Azərbaycan dili Bahasa Indonesia Bosanski Català Čeština Dansk Deutsch Eesti English Español Français Galego Hrvatski Italiano Latviešu Lietuvių Magyar Malti Mакедонски Nederlands Norsk Polski Português Português BR Românã Slovenčina Srpski Suomi Svenska Tiếng Việt Türkçe Ελληνικά Български Русский Українська Հայերեն ქართული ენა 中文
Subpage under development, new version coming soon!

Subject: 5º Na Fogueira - Seleção Sub 21

  • 1
  • 2
2022-07-15 20:28:30
Ataide [del] to All
Na Fogueira - Eleições
"A vida imita a arte" ou a "arte imita a vida"? Não sei responder, mas já temos a primeira confusão eleitoral de 2022

12/07/2022 - Espírito Santo

Ele está de volta. SIM, SIM, SIM! O Na Fogueira, eleito o melhor (e único) quadro de entrevistas do Sokker Brasil após 2020 está de volta após um hiato de quase um ano. Dessa vez para ouvir as pessoas envolvidas na última eleição sub21 (e que deu o que falar). Para quem caiu de paraquedas, aqui vai um breve resumo:

No biênio 59/60, Mattos comandou a amarelinha. Levou a seleção a primeiro lugar do ranking e bateu na trave em busca do inédito título da Copa do Mundo. Após o trabalho, decidiu não continuar como treinador por questões pessoais, abrindo espaço para um novo nome na temporada 61. A eleição foi disputada principalmente por Mestrebola, Willian e MBehrend, sendo que os dois primeiros acabaram empatados com 18 votos (o terceiro lugar ficou com 10). O critério de desempate foi a antiguidade, assim Mestrebola levou (entrou em 11/07/2018, contra 17/09/2019). Sabra, como também é conhecido, fez o dever de casa e classificou a seleção para o mundial como melhor do grupo (o único tropeço foi um empate) e manteve o 1º lugar no ranking. Fácil reeleição, correto? Ledo engano. Com 24h faltando para terminar a votação, Willian lançou candidatura e o inesperado aconteceu: ganhou. A "oposição" conseguiu 26 dos 45 votos e destronou o treinador, causando turbulência e choque de opiniões no fórum.

Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa.

EBS (é bom saber): As respostas estão na íntegra, sem edições ou alterações.
EBS 02: Na segunda mensagem do tópico tem as entrevistas separadas.

- Apresente-se aos leitores. Você por você mesmo.
Mestrebola: Prazer gente, para quem nao me conhece sou o Aderbal (mestrebola) e devo estar completando uns 14 anos de jogo mais ou menos. Comecei desde a escola com meus amigos e entre algumas idas e vindas controlo o Boia FC desde 2018. Admito que nao eramos e nunca fomos tao participativos no forum Brasil, algo que certamente me arrependo e estou lutando para mudar agora. Comecei a entrar mais nessa comunidade ano passado apos convite do propio Mattos para entrar no grupo de whattsap apos nosso duelo muito equilibrado pela Copa do Brasil e algumas trocas de sk@ antes e apos o duelo. Agradeco tambem o convite para realizar esse entrevista.

Willian: Meu nome é Willian, estou no sokker desde 2008, aproximadamente, fiquei cerca de 4 anos sem jogar e retornei com esse time. Fora daqui sou casado, pai, advogado e palmeirense

- Explique o que ocorreu na eleição do seu ponto de vista.
MB: Para comeco, admito que foi uma grande surpresa ganhar a primeira eleicao, fiquei muito feliz com os 18 votos de confianca que recebi dos amigos de sokker que ganhei ao longo dos anos e dos mais recentes que tinha feito no grupo de whatssap. Era um sonho de longa data ser tecnico da selecao e fiquei muito feliz pela honra de ser seu representante. Nao esperava ganhar ja que era minha primeira vez como candidato, alem de ter "ganho" no empate. Certamente o problema desse eleicao de agora ja comecou por ai. Provavelmente o lado que perdeu ja comecou a planejar o que poderia ser feito para reverter esse quadro para a proxima eleicao e assim o fez de alguma forma organizada. Sejamos honestos, nao existe explicacao logica para 26 pessoas entrarem em 1 dia no sokker apenas para depositarem seus votos em 1 candidato que "por motivo de forca maior", se sentiu obrigado a se candidatar no ultimo dia da eleicao a noite.
Nao fiz campanha durante toda a eleicao pois era de praxe manter o tecnico que se classificou para a Copa, ainda mais sendo atacado sem direito a resposta pelo tempo curto entre as acusacoes e as eleicoes. Senti que tudo ja tinha sido orquestrado a mais tempo mas ao mesmo tempo em que nao foi normal, o jogo e uma democracia e se 26 pessoas decidiram votar no outro candidato, nao tem muito o que eu possa fazer ou reclamar que possa mudar o que aconteceu de fato e de direito dele.

W: Muitos falam de golpe, mas no meu ponto de vista entendo que levantaram fatos e questionamentos sobre o outro candidato e pensando na seleção votaram em mim. Foram votos de usuários que me conhecem do fórum antigamente, do fórum atualmente, do grupo de WhatsApp. Minha única postagem foi no próprio fórum da seleção e repliquei ela no grupo do WhatsApp. Nada mais que isso. Então acho que a insatisfação era mais que a satisfação, apesar dos resultados.

- Quais as expectativas tem para a seleção essa temporada?
MB: Nao sei muito o que esperar pois nao conheco o trabalho do Will como tecnico. Do que conheco ele jogava a D e subiu agora para C, alem de perder parar o Caio na final da Maranhao Cup. Conheco os treinadores da A e da B pois acompanho eles tem muito tempo, Areia, Mattos, Tony, Woody, Barros mais recentemente, dentre muitos outros sempre tiveram boas taticas e foram espelhos para mim e meus amigos formarem nossas propias taticas. Acho que ele entra em um clima muito ruim que ele mesmo criou e acho que essa pressao toda desnecessaria que ele mesmo criou contra si pode prejudicar uma temporada que tinha tudo para ser muito boa para a U21 sob meu comando. No fundo espero que ele consiga trazer a Copa porque eu que treinei esses jogadores e torco para o sucesso deles, apesar de achar que ele nao passa nem dos grupos apos essa primeira derrota feia para a Turquia.

W: Acredito na classificação mesmo após esse tropeço na primeira partida oficial. Como treinador, sempre vou brigar pelo título, mas depois que vi nosso atual plantel, vai ser bem difícil. Isso não é desculpa, mas evidência.

- E para o seu time?
MB: O que tem de positivo dessa derrota nas eleicoes seria poder voltar a focar no meu propio time. Meus trainees renderam bem e ja estao em nivel de maturacao muito boa e conseguem carregar o time na C sem problemas. Ja comecei com algumas vendas e contratacoes esperando o treino novo para ajustes finais e fechar os 10 que ficarao por mais tempo no time. Foram 4 jogos ate agora e 4 vitorias muito boas, entao espero que consiga ficar entre os dois primeiros para subir a B ao final da temporada com um elenco que vai ter condicoes de brigar para ficar entre os 4 primeiros da B. O planejamento todo apos o rebaixamento para a C foi esse mesmo entao fico feliz de estar seguindo de acordo com o planejado. Estava entre treinar mais uma temporada ou subir agora mas depois das vitorias recentes decidi tentar o acesso ja essa temporada ja que a liga permite.

W: Acabei de voltar para a C e com a mudança do treino vou conseguir um time quase 100% de treinees com 21 a 23 anos que serão titulares em alto nível, esperando que com 26 já tenham nível de série A, que é o objetivo final. Para essa temporada espero me manter na C e começar a brigar pelo acesso na próxima.



- A seleção acaba tomando muito tempo do usuário, que acaba deixando o time um pouco de lado. Pensando nisso, se pudesse escolher um título seria a Championships com o time ou a Copa com a seleção?
MB: Uma grande pergunta porque realmente ficaria extasiado com qualquer uma das duas. Mas certamente um titulo com a selecao na Copa. Como dito por voce, nunca ganhamos uma Copa, entao isso colocaria meu nome na historia, diferente da Champions em que brasileiros ja ganharam.

- Você classificou a seleção para copa e não foi reeleito. Pretende tentar novamente a seleção na próxima temporada?
MB: Ficou um gostinho de quero mais apos a classificacao e provavel sim que eu me candidate novamente a selecao. Me diverti muito com os planejamentos e estudos de adversarios e espero conseguir ter essa experiencia mais uma vez, dessa vez durante a copa.

- Sentiu-se traído?
MB: Apesar da palavra traido ser muito forte, posso dizer que me senti um pouco sim. Essa segunda eleicao foi apos uma temporada, ao meu ver, muito positiva a frente da selecao em que ganhamos todos os jogos da classificatoria menos 1, ganhamos os amistosos e so tivemos 1 empate jogando com o time U20 contra o time U21 da outra selecao, o que e totalmente atipico. A derrota para a selecao numero 2 do mundo vou falar sobre mais tarde nesse artigo, mas nao deveria ser o suficiente para pesar e me fazer perder a eleicao. Os argumentos de que eu nem sabia os atributos dos jogadores e muito raso e pobre, ate porque se tenho uma planilha feita de como eles estavam no inicio da temporada e alguns vao sendo atualizados ao longo da mesma, porque me acusam de escalar as cegas na vespera do encerramento das eleicoes? Nao faz sentido algum essa derrota, por isso esse sentimento de frustracao acaba ficando. Ate porque, dessa vez foram 19 votos em mim, significando que tive a confianca dos 18 anteriores e +1, nao posso ficar chateado com isso.

Acompanhe também
Sokker TV - Transmissões

- Teria feito algo diferente?
MB: A derrota para a selecao da polonia eu posso ate falar abertamente aqui ja que ja passou a eleicao, mas entreguei uma tatica totalmente cagada pois nao queria que o Woody estudasse as opcoes dele contra a minha tatica pois imaginava que poderiamos nos enfrentar numa eventual final de Copa ou ate antes, entao nao quis dar a ele esse teste final e usei uma tatica bem abaixo da ideal e dos moldes que vinha usando ate entao. E digo isso por total respeito ao Woody que tem um historico exemplar a frente das selecoes que ja comandou, foi por esse mesmo motivo que nao quis dar a ele essa vantagem nesse jogo de xadrez, alem de acreditar que ele fez o mesmo. Talvez olhando para tras eu devesse ter jogado com o que tinha de melhor para fazer uma campanha ainda melhor e nao deixar duvidas sobre meu gabarito como treinador. Acho que uma vitoria ali nao deixaria brechas para eu nao ser reeleito.
Tambem nao sei se pesou o fato de eu escalar muito o Repeteco e o Incendiario, mas para quem nao sabe eu comprei os dois por 32 e 25kk justamente por serem os 2 melhores atacantes da selecao na geracao deles antes mesmo de me candidatar ao posto de tecnico, apos analisar o quao bom eles eram pela propia NTDB do Mattos. Treino atacantes e queria poder ajudar a selecao treinando perfeitamente os 2 melhores jogadores da geracao no ataque. O que inclusive causou meu rebaixamento pois vendi meus medalhoes ja formados de 26-30 anos para fazer a aquisicao dos meninos e rejuvenecer o elenco para uma futura subida. Nunca escalei jogador meu acima de outro, inclusive diversas vezes os deixei de fora mesmo eles sendo melhores e com mais forma para poder dar espaco a todos e criar uma rotatividade equilibrada para todos terem o treino adequado sem comprometer o objetivo final que era de ganhar todos os jogos e manter a selecao como primeira do ranking, posto esse que ja foi perdido em 2 semanas com o outro.

- Você assumiu a seleção excepcionalmente já na copa. O que pretende para a temporada que vem? Ou sua decisão depende da campanha?
W: Ainda não pensei na próxima temporada. Tive muito trabalho com cadastro e pedido de habilidades no início do mandato e foi bem desgastante, então dificilmente eu me candidate de novo. Mas tudo vai depender de ter alguém que eu confie para manter o trabalho de base de dados e ter controle com os jogadores, o que para mim, é fundamental

- O mestrebola manteve a sub21 como número 1 do ranking, classificou a seleção para a copa e não perdeu nenhuma partida oficial após te vencer nas eleições (os dois tiveram o mesmo número de votos, 18, e mestrebola levou no critério de desempate que foi "antiguidade no jogo"). O que te levou a concorrer novamente no meio do trabalho?
W: Como disse, o principal motivo foi ver que a base de dados estava desatualizada desde a saída do Mattos. Ao meu ver, acho que é o primeiro passo para o sucesso. A manutenção no primeiro lugar do ranking foi legal e eu não tenho absolutamente nada contra o mestrebola. Apenas essa divergência mesmo sobre o modo de operar a seleção.

- Você chegou a trocar mensagens com o ex treinador após a eleição. O que achou da atitude dele de não querer repassar os dados dos jogadores?
W: Não gostei, mas já consegui reunir todos os dados que precisávamos.

- Como você se sente sendo o primeiro não-europeu calvo acima de 30 anos formado em direito que faz Pilates e é dono de copo Stanley a comandar a sub21 brasileira?
W: kkkkkkk muita emoção. Vou colocar no meu currículo.

- "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Quais são suas inspirações táticas no Sokker?
MB: Gosto de manter a pressao no campo do adversario o maximo que eu puder, jogar com a linha sempre mais alta e manter a bola no campo do adversario. Sejamos sinceros, o que tem de perna de pau nesse jogo nao e brincadeira, entao quanto mais tempo a bola fica no seu campo, maior a chance do seu zagueiro bicar a bola para tras e fazer um baita lancamento para o atacante adversario ou seu DEF achar que virou o Messi e sair driblando dentro da area, perder a bola e tomar um gol absurdo. Acho que a zaga consegue se portar melhor dessa maneira mais avancada, o que diminui o indice de erros e gosto sempre de deixar o adversario sufocado e sentindo essa pressao, ainda mais nesse nivel de 55-65. Isso obviamente muda la pro 65-75 e imagino que ainda mais nos 75+(apesar de nunca ter jogado nesse nivel).

W: Gosto muito das táticas do gordo e das sugestões e análises do vingador e Solon.

- Quais as maiores dificuldades encontrou ao comandar a seleção?
MB: Certamente a database, tentei inumeras vezes o acesso ao NTDB com o Mattos e os admins e nao me foi dado o caminho para conseguir esse acesso. Obvio que por necessidade acabei criando uma planilha com a ajuda do Vitor do Estagiarios que me auxiliou DEMAIS perdendo horas fazendo planilhas com os jogadores da lista que o Barros tinha entregue e com quem ja estava marcada na NTDB anterior. A escalacao em si achei mais tranquila por o nivel de 50-60 ja era de praxe no meu time entao jogar taticas para adaptar a esse nivel de jogo foi mais facil

W: A maior dificuldade foi pegar tudo do zero. Banco de dados e táticas zerados. Algo que economizaria bastante tempo e ajudaria nos “testes” pré copa, já que não temos arcades, como nos clubes. Ou seja, o tempo perdido foi a maior dificuldade. Mas enfim, já esperava isso

- Sabendo que assumiria de maneira conturbada já não era esperado essa dificuldade?
W: Sim, já era esperado. Mas achei que pelo menos receberia os titulares de forma atualizada. Não recebi absolutamente nada, até as táticas (que deram certo na temporada passada) foram apagadas

- Você passou a temporada toda sem acesso ao NTDB, por isso acabou criando sua própria planilha. Por que resolveu não passar as informações para frente?
MB: Sinto muito por isso mas do jeito que fui acusado sem base e sem vergonha na cara eu decidi dar a ele o mesmo tratamento que ele teve por mim. Inclusive eu estava passando os jogadores para ele por sk@ ate que vi o ataque dele no forum, totalmente gratuito sobre eu apagar as taticas, sendo que eu mesmo nao tive as taticas apos a saida do Mattos. Certamente se ele tivesse se candidatado no inicio das eleicoes e tivesse recebido os mesmo 26 votos de forma tranquila e sem falsamente me acusar (e eu os meus mesmos 19 votos) eu teria feito uma passagem de bastao totalmente tranquila, pois teria entendido que foi uma decisao da comunidade como um todo.
Ja expliquei acima, basicamente a forma que o adversario tratou a situacao deixou a passagem de bastao totalmente inadequada. Fui acusado de nao ter acesso as informacoes, entao porque eu passaria as habilidades que segundo ele eu nao tinha? Nao faz sentido algum. Alem do choro de nao deixar as MINHAS taticas que perdi horas criando e fazendo apos estudar a selecao U21 do antecessor e tentar adaptar ela para o meu estilo.


Banco de dados desenvolvido por Vitor e Mestrebola para cadastrar os jogaores sub21 do Brasil

- Acredita que o ocorrido na eleição deixará a cobrança maior essa temporada?
MB: Sem duvidas, pois eu mesmo havia colocado que passaria a tocha para ele apos a Copa. Criou inimizades sem razao e um ambiente muito hostil para si propio apos fazer acusacoes sem fundamento e num momento muito oportuno para ele, mostrando um pouco o tipo de pessoa que ele e. Foi opcao dele viver essa situacao e espero que consiga suportar a pressao que ele mesmo criou sem alguma necessidade.

W: Com certeza. Apesar de que o que estou recebendo não são cobranças. A galera acabou levando para algo pessoal e eu nem esquento a cabeça.

É novo no jogo?
Fórum Novatos Brasil
Tópico "1º dia! E agora?"
Sites Auxiliares

- O que achou da estreia do Brasil na sub21?
MB: Sinceramente achei horrivel, tatica muito pobre e sem criacao. Time sem posse adequada da bola e parecia que nunca tinha alguma opcao ofensiva boa para receber o passe. Time muito atras acaba criando uma situacao como essa em que voce ate tem a bola, mas ao mesmo tempo nao leva perigo algum ao adversario. Entao foi um primeiro tempo muito amarrado entre os dois times. No segundo tempo, por alguma razao ainda desconhecida, a tatica conseguiu piorar defensivamente e deixamos muitos espacos atras que deixou os jogadores da Turquia criarem as chances dos gols no final apos abrirem logo aos 46 com o primeiro gol do jogo. Nao sei as ordens que o Will preparou mas certamente nao surtiram efeito algum. Tive a impressao que poderiamos jogar 10 vezes contra essa Turquia nesse esquema e perderiamos 9. Espero que algo mude para os proximos jogos ou iremos de favoritos a Copa a eliminados na primeira fase com 0 pontos e decretando o maior vexame da historia da selecao U21.

W: No jogo do Equador gostei bastante. Já contra a Turquia eles eram muito superiores, mas poderíamos ter ido melhor, com certeza. Digo superiores porque se olharem o tópico de grandes promessas, o atacante do RafaLove tem 20yo e é melhor que nosso melhor atacante de 21. Mas seguimos. Acredito na classificação!

- O que podemos esperar para os dois próximos jogos? E quais são os pontos fortes dessa seleção?
W: Com certeza teremos mudancas. Vamos pro ataque e não temos opção: temos que criar e chutar.

- Brasil é o único país no top 10 usuários que nunca venceu nenhuma copa (NT ou Sub21). Acha que a "picuinha" do fórum e a desunião dos usuários atrapalha o rendimento dos treinadores?
MB: Sem duvidas, se nao tivesse me acusado do jeito que o fez eu mesmo passaria tudo, planilha e taticas para que ele pudesse fazer um trabalho melhor que o meu a frente da selecao. Me atacar gratuitamente daquela maneira nao ajuda a criar lacos na comunidade e certamente favorece nunca termos vencido uma Copa. Eu mesmo nao tive ajuda para escalar esse tais jogadores que eles viam como essenciais para a selecao e que estavam sendo "perdidos" por mim. Nada que um simples sk@ ou um whatssap nao resolvesse. Espero poder mudar essa situacao de nunca termos vencido uma Copa se puder voltar a ser o treinador.

W: Sem dúvidas! Se cada um que comentasse no fórum pegasse um jogador pra treinar, teríamos pelo menos dois times tops! Mas já vi que é utopia. Desde 2008 existe essa tentativa e morremos antes de chegar na praia.

- Muitos usuários acabam "fazendo carreira" como treinadores de seleções. Vai parar na sub 21 brasileira ou pensa em tentar outros países? E a NT?
MB: Gostei muito da experiencia a frente da selecao U21 e quero me testar o maximo possivel, entao certamente se nao tiver sucesso no Brasil nessa proxima temporada de eleicoes vou buscar outras selecoes para treinar.

W: Por enquanto quero classificar primeiro o Brasil pra depois pensar em outros desafios. Um passo de cada vez!

- Qual mudança gostaria de ver no Sokker?
MB: Na realidade gosto bastante do estilo de jogo do sokker, acho ele um jogo muito completo que valoriza muito quem esta sempre jogando. Talvez se fizessem mais propaganda do jogo em streams com jovens o jogo poderia ter chance de crescer ainda mais, porem nao sei se seria algo efetivo de fato. Acho ele muito mais completo que o Hattrick por exemplo, que foi meu primeiro jogo desse estilo. Talvez a melhor mudanca seria o Brasil finalmente ganhar uma Copa, kkk.

W: Sinceramente, sou mais das antigas. Pra mim era só manter o que já vinha dando certo. Exceto a engine, que quebra a gente de vez em quando… mas voltei pelo que o sokker era. Se mudar, vou me adaptar, logicamente. Mas pra mim está bom!

- Bola/Willian, eu agradeço a sua participação e por dedicar um tempo do seu dia para me responder. Deixe um recado final para os leitores.
MB: Eu que agradeco Ataide, foi um imenso prazer poder responder a tudo.
Queria agradecer tambem os leitores, que tiveram a paciencia de ler ate aqui, voces certamente sao guerreiros, kkk. Espero que consigam depositar confianca em mim mais uma vez caso eu venha a concorrer a tecnico da U21 algum dia. Prometo para voces que tudo que fiz foi bom o melhor das intencoes e entreguei tudo que eu tinha para a selecao. Realmente eu percebi no final que alguns jogadores estavam ficando de fora e por isso busquei ajuda. Entendia o fato de que apesar de estar tao bem taticamente eu nao tinha o melhor possivel a minha disposicao. So nao entendi porque foi resolvido da forma que foi, uma vez que a parte tatica e o mais importante e nao a questao do elenco. Como disse antes um simples sk@ resolveria a questao do jogador perdido e me daria mais opcoes de escalacao.
Alem disso, tentar colocar um fim nessa polemica deixando o Will trabalhar em paz, espero que ele consiga reverter esse quadro negativo e classificar o Brasil e nos levar ao caneco tao sonhado. Acho que o momento deve ser de criticas construtivas e de criticas a tatica ou de escalacao, mas nao mais voltado ao ambito pessoal pois nao agrega em nada a melhora do jogo. Criticas essas que se tivessem sido feitas a mim durante a minha campanha teriam resolvido todas as questoes sem problemas. Por isso estou tentando mudar isso de agora em diante.

W: Pessoal, buscaremos os resultados. Trabalho não vai faltar, esforço não vai faltar. Se não der agora, é culpa minha mesmo. Mas quero deixar um pequeno legado de: cuidem dos bastidores da seleção, é isso que vai manter os jogadores bem treinados e não teremos talentos mal aproveitados! Se cada um pegar um pra treinar, ninguém para o Brasil!


Da esquerda para a direita: Felipe (mamae-aposentado), Vini (shalaw-milanesa), Will (pássaro-aposentado), Letícia (esposa do Vitor), Vitor (Vitu-Estagiários), Aderbal (Mestrebola-Boia FC), Fernando (fersouza-timinho), Jose (zeevanboston-Afe Squad)

Perdeu alguma entrevista? Leia aqui:
Na Fogueira - Gordo
2º Na Fogueira - Tony Madeira
3º Na Fogueira - Caribdes
4º Na Fogueira - MBehrend

2022-07-15 20:29:03
.- Apresente-se aos leitores. Você por você mesmo.
Prazer gente, para quem nao me conhece sou o Aderbal (mestrebola) e devo estar completando uns 14 anos de jogo mais ou menos. Comecei desde a escola com meus amigos e entre algumas idas e vindas controlo o Boia FC desde 2018. Admito que nao eramos e nunca fomos tao participativos no forum Brasil, algo que certamente me arrependo e estou lutando para mudar agora. Comecei a entrar mais nessa comunidade ano passado apos convite do propio Mattos para entrar no grupo de whattsap apos nosso duelo muito equilibrado pela Copa do Brasil e algumas trocas de sk@ antes e apos o duelo. Agradeco tambem o convite para realizar esse entrevista.

- Explique o que ocorreu na eleição do seu ponto de vista.
Para comeco, admito que foi uma grande surpresa ganhar a primeira eleicao, fiquei muito feliz com os 18 votos de confianca que recebi dos amigos de sokker que ganhei ao longo dos anos e dos mais recentes que tinha feito no grupo de whatssap. Era um sonho de longa data ser tecnico da selecao e fiquei muito feliz pela honra de ser seu representante. Nao esperava ganhar ja que era minha primeira vez como candidato, alem de ter "ganho" no empate. Certamente o problema desse eleicao de agora ja comecou por ai. Provavelmente o lado que perdeu ja comecou a planejar o que poderia ser feito para reverter esse quadro para a proxima eleicao e assim o fez de alguma forma organizada. Sejamos honestos, nao existe explicacao logica para 26 pessoas entrarem em 1 dia no sokker apenas para depositarem seus votos em 1 candidato que "por motivo de forca maior", se sentiu obrigado a se candidatar no ultimo dia da eleicao a noite.
Nao fiz campanha durante toda a eleicao pois era de praxe manter o tecnico que se classificou para a Copa, ainda mais sendo atacado sem direito a resposta pelo tempo curto entre as acusacoes e as eleicoes. Senti que tudo ja tinha sido orquestrado a mais tempo mas ao mesmo tempo em que nao foi normal, o jogo e uma democracia e se 26 pessoas decidiram votar no outro candidato, nao tem muito o que eu possa fazer ou reclamar que possa mudar o que aconteceu de fato e de direito dele.

- Quais as expectativas tem para a seleção essa temporada?
Nao sei muito o que esperar pois nao conheco o trabalho do Will como tecnico. Do que conheco ele jogava a D e subiu agora para C, alem de perder parar o Caio na final da Maranhao Cup. Conheco os treinadores da A e da B pois acompanho eles tem muito tempo, Areia, Mattos, Tony, Woody, Barros mais recentemente, dentre muitos outros sempre tiveram boas taticas e foram espelhos para mim e meus amigos formarem nossas propias taticas. Acho que ele entra em um clima muito ruim que ele mesmo criou e acho que essa pressao toda desnecessaria que ele mesmo criou contra si pode prejudicar uma temporada que tinha tudo para ser muito boa para a U21 sob meu comando. No fundo espero que ele consiga trazer a Copa porque eu que treinei esses jogadores e torco para o sucesso deles, apesar de achar que ele nao passa nem dos grupos apos essa primeira derrota feia para a Turquia.

- E para o seu time?
O que tem de positivo dessa derrota nas eleicoes seria poder voltar a focar no meu propio time. Meus trainees renderam bem e ja estao em nivel de maturacao muito boa e conseguem carregar o time na C sem problemas. Ja comecei com algumas vendas e contratacoes esperando o treino novo para ajustes finais e fechar os 10 que ficarao por mais tempo no time. Foram 4 jogos ate agora e 4 vitorias muito boas, entao espero que consiga ficar entre os dois primeiros para subir a B ao final da temporada com um elenco que vai ter condicoes de brigar para ficar entre os 4 primeiros da B. O planejamento todo apos o rebaixamento para a C foi esse mesmo entao fico feliz de estar seguindo de acordo com o planejado. Estava entre treinar mais uma temporada ou subir agora mas depois das vitorias recentes decidi tentar o acesso ja essa temporada ja que a liga permite.

- A seleção acaba tomando muito tempo do usuário, que acaba deixando o time um pouco de lado. Pensando nisso, se pudesse escolher um título seria a Championships com o time ou a Copa com a seleção?
Uma grande pergunta porque realmente ficaria extasiado com qualquer uma das duas. Mas certamente um titulo com a selecao na Copa. Como dito por voce, nunca ganhamos uma Copa, entao isso colocaria meu nome na historia, diferente da Champions em que brasileiros ja ganharam.

- Você classificou a seleção para copa e não foi reeleito. Pretende tentar novamente a seleção na próxima temporada?
Ficou um gostinho de quero mais apos a classificacao e provavel sim que eu me candidate novamente a selecao. Me diverti muito com os planejamentos e estudos de adversarios e espero conseguir ter essa experiencia mais uma vez, dessa vez durante a copa.

- Sentiu-se traído?
Apesar da palavra traido ser muito forte, posso dizer que me senti um pouco sim. Essa segunda eleicao foi apos uma temporada, ao meu ver, muito positiva a frente da selecao em que ganhamos todos os jogos da classificatoria menos 1, ganhamos os amistosos e so tivemos 1 empate jogando com o time U20 contra o time U21 da outra selecao, o que e totalmente atipico. A derrota para a selecao numero 2 do mundo vou falar sobre mais tarde nesse artigo, mas nao deveria ser o suficiente para pesar e me fazer perder a eleicao. Os argumentos de que eu nem sabia os atributos dos jogadores e muito raso e pobre, ate porque se tenho uma planilha feita de como eles estavam no inicio da temporada e alguns vao sendo atualizados ao longo da mesma, porque me acusam de escalar as cegas na vespera do encerramento das eleicoes? Nao faz sentido algum essa derrota, por isso esse sentimento de frustracao acaba ficando. Ate porque, dessa vez foram 19 votos em mim, significando que tive a confianca dos 18 anteriores e +1, nao posso ficar chateado com isso.

- Teria feito algo diferente?
A derrota para a selecao da polonia eu posso ate falar abertamente aqui ja que ja passou a eleicao, mas entreguei uma tatica totalmente cagada pois nao queria que o Woody estudasse as opcoes dele contra a minha tatica pois imaginava que poderiamos nos enfrentar numa eventual final de Copa ou ate antes, entao nao quis dar a ele esse teste final e usei uma tatica bem abaixo da ideal e dos moldes que vinha usando ate entao. E digo isso por total respeito ao Woody que tem um historico exemplar a frente das selecoes que ja comandou, foi por esse mesmo motivo que nao quis dar a ele essa vantagem nesse jogo de xadrez, alem de acreditar que ele fez o mesmo. Talvez olhando para tras eu devesse ter jogado com o que tinha de melhor para fazer uma campanha ainda melhor e nao deixar duvidas sobre meu gabarito como treinador. Acho que uma vitoria ali nao deixaria brechas para eu nao ser reeleito.
Tambem nao sei se pesou o fato de eu escalar muito o Repeteco e o Incendiario, mas para quem nao sabe eu comprei os dois por 32 e 25kk justamente por serem os 2 melhores atacantes da selecao na geracao deles antes mesmo de me candidatar ao posto de tecnico, apos analisar o quao bom eles eram pela propia NTDB do Mattos. Treino atacantes e queria poder ajudar a selecao treinando perfeitamente os 2 melhores jogadores da geracao no ataque. O que inclusive causou meu rebaixamento pois vendi meus medalhoes ja formados de 26-30 anos para fazer a aquisicao dos meninos e rejuvenecer o elenco para uma futura subida. Nunca escalei jogador meu acima de outro, inclusive diversas vezes os deixei de fora mesmo eles sendo melhores e com mais forma para poder dar espaco a todos e criar uma rotatividade equilibrada para todos terem o treino adequado sem comprometer o objetivo final que era de ganhar todos os jogos e manter a selecao como primeira do ranking, posto esse que ja foi perdido em 2 semanas com o outro.

- "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Quais são suas inspirações táticas no Sokker?
Gosto de manter a pressao no campo do adversario o maximo que eu puder, jogar com a linha sempre mais alta e manter a bola no campo do adversario. Sejamos sinceros, o que tem de perna de pau nesse jogo nao e brincadeira, entao quanto mais tempo a bola fica no seu campo, maior a chance do seu zagueiro bicar a bola para tras e fazer um baita lancamento para o atacante adversario ou seu DEF achar que virou o Messi e sair driblando dentro da area, perder a bola e tomar um gol absurdo. Acho que a zaga consegue se portar melhor dessa maneira mais avancada, o que diminui o indice de erros e gosto sempre de deixar o adversario sufocado e sentindo essa pressao, ainda mais nesse nivel de 55-65. Isso obviamente muda la pro 65-75 e imagino que ainda mais nos 75+(apesar de nunca ter jogado nesse nivel).

- Quais as maiores dificuldades encontrou ao comandar a seleção?
Certamente a database, tentei inumeras vezes o acesso ao NTDB com o Mattos e os admins e nao me foi dado o caminho para conseguir esse acesso. Obvio que por necessidade acabei criando uma planilha com a ajuda do Vitor do Estagiarios que me auxiliou DEMAIS perdendo horas fazendo planilhas com os jogadores da lista que o Barros tinha entregue e com quem ja estava marcada na NTDB anterior. A escalacao em si achei mais tranquila por o nivel de 50-60 ja era de praxe no meu time entao jogar taticas para adaptar a esse nivel de jogo foi mais facil

- Você passou a temporada toda sem acesso ao NTDB, por isso acabou criando sua própria planilha. Por que resolveu não passar as informações para frente?
Sinto muito por isso mas do jeito que fui acusado sem base e sem vergonha na cara eu decidi dar a ele o mesmo tratamento que ele teve por mim. Inclusive eu estava passando os jogadores para ele por sk@ ate que vi o ataque dele no forum, totalmente gratuito sobre eu apagar as taticas, sendo que eu mesmo nao tive as taticas apos a saida do Mattos. Certamente se ele tivesse se candidatado no inicio das eleicoes e tivesse recebido os mesmo 26 votos de forma tranquila e sem falsamente me acusar (e eu os meus mesmos 19 votos) eu teria feito uma passagem de bastao totalmente tranquila, pois teria entendido que foi uma decisao da comunidade como um todo.
Ja expliquei acima, basicamente a forma que o adversario tratou a situacao deixou a passagem de bastao totalmente inadequada. Fui acusado de nao ter acesso as informacoes, entao porque eu passaria as habilidades que segundo ele eu nao tinha? Nao faz sentido algum. Alem do choro de nao deixar as MINHAS taticas que perdi horas criando e fazendo apos estudar a selecao U21 do antecessor e tentar adaptar ela para o meu estilo.

- Acredita que o ocorrido na eleição deixará a cobrança maior essa temporada?
Sem duvidas, pois eu mesmo havia colocado que passaria a tocha para ele apos a Copa. Criou inimizades sem razao e um ambiente muito hostil para si propio apos fazer acusacoes sem fundamento e num momento muito oportuno para ele, mostrando um pouco o tipo de pessoa que ele e. Foi opcao dele viver essa situacao e espero que consiga suportar a pressao que ele mesmo criou sem alguma necessidade.

- O que achou da estreia do Brasil na sub21?
Sinceramente achei horrivel, tatica muito pobre e sem criacao. Time sem posse adequada da bola e parecia que nunca tinha alguma opcao ofensiva boa para receber o passe. Time muito atras acaba criando uma situacao como essa em que voce ate tem a bola, mas ao mesmo tempo nao leva perigo algum ao adversario. Entao foi um primeiro tempo muito amarrado entre os dois times. No segundo tempo, por alguma razao ainda desconhecida, a tatica conseguiu piorar defensivamente e deixamos muitos espacos atras que deixou os jogadores da Turquia criarem as chances dos gols no final apos abrirem logo aos 46 com o primeiro gol do jogo. Nao sei as ordens que o Will preparou mas certamente nao surtiram efeito algum. Tive a impressao que poderiamos jogar 10 vezes contra essa Turquia nesse esquema e perderiamos 9. Espero que algo mude para os proximos jogos ou iremos de favoritos a Copa a eliminados na primeira fase com 0 pontos e decretando o maior vexame da historia da selecao U21.

- Brasil é o único país no top 10 usuários que nunca venceu nenhuma copa (NT ou Sub21). Acha que a "picuinha" do fórum e a desunião dos usuários atrapalha o rendimento dos treinadores?
Sem duvidas, se nao tivesse me acusado do jeito que o fez eu mesmo passaria tudo, planilha e taticas para que ele pudesse fazer um trabalho melhor que o meu a frente da selecao. Me atacar gratuitamente daquela maneira nao ajuda a criar lacos na comunidade e certamente favorece nunca termos vencido uma Copa. Eu mesmo nao tive ajuda para escalar esse tais jogadores que eles viam como essenciais para a selecao e que estavam sendo "perdidos" por mim. Nada que um simples sk@ ou um whatssap nao resolvesse. Espero poder mudar essa situacao de nunca termos vencido uma Copa se puder voltar a ser o treinador.

- Muitos usuários acabam "fazendo carreira" como treinadores de seleções. Vai parar na sub 21 brasileira ou pensa em tentar outros países? E a NT?
Gostei muito da experiencia a frente da selecao U21 e quero me testar o maximo possivel, entao certamente se nao tiver sucesso no Brasil nessa proxima temporada de eleicoes vou buscar outras selecoes para treinar.

- Qual mudança gostaria de ver no Sokker?
Na realidade gosto bastante do estilo de jogo do sokker, acho ele um jogo muito completo que valoriza muito quem esta sempre jogando. Talvez se fizessem mais propaganda do jogo em streams com jovens o jogo poderia ter chance de crescer ainda mais, porem nao sei se seria algo efetivo de fato. Acho ele muito mais completo que o Hattrick por exemplo, que foi meu primeiro jogo desse estilo. Talvez a melhor mudanca seria o Brasil finalmente ganhar uma Copa, kkk.

- Bola, eu agradeço a sua participação e por dedicar um tempo do seu dia para me responder. Deixe um recado final para os leitores.
Eu que agradeco Ataide, foi um imenso prazer poder responder a tudo.
Queria agradecer tambem os leitores, que tiveram a paciencia de ler ate aqui, voces certamente sao guerreiros, kkk. Espero que consigam depositar confianca em mim mais uma vez caso eu venha a concorrer a tecnico da U21 algum dia. Prometo para voces que tudo que fiz foi bom o melhor das intencoes e entreguei tudo que eu tinha para a selecao. Realmente eu percebi no final que alguns jogadores estavam ficando de fora e por isso busquei ajuda. Entendia o fato de que apesar de estar tao bem taticamente eu nao tinha o melhor possivel a minha disposicao. So nao entendi porque foi resolvido da forma que foi, uma vez que a parte tatica e o mais importante e nao a questao do elenco. Como disse antes um simples sk@ resolveria a questao do jogador perdido e me daria mais opcoes de escalacao.
Alem disso, tentar colocar um fim nessa polemica deixando o Will trabalhar em paz, espero que ele consiga reverter esse quadro negativo e classificar o Brasil e nos levar ao caneco tao sonhado. Acho que o momento deve ser de criticas construtivas e de criticas a tatica ou de escalacao, mas nao mais voltado ao ambito pessoal pois nao agrega em nada a melhora do jogo. Criticas essas que se tivessem sido feitas a mim durante a minha campanha teriam resolvido todas as questoes sem problemas. Por isso estou tentando mudar isso de agora em diante.


#############


- Apresente-se aos leitores. Você por você mesmo.
Meu nome é Willian, estou no sokker desde 2008, aproximadamente, fiquei cerca de 4 anos sem jogar e retornei com esse time. Fora daqui sou casado, pai, advogado e palmeirense

- Explique o que ocorreu na eleição do seu ponto de vista.
Muitos falam de golpe, mas no meu ponto de vista entendo que levantaram fatos e questionamentos sobre o outro candidato e pensando na seleção votaram em mim. Foram votos de usuários que me conhecem do fórum antigamente, do fórum atualmente, do grupo de WhatsApp. Minha única postagem foi no próprio fórum da seleção e repliquei ela no grupo do WhatsApp. Nada mais que isso. Então acho que a insatisfação era mais que a satisfação, apesar dos resultados.

- Quais as expectativas tem para a seleção essa temporada?
Acredito na classificação mesmo após esse tropeço na primeira partida oficial. Como treinador, sempre vou brigar pelo título, mas depois que vi nosso atual plantel, vai ser bem difícil. Isso não é desculpa, mas evidência.

- E para o seu time?
Acabei de voltar para a C e com a mudança do treino vou conseguir um time quase 100% de treinees com 21 a 23 anos que serão titulares em alto nível, esperando que com 26 já tenham nível de série A, que é o objetivo final. Para essa temporada espero me manter na C e começar a brigar pelo acesso na próxima.

- Você assumiu a seleção excepcionalmente já na copa. O que pretende para a temporada que vem? Ou sua decisão depende da campanha?
Ainda não pensei na próxima temporada. Tive muito trabalho com cadastro e pedido de habilidades no início do mandato e foi bem desgastante, então dificilmente eu me candidate de novo. Mas tudo vai depender de ter alguém que eu confie para manter o trabalho de base de dados e ter controle com os jogadores, o que para mim, é fundamental

- O mestrebola manteve a sub21 como número 1 do ranking, classificou a seleção para a copa e não perdeu nenhuma partida oficial após te vencer nas eleições (os dois tiveram o mesmo número de votos, 18, e mestrebola levou no critério de desempate que foi "antiguidade no jogo"). O que te levou a concorrer novamente no meio do trabalho?
Como disse, o principal motivo foi ver que a base de dados estava desatualizada desde a saída do Mattos. Ao meu ver, acho que é o primeiro passo para o sucesso. A manutenção no primeiro lugar do ranking foi legal e eu não tenho absolutamente nada contra o mestrebola. Apenas essa divergência mesmo sobre o modo de operar a seleção.

- Você chegou a trocar mensagens com o ex treinador após a eleição. O que achou da atitude dele de não querer repassar os dados dos jogadores?
Não gostei, mas já consegui reunir todos os dados que precisávamos.

- Como você se sente sendo o primeiro não-europeu calvo acima de 30 anos formado em direito que faz Pilates e é dono de copo Stanley a comandar a sub21 brasileira?
kkkkkkk muita emoção. Vou colocar no meu currículo.

- "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Quais são suas inspirações táticas no Sokker?
Gosto muito das táticas do gordo e das sugestões e análises do vingador e Solon.

- Quais as maiores dificuldades encontrou ao comandar a seleção?
A maior dificuldade foi pegar tudo do zero. Banco de dados e táticas zerados. Algo que economizaria bastante tempo e ajudaria nos “testes” pré copa, já que não temos arcades, como nos clubes. Ou seja, o tempo perdido foi a maior dificuldade. Mas enfim, já esperava isso

- Sabendo que assumiria de maneira conturbada já não era esperado essa dificuldade?
Sim, já era esperado. Mas achei que pelo menos receberia os titulares de forma atualizada. Não recebi absolutamente nada, até as táticas (que deram certo na temporada passada) foram apagadas

- Acredita que o ocorrido na eleição deixará a cobrança maior essa temporada?
Com certeza. Apesar de que o que estou recebendo não são cobranças. A galera acabou levando para algo pessoal e eu nem esquento a cabeça.

- O que achou da estreia do Brasil na sub21?
No jogo do Equador gostei bastante. Já contra a Turquia eles eram muito superiores, mas poderíamos ter ido melhor, com certeza. Digo superiores porque se olharem o tópico de grandes promessas, o atacante do RafaLove tem 20yo e é melhor que nosso melhor atacante de 21. Mas seguimos. Acredito na classificação!

- O que podemos esperar para os dois próximos jogos? E quais são os pontos fortes dessa seleção?
Com certeza teremos mudancas. Vamos pro ataque e não temos opção: temos que criar e chutar.

- Brasil é o único país no top 10 usuários que nunca venceu nenhuma copa (NT ou Sub21). Acha que a "picuinha" do fórum e a desunião dos usuários atrapalha o rendimento dos treinadores?
Sem dúvidas! Se cada um que comentasse no fórum pegasse um jogador pra treinar, teríamos pelo menos dois times tops! Mas já vi que é utopia. Desde 2008 existe essa tentativa e morremos antes de chegar na praia.

- Muitos usuários acabam "fazendo carreira" como treinadores de seleções. Vai parar na sub 21 brasileira ou pensa em tentar outros países? E a NT?
Por enquanto quero classificar primeiro o Brasil pra depois pensar em outros desafios. Um passo de cada vez!

- Qual mudança gostaria de ver no Sokker?
Sinceramente, sou mais das antigas. Pra mim era só manter o que já vinha dando certo. Exceto a engine, que quebra a gente de vez em quando… mas voltei pelo que o sokker era. Se mudar, vou me adaptar, logicamente. Mas pra mim está bom!

- Willian, eu agradeço a sua participação e por dedicar um tempo do seu dia para me responder. Deixe um recado final para os leitores.
Pessoal, buscaremos os resultados. Trabalho não vai faltar, esforço não vai faltar. Se não der agora, é culpa minha mesmo. Mas quero deixar um pequeno legado de: cuidem dos bastidores da seleção, é isso que vai manter os jogadores bem treinados e não teremos talentos mal aproveitados! Se cada um pegar um pra treinar, ninguém para o Brasil!
(edited)
2022-07-15 21:12:54
Top demais!!

Melhor quadro do canal. Ganhou mais um inscrito
2022-07-15 21:48:18
Os anos afastado do jogo me fez perder esse tipo de entrevista. Muito boa por sinal.

Continue assim.

Sugestão: Entrevista com as lendas do jogo. Zaldo: Bazza ou Mattos. Os 2 orimeiros por ser "do meu tempo" mas sem dúvida o Mattos entra na lista também devido tudo que conquistou.

Quem não chega a ser lenda, mas que no auge do jogo eram bons adversários citaria também Bronho e Ajfa.

Menção ao manda chuva, rgbirro, stangeman, Leogar, brunoleonardo, Ferdam e tantos outros que fazem muita falta.
(edited)
2022-07-15 21:51:06
as perolas de quem se acha preparado a ser tecnico da u21:

mas depois que vi nosso atual plantel, vai ser bem difícil. Isso não é desculpa, mas evidência.

então dificilmente eu me candidate de novo.

Como disse, o principal motivo foi ver que a base de dados estava desatualizada desde a saída do Mattos. Ao meu ver, acho que é o primeiro passo para o sucesso. - vimos o sucesso depois do 3x0 pra turquia!!1

A maior dificuldade foi pegar tudo do zero. Banco de dados e táticas zerados. - se era pra usar as taticas do antecessor, pq se candidatou? quer empurrar na descida né?

Não recebi absolutamente nada, até as táticas (que deram certo na temporada passada) foram apagadas - e chora novamente por causa das taticas? hahahahahahahahahah


esse é o treinador q se autointitula preparado para ser tecnico da u21? hahahahahahahahahahah
2022-07-15 23:18:39
Muito bom como sempre Ataíde!
Esse quadro já virou patrimônio histórico do Sk-BR...

Quanto as entrevistas, percebe-se que o bola é um cara simpático, alto astral e gente boa. A foto com os amigos sokkerianos ficou show!
Já o Will é um horror de pessoa como todo advogado e percebe que está frustrado pela calvície precoce, que claramente tá afetando o time dentro de campo!
(edited)
2022-07-15 23:21:34
Muito massa! Continuem!

Tem muito ao que ser explorado, não só nas seleções, mas até nas competições locais.
2022-07-15 23:27:20
+1
2022-07-16 01:02:26
Message deleted

2022-07-16 01:03:49
Massa demais, Altamirdes!!
2022-07-16 01:06:09
Quanto as entrevistas, percebe-se que o bola é um cara simpático, alto astral e gente boa. A foto com os amigos sokkerianos ficou show!
Já o Will é um horror de pessoa como todo advogado e percebe que está frustrado pela calvície precoce, que claramente tá afetando o time dentro de campo!


Gordão, sobre o Will todo mundo já sabia, um cara que coloca o próprio nome como nome do time não podemos esperar muita coisa. kkkkkk
(edited)
2022-07-16 01:11:03
Esse will... que sujeitinho...

Gostaria muito de ver uma entrevista com alguns nomes famosos do sokker

Dalton e César.

Devem ter muito a acrescentar
2022-07-16 02:09:04
Parabéns, Ataide.

Nomes pras próximas entrevistas (sugestões):
Naldo
Oponente
Zaldo
2022-07-16 22:58:17
Podem continuar sugerindo nomes porque eu anoto tudo. Eu tento sempre sair do "óbvio", mas esses nomes clássicos também estão em mente
2022-07-17 16:32:28
Dalton!
2022-07-17 16:46:30
Muito bom, Ataíde!

Sugestões para as próximas entrevistas:

- Ajfa (um dos caras, se não o cara, mais longevo no alto nível sokkeriano-br)
- Caribdes (foi ele quem teve a ideia daquele jornaleco semanal ou mensal do sokker-br com compilado de notícias, vinhetas etc, né? Acho que teve até entrevista)
- General (personagem controvertido aqui do fórum e com muita história pra contar)
- Morgô
- Leogar
- Woody
  • 1
  • 2