Subpage under development, new version coming soon!
Topic closed!!!
Subject: @Copa do Mundo
- 1
- 2
Vamos lá que dá pra se classificar. A Inglaterra é franca favorita, e acho que disputaremos 2a posição com a Dinamarca, com um Peru logo atrás :P. Vamos trabalhar, força Brasil, boa sorte Zaldo!
(edited)
(edited)
No próximo sábado, dia 18 de outubro, jogaremos 1ª partida contra o Perú! 14 horas de brasília.
vs
Brasão de Armas do Perú
O Peru (quechua: Piruw, aimara: Piruw, oficialmente chamado de la República del Perú), é um país latino-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile. O seu litoral é banhado pelo Oceano Pacífico. Sua capital é Lima.
O território peruano abrigou a civilização de Caral, uma das mais antigas do mundo, bem como o império Inca, considerado o maior Estado da América pré-colombiana. O seu território foi elevado a vice-reinado pelo Império Espanhol, no século XVI.
O Peru é uma república presidencialista democrática dividida em 25 regiões. A sua geografia é variada, exibindo desde planícies áridas, da costa do Pacífico, aos picos nevados, dos Andes, e à floresta amazônica, característica que proporciona a este país diversos recursos naturais.
As principais atividades econômicas incluem a agricultura, a pesca, a exploração mineral e a manufatura de produtos têxteis. Após a sua independência em 1821, o Peru passou por períodos de alternância entre turbulência política e crise fiscal e estabilidade e crescimento econômico.
A população peruana, estimada em 28 milhões, é de origem multiétnica e possui um alto grau de mestiçagem, incluindo ameríndios, europeus, africanos e asiáticos. O país é considerado nação em desenvolvimento e possui um nível de pobreza de 44%.
O idioma oficial é o Espanhol, ainda que um número significativo de peruanos fale quechua e outras línguas nativas. A mistura de tradições culturais produziu uma diversidade de expressões nas artes, na culinária, na literatura e na música.
História
Antes da chegada dos espanhóis, o Peru foi o território de várias culturas pré-incas e, mais tarde, do Império Inca.
Francisco Pizarro desembarcou na costa peruana em 1532,e no fim da década de 1530 o Peru já era um vice-reino e uma grande fonte de ouro e prata para o Império Espanhol.
O Peru declarou a sua independência da Espanha em 28 de Julho de 1821.
Nas décadas seguintes, o Peru foi sacudido pela instabilidade política, inúmeros golpes de estado e guerras contra o Chile e, em 1866, uma guerra contra a Espanha.
Em 1872, assume o mando o primeiro presidente civil do Peru: Manuel Pardo, que quatro anos depois seria sucedido pelo herói da guerra contra a Espanha, general Mariano Ignacio Prado.
Em 1879 tem início a Guerra do Pacífico ou do Salitre, na qual o Peru, aliado à Bolívia, viu-se derrotado frente ao Chile que invadiu Bolívia. O Peru perdeu a província de Tarapacá, rica em salitre, e as cidades de Arica e Tacna. A última somente seria devolvida ao Peru em 1929.
Machu Picchu foi, em 7 de Julho de 2007, eleita uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
Política
O Governo do Peru está em processo de redemocratização. Liderado por Alan García, o Poder Executivo tenta mostrar-se transparente e confiável. O Poder Legislativo tem buscado ser uma força capaz de contrabalançar o poder do antes dominante Executivo, com crescente poder investigativo. O Executivo e o Legislativo têm tentado reformar o Poder Judiciário, antiquado e abundante em casos de corrupção.
Poder Executivo
O presidente da República é eleito para um mandato de 5 anos, e a Constituição de 1993 permite uma única e consecutiva reeleição. Todos os cidadãos acima de 18 anos são obrigados a votar. Há dois vice-presidentes, sendo que o primeiro e o segundo vice-presidentes são também eleitos, mas não têm função constitucional, a menos que o presidente não possa exercer o mandato.
O presidente indica os ministros de seu gabinete (Conselho de Ministros) e indica o primeiro-ministro. Todas as leis ou decretos de iniciativa do presidente da República enviadas ao Congresso têm de ser submetidas ao Conselho de Ministros.
Poder Legislativo
O Legislativo peruano (Congresso) é unicameral, composto de 120 membros, não possui senado .O presidente tem o poder de vetar leis votadas pelo Legislativo com as quais não concorde.
Poder Judiciário
O órgão máximo do Judiciário peruano é a Suprema Corte, sediada em Lima, e formada por 16 membros. O Consejo Nacional del Judiciario indica os membros da Suprema Corte.
O Tribunal Constitucional (corte constitucional do país) interpreta a Constituição em temas relativos aos direitos humanos. O Peru não aceita a jurisdição da Corte Internacional de Justiça.
Subdivisões
O Peru divide-se em 25 regiões e a província de Lima. As 25 regiões estão divididas em em 194 províncias. As 195 províncias (incluindo a província de Lima) estão subdivididas 1.833 distritos.
A província de Lima, localizada na costa central do país, é a única que não pertence a nenhuma região. A cidade de Lima, capital do país, está localizada nesta província.
A região de Callao, onde se localiza a cidade de Callao, possui uma única província, a província constitucional de Callao.
As regiões do Peru foram criadas em 2002 para substituir os antigos departamentos. O termo "departamento" e o termo "região" fazem alusão a um mesmo território, por este motivo, muitas pessoas ainda utilizam o temo "departamentos" quando se referem as atuais regiões do Peru.
Veja abaixo a lista das 25 regiões e suas respectivas capitais:
* Amazonas (Chachapoyas)
* Ancash (Huaraz)
* Apurímac (Abancay)
* Arequipa (Arequipa)
* Ayacucho (Ayacucho)
* Cajamarca (Cajamarca)
* Callao (El Callao)
* Cusco (Cusco)
* Huancavelica (Huancavelica)
* Huánuco (Huánuco)
* Ica (Ica)
* Junin (Huancayo)
* La Libertad (Trujillo)
* Lambayeque (Chiclayo)
* Lima (Lima)
* Loreto (Iquitos)
* Madre de Dios (Puerto Maldonado)
* Moquegua (Moquegua)
* Pasco (Cerro de Pasco)
* Piura (Piura)
* Puno (Puno)
* San Martín (Moyobamba)
* Tacna (Tacna)
* Tumbes (Tumbes)
* Ucayali (Pucallpa)
Geografia
O Peru situa-se no oeste da América do Sul, nas margens do Oceano Pacífico Sul, entre o Chile e o Equador. Também faz fronteira com a Colômbia, o Brasil e a Bolívia.
As planícies costeiras ocidentais (conhecidas como costa) estão separadas pelas terras baixas orientais cobertas pela selva da bacia do Amazonas (a selva) pelas altas e escarpadas montanhas dos Andes (a sierra). Na fronteira com a Bolívia situa-se o lago Titicaca, o lago navegável de maior altitude do mundo, a 3 821 m.
Clima
O Peru possui grande variedade de temperaturas, paisagens e ecossistemas. Na costa quase nunca chove e, em geral, existem duas estações: a quente e a fria. A estação quente vai desde 15 de novembro até fins de março. A estação fria se apresenta desde o mês de abril até a primeira quinzena de novembro, durante esta estação existe muita umidade. Na serra e na selva, a diferença da costa, a temporada de chuvas é mais quente, acontece desde a primeira quinzena de novembro até fins de março, a temporada fria entre abril e a segunda quinzena de novembro.
Economia
A economia do Peru baseia-se na exploração de minérios como a prata e cobre (terceiro produtor mundial), o zinco (quarto), e o estanho (quinto).
Cultivam-se também cana-de-açúcar, açúcar, algodão, café e, na floresta, o trigo. Sua agricultura de subsistência é à base de milho e batata, cultivados principalmente nas serras.
Existe no litoral a atividade pesqueira, e nela o Peru é um dos maiores produtores mundiais. Se a corrente marítima peruana favorece a pesca, também torna possível detectar a chegada do El Niño, quando os cardumes se afastam.
O Peru faz parte do tratado internacional chamado Apec (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que visa a transformar o Pacífico numa área de livre-comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.
O crescimento do Peru em 2001 - 2008 foi o melhor em muitos anos, alcançando 8,7% anual, sendo assim o segundo melhor da América do Sul depois do da Argentina.
Demografia
O Peru é um dos três países das Américas em que os povos indígenas constituem a maioria da população - os outros dois são a Bolívia e a Guatemala. Quase metade de todos os peruanos, 45% da população, são ameríndios. Os dois maiores grupos étnicos indígenas são os quechua e, em número um pouco menor, os aymará. Além destes dois grandes grupos existem várias dúzias de pequenas tribos ameríndias espalhadas pelo país, ao longo dos Andes e na bacia amazônica. Os mestizos, termo que designa pessoas de sangue misto ameríndio e europeu (majoritariamente espanhol), constituem cerca de 37% da população. Os peruanos de origem europeia são cerca de 15% da população. Existem também números menores de pessoas de origem africana e, recentemente, também de ascendência japonesa e chinesa.
Cultura
Desde o período pré-colombiano o Peru foi o centro de várias civilizações de povos americanos pré-incaicos tais como a cultura Chavín, Moche, Nazca, Paracas, Huari e Tiahuanaco, além do amálgama posterior sob o Tawantinsuyu ou império Inca, que terminou com a conquista espanhola, cuja influência cultural marca e domina o Peru até hoje.
As culturas pré-colombianas desenvolveram-se notavelmente em ramos próprios e originais, embora com recíprocas interações, cada uma contribuindo e legando à outra grandes realizações sociais, tais como atestadas pela notável arquitetura, com excelente cerâmica, fina ourivesaria, escultura e construção monumental.
Foi magnífico o desenvolvimento dessa região na agricultura, desde muito cedo, com a utilização de engenhosas obras de irrigação, campos de cultivo em terraços e em especial a manutenção e desenvolvimento de várias espécies vegetais de grande valor alimentar, depois espalhadas por todo o mundo (como é o caso do tomate, das batatas e da coca).
Os incas adonaram-se desse caldo cultural, não apenas o mantendo mas o incrementando e disseminando pela vasta região andina da América do Sul, tornando-se grandes construtores. A conhecida cidade montanhosa de Machu Picchu e os edifícios de Cuzco são o exemplos de sua excelência arquitetônica.
Depois da independência, o Peru atravessou várias fases desde a cultura hispânica colonial até o Romantismo europeu, com um movimento cultural nos princípios do século XX que resgatou o " indigenismo", similar ao ocorrido no Brasil, que expressava nova consciência da cultura índia ancestral.
Desde a Segunda Guerra Mundial, escritores peruanos, artistas, e intelectuais como Cesar Vallejo e Jose Maria Arguedas participam dos movimentos artísticos e intelectuais mundiais, conquanto já inseridas as influências norte-americanas e européias modernas. Atualmente os mais conhecidos são, entre outros, Mario Vargas Llosa, Alfredo Bryce Echenique, Julio Ramón Ribeyro e Santiago Roncagliolo.
Fonte: wikipedia
(edited)
vs
Brasão de Armas do Perú
O Peru (quechua: Piruw, aimara: Piruw, oficialmente chamado de la República del Perú), é um país latino-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile. O seu litoral é banhado pelo Oceano Pacífico. Sua capital é Lima.
O território peruano abrigou a civilização de Caral, uma das mais antigas do mundo, bem como o império Inca, considerado o maior Estado da América pré-colombiana. O seu território foi elevado a vice-reinado pelo Império Espanhol, no século XVI.
O Peru é uma república presidencialista democrática dividida em 25 regiões. A sua geografia é variada, exibindo desde planícies áridas, da costa do Pacífico, aos picos nevados, dos Andes, e à floresta amazônica, característica que proporciona a este país diversos recursos naturais.
As principais atividades econômicas incluem a agricultura, a pesca, a exploração mineral e a manufatura de produtos têxteis. Após a sua independência em 1821, o Peru passou por períodos de alternância entre turbulência política e crise fiscal e estabilidade e crescimento econômico.
A população peruana, estimada em 28 milhões, é de origem multiétnica e possui um alto grau de mestiçagem, incluindo ameríndios, europeus, africanos e asiáticos. O país é considerado nação em desenvolvimento e possui um nível de pobreza de 44%.
O idioma oficial é o Espanhol, ainda que um número significativo de peruanos fale quechua e outras línguas nativas. A mistura de tradições culturais produziu uma diversidade de expressões nas artes, na culinária, na literatura e na música.
História
Antes da chegada dos espanhóis, o Peru foi o território de várias culturas pré-incas e, mais tarde, do Império Inca.
Francisco Pizarro desembarcou na costa peruana em 1532,e no fim da década de 1530 o Peru já era um vice-reino e uma grande fonte de ouro e prata para o Império Espanhol.
O Peru declarou a sua independência da Espanha em 28 de Julho de 1821.
Nas décadas seguintes, o Peru foi sacudido pela instabilidade política, inúmeros golpes de estado e guerras contra o Chile e, em 1866, uma guerra contra a Espanha.
Em 1872, assume o mando o primeiro presidente civil do Peru: Manuel Pardo, que quatro anos depois seria sucedido pelo herói da guerra contra a Espanha, general Mariano Ignacio Prado.
Em 1879 tem início a Guerra do Pacífico ou do Salitre, na qual o Peru, aliado à Bolívia, viu-se derrotado frente ao Chile que invadiu Bolívia. O Peru perdeu a província de Tarapacá, rica em salitre, e as cidades de Arica e Tacna. A última somente seria devolvida ao Peru em 1929.
Machu Picchu foi, em 7 de Julho de 2007, eleita uma das 7 maravilhas do mundo moderno.
Política
O Governo do Peru está em processo de redemocratização. Liderado por Alan García, o Poder Executivo tenta mostrar-se transparente e confiável. O Poder Legislativo tem buscado ser uma força capaz de contrabalançar o poder do antes dominante Executivo, com crescente poder investigativo. O Executivo e o Legislativo têm tentado reformar o Poder Judiciário, antiquado e abundante em casos de corrupção.
Poder Executivo
O presidente da República é eleito para um mandato de 5 anos, e a Constituição de 1993 permite uma única e consecutiva reeleição. Todos os cidadãos acima de 18 anos são obrigados a votar. Há dois vice-presidentes, sendo que o primeiro e o segundo vice-presidentes são também eleitos, mas não têm função constitucional, a menos que o presidente não possa exercer o mandato.
O presidente indica os ministros de seu gabinete (Conselho de Ministros) e indica o primeiro-ministro. Todas as leis ou decretos de iniciativa do presidente da República enviadas ao Congresso têm de ser submetidas ao Conselho de Ministros.
Poder Legislativo
O Legislativo peruano (Congresso) é unicameral, composto de 120 membros, não possui senado .O presidente tem o poder de vetar leis votadas pelo Legislativo com as quais não concorde.
Poder Judiciário
O órgão máximo do Judiciário peruano é a Suprema Corte, sediada em Lima, e formada por 16 membros. O Consejo Nacional del Judiciario indica os membros da Suprema Corte.
O Tribunal Constitucional (corte constitucional do país) interpreta a Constituição em temas relativos aos direitos humanos. O Peru não aceita a jurisdição da Corte Internacional de Justiça.
Subdivisões
O Peru divide-se em 25 regiões e a província de Lima. As 25 regiões estão divididas em em 194 províncias. As 195 províncias (incluindo a província de Lima) estão subdivididas 1.833 distritos.
A província de Lima, localizada na costa central do país, é a única que não pertence a nenhuma região. A cidade de Lima, capital do país, está localizada nesta província.
A região de Callao, onde se localiza a cidade de Callao, possui uma única província, a província constitucional de Callao.
As regiões do Peru foram criadas em 2002 para substituir os antigos departamentos. O termo "departamento" e o termo "região" fazem alusão a um mesmo território, por este motivo, muitas pessoas ainda utilizam o temo "departamentos" quando se referem as atuais regiões do Peru.
Veja abaixo a lista das 25 regiões e suas respectivas capitais:
* Amazonas (Chachapoyas)
* Ancash (Huaraz)
* Apurímac (Abancay)
* Arequipa (Arequipa)
* Ayacucho (Ayacucho)
* Cajamarca (Cajamarca)
* Callao (El Callao)
* Cusco (Cusco)
* Huancavelica (Huancavelica)
* Huánuco (Huánuco)
* Ica (Ica)
* Junin (Huancayo)
* La Libertad (Trujillo)
* Lambayeque (Chiclayo)
* Lima (Lima)
* Loreto (Iquitos)
* Madre de Dios (Puerto Maldonado)
* Moquegua (Moquegua)
* Pasco (Cerro de Pasco)
* Piura (Piura)
* Puno (Puno)
* San Martín (Moyobamba)
* Tacna (Tacna)
* Tumbes (Tumbes)
* Ucayali (Pucallpa)
Geografia
O Peru situa-se no oeste da América do Sul, nas margens do Oceano Pacífico Sul, entre o Chile e o Equador. Também faz fronteira com a Colômbia, o Brasil e a Bolívia.
As planícies costeiras ocidentais (conhecidas como costa) estão separadas pelas terras baixas orientais cobertas pela selva da bacia do Amazonas (a selva) pelas altas e escarpadas montanhas dos Andes (a sierra). Na fronteira com a Bolívia situa-se o lago Titicaca, o lago navegável de maior altitude do mundo, a 3 821 m.
Clima
O Peru possui grande variedade de temperaturas, paisagens e ecossistemas. Na costa quase nunca chove e, em geral, existem duas estações: a quente e a fria. A estação quente vai desde 15 de novembro até fins de março. A estação fria se apresenta desde o mês de abril até a primeira quinzena de novembro, durante esta estação existe muita umidade. Na serra e na selva, a diferença da costa, a temporada de chuvas é mais quente, acontece desde a primeira quinzena de novembro até fins de março, a temporada fria entre abril e a segunda quinzena de novembro.
Economia
A economia do Peru baseia-se na exploração de minérios como a prata e cobre (terceiro produtor mundial), o zinco (quarto), e o estanho (quinto).
Cultivam-se também cana-de-açúcar, açúcar, algodão, café e, na floresta, o trigo. Sua agricultura de subsistência é à base de milho e batata, cultivados principalmente nas serras.
Existe no litoral a atividade pesqueira, e nela o Peru é um dos maiores produtores mundiais. Se a corrente marítima peruana favorece a pesca, também torna possível detectar a chegada do El Niño, quando os cardumes se afastam.
O Peru faz parte do tratado internacional chamado Apec (Asia-Pacific Economic Cooperation), um bloco econômico que visa a transformar o Pacífico numa área de livre-comércio e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceania.
O crescimento do Peru em 2001 - 2008 foi o melhor em muitos anos, alcançando 8,7% anual, sendo assim o segundo melhor da América do Sul depois do da Argentina.
Demografia
O Peru é um dos três países das Américas em que os povos indígenas constituem a maioria da população - os outros dois são a Bolívia e a Guatemala. Quase metade de todos os peruanos, 45% da população, são ameríndios. Os dois maiores grupos étnicos indígenas são os quechua e, em número um pouco menor, os aymará. Além destes dois grandes grupos existem várias dúzias de pequenas tribos ameríndias espalhadas pelo país, ao longo dos Andes e na bacia amazônica. Os mestizos, termo que designa pessoas de sangue misto ameríndio e europeu (majoritariamente espanhol), constituem cerca de 37% da população. Os peruanos de origem europeia são cerca de 15% da população. Existem também números menores de pessoas de origem africana e, recentemente, também de ascendência japonesa e chinesa.
Cultura
Desde o período pré-colombiano o Peru foi o centro de várias civilizações de povos americanos pré-incaicos tais como a cultura Chavín, Moche, Nazca, Paracas, Huari e Tiahuanaco, além do amálgama posterior sob o Tawantinsuyu ou império Inca, que terminou com a conquista espanhola, cuja influência cultural marca e domina o Peru até hoje.
As culturas pré-colombianas desenvolveram-se notavelmente em ramos próprios e originais, embora com recíprocas interações, cada uma contribuindo e legando à outra grandes realizações sociais, tais como atestadas pela notável arquitetura, com excelente cerâmica, fina ourivesaria, escultura e construção monumental.
Foi magnífico o desenvolvimento dessa região na agricultura, desde muito cedo, com a utilização de engenhosas obras de irrigação, campos de cultivo em terraços e em especial a manutenção e desenvolvimento de várias espécies vegetais de grande valor alimentar, depois espalhadas por todo o mundo (como é o caso do tomate, das batatas e da coca).
Os incas adonaram-se desse caldo cultural, não apenas o mantendo mas o incrementando e disseminando pela vasta região andina da América do Sul, tornando-se grandes construtores. A conhecida cidade montanhosa de Machu Picchu e os edifícios de Cuzco são o exemplos de sua excelência arquitetônica.
Depois da independência, o Peru atravessou várias fases desde a cultura hispânica colonial até o Romantismo europeu, com um movimento cultural nos princípios do século XX que resgatou o " indigenismo", similar ao ocorrido no Brasil, que expressava nova consciência da cultura índia ancestral.
Desde a Segunda Guerra Mundial, escritores peruanos, artistas, e intelectuais como Cesar Vallejo e Jose Maria Arguedas participam dos movimentos artísticos e intelectuais mundiais, conquanto já inseridas as influências norte-americanas e européias modernas. Atualmente os mais conhecidos são, entre outros, Mario Vargas Llosa, Alfredo Bryce Echenique, Julio Ramón Ribeyro e Santiago Roncagliolo.
Fonte: wikipedia
(edited)
Fonte: site masitravel
Situação geográfica
O Peru tem 1.285.216 Km² de superfície.
Compreende três regiões: costa, serra e selva.
Costa – Possui uma costa de 2.500 Km de longitude, com uma largura máxima de 200 Km a norte e de 40 Km a sul. É na zona sul que há maior concentração de população.
Serra – Os Andes, a cadeia montanhosa mais extensa do mundo, cruza o Peru de norte a sul.
Selva – Esta gigantesca região, frondosa e verde, como nenhuma outra, é a região menos povoada do Peru.
Clima
Encontram-se no Peru quase todos os climas do mundo.
É curioso como a diferença de relevo pode modificar o clima de uma região.
Clima da zona costeira (Lima, Trujillo) – De Abril a Setembro é a época mais fria.
No verão faz calor pelas manhãs e entre o final de Dezembro e Março, o céu apresenta-se limpo. Durante a noite pode arrefecer um pouco, podendo ser necessário o uso de um casaco.
Clima da serra – Há duas estações distintas, marcadas pela presença ou ausência de precipitação.
A época das chuvas decorre entre Novembro e Março, com freqüentes e fortes aguaceiros de várias horas de duração, especialmente durante a tarde.
A altitude e a presença quase constante de nuvens, evita que as temperaturas subam demasiado, apesar de ser verão no hemisfério sul.
A época seca caracteriza-se por céu azul durante o dia. As temperaturas mantêm-se suaves enquanto dura o sol, mas há geralmente um arrefecimento ao amanhecer e ao anoitecer.
Clima da selva – Tal como na serra, há também duas estações: uma de Novembro a Maio, em que chove praticamente todos os dias durante várias horas e outra de Junho a Outubro, conhecida como época seca, onde podem ocorrer chuvas fortes mas de curta duração.
O clima da selva caracteriza-se essencialmente pela humidade que varia entre 80% e 100%, conforme as estações; e a temperatura, que sofre poucas alterações e cuja média anual ronda os 28ºC
Economia
Atualmente a economia está dominada pelo setor dos serviços, que traz mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) e ocupa igualmente mais de metade da população ativa. Segue-se a indústria, as minas e a construção, com um terço da produção e apenas com 15% da população trabalhadora. Em último lugar vem a agricultura e a criação de gado, com pouco mais de 15% do PIB, mas com uma terça parte dos trabalhadores empregados.
População
Com pouco mais de 23 milhões de habitantes (dados de Junho de 1994), o Peru é o sétimo país mais povoado da América.
70% da população concentra-se nas cidades. Em Lima vivem actualmente mais de 8 milhões de pessoas, quer dizer, um terço do total, enquanto que em 1940, quando se realizou o primeiro censo deste século, os habitantes na capital eram apenas 850.000.
Trujillo e Arequipa rondam um milhão de habitantes.
A densidade média da população é de 18 habitantes por Km², embora as diferenças entre as diferentes zonas sejam enormes.
Língua
O castelhano é a língua oficial do Peru e é a língua mãe de mais de 80% da população.
16,5% dos peruanos tem o " Quechua " como primeiro idioma, os restantes habitantes falam outras línguas nativas, como os diversos idiomas utilizados pelos nativos da Selva Amazónica.
Religião
Desde a chegada dos espanhóis o Peru, tem sido um país maioritariamente católico. Hoje, 90% da população, segue essa religião, ainda que nos últimos anos se tenha produzido um ligeiríssimo decréscimo no número de fiéis, devido ao aparecimento de outros grupos religiosos, principalmente nas zonas rurais.
Documentação
As pessoas que chegam ao país provenientes da Europa não necessitam de visto.
Alfândega
Entrada – Ao chegar ao Peru é necessário preencher uma declaração de alfândega, em que constem os objetos que paguem imposto e que estão especificados no verso do documento.
Os artigos que podem entrar livremente no país são os normais de qualquer viajante.
Uma vez passado o controle de passaportes e antes de sair do aeroporto, se chega por avião a Lima, tem que se passar por um sistema de controle que consiste no seguinte: o passageiro carrega num botão, se acender uma luz verde pode seguir o seu caminho, se acender uma luz vermelha, o guarda da alfândega deve revistar toda a bagagem.
Saída – É absolutamente proibido levar objetos de arte pré colombiana, embora em alguns locais se vendam livremente. Também não é aconselhável levar folhas de coca ainda que não esteja especificamente proibido. No país o consumo de folhas de coca é natural e vende-se legalmente para fazer um chá ou para mascar. A saída com este produto pode ser um motivo de susto ou trazer alguma perca de tempo na alfândega.
Moeda e Câmbio
A moeda do Peru é o Nuevo Sol.
A divisa de maior aceitação é o dólar americano e de preferência em numerário, visto que os cheques de viagem são mais difíceis de cambiar. A cotização actual é 1 Dolar americano = 3.48 Soles
Saúde
A água não é aconselhável em nenhuma cidade do Peru. Os peruanos fervem a própria água das fontes ou consomem-na apenas engarrafada.
A água pode , contudo, utilizar-se , sem problemas em duches ou lavagem de dentes.
O Soroche ou efeito de altitude, é outro ponto a ter em conta quando se viaja por um país tão acidentado geograficamente, como é o Peru. Em geral as altitudes superiores a 3.000 metros em pessoas que não estão habituadas, pode produzir uma sensação de enjoou e de fraqueza geral, acompanhada de dores de cabeça, como consequência de uma menor concentração de oxigénio na atmosfera.
O efeito de altitude pode sentir-se nas zonas de maior altitude do país.
Vacinas
Febre amarela – nas zonas de selva exigem um certificado de vacinas.
A Melhor Época Para Visitar o Peru
Nenhuma época do ano é má para visitar o Peru. Tendo em conta o clima, a melhor altura vai de Maio a Setembro, coincidindo com a época seca na Serra e Selva. As chuvas de meados de Novembro a Março, podem dificultar atividades como as caminhadas e os passeios na selva. Algumas destas actividades podem eventualmente ser suspensas.
Drogas
É penalizado tanto o consumo como o tráfico de drogas. As folhas de coca podem adquirir-se facilmente nos mercados. É provável que depois de um certo tempo no Peru se crie o hábito de tomar chá de coca e se queira levar algum para casa. É melhor não se cair nessa tentação e ainda que seja menos pitoresco, é preferível comprar o que se vende preparado em saquetas de infusão ( como o de maçã ), com registo sanitário. Desta maneira evitam-se problemas com a guarda civil no caso de revista às bagagens, no país de origem ou com a própria polícia peruana na saída do país.
Bagagem
Como há grande variedade de climas no Peru, a bagagem deve ser variada consoante as zonas por onde pretende viajar.
Independentemente da época do ano, se a viagem inclui estadias nas zonas costeiras, serra ou selva, fará falta roupa que agasalhe, camisas e calças amplas, para evitar picadas de mosquitos, camisetas, calções, sapatos cômodos e sapatos de tênis.
Na época das chuvas é necessário levar guarda-chuva e na selva é melhor usar gabardina. É bom levar um protetor solar e um chapéu.
Para levar dinheiro e documentos, as lojas especializadas em material de viagem, oferecem vários modelos de carteiras e cintos para se colocar em várias partes do corpo.
Nos voos internacionais, a bagagem permitida é de duas malas por passageiro e nos voos domésticos é de 25 a 30 kg por pessoa.
Hora Local
A diferença horária entre o Peru e Portugal é de cinco horas ou seis, conforme a época do ano, dependendo da hora Portuguesa. A Hora do Peru mantém-se inalterável todo o ano.
Corrente Elétrica
A corrente eléctrica é de 220 volts.
Informação Geral Sobre Restaurantes
Nas cidades mais importantes há estabelecimentos para todos os gostos e bolsas.
A boa comida peruana encontra-se um pouco por todo o lado e nos melhores locais oferecem quase sempre uma ementa com pratos internacionais.
Nas aldeias o número de restaurantes é muito mais limitado e geralmente só existe comida local.
Taxas de Aeroporto
Para vôos nacionais ou vôos domésticos, a taxa de aeroporto é de 12.00 Novos Soles.
Impostos
Paga-se geralmente 10% pelo serviço de hotel e restaurantes que deve aparecer incluído, junto ao IVA (IGV),18%, na lista dos preços.
São estes os preços regulamentados, embora em locais de mais elevada categoria, os empregados esperem receber um gorjeta adicional.
Situação geográfica
O Peru tem 1.285.216 Km² de superfície.
Compreende três regiões: costa, serra e selva.
Costa – Possui uma costa de 2.500 Km de longitude, com uma largura máxima de 200 Km a norte e de 40 Km a sul. É na zona sul que há maior concentração de população.
Serra – Os Andes, a cadeia montanhosa mais extensa do mundo, cruza o Peru de norte a sul.
Selva – Esta gigantesca região, frondosa e verde, como nenhuma outra, é a região menos povoada do Peru.
Clima
Encontram-se no Peru quase todos os climas do mundo.
É curioso como a diferença de relevo pode modificar o clima de uma região.
Clima da zona costeira (Lima, Trujillo) – De Abril a Setembro é a época mais fria.
No verão faz calor pelas manhãs e entre o final de Dezembro e Março, o céu apresenta-se limpo. Durante a noite pode arrefecer um pouco, podendo ser necessário o uso de um casaco.
Clima da serra – Há duas estações distintas, marcadas pela presença ou ausência de precipitação.
A época das chuvas decorre entre Novembro e Março, com freqüentes e fortes aguaceiros de várias horas de duração, especialmente durante a tarde.
A altitude e a presença quase constante de nuvens, evita que as temperaturas subam demasiado, apesar de ser verão no hemisfério sul.
A época seca caracteriza-se por céu azul durante o dia. As temperaturas mantêm-se suaves enquanto dura o sol, mas há geralmente um arrefecimento ao amanhecer e ao anoitecer.
Clima da selva – Tal como na serra, há também duas estações: uma de Novembro a Maio, em que chove praticamente todos os dias durante várias horas e outra de Junho a Outubro, conhecida como época seca, onde podem ocorrer chuvas fortes mas de curta duração.
O clima da selva caracteriza-se essencialmente pela humidade que varia entre 80% e 100%, conforme as estações; e a temperatura, que sofre poucas alterações e cuja média anual ronda os 28ºC
Economia
Atualmente a economia está dominada pelo setor dos serviços, que traz mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) e ocupa igualmente mais de metade da população ativa. Segue-se a indústria, as minas e a construção, com um terço da produção e apenas com 15% da população trabalhadora. Em último lugar vem a agricultura e a criação de gado, com pouco mais de 15% do PIB, mas com uma terça parte dos trabalhadores empregados.
População
Com pouco mais de 23 milhões de habitantes (dados de Junho de 1994), o Peru é o sétimo país mais povoado da América.
70% da população concentra-se nas cidades. Em Lima vivem actualmente mais de 8 milhões de pessoas, quer dizer, um terço do total, enquanto que em 1940, quando se realizou o primeiro censo deste século, os habitantes na capital eram apenas 850.000.
Trujillo e Arequipa rondam um milhão de habitantes.
A densidade média da população é de 18 habitantes por Km², embora as diferenças entre as diferentes zonas sejam enormes.
Língua
O castelhano é a língua oficial do Peru e é a língua mãe de mais de 80% da população.
16,5% dos peruanos tem o " Quechua " como primeiro idioma, os restantes habitantes falam outras línguas nativas, como os diversos idiomas utilizados pelos nativos da Selva Amazónica.
Religião
Desde a chegada dos espanhóis o Peru, tem sido um país maioritariamente católico. Hoje, 90% da população, segue essa religião, ainda que nos últimos anos se tenha produzido um ligeiríssimo decréscimo no número de fiéis, devido ao aparecimento de outros grupos religiosos, principalmente nas zonas rurais.
Documentação
As pessoas que chegam ao país provenientes da Europa não necessitam de visto.
Alfândega
Entrada – Ao chegar ao Peru é necessário preencher uma declaração de alfândega, em que constem os objetos que paguem imposto e que estão especificados no verso do documento.
Os artigos que podem entrar livremente no país são os normais de qualquer viajante.
Uma vez passado o controle de passaportes e antes de sair do aeroporto, se chega por avião a Lima, tem que se passar por um sistema de controle que consiste no seguinte: o passageiro carrega num botão, se acender uma luz verde pode seguir o seu caminho, se acender uma luz vermelha, o guarda da alfândega deve revistar toda a bagagem.
Saída – É absolutamente proibido levar objetos de arte pré colombiana, embora em alguns locais se vendam livremente. Também não é aconselhável levar folhas de coca ainda que não esteja especificamente proibido. No país o consumo de folhas de coca é natural e vende-se legalmente para fazer um chá ou para mascar. A saída com este produto pode ser um motivo de susto ou trazer alguma perca de tempo na alfândega.
Moeda e Câmbio
A moeda do Peru é o Nuevo Sol.
A divisa de maior aceitação é o dólar americano e de preferência em numerário, visto que os cheques de viagem são mais difíceis de cambiar. A cotização actual é 1 Dolar americano = 3.48 Soles
Saúde
A água não é aconselhável em nenhuma cidade do Peru. Os peruanos fervem a própria água das fontes ou consomem-na apenas engarrafada.
A água pode , contudo, utilizar-se , sem problemas em duches ou lavagem de dentes.
O Soroche ou efeito de altitude, é outro ponto a ter em conta quando se viaja por um país tão acidentado geograficamente, como é o Peru. Em geral as altitudes superiores a 3.000 metros em pessoas que não estão habituadas, pode produzir uma sensação de enjoou e de fraqueza geral, acompanhada de dores de cabeça, como consequência de uma menor concentração de oxigénio na atmosfera.
O efeito de altitude pode sentir-se nas zonas de maior altitude do país.
Vacinas
Febre amarela – nas zonas de selva exigem um certificado de vacinas.
A Melhor Época Para Visitar o Peru
Nenhuma época do ano é má para visitar o Peru. Tendo em conta o clima, a melhor altura vai de Maio a Setembro, coincidindo com a época seca na Serra e Selva. As chuvas de meados de Novembro a Março, podem dificultar atividades como as caminhadas e os passeios na selva. Algumas destas actividades podem eventualmente ser suspensas.
Drogas
É penalizado tanto o consumo como o tráfico de drogas. As folhas de coca podem adquirir-se facilmente nos mercados. É provável que depois de um certo tempo no Peru se crie o hábito de tomar chá de coca e se queira levar algum para casa. É melhor não se cair nessa tentação e ainda que seja menos pitoresco, é preferível comprar o que se vende preparado em saquetas de infusão ( como o de maçã ), com registo sanitário. Desta maneira evitam-se problemas com a guarda civil no caso de revista às bagagens, no país de origem ou com a própria polícia peruana na saída do país.
Bagagem
Como há grande variedade de climas no Peru, a bagagem deve ser variada consoante as zonas por onde pretende viajar.
Independentemente da época do ano, se a viagem inclui estadias nas zonas costeiras, serra ou selva, fará falta roupa que agasalhe, camisas e calças amplas, para evitar picadas de mosquitos, camisetas, calções, sapatos cômodos e sapatos de tênis.
Na época das chuvas é necessário levar guarda-chuva e na selva é melhor usar gabardina. É bom levar um protetor solar e um chapéu.
Para levar dinheiro e documentos, as lojas especializadas em material de viagem, oferecem vários modelos de carteiras e cintos para se colocar em várias partes do corpo.
Nos voos internacionais, a bagagem permitida é de duas malas por passageiro e nos voos domésticos é de 25 a 30 kg por pessoa.
Hora Local
A diferença horária entre o Peru e Portugal é de cinco horas ou seis, conforme a época do ano, dependendo da hora Portuguesa. A Hora do Peru mantém-se inalterável todo o ano.
Corrente Elétrica
A corrente eléctrica é de 220 volts.
Informação Geral Sobre Restaurantes
Nas cidades mais importantes há estabelecimentos para todos os gostos e bolsas.
A boa comida peruana encontra-se um pouco por todo o lado e nos melhores locais oferecem quase sempre uma ementa com pratos internacionais.
Nas aldeias o número de restaurantes é muito mais limitado e geralmente só existe comida local.
Taxas de Aeroporto
Para vôos nacionais ou vôos domésticos, a taxa de aeroporto é de 12.00 Novos Soles.
Impostos
Paga-se geralmente 10% pelo serviço de hotel e restaurantes que deve aparecer incluído, junto ao IVA (IGV),18%, na lista dos preços.
São estes os preços regulamentados, embora em locais de mais elevada categoria, os empregados esperem receber um gorjeta adicional.
vamos la ser lider do grupo eu comfio em vc!!! =] avante brasil...
(edited)
(edited)
(edited)
(edited)
bem q o vivanco poderia estar na seleção peruana "/
Esse ano o titulo é nosso, tudo mundo asintindo sabado.
\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/
Vamos Brasil!!!
Vamos Ser Campeões
Vamos Brasil!!!
\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/
Vamos Brasil!!!
Vamos Ser Campeões
Vamos Brasil!!!
\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/
Força Brasil, força Zaldo!!
Espero ver um time ofensivo já que pegamos teoricamente o time mais fraco da liga, quem sabe não tenhamos de decidir a liderança por saldo ou até mesmo a classificação?!!?...Então vai pra cima deles Brasil!
Espero ver um time ofensivo já que pegamos teoricamente o time mais fraco da liga, quem sabe não tenhamos de decidir a liderança por saldo ou até mesmo a classificação?!!?...Então vai pra cima deles Brasil!
- 1
- 2