiosos
até eu votei no sapo barbudo, pela primeira vez.. picole de chuchu então, nem se fala!!!
veja só a façanha do bozo!

agora, é garantir a posse do lulão e continuar me divertindo às custas do mimimi dos golpistas
2022-11-14 00:10:47
o calendário das próximas festanças está assim:

1- posse do lulão da massa
2- carnaval do vazabozo (marchinhas ótimas!)
3- prisão do jair

pura alegria!

só não coloquei o "0- Hexa " porque aí não é certeza
2022-11-14 03:34:48
Lula eleito presidente, Cunha livre e concorrendo, e agora pra fechar vão soltar o Sergio Cabral, único politico que ainda estava preso na Lava Jato. Parabéns aos envolvidos, Sergio Moro e STF.
Eu aposto 2 jujubas que o Bozo e os filhos tmb saem ileso
2022-11-15 13:30:19
foi o que restou... para derrotar os fascistas e fundamentalistas religiosos
até eu votei no sapo barbudo, pela primeira vez.. picole de chuchu então, nem se fala!!!
veja só a façanha do bozo!
agora, é garantir a posse do lulão e continuar me divertindo às custas do mimimi dos golpistas


Essa comemoração toda pelo Lula, obviamente, não é por causa de "fascistas e fundamentalistas", a não ser que seja algo pessoal, como discussões em família ou entre amigos (talvez só com general). O fanáticos existem dos dois lados, mas os bolsonaristas são de uns 5 anos p/ cá, e o que os formou foram os fanáticos petistas - ou lulistas, p/ ser mais exato.
Até entendo alguém votar em Lula porque não gosta de Bolsonaro ou de alguns radicais que o defendem, mas eleger o responsável por generalizar a corrupção no país é como tirar Fernandinho beira-mar da cadeia e lhe dar a chave do depósito de provas da PF - ou tu acredita na inocência dele? Foi Moro que o condenou, talvez tenha inventado todos os crimes contra o traficante.

Se Bolsonaro é mesmo corrupto como falam, não sei, Lula não há dúvidas; se Bolsonaro não tem competência ou bom senso p/ presidência, tenho tantas dúvidas quanto se Lula tem; se houve complô p/ tirar Lula da outra eleição, até acredito, por bons motivos, e tenho certeza que houve complô p/ colocá-lo de volta como candidato - sobre isso não há como ter dúvidas. Ou seja, continuamos nas mãos de políticos corruptos, que controlam nossa chamada "democracia", e somos marionetes nas mãos deles - a primeira vez que há reação contra esse controle é agora. Se há uns poucos - ou uma classe de políticos - nos controlando, acredita realmente que estamos numa democracia? Quanto mais penso nisso, mais próximo de acreditar que não eu chego, e que Lula está no centro disso, talvez como um testa-de-ferro, enquanto Bolsonaro é um marginal nisso. Vários argumentos a favor de Bolsonaro e contra Lula, e não pareceu que fiz um discurso de fanático (aqui eu precisaria de avaliação isenta, se alguém se dispor).

Por fim, uns poucos, entre milhares, dizendo querer intervenção não significa que todos que se manifestam queiram isso, mas exigir uma investigação sobre dúvidas nas eleições é legítimo, pois, como até leigos em informática sabem, sistemas dependem de pessoas, e pessoas são corruptíveis.
2022-11-15 13:37:27
Lula eleito presidente, Cunha livre e concorrendo, e agora pra fechar vão soltar o Sergio Cabral, único politico que ainda estava preso na Lava Jato. Parabéns aos envolvidos, Sergio Moro e STF.
Eu aposto 2 jujubas que o Bozo e os filhos tmb saem ileso


É um discurso que eu poderia fazer, a não ser quanto a Moro, pois o considero vítima do sistema corrupto, controlado pelo chamado centrão. Assim como tu falou, parece estar seguindo as narrativas de petistas e bolsonaristas, que acharam um modo, cada um com uma estória diferente, de incluir Moro nos complôs, mas só depois que virou uma pedra no sapato.
Minha esperança é que os novos eleitos no Legislativo não se vendam e tentem mudar a história desse país p/ bem.
2022-11-15 14:42:44
Cara, não consegui entender. Tu acredita que houve um complô pra tirar o Lula da eleição em 2018 mas o ato de reconhecer esse complô e devolver os direitos políticos dele se deu por meio de outro complô?
A Suprema Corte reconheceu que ele foi julgado por um juiz parcial e incompetente (sem competência.para julgá-lo) e tu chama isso de complô?
Não gostar do Lula tudo bem, eu também não simpatizo com ele, mas daí a dizer que ele foi favorecido por um complô é muita forçação de barra.
É apenas reproduzir a narrativa, como eles gostam de dizer, dessa galera que está na frente dos quartéis pedindo a volta da ditadura militar.