Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: Novatos Brasil ( Habilidades básicas )

  • 1
2017-09-09 17:30:03
cezinha to All
Cada jogador tem 8 habilidades básicas. Sete dentre elas variam entre terrível e lendário. Resistência varia de terrível a formidável. Quanto mais alto o nível de cada habilidade melhor o jogador é nesta característica.

Resistência

Durante a partida os jogadores ficam cansados, diminuindo suas habilidades. Apenas a habilidade de armação não é afetada. O grau de cansaço não depende diretamente da duração da partida mas do esforço do jogador. Quanto mais ele corre e participa do jogo mais ele cansa.

Agilidade

Determina a velocidade do jogador e sua rapidez em chegar na bola. Sua velocidade com a posse de bola também depende desta habilidade. Jogadores mais rápidos tem mais chances de deixar para trás seus oponentes, assim como alcança-los na corrida quando não estão com a bola. Os goleiros com grande agilidade interceptam mais eficientemente os atacantes.

Passe

Determina a precisão dos passes dos jogadores, tanto nos chutes quanto de cabeça. Precisão significa tanto a direção quanto a força do passe, assim quanto mais preciso com mais facilidade o outro jogador receberá a bola.

Técnica

Muitos dos aspectos do jogo dependem da habilidade técnica:
- Habilidade de manter a posse de bola após receber um passe - sem técnica, mesmo uma bola simples pode escapar ao domínio do jogador.
- Agilidade no drible - um jogador com técnica ruim diminui muito a agilidade enquanto está com a bola.
- Habilidade de driblar um zagueiro no mano a mano e controlar a bola durante o drible.
- Erros de passe ao tentar fazer toques de primeira.

Goleiro

Necessário apenas para os goleiros, determina a efetividade das defesas e sua dificuldade, quanto mais alta a habilidade com mais freqüencia o goleiro segura a bola ou rebate com consciência (para longe dos atacantes).

Desarme

Quanto mais alta a habilidade de desarme, maior a chance de desarmar um oponente, e maior a distância que o defensor pode estar do oponente para fazer a dividida. A habilidade mais requerida para os zagueiros. Contudo, tanto os meias quantos os atacantes, se tiverem desarme alto, podem criar oportunidades de gol interceptando a bola no campo adversário. A ação defensiva também depende da técnica do jogador. Quanto mais alta a técnica, mais chances de interceptar o adversário.

Armação

Os jogadores com armação alta raciocinam mais rápido no momento do passe e normalmente encontram os jogadores melhores colocados para passar. Se a armação é fraca, o jogador pode ficar procurando em volta por alguém e acaba perdendo a bola facilmente. Quanto maior a habilidade de armação, maior a habilidade dos jogadores para fazer lançamentos.

Finalização

Determina a precisão e força dos chutes. Graças a habilidade de finalização alta os jogadores erram menos chutes (ex. chutando a bola por cima do travessão) e seus chutes são mais difíceis do goleiro defender. É importante para todos os jogadores que participam de ações ofensivas, não somente para os atacantes

Alguns comentários:

Resolvi fazer um estudo analítico das habilidades. Observei o comportamento dos jogadores em campo e tentei captar em que medida cada habilidade era utilizada toda vez que o jogador era acionado.

Primeira conclusão. Em cada jogada 3 ou 4 habilidades são utilizadas. Essas 4 habilidades são: três (ou duas) habilidades de preparação da jogada e uma de conclusão.

Explico: o desarme, o passe e a finalização são habilidades de conclusão, ou seja, elas concluem uma jogada. O desarme conclui a jogada de tomar a bola do adversário, o passe de entregar a bola pra um companheiro melhor colocado e a finalização de fazer o gol. Essas três ações resumem o que é o futebol. Fazendo essas três coisas bem feitas teremos um grande time. Mas, e as outras habilidades?

Agilidade, armação e técnica são as 3 habilidades preparatórias. Pra tomar a bola do adversário é preciso alcançá-lo (agilidade) e decidir o momento certo de dar o bote (técnica). Pra dar um passe é preciso primeiro dominar ou alcançar a bola (técnica e agilidade), livrar-se da marcação (agilidade e técnica), encontrar um companheiro (armação) e só então passar a bola. Na finalização a mesma coisa acontece antes do chute.

O próximo passo foi analisar qual o grau de importância dessas habilidades preparatórias (que o Sokker chama de secundárias) na realização do desarme, do passe e da finalização. Em vez de misturá-las às outras habilidades, que o Sokker chama de primárias, eu resolvi fundí-las.

Então pra mim o desarme ficou sendo: Desarme(50) + Agilidade(35) + Técnica(15).
O passe é: Passe(50) + Armação(35) + Técnica(10) + Agilidade(5), e a
Finalização é: Finalização(50) + Técnica(25) + Agilidade(20) + Armação(5).

Com esse cálculo eu tenho o que eu chamo de "habilidades consolidadas", ou seja, desarme, passe e finalização (as três coisas que importam de fato no futebol) fundidas com as habilidades secundárias ou preparatórias.

Pra quê isso? Porque assim, com apenas três habilidades em jogo, fica muito mais fácil perceber o quanto cada jogador é importante para cada posição. Por exemplo, zagueiros precisam ter desarme maior que as outras duas habilidades, mas também o passe é importante. Se predomina o passe sobre as outras duas habilidades, melhor ficar no meio de campo, mas se tem mais desarme que finalização fica um pouco mais atrás, se for o contrário fica mais à frente. E assim por diante.

Parece coisa de doido e é mesmo, mas tem dado certo, ou seja, tenho conseguido bons resultados com essa metodologia de escalação.

Quanto a forma, resistência e disciplina tática aí já são outros 500.

Só um detalhe que vi no teu texto que está equivocado. A técnica não é usada na hora de escolher dar o bote no adversário. Ali conta mesmo é agilidade para chegar perto o suficiênte e o desarme, propriamente dito.
A técnica é usada somente para duas ações com a bola andando, (com a bola parada tem gente que tem umas teorias, mas nada comprovado), que é dominar a bola e driblar. Por isso a técnica é tão importante nos zagueiros, porque zagueiro sem técnica constantemente "espirra o taco" entregando a bola para o adversário, ou outras tantas vezes tenta driblar e perde a bola.

Zagueiros chutam muitas bolas direto para a lateral quando assediados, por falta de armação. Esta é uma habilidade que, embora não seja primária em um DEF, precisa ser aperfeiçoada.
Com ordem def o jogador tende a se livrar da bola mais rápido, se entender que está em perigo, então ele pensa rápido e com armação baixa dá uma bica pra lateral. Com ordem mid, isso continuará acontecendo, mas ao invés de acontecer em TODAS as bolas, vai ter uma ou outra vez que ele vai pensar em mandar a bola pra frente, ao invés de se desesperar e dar uma bica pro lado (mas, como enfatizei antes, isso só melhora um pouquinho).

Um jogador com forma baixa vai ter um rendimento bem menor do que com forma alta. As habilidades não mudam, mas acaba tendo um rendimento menor. A forma é um fator multiplicador das habilidades dos jogadores. É muuuito importante para atacantes e meias. Importante para zagueiros e não tanto para goleiros.
O efeito das habilidades no desempenho dos jogadores é o seguinte:

Resistência: permite suportar o tempo do jogo
Agilidade: determina o tempo de chegada na bola
Técnica: define quem leva a melhor numa disputa da bola
Passe: propicia passar a bola com mais precisão
Goleiro: responsável pela maior habilidade de fazer defesas
Desarme: capacidade de tirar a bola do adversário ou impedí-lo de concluir o lance
Armação: rapidez de raciocínio e poder de decisão quanto à melhor jogada
Finalização: competência para fazer gols.
Porcentagem das habiidades no desempenho das diversas posições:

Goleiro: res/5%; agi/20%; pas/20%; gol/55%
Zagueiro lateral: res/5%; agi/25%; tec/20%; pas/10%; des/30%; arm/10%
Zagueiro central: res/5%; agi/20%; tec/15%; pas/15%; des/35%; arm/10%
Líbero: res/5%; agi/20%; tec/20%; pas/10%; des/35%; arm/10%
Volante: res/10%; agi/15%; tec/15%; pas/20%; des/15%; arm/25%
Meia central: res/10%; agi/10%; tec/15%; pas/25%; des/10%; arm/30%
Meia avançado: res/10%; agi/10%; tec/15%; pas/25%; des/5%; arm/25%; fin/10%
Ala: res/10%; agi/30%; tec/15%; pas/20%; arm/25%
Atacante: res/5%; agi/25%; tec/10%; pas/10%; des/10%; arm/10%; fin/30%
Ponta de lança: res/5%; agi/20%; tec/10%; pas/5%; des/5%; arm/5%; fin/50%


Disciplina Tática

Esta habilidade reflete quão precisamente o jogador seguirá a tática durante a partida. Ela é calculada através da média de duas sub-habilidades:

Experiência

Fatores que influenciam a experiência:
- Número de partidas jogadas, quanto mais jogos, mais experiência;
- Atividade durante cada partida (Off%+Def%);
- Tipo de partida (amistoso, jogos oficiais, jogos pela seleção);
- Jogadores em níveis mais baixos de experiência aumentam a habilidade mais rapidamente que jogadores com níveis mais altos.

Entrosamento

- Representa quão bem um técnico pode ensinar táticas e o quanto o jogador tem aprendido naquele clube;
- Muda durante o treino a cada semana, conforme as demais habilidades, independente do tipo de treino selecionado. O crescimento depende primeiramente do nível geral do técnico principal. Isso significa que ele pode até mesmo cair, se você mudar o técnico para um com menor nível geral;
- Depende do tempo jogado nas partidas da semana, como qualquer outra habilidade;
- Assistentes ajudam a aumentar o entrosamento, mas sua influência é menor do que em outras habilidades;
- O entrosamento de jogadores velhos aumenta e diminui mais lentamente (eles são mais “resistentes a mudanças”);
- Depois de cada transferência, o entrosamento do transferido cai até o menor valor.

Agora quanto a forma

Bom como falei, há mta especulação sobre a forma, isso ajuda, aquilo ajuda, a maioria das vezes é boato sem fundamento, coisas que dao certo com 1 ou 2 times mas nao pros outros.

se voce descobrir o que faz com que a forma suba, me avisa -)

soh um exemplo sobre a forma:
Com um tecnico principal magnifico, 3 assistentes(2 brilhantes 1 magnifico)
tive um jogador jogando sempre de titular todos os jogos do domingo,
e durante 3 temporadas a melhor forma que ele atingiu foi fraca,
ocilando quase sempre entre terrivel e ruim

forma é algo estranho, bem estranho.


2017-11-11 10:18:12
Bom resumo Cezinha. Vejo que minha teoria das habilidades preparatórias e conclusivas está presente. Isso já faz um bocado de tempo mas eu ainda a mantenho. Talvez não os percentuais que apresentei mas com certeza a idéia de que um lance com um jogador tem duas fases, uma de preparação, quando entram em jogo às habilidades secundárias (correr, dominar a bola e decidir pela melhor jogada) e a outra de conclusão que pode ser tomar a bola do adversário, passar a bola ou finalizar. Acho que o sokker busca a essência do futebol e consegue reduzir o jogo a um número bem pequeno de variáveis sem perder sua complexidade.

Mas tem um comentário posterior onde alguém discorda da influência da habilidade técnica no desarme. Acontece que está lá nas regras, dito com todas as letras: a ação defensiva também depende da técnica do jogador. Quanto mais alta a técnica, mais chances de interceptar o adversário. Tecnica conta sim na capacidade de desarme e não apenas no controle de bola, segundo o próprio sokker. Fica feito o registro.

(edited)
2017-11-11 10:36:24
Sintetizou, em uma única pesquisa, excelentes posts publicados no fórum, facilitando assim (e muito) o entendimento para os novatos e até para muitos veteranos. Parabéns!
2019-10-31 15:34:01
Artigo sensacional. Muito bom.
2019-12-03 12:09:46
Um consolidado fantástico.

Seria muito bom que novatos lessem e compreendessem o funcionamento do jogo, os instigando a perseverar e não abandonar.
  • 1