Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: 3º Na Fogueira

  • 1
  • 2
2021-06-05 21:22:45
Ataide [del] to All
Na Fogueira - Caribdes
Burke, ATUGIT, whisky... O que não faltou foi assunto com essa lenda do Sokker

05/06/2021 - Espírito Santo

São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O que estes estados tem em comum? Todos já receberam a ilustre visita do nosso convidado para um Sokker Encontro. Com imenso prazer eu apresento o próximo participante do Na Fogueira: Caribdes, atual tutor do Sokker Brasil e presidente do ESTRELA_DE_ARARAQUARA_SK, clube que completará 15 anos amanhã.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.

REFORÇANDO: As respostas estão na íntegra, sem edições ou alterações.

- Muito obrigado por aceitar participar da entrevista, Caribdes. Por favor, apresente-se aos leitores.
Meu nome é Octavio Augusto, tenho muitos anos, uns poucos a mais do que o necessário, sou casado com a Vivi há 45 anos e tenho duas filhas Viviane que hoje é gerente de E-Comerce de uma multinacional e a Mariana que está em Portugal, tenho formação em história e hoje estou aposentado. Apesar de preferir o "tête-a-tête" onde podemos expor as ideias sem a interferência do tempo e onde realmente as conversas se espraiam, estou tendo a honra de responder a estas questões e retribuir o carinho dos amigos que a lerão.

- "Um povo que não conhece a sua história está fadado a repeti-la"?

Quem sou eu para contradizer Burke, hoje em dia, somente como exemplo estamos numa pandemia de Covid19 e esses estresses epidêmicos seja em 1348, 1720 ou em 1918 no Brasil a história já nos conta o "modus operandi" de como combatê-las e continuamos a repetir os mesmos erros do passado.
Coisas que não deram certo no passado são trazidas para a atualidade como se não houvera cicatrizes profundas deixadas por um legado de ignorância, soberba e falta de conhecimento tanto histórico como educacional.
E há também exemplos trágicos em que um povo que conhece a história, vide Hitler, conhecedor de história invadiu a Rússia mesmo sabendo que em 1812 Napoleão fez a mesma incursão.
A discussão que se aninha não é uma discussão somente histórica, é uma discussão filosófica e propedêutica e, se não tivermos a sensibilidade de entender o passado, o futuro que nos aguarda vai singrar por mares turbulentos.
Do poema "COMUS" de Milton :
"Incidit in Scyllam capiens, vitare Charybdim"
Enquanto Sila chorava, Caribdes sorria.

- Como conheceu o Sokker?

O SOKKER foi-me apresentado em Maio de 2006 pelo Zaldo quando jogávamos Hattrick , fui convidado a participar de um encontro no Clube dos Fumageiros, na Tijuca onde conheci várias pessoas interessantes, apesar do Zaldo ser um "perna de pau"...joga nada, depois do jogo terminado começamos a conversar sobre o Hattrick e ele disse que estava jogando um novo jogo de futebol on-line que era o SOKKER, como estava de viagem marcada para Roraima deixei para me inscrever em junho quando do término do trabalho em que fora contratado.

- O que sente falta no jogo?

O que sinto falta no jogo no que concerne às amizades que colecionei com vários encontros pelo Brasil é não poder refazer esses trajetos que tanto me dava prazer, voltar às cidades dos amigos que fiz, os encontros em que participei. Um encontro que ainda aflora à mente foi o de São Paulo onde conheci o Ferdam, o Nathane outros que já nem lembro, o Zaldo também participou; o encontro de Goiás na Cidade de Urutaí, onde todos os amigos de lá "logavam" na mesma "lan house", pois a cidade tinha apenas 5000 habitantes; e os encontros no Espírito Santo inesquecíveis com o Birro e cia, isso sem falar nos encontros do Rio de Janeiro no Mangue Seco, as conversas de alto nível.
As reminiscências não param de aflorar e a emoção me toma e hoje com duas mamárias e duas safenas não tenho mais condições físicas de viajar o Brasil..."C'est La Vie".

No que concerne ao jogo a única coisa que sinto falta é uma melhoria no campo do treino, tem momentos no jogo que os posicionamentos dos jogadores não condiz com o que é apresentado no jogo em si, ainda uso meu .ATUGIT. (Aparelho Tático de Última Geração Incrivelmente Tecnológico), ou seja uma base de isopor com tachinhas ou em outras palavras: ATUGIT é o efeito de alguém já aposentado que não tem nada o que fazer, apenas estudar e inventar coisas que valham a pena você parar para pensar em coisa nenhuma.

- O que gostaria que mudasse/fosse implementado?

O momento que o SOKKER vem passando é de transformação e muitas coisas mudaram para melhor, essa pergunta seria melhor respondida após o término das implementações que os desenvolvedores estão pretendendo e, então após analisarmos os conteúdos, se faltar ou se algo tiver de ser mudado, garanto que não faltarão ideias da comunidade para o melhor desenvolvimento do jogo.



- Você teve uma única e rápida passagem pela série A. O que aconteceu?
As ideias vem e vão e as ações ficam para sempre, tive ideias mas as ações foram atrapalhadas.
Há muito, num campeonato carioca, o Bonsucesso começou a ganhar de todo mundo e ganhou e ganhou mas nas últimas partidas perdeu-as todas e por goleada. Naquele tempo o pessoal perguntava:
Qual a diferença da França para o Bonsucesso?
Resposta: A França tinha a Linha Maginot e o Bonsucesso imaginou que tinha linha.
Foi isso que aconteceu, eu fui o Bonsucesso por uma temporada.

- É o seu maior objetivo voltar e conquistar o título?

Meu objetivo no momento é ter uma defesa constituída pelo meus próprios juniores. É inegável que a ambição de todo sokkeriano que se preze é ascender à série A e ganhá-la assim como ganhar a Copa do Brasil, mas para isso é preciso ter paciência e sabedoria , já jogamos o anzol n'água, agora só falta o peixe.

- O Sokker demanda de um bom planejamento a longo prazo, mas imprevistos acabam acontecendo. Tirar um Jr único (um MID 5x excelente, por exemplo) te faria repensar esses planos?

Eu treino desarme desde quando comecei a jogar e não seria um MID excelente que me faria mudar de pensamento, entretanto ( a vida é feita de entretantos e finalmentes) eu não morreria afogado abraçado a um treino que não tivesse futuro, venderia e compraria um meia mais novo ( não gosto de jogadores com mais de 31 anos), as minhas aquisições são fundamentadas em quantos temporadas eu poderei utilizar esse jogador..

- Você bateu na trave temporada passada (perdeu na repescagem para a primeira divisão), isso te levou a focar na Copa do Brasil?

Eu já vinha pensando há muito em focar na Copa, no entanto sabia de antemão que não tinha time para encarar um Gordo, um Fernando, um Zaldo e outros amigos que detém grandes times, nessa temporada depois de avaliar os jogos da Copa (na primeira rodada joguei com reservas na Copa e com titulares na liga) vislumbrei a chance de chegar até a sexta rodada e então daí comecei a focar na Copa.

- Seu time não começou bem na liga pois estava focado na copa. O que esperar do ESTRELA_DE_ARARAQUARA_SK para o resto da temporada?

Esta temporada fiz a opção de focar na copa e deixei um pouco de lado a liga, cheguei até os 16 melhores e então esbarrei num trator chamado Grêmio Foot Ball Porto Alegrense. O resto da temporada estamos com a ideia de experimentar algumas ideias que tange à tática e habilitar melhor o meio campo que ainda carece de um apoiador.

Acompanhe também
Sokker TV - Transmissões
Diário U21

- Alguns usuários (inclusive eu) dizem que você consegue extrair taticamente mais dos jogadores do que eles realmente são. Concorda com essa análise?
Quando você analisa um jogador e pensa que ele pode render bem em uma posição e ao longo dos jogos esse posicionamento não rende o que você imaginou, você começa a divagar e a analisar o que esse jogador pode alcançar de rendimento, então você começa a reposicioná-lo, mas para isso você tem de ter um cumplice (nesse caso o Oponente) com a paciência necessária para marcar jogos de arcade e trocar ideias e analisar e analisar e analisar cada jogo até que você encontra, dá trabalho, mas no final você vê que não foi em vão.

- Pensa em dirigir alguma seleção?

Talvez num futuro próximo eu tente uma seleção de um país pequeno para angariar experiência, mas a responsabilidade é muito grande. É uma opção a ser estudada.

- Qual foi o seu jogo inesquecível?
Tive vários jogos inesquecíveis como o meu primeiro jogo no SOKKER, os jogadores eram ruins e eu não conhecia bem como elaborar uma tática, ao final ganhei por 1x0, lembro que a tática era 4-4-2.

- E qual a derrota mais amarga?

O jogo que ainda está engasgado foi quando a Vivi decidiu fazer uma tática por ela mesmo, as que ela usava tinha sempre uma interferência minha. Final de conversa eu chutei mais de 20 vezes e ela apenas 1, perdi por 1x0, fui dormir com o cachorro.

- A Vivi parou de vez?

Parou, ela enjoou do jogo, pararam ela, a Christina, a Angélica, agora só está a aninha.

É novo no jogo?
Fórum Novatos Brasil
Tópico "1º dia! E agora?"
Sites Auxiliares

- Como anda o trabalho como tutor do Sokker? Teve algum tutorado que você passou a acompanhar de perto após os ensinamentos?
No momento está tranquilo porém já tive 4 concomitantemente e acompanho todos sempre, tenho-os todos nos atalhos e sempre vejo um ou outro.

- Qual o melhor whisky que já degustou? E o de melhor custo x benefício? Indique alguns para os nossos leitores

Falar de whisky e whiskey para mim é como nadar em piscina de bolinhas, você nunca se afoga.
O melhor até hoje eu lembro bem foi no restaurante do Intercontinental, um Glenlivet 40 anos e o melhor custo benefício , talvez um Chivas, Buchanan's 12 anos ou até um Pinwinnie 8 anos cai muito bem atrelado a um pata negra com panquequinhas de fois.
Não indico whisky, mas uma coisa é certa, qualquer um que não seja nacional, se tiver de tomar um porre que seja em alto nível.

- Pergunta do internauta: “O que acha da barganha reversa, estratégia utilizada por usuários tipo o Evolution?"
(Barganha reversa é quando a pessoa compra o jogador, treina e vende por menos, como nesse exemplo)
Negócios são negócios você pode ganhar ou perder isso é inerente à ocasião e a situação do momento, precisaria saber dos detalhes mais profundamente, o momento econômico ou mesmo se ele não gostou do jogador. Se foi estratégia como explicitado...não deu certo e eu só posso lamentar.

- Você tem algum time rival no Sokker?
Eu tenho e coleciono amigos, no sokker não tenho rivais, tenho adversários que aliás são bastante competentes.
Antes de terminar gostaria de agradecer ao Oponente pela paciência e cumplicidade e ao Zaldo pela eloquencia de dizer que se eu não mudasse para o coloquial o pessoal jamais entenderia o que eu diria.
Agradeço a todos a eutimia ou a paciência para ler todo esse texto.


Da esquerda para a direita: Caribdes, Zaldo e Oponente. Encontro realizado durante um almoço no Antigamente

Perdeu alguma entrevista? Leia aqui:
Na Fogueira - Gordo
2º Na Fogueira - Tony Madeira



2021-06-05 21:31:37
hahaha Excelente entrevista!

Pergunta do internauta: “O que acha da barganha reversa, estratégia utilizada por usuários tipo o Evolution?"

Engraçado que a pergunta do Bazza foi escolhida, mas a minha não... pouco tendencioso esse "jornalista hormonizado"
2021-06-05 21:49:08
boa entrevista, Caribdes sempre com classe nas suas respostas
2021-06-05 22:11:14
Mais uma excelente entrevista....parabéns por mais uma edição
2021-06-06 00:17:27
Parabéns pela ótima entrevista. Gostei em especial das dicas dos whaiskyes!
2021-06-06 00:24:18
Ótima entrevista!
Eu gostaria muito de ver o Caribdes na nossa seleção, tenho certeza que seria bom para nós e um ótimo desafio para ele.
Se um dia ele pensar nessa hipótese, estarei à disposição para auxiliá-lo!
2021-06-06 15:59:03
Não conheço o Caribdes pessoalmente mas tenho certeza que se eu fosse na casa dele seria um visitante muita chato, daqueles que só saem quando mandados embora. Que papo incrível. Pessoas como ele só engrandecem este jogo. Parabéns a ambos pela entrevista.
2021-06-06 18:41:04
Mestre demais.
2021-06-06 19:59:12
Massa!
2021-06-07 00:06:13
Grande caribdes. Não é à toa que é um dos usuários mais queridos da comunidade. Infelizmente não pude te conhecer pessoalmente em alguma de suas passagens pelo ES. Baita arrependimento não ter me esforçado para tal.
2021-06-07 01:25:57
Infelizmente não pude te conhecer pessoalmente...
A reciproca é verdadeira.
@ Ataíde.
Esqueci de dizer que também conheci o Morgot em Curitiba e em Santa Catarina tive o prazer de participar de uma churrascada à noite com o PDT, o Indecoroso e o Miranda que infelizmente nos deixou em um desastre rodoviário. Cardápio: Durkheim, Marx e Adorno com a participação da esposa do PDT, socióloga e filósofa, altíssimo nível, tudo regado a Chivas e cervejas, saímos às 2 da manhã.
2021-06-08 02:49:08
Tá parecendo aquela partida de futebol dos filósofos gregos contra filósofos alemães do Monty Python.

https://www.youtube.com/v/1euS-1celF0
2021-06-08 13:08:27
Nada melhor do que , nesta manhã fria e plúmbea, desopilar o risório.
2021-06-09 04:14:24
Excelente entrevista! Parabéns ao dois, grande oportunidade de conhecermos um pouco desta "Lenda do sokker"!
2021-07-08 23:28:09
Alaíde pelo visto se demitiu. Hora de cortar os pagamentos
2021-07-09 04:14:59
#voltaberrendi
  • 1
  • 2